*Pode haver oferta de atividades optativas ou de dependência fora dos horários apresentados. Ato de Renovação de Reconhecimento de Curso: Portaria SERES nº 109 de 04.02.2021 – DOU de 05.02.2021
Campus: São Caetano do Sul
Na Mauá, ser um Engenheiro de Produção é mergulhar profundamente na arte de gerir sistemas produtivos, onde a combinação de hardware, software e humanware é cuidadosamente planejada. Nesse curso, a formação vai além do técnico, abrangendo também aspectos sociais e emocionais, moldando profissionais capazes não apenas de resolver desafios complexos, mas também de liderar equipes, comunicar com eficácia e agir com integridade.
Com habilidades para supervisionar e controlar soluções de engenharia, o Engenheiro de Produção da Mauá vai além do aspecto técnico, assumindo papéis de liderança em equipes multidisciplinares. Além disso, ele compreende como aplicar princípios éticos dentro do contexto regulatório e, ao mesmo tempo, impulsionar a inovação. O conceito de "nexialismo" define essa abordagem que transcende fronteiras tradicionais, buscando a integração entre Engenharia, Administração, Design e TI. Ao escolher a Engenharia de Produção na Mauá, você estará se preparando para uma jornada que amplia sua visão além das habilidades técnicas, capacitando-o a redefinir padrões de excelência na indústria.
Quero ser engenheiro de produção! Quais são minhas competências?
Fábrica Virtual: um dos diversos diferenciais que a Mauá tem!
A Mauá é Centro de Excelência da Dassault Systèmes na América Latina.
A Fábrica Virtual utiliza softwares de última geração para projetar produtos e unidades fabris e para gerenciá-las. A metodologia de aprendizado por projetos (em inglês, Project Based Learning - PBL) permite a construção do conhecimento, o que contribui fortemente para a sólida e qualificada formação do futuro profissional.
A plataforma do Projeto Fábrica Virtual funciona como um repositório de conhecimentos que permite gerenciar processos e produtos para adicionar valor a eles em empresas de diferentes portes.
O aluno da 3.ª série projeta o produto; na 4.ª série projeta a fábrica e na 5.ª série, o empreendimento. Ainda na 5.ª série, os alunos desenvolvem os Trabalhos de Conclusão de Curso de preferência em pequenas e médias empresas. Cria-se, assim, uma equilibrada mescla entre os ambientes virtuais e reais a qual contribui para a diferenciação do futuro engenheiro no mercado de trabalho.
O Ciclo Básico da Escola de Engenharia Mauá reúne as disciplinas de ciências básicas do curso de Engenharia. Essas disciplinas visam proporcionar uma base sólida de conhecimentos indispensáveis à formação profissional dos futuros Engenheiros e Engenheiras.
Coordenador: Prof. Eduardo Nadaleto da Matta
São atividades eletivas que contribuem para a sólida formação do estudante. Eles estimulam a realização de estudos independentes, transversais e interdisciplinares, de forma a promover o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à profissão, bem como a essencial skills.
O campus horizontal com mais de 120 laboratórios, supera a média de dois laboratórios para cada sala de aula. Num ambiente seguro e com ampla área verde, a utilização da estrutura caracteriza-se por estimular a ativa integração dos alunos dos diferentes cursos. Essa abordagem supera a metodologia acadêmica tradicional e estabelece um ambiente verdadeiramente universitário.