Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h
O Brasil tem se consolidado como uma das grandes potências em volume e inovações no mercado cosmético, com faturamento anual superior a US$ 22 bilhões. Esse cenário é fruto, dentre outras coisas, de um setor regulado sério, de profissionais capacitados, comprometidos com as necessidades dos consumidores e respeito aos recursos naturais. De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor possui mais de 3.300 empresas atuantes no país. Essas empresas desenvolvem seus produtos através de seu próprio corpo científico ou através de parcerias e troca de conhecimentos entre universidades, fornecedores de matérias-primas e empresas de consultoria. Pensando nisso o Instituto Mauá de Tecnologia apresenta e oferece seu curso de Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão pautado em 4 pilares do conhecimento que entendemos fazer todo sentido e diferencial para que nossos alunos possam atuar com excelência em toda a cadeia de desenvolvimento de cosméticos em instituições públicas ou privadas.
Objetivo
Capacitar profissionais e desenvolver suas habilidades técnicas e gerenciais para atuarem no processo de pesquisa e desenvolvimento de cosmético seguros e eficazes, garantia e controle de qualidade, suprimentos e fabricação, oferecendo uma visão sistêmica e empática de toda cadeia produtiva com foco no bem-estar e saúde do consumidor final desses produtos.
Público-alvo
Profissionais formados em Farmácia, Química, Bioquímica, Engenharia Química e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no segmento cosmético, mas acima de tudo amem a ciência cosmética.
Diferencial
O curso de Especialização em Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão é composto por três módulos de 120 horas cada: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos (120 h), Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos (120 h) e Estratégias em Gestão Industrial (120h).
Carga Horária
360Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 22 de novembro R$ 1.420,00
Até 20 de dezembro R$ 1.510,00
Após 21 de dezembro R$ 1.780,00*
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
Descontos somente sobre as 05 parcelas.
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores praticados em 2024, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2025
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
A disciplina tem por objetivo interpretar, avaliar e medir reações às características da utilização de um cosmético, após estímulos ao ser humano em relação aos sentidos e como esses estímulos são percebidos pelos órgãos do sentido garantindo a qualidade da amostra testada, traçando o perfil sensorial conforme as características do produto e mensurando a aceitabilidade do consumidor final.
Capacitar os estudantes no desenvolvimento de formulações foto protetoras. Manuseio de ferramentas e literaturas para entendimento da construção do Fator de Proteção Solar (FPS); discussão de cases de problemas em fórmulas contendo filtros solares. O estudante terá uma visão crítica de como desenvolver e produzir uma formulação contendo filtro solar de forma a garantir estabilidade e eficácia do produto final, obedecendo os aspectos legais necessários para o registro junto aos órgãos competentes.
Serão apresentadas as diferenças entre produtos veganos e não veganos e alguns novos selos que estão sendo colocados nos cosméticos. Também serão produzidas formulações com diferentes matérias-primas, tais como, ésteres de ácidos graxos, anfóteros, alcanolamidas de óleos vegetais, sais quaternários de amônio, bases peroladas, bases auto emulsionantes, bases amaciantes, entre outras substâncias químicas.
Atuar no segmento de beleza, realizando maquiagens para diferentes ocasiões, utilizando técnicas e produtos cosméticos de maquiagem, considerando as tendências do mercado e respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.
Nessa disciplina serão apresentados aspectos teóricos e práticos para o desenvolvimento de emulsões, que são definidas como um sistema heterogêneo de pelo menos um líquido disperso em outro líquido na forma de gotas.
Estudo sobre os aspectos anatômicos, morfológicos e funcionais da pele. Princípios dos tratamentos de pele. Ativos cosméticos usuais aplicados na dermatologia. Estudo sobre os aspectos anatômicos, morfológicos e funcionais do cabelo. Princípios dos tratamentos do couro cabeludo.
