Logo Logo
INFOMAUÁCOMUNIDADE Mauá
edição 115 - julho de 2021

Empatia e solidariedade são valores em ascensão durante a pandemia

Ouvir mais e se colocar na situação do próximo são estratégias que podem construir empatia

Existem muitos benefícios ao se praticar a empatia: você pode ajudar o próximo a se sentir menos solitário e mais conectado com a realidade

Durante a pandemia da Covid-19, a empatia e a solidariedade ganharam destaques no contexto social, ou seja, toda a crise desencadeou uma grande necessidade de apoio emocional, social e material às pessoas, o que ajuda também a trazer vantagem competitiva no mundo dos negócios, uma vez que a maioria das empresas está preocupada com a saúde emocional e física dos seus colaboradores.

O medo da doença  fez cada pessoa refletir sobre a necessidade do contato físico, mas também desencadeou a criatividade, quer dizer, tantas novas formas de relacionamento foram inventadas que, talvez, algumas permanecerão para sempre. Saudações, eventos on-line, shows, visitas virtuais a museus e confraternizações virtuais são apenas algumas das iniciativas que surgiram para acalmar a sensação de solidão provocada pelo isolamento.

O professor de Marketing do curso de Administração da Mauá, Geraldo Prado Guimarães Filho, lembra que ouvir mais e se colocar na situação do próximo são estratégias que podem construir empatia e ajudam a amenizar os transtornos que o distanciamento social causa, principalmente quando muitas pessoas estão trabalhando no modelo Home Office, tendo de compartilhar o ambiente familiar com o trabalho.

"Existem muitos benefícios em praticar a empatia. Você pode ajudar o próximo a se sentir menos solitário e mais conectado com a realidade. Quando a gente se interessa pela vida do outro, sem dúvida, cria-se uma humanização e aproximação diferenciadas", comenta o especialista.

Ajude o próximo

Às vezes, podemos criticar o comportamento do outro sem nos esforçarmos para entender como a situação e as experiências dele estão afetando as suas escolhas. No entanto temos de mudar a nossa conduta em função da necessidade do próximo, e não diante da nossa realidade.

"É fácil fazer críticas aos outros em tempos de crise, especialmente àqueles que não parecem levar a situação a sério. Tente lembrar que todos lidam de maneira diferente com as adversidades. Pense, portanto, nos outros e procure maneiras de ajudá-los, respeitando as orientações necessárias para evitar a propagação do vírus, como tossir na altura do cotovelo, não tocar no rosto, lavar as mãos, manter um metro e meio de distância entre as pessoas etc.", conclui o especialista em Marketing.

RH Informa

Este ano a Mauá completará 60 anos e para iniciar a celebração desta importante data foi criada uma nova assinatura de email comemorativa.

A nova assinatura deve ser adotada por todos os funcionários, professores e departamentos.

 

Caso não tenha recebido a sua, faça a solicitação para o email  comunicacao@maua.br

 

Confira os aniversariantes de agosto. Clique aqui.

Admissões junho

Beatriz Abrão Galindo da Costa - Divisão de Motores e Veículos - DMV
Gabriel Emidio Lage - Ciclo Básico
Gesiel Cordeiro Nascimento - Gerência de Tecnologia da Informação - GTI
Jéssica Cristina dos Santos Figueiredo - Gerência Financeira - GF
Ramon Santos Pereira - Gerência de Tecnologia da Informação - GTI
Vinicius Bergamaschi - Divisão de Ensaios e Análises - DEA

Rescisões junho

Ana Carolina Russo - Engenharia de Produção
Gustavo Costa Duca - Gerência de Tecnologia da Informação - GTI
Jaimison José da Silva - Gerência de Tecnologia da Informação - GTI
Juscinete Brandão Silva - Secretaria das Coordenadorias
Lucas Lopes Silva - Divisão de Motores e Veículos - DMV
Vanessa Steindorf - Ciclo Básico

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2026 ©