Logo Logo
INFO MAUÁ Mauá
edição 65 - setembro de 2015

Como identificar oportunidades em época de crise

Outras crises no Brasil afetaram a economia,  e a população teve de buscar caminhos distintosPeríodos de crise econômica e financeira acompanham o Brasil desde a Proclamação da República. A primeira grande crise nacional ocorreu em 1822. Nessa época, o Brasil vivia uma profunda crise econômica já que, na década de 1820, as exportações de açúcar estavam em baixa e o governo foi obrigado a fazer empréstimos na Inglaterra para indenizar Portugal pela Independência e financiar a Guerra da Cisplatina.

Mas foi a partir disso que os fazendeiros notaram uma oportunidade e passaram a apostar na exportação de café para voltar a movimentar a economia nacional. E deu certo.

Outras importantes crises marcaram o país, como a de 1929, a alta da inflação ocasionada no governo de Geisel, Plano Collor, desvalorização do real e a crise pela qual estamos passando.

Em todos esses grandes marcos do cenário econômico, a população sentiu-se ameaçada e teve de usar a criatividade e inteligência para reverter o cenário e buscar uma saída para melhorar a condição financeira.

Com a crise atual está acontecendo o mesmo. O momento de juros altos, aumento da taxa Selic e disparo da inflação exige cautela para tomar-se uma atitude, mas não impede a busca de novas oportunidades de ganhos.

“Estamos vivendo um ano de recessão que, infelizmente, vem ocasionando a perda de muitos empregos. Diante disso, surgem pessoas que querem desfazer-se de seus ativos para quitar dívidas. Isso acontece com a venda de carros, imóveis etc. É preciso avaliar as ofertas neste momento e fazer um bom negócio”, explica o professor e coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, Ricardo Balistiero.

O mercado de ações também é uma boa opção. “As ações de muitas empresas estão em queda e a hora de comprá-las por um preço baixo é agora. Claro que esse é um investimento de risco e, para fazer um bom negócio, é preciso paciência e sangue frio. É uma aposta de longo prazo”, acrescenta o especialista.

Para os mais conservadores, a opção é investir a reserva financeira em aplicações de renda fixa, que oferecem o melhor retorno em função da taxa Selic elevada. Além disso, ainda existem opções como os fundos de investimento, letras de crédito e tesouro direto.

“Antes de definir a melhor escolha para investir, é necessário ponderar o retorno que se obterá mediante cada aplicação”, afirma o professor.

O momento exige cautela, paciência e muita pesquisa. Mas há, sim, a oportunidade de fazer bons negócios. Só é importante lembrar que, conforme se eleva a oportunidade de ganho, a chance de risco também se torna maior.

 

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2026 ©