O objetivo é capacitar profissionais para compreender os requisitos técnicos específicos para o desenvolvimento de produtos desodorizantes, odorizantes, aromatizantes de ambientes e fragrâncias, desde a seleção de matérias-primas até a apresentação do produto final, de forma a contribuir para a qualidade, eficácia e segurança de uso dentro do que está previsto na legislação vigente para esses produtos.
História do esmalte. Fisiologia das unhas. Problemas e doença das unhas e sua influência na performance dos esmaltes. As diferentes tecnologias de esmaltes para as unhas. Pesquisa, fluxo do processo de produção, controle de qualidade incluindo testes de estabilidade, segurança, eficácia e avaliação de performance do esmalte. Principais problemas de esmaltes. Manipulação de cores de esmaltes em laboratório, onde se partirá de uma base tixotrópica de um esmalte solvente e será criado algumas cores de esmaltes, de acordo com as sugestões do grupo.
Capacitar profissionais para compreender e avaliar formulações cosméticas, por meio do uso de diferentes tensoativos para a melhor performance e segurança dos produtos.
Principais variáveis da economia: moeda e inflação; estruturas de mercado; influência da taxa de câmbio nos preços; a importância da taxa de juros para o crédito, política fiscal e monetária. Análise econômica de empresas. O cenário macroeconômico internacional e sua influência sobre o ambiente de negócios. A formação de preços, da oferta e demanda de recursos. Aplicação do conceito de elasticidade. Estudo de casos.
Fundamentos de ESG e sua aplicação em gestão organizacional. ESG - Enviromental, Social and Corporate e TBL - Triple Bottom Line. Visão dos gestores em relação à relevância de ESG. Economia circular versus economia linear. Adição de valor por meio de práticas ESG. ESG e Brand Equity. Estudo de casos.
A competitividade do Brasil sob o ponto de vista das instituições internacionais - Fórum Econômico Mundial, IMD Competitiveness Center, entre outras – e nacionais – por exemplo, Confederação Nacional da Indústria (CNI). Análise crítica das ações estratégicas brasileiras para alçar melhores posições nessas classificações. Estudo de casos.
Análise crítica das estratégias competitivas empresariais. Construção de vantagens que permitam à organização enfrentar as forças concorrenciais do mercado. Aplicação dos conceitos abordados em aula para a construção de um plano estratégico pessoal. Estudo de casos.
Principais ferramentas técnicas para o desenvolvimento das habilidades e competências das equipes de trabalho na busca da excelência. A diversidade de personalidades no desempenho das equipes. Gestão de conflitos. Estudo de casos.
Critérios e indicadores de gestão e governança e análise crítica do papel dos atores nas cadeias de suprimentos. Estratégias e sinergias para distribuir o valor gerado pelas operações de forma equânime entre esses atores. Identificação e análise crítica dos impactos ambientais causados pelas operações na cadeia de suprimentos e apresentação de sugestões para reduzi-los. Estudo de casos.
As metodologias ágeis de gestão de projetos mais utilizadas no mercado, como o Scrum. Metodologias ágeis aplicadas ao desenvolvimento de produtos, processos industriais e em projetos com conhecimento limitado do escopo e ambientes propensos a mudanças. Estudo de casos.
Habilidades e competências para gerenciar a qualidade nos processos de forma estratégica. Evolução dos conceitos de qualidade. Evolução dos conceitos de qualidade. Ferramentas de gestão de processos: mapeamento de processos, controle estatístico de processos estratégia Seis Sigma, Lean Manufacturing, entre outros. Estudo de casos.
A prática da liderança. Principais competências em liderança: comunicação, trabalho em equipe e gestão de pessoas. O autoconhecimento apoiado por ferramentas utilizadas pelas principais empresas do mercado. Estudo de casos.
Marketing e mercado. Gestão B2B/B2C e estratégias de mercado. Aspectos técnicos, práticos e psicológicos da construção de marca, agregação de valor e diferenciação pelos serviços. Análise conceitual e técnica do ciclo de vida dos produtos e variáveis relacionadas às percepções dos consumidores. Identificação do modelo de negócio inicial para o lançamento de produtos: estrutura de custos, precificação e análise de viabilidade. Estrutura de uma demonstração de resultado do exercício (DRE) e retorno sobre o investimento (Payback). Estudo de casos.
Conceitos de planejamento estratégico e de gestão estratégica nas organizações. O planejamento em formato de gestão operacional, tática e estratégica. Conceitos de medição de desempenho organizacional por meio de indicadores, Key Goal Indicators - KGIs e Key Performance Indicators - KPIs e os modelos de relacionamentos baseados em Balanced Score Card - BSC. Estudo de casos.
Ao longo do módulo os alunos, em grupos, desenvolverão o trabalho “Análise Crítica de uma Operação” que incorpore no mínimo três conceitos de cada uma das disciplinas ministradas. Os trabalhos serão apresentados ao final do módulo para banca de professores.
Estudar o passo a passo da produção de cosméticos, acompanhando a cadeia desde a entrada das matérias primas em uma fábrica até a saída dos produtos acabados. Apresentar os principais tipos de maquinário e seus impactos na cadeia. Conhecer as principais rotinas e controles do gestor de produção de cosméticos.
Ética e responsabilidade profissional, legislação sanitária, autorização de funcionamento de empresas, legislação para o desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos cosméticos, classificação de produtos cosméticos (Graus 1 e 2), notificação e registro de produtos cosméticos, alterações de registro, normas para rotulagem de cosméticos, dossiê de produtos e recomendações da Câmara Técnica de Cosméticos (CATEC).
Apresentar ao estudante as principais normatizações utilizadas para simular toda a cadeia logística de embalagens desde o armazenamento ao transporte. Introdução as embalagens e seu mercado. Matérias-primas utilizadas para a fabricação de embalagens. Inovação em embalagens. Reciclagem e logística reversa de embalagens. Economia circular de produtos. Ensaios físicos aplicados em embalagens. Simulação de transporte físico em embalagens. Normatização em embalagens.
O objetivo é aprofundar os conhecimentos do aluno sobre o que o mercado de cosmético está buscando, quais as inovações em conceitos, apresentações de embalagens e aplicações. O módulo fará um overview do mercado brasileiro e global, segmentado por categorias, apresentando quais suas tendências, necessidades hoje não atendidas e quem são estes consumidores.
Apresentar aspectos teóricos e práticos para execução de ensaios de segurança e eficácia de produtos cosméticos, testes de suporte aos benefícios (claim support) e apresentar métodos alternativos ao uso de animais.
Controle de Qualidade Microbiológico em Cosméticos: meios de cultura e diluentes. Principais patógenos de interesse em cosméticos. Análise microbiológica de matéria-prima e produto acabado. Avaliação da eficácia dos sistemas conservantes (Challenge test), estudo de estabilidade e previsão de prazo de validade de produtos cosméticos.
O objetivo é apresentar os conceitos de inovação e sustentabilidade e fomentar discussões a respeito da inovação sustentável. Agenda 2030, manutenção do planeta e transformação da sociedade. As novas economias e sua relação com o emprego e consumo. Marketing Verde, consumo e consumidor consciente. Gestão ambiental na indústria cosmética. Química verde aplicada a cosméticos. Cosméticos verdes, muito além de produtos naturais.
O objetivo é apresentar informações e metodologias relacionadas ao desenvolvimento de produtos cosméticos de modo a formar um profissional que esteja apto a desenvolver novos produtos, melhorar processos e produtos existentes tornando a empresa cada vez mais competitiva. O estudante desenvolverá a sua formulação de acordo com as premissas estabelecida, avaliará a documentação requerida, aplicará os ensaios de TEP/TEA, protótipos, embalagens e homologações. Para o lançamento do produto, o estudante avaliará o processo de produção, equipamentos, materiais, tryout, treinamentos e validação segundo a legislação vigente.
O objetivo é oferecer uma oportunidade de revisitar aspectos teóricos importantes ao dimensionamento de linhas de escoamento de fluidos líquidos e gasosos, incluindo mecanismos combinados de troca térmica por condução, convecção e radiação. Os estudantes serão apresentados a recursos computacionais que permitem auxiliar o profissional da Engenharia a resolver, com praticidade, problemas que envolvam transporte de fluidos submetidos a processos de transferência de calor. Em paralelo, os participantes serão capacitados para representar a planta de produção ora dimensionada utilizando softwares CAD comerciais de alto desempenho.
Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”
Formada em química, mestre em Ciências Farmacêuticas, possui pós-gradução em Gestão Empresarial e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0. Possui certificado internacional de “Safety Assessor of Cosmetics” pela Universidade de Vrije em Bruxelas. Há mais de 25 anos, atua em grandes empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, como Davene, Colgate, Symrise, Natura e L´Occitane, trabalhando em áreas técnicas diversas como Pesquisa e Desenvolvimento, Controle de Qualidade, Análises instrumentais, tendo se especializado em Segurança e Eficácia de ingredientes e produtos, e no processo de Cosmetovigilância. Atualmente é Gerente Científico Comercial no Grupo Kosmoscience, sendo responsável pelos temas técnicos de Segurança e Eficácia de produtos de Skin Care. Durante sua trajetória profissional, já ministrou palestras e apresentou pôsteres em congressos nacionais e internacionais e teve resumos e artigos científicos publicados.
Possui 20 anos de experiência no mercado de produtos para cuidados pessoais Formado em ciências farmacêuticas pela UNESP de Araraquara, com MBA em marketing pela ESPM e Mestre em ciências farmacêuticas com ênfase em nanotecnologia pela Universidade Federal de São Paulo, iniciou sua carreira em uma empresa de consultoria em desenvolvimento de cosméticos e trabalhou na Wella, P&G, Ciba, Rhodia, Lonza e BASF. Desde fevereiro de 2018, assumiu a responsabilidade por inovação estratégica para a divisão cosmética na América do Sul, atuando ainda como focal point para a divisão de proteção solar para a divisão cosmética na América do Sul.
Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.
Pós-graduado em Cosmetologia pela FAMEC, Bacharel em Química pela UnG, Licenciatura em Química pela UnG, Técnico em Química pelo Colégio Manoel de Nóbrega. 31 anos de experiência na indústria cosmética, tendo trabalhado em empresas como Coty, Hypermarcas, Mundial e Impala, tendo atuado como gestor de áreas como Pesquisa e Desenvolvimento, Assuntos Regulatórios, Manufatura e Qualidade. Além da área de cosméticas, atuou também em outras indústrias químicas como fabricantes de tintas e farmacêutica, tendo trabalhado em empresas como Oxylin e Pfizer.
Doutor em Química pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade (PPG-CTS) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Diadema, São Paulo. Farmacêutico (2004) e Mestre (2007) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Araraquara, São Paulo. Especialista em Gestão Empreendedora (2016) pelo Senac, SP. Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) - Gestão 2021 a 2023. Perfumista Natural Fine Fragrances. Sócio-Diretor Alamanaya Company. Desde 2007 exerce função como docente na área estética e cosmética. Ministra aulas em diversas instituições de ensino em nível de Pós-Graduação. Experiência como coordenador no Curso de Pós-Graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética (2010-2014) e docente responsável pelas disciplinas em Cosmetologia no Curso de Estética. Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Tecnologia de Cosméticos na Fatec Luigi Papaiz, Diadema, São Paulo. Autor, revisor, colaborador e avaliador de livros nas áreas farmacêutica, cosmética e estética. Trabalhou para editoras Cengage Learning e Grupo A e no desenvolvimento do livro Ativos Dermatológicos volume 10. Atualmente publicou 14 capítulos de livros.
Doutor em Engenharia de Materiais pela POLI-USP. Mestre em Tecnologia Nuclear – Materiais IPEN/USP. Graduado em Engenharia de Materiais pela Fundação Santo André. Pesquisador no Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2008 a 2016). Professor dos Cursos Superiores de Tecnologia: Cosméticos e Gestão da Produção Industrial do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2016 - atualmente). Coordenador do Curso Superior de Tecnologia de Polímeros na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (2017-2019). Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Produtos Plásticos na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (2020 - atualmente).
Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.
Pós - graduado stricto sensu em administração de empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado lato sensu em administração de empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Professor pleno no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP. Experiência profissional como executivo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Nos últimos anos foi executivo da Philips do Brasil exercendo a função de diretor de supply chain management da Business Unit Lighting empresa multinacional de grande porte no Brasil e no exterior.
Doutorando pelo IPEN/USP. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e graduado em Biologia. Especialista em Entomologia Urbana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Especialista em Gestão pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atuou por mais de 20 anos na indústria farmacêutica, química e agrícola com enfoque para as áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e Assuntos Regulatórios. Consultor atuante nas áreas cosméticas, saneantes e veterinária. Coordenador e professor dos cursos de pós-graduação de Cosmetologia Aplicada à Estética e Práticas Integrativas e Complementares do SENAC. Membro da Sociedade Brasileira de Vetores e Pragas Sinantrópicas exercendo a função de conselheiro. Membro das Comissões de Saneantes e Cosméticos do Conselho Regional de Química. Presidente da Comissão de Desinfestantes da ANVISA/ABNT.
Atua no desenvolvimento de produto, marketing técnico e suporte à representação comercial na área de ciências da vida como Coordenadora Técnica em Cosméticos da Colormix Especialidades. Graduada em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.
Fundadora, CEO e CTO da Vitale Inovação e especialista com mais de 20 anos de experiência na indústria química em pesquisa, desenvolvimento produtos cosméticos e marketing de insumos. Idealizadora do Laboratório da Beleza. Ao longo de sua trajetória profissional, atuou como gerente de marketing de produtos global e em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de grandes empresas como Unilever e Natura. Possui graduação em Química, MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Engenharia Química na área de Nanotecnologia (qualificado). É especialista em Desenvolvimento de Produtos Cosméticos e Estratégia de Inovação.
Apaixonada pela evolução das pessoas provocando transformações na forma de agir e pensar Lucedile Antunes é especialista no desenvolvimento de soft skills que são as competências comportamentais, mentora, palestrante e fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, dentre eles Coaching Mude seu Mindset, Profissional de Alta Performance e Bussola da Gestão e idealizadora do livro “Soft Skills – Competências essenciais para os novos tempos”, publicado pela Literare Books Internacional e reconhecido um Best-Seller em 2020 pela Revista VEJA. Coach com credenciamento internacional pelo International Coach Federation (ICF) e interventora da Human Code na ferramenta de mapeamento humano. Professora de cursos de especialização no IMT e na FEI.
Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá, com Extensão em Transportes e MBA pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Pós-Graduações em Logística (Fundação Getúlio Vargas) e Gestão de Marketing (Fundação Dom Cabral).Certificado como Engenheiro de Qualidade pela American Society for Quality Control. Certified Production and Inventory Management (CPIM) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). Certified Supply Chain Professional (CSCP) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). 28 anos em atividades relacionadas à Cadeia de Abastecimento, Compras, Logística, Armazenagem, Distribuição, Exportação nas empresas Ford Motors Co., Rhodia AS, British American Tobacco/Souza Cruz, Pfizer Laboratories, Nycomed Pharma, Takeda Pharmaceutical e Merck, Sharp & Dohme. Durante alguns anos coordenou o comitê de transportes de produtos perigosos na ABIQUIM - Associação Brasileira das Indústrias Químicas. Atualmente atua como Gerente de Operações para Manufatura Externa América Latina, Bayer Healthcare. Há alguns anos vem atuando como palestrante internacional em eventos sobre Supply Chain nos Estados Unidos e Europa, além de professor e coordenador de cursos de Supply Chain em importantes escolas em São Paulo.
