Logo Logo
INFO MAUÁ Mauá
edição 54 - agosto de 2014

Ex-alunos contam sobre sua empresa e o sucesso do projeto apresentado na EUREKA

Luccas Andreetto de Menezes e Luiz Vitor Martinez Cardoso são engenheiros eletrônicos formados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, em 2012. Hoje trabalham em sua própria empresa, a GeekSys, na qual uma das soluções ofertadas foi desenvolvida como TCC e apresentado na Eureka, exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso, que acontece todos os anos em outubro, no Campus de São Caetano do Sul.

?A Eureka foi extremamente importante em nossa carreira, porque marcou a transição de uma fase acadêmica para uma fase de atuação empreendedora.? ? diz Luiz Vitor. Os ex-alunos iniciaram o desenvolvimento de uma nova tecnologia para interpretar as microexpressões faciais de consumidores com o incentivo de diversos professores e o apoio da Mauá com os recursos de infraestrutura e equipamentos dos laboratórios de eletrônica. Desde o início, a dupla  preocupou-se em desenvolver um projeto com potencial de aplicação prática.

O software apresentado na Eureka é conhecido no mercado por AdBoxSense e tem por objetivo traçar o perfil do consumidor que visita uma loja. Por meio dele é possível identificar o gênero, a idade, o humor e até mesmo por quanto tempo os consumidores ficam em frente à vitrine. ?Hoje o projeto se transformou em uma plataforma que permite outras aplicações. É possível analisar o fluxo de consumidores no interior das lojas, identificar qual setor ou regiões são mais relevantes ou até mesmo prevenir fraudes em terminais de autoatendimento bancário.? ? ?? explica Luccas Menezes.

Atualmente, a empresa dos ex-alunos tem três produtos lançados no mercado e prepara-se para lançamento de mais um em meados de 2015. Dentre os clientes podem-se citar as maiores redes de livraria brasileiras e varejistas de pequeno, médio e grande portes nacionais e internacionais em países como Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Espanha e, mais recentemente,  China.

?Como dica aos alunos que vão  apresentar-se na Eureka 2014,  sugerimos a escolha de um tema ou um projeto que, de fato,  apresente potencial de mercado e que os futuros engenheiros aproveitem ao máximo a colaboração dos professores e os recursos oferecidos pela instituição de ensino. Além disso, não se deixem abater pelos nãos. No começo de nossa jornada como empreendedores, ouvimos muitas recusas e até hoje continuamos ouvindo algumas. O importante é manter a visão, seguir em frente e buscar novas oportunidades todos os dias.? ? finalizam os empresários.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2026 ©