Logo Logo
INFO MAUÁ Mauá
edição 62 - junho de 2015

Mauá lança curso inédito no Brasil: Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Diversidade e Inclusão

Outra novidade para o segundo semestre é a nova Pós em Engenharia de Processos com Ênfase em Projetos Industriais

Mauá lança dois novos cursos de pós-graduação: Gestão de Processos com Ênfase em Projetos Industriai

Como mais um diferencial de pioneirismo e inovação, o Instituto Mauá de Tecnologia lança dois novos cursos de Pós-Graduação no segundo semestre deste ano, um deles inédito no Brasil.

A novidade fica por conta do curso de Gestão Estratégica em Diversidade e Inclusão que tem como objetivo aperfeiçoar os profissionais, de forma multidisciplinar e estratégica, para a implantação de uma política institucional da Diversidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência nas empresas.

Segundo o IBGE, existem no Brasil, atualmente, mais de 650 mil vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD) em aberto e um público de mais de 10 milhões de pessoas com deficiência que possuem ensino médio ou superior, aptas ao trabalho. Dessa forma, há uma grande