Doutora e mestre em Administração, com ênfase em Educação Corporativa pelo Centro Universitário FEI, pós-graduada em Consultoria Empresarial pela FIA/USP, graduada em Psicologia pela Universidade Metodista. Especialista em Coaching, Psicoterapia Positiva e Qualificada na ferramenta MBTI - Indicador de Preferências Psicológicas. Professora da pós-graduação (Desenvolvimento Humano, Coaching, Comunicação Interpessoal e Institucional), em instituições de ensino, como o Instituo Maua de Tecnologia, Centro Universitário da FEI, IPOG – Instituto de Pós Graduação de Goiânia,Franklin Covey do Brasil, Fundação Instituto de Administração FIA/USP, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, professora convidada da Fundação Getúlio Vargas em cursos in company, Sócia do Integra Desenvolvimento Humano, consultoria empresarial em Recursos Humanos, com foco em liderança e gestão, autoconhecimento e desenvolvimento de pessoas e equipes, comunicação interpessoal e empresarial, coaching pessoal e de grupo.
Especialista em Gestão de Produção e Operações pela USP. Pós-graduado em Administração de Empresas pelo Insper. Black Belt em Lean Six Sigma pela Fundação Vanzolini. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Gerente Sênior de Performance Industrial na L’Oréal do Brasil.
Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.
Ricardo Pedro é especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Doutor em Engenharia de Materiais pelo ITA, Mestre em Química pela USP, Especialista em Cosméticos pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Especialista em Marketing pela ESPM, Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Fundação Santo André, Especialista em Perfumaria pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá. Orientador de mais de 150 Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Microbiologia Aplicada, Boas Práticas de Fabricação e Controle, Marketing, Cosméticos, Saneantes, Tintas, Biocidas, Biotecnologia, Perfumaria, Produtos Naturais e Sustentabilidade. Experiência de 29 anos na indústria e como docente. Atualmente, atua como coordenador do curso de Tecnologia de Cosméticos da FATEC Diadema e coordenador de curso de Especialização em Tricologia Cosmética nas Faculdades Oswaldo Cruz.
Pós Graduada em Engenharia Cosmética pela Racine. Pós Graduada em Administração de Empresas pela FGV. Licenciatura Plena em Química. Graduada em Química Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz. Há 15 anos atuando em Indústrias Química/ Têxtil, nas seguintes empresas: Grupo Vicunha, CHT Brasil, Erca Química; no segmento de Controle de Qualidade, responsável pelas análises físico-química de todas as matérias-primas recebidas pela empresa e análise dos produtos têxteis acabados; Implementação do sistema de controle de qualidade, Metodologias de Análises, Padronização de Retenção de Amostras, Implantação das Normas do Sistema ISO 9001.
Bacharel e Licenciada em Química pelo Centro Universitário FIEO, Pós Graduada em Ciências Forenses pela Faculdade Oswaldo Cruz. Atua há mais de 15 anos no mercado cosmético, possui conhecimento técnico nas principais categorias: pele e cabelo, sendo especialista em formulações de fotoproteção, bem como suporte de teste piloto e scale-up de produção de em larga escala, desenhando também fluxo produtivo.
Engenheiro Químico, com 18 anos de experiência em empresas multinacionais e consultorias. Possui MBA e é Lean Seis Sigma Master Black Belt. Já atuo em diversas áreas desde Sistemas de Gestão, Melhoria Contínua, Produtividade e Competitividade, Due Dilligence e Processos de Internacionalização. É professor de MBA e pós graduação desde 2020.
Graduado em Farmácia-Bioquímica e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP-Araraquara. Possui mais de 20 anos de atuação no mercado cosmético, com formação em Cosmetologia pela Unesp-Araraquara e Senac-SP e formação em Pesquisa Clínica pela Invitare. Atuou em empresas como Johnson & Johnson, Grupo Pão de Açúcar, EMS, Cremer e Instituto Butantan nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, garantia da qualidade, pesquisa clínica e inovação. Ministrou aulas em cursos técnicos de Farmácia e Pós Graduação em Cosmetologia. Atualmente é sócio consultor na WE Consultoria, com foco em desenvolvimento de cosméticos e ministrante de cursos na área cosmética em universidades e instituições públicas e privadas.