Os alunos Paulo Vieira de Azevedo e Gabriel Santolia Rebouças, do 5º ano de Engenharia Civil, representaram a Engenharia Mauá no Quiz Universitário da FENASAN, realizado em 22/10/2025.
A dupla conquistou o 2º lugar na competição, demonstrando excelente desempenho ao responder questões relacionadas às diversas áreas do Saneamento Ambiental, incluindo Esgoto Sanitário, Abastecimento de Água, Meio Ambiente e Resíduos Sólidos.

Duas equipes da Mauá conquistaram o 1º lugar no Concurso Engenharia-Ação, promovido pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura de São Paulo, nos eixos Drenagem Urbana e Resíduos da Construção Civil.
Drenagem Urbana (1º lugar):
Alunos: Luiza Lorenzetti Galvão, Matheus Garcia Dadario, Lorena Mansano Gomes e Pedro Zoccola (3º ano)
Orientadores: Profs. Rafael Ribeiro Placido e Mariana Barbosa Juarez
Resíduos da Construção Civil (1º lugar):
Alunos: Isabella Lopes Soldateli e Maria Luiza Bertachini Baggio (1º ano), Murilo Cecara Mascaro e Thiago Tavares Figueiredo dos Santos (2º ano), Carolina Kawamura Vidal (1º ano)
Orientador: Prof. Mateus Zanovello de Oliveira

O pesquisador Vinícius Fernandez Gonçalves, da Divisão de Motores e Veículos da Mauá, foi premiado no Congresso SAE BRASIL com o reconhecimento de Melhor Paper Nacional pelo trabalho “Large-bore HFO Engine Gas Conversion for Power Plants – Part A: Numerical Assessment”, evidenciando a excelência da pesquisa e a colaboração entre Academia e Indústria em soluções sustentáveis para o setor de Energia.

O aluno Victor Patrinhani Okuma, do 1.º ano de Engenharia da Mauá, foi um dos 75 estudantes premiados mundialmente pela GE Vernova Foundation, sendo o único brasileiro entre participantes de 21 países.

A aluna Carolina Lansoni Vilas Boas (Sistemas de Informação) integrou a equipe vencedora do prêmio Most Implementable no Global Sustainability Project Bootcamp, promovido em parceria com a How to Change the World. A proposta desenvolvida apresentou uma solução inovadora para a gestão de resíduos em Boston (EUA).

A Equipe Kimauánisso obteve excelente resultados na Competição RoboChallenge 2025.
Sumô Mini Auto - 1.º e 3.º lugares
Sumô Mini RC – 1.º e 2.º lugares
Sumô 3kg Auto – 1.º e 3.º lugares
Sumô 3kg RC – 3.º lugar
Micromouse – 2.º lugar
Sumô Lego Jr. – 1.º e 2.º lugares
Sumô Mini Jr. – 2.º lugar

O Fórmula SAE projetado a célula de combustível da Mauá dominou o H2 Challenge, conquistando o 1º lugar em Projeto de Engenharia, 1º lugar na categoria Enduro e o 1º lugar na soma de todas as provas.
Já no grid tradicional, o protótipo a combustão ficou em 2º lugar nas provas de aceleração (0 – 75 m), Autocross (volta rápida) e Enduro (22 km). No Skid‑Pad (pista em 8), ficou em 3º lugar e na prova de Eficiência energética.

O professor Eduardo Nadaleto da Matta, coordenador do Ciclo Básico dos cursos de Engenharia do IMT – Instituto Mauá de Tecnologia – foi um dos vencedores do 28º Prêmio CREA – SP de Formação Profissional, na categoria “Docente”. A premiação reconhece os professores e estudantes com atuação de destaque nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores.

O professor Antonio Cabral, coordenador da Pós-Graduação em Engenharia de Embalagens do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), recebeu o WPO Lifetime Achievement Award 2025, um dos mais importantes reconhecimentos da indústria global de embalagens.

Entre 1.º e 4 de maio, o time de robótica Kimauánisso representou o Instituto Mauá de Tecnologia no RSM Challenge Internacional 2025, conquistando 9 troféus e se destacando como a equipe mais premiada da competição.
1º Lugar Combate Antweight – Biribinha Antômica
1º Lugar Sumô Lego Jr. – Al Pacino (equipe do Ensino Médio)
3º Lugar Sumô Lego Jr. – Charmeleon (equipe do Ensino Médio)
2º Lugar Sumô Mini Auto – Cheiro
1º Lugar Sumô Mini RC – Remus (vaga para o Mundial no Japão)
2º Lugar Sumô Mini RC – Charmander
1º Lugar Sumô 3kg Auto – Charizard (vaga para o Mundial no Japão)
2º Lugar Sumô 3kg Auto – Gyarados
1º Lugar Sumô 3kg RC – Frank (vaga para o Mundial no Japão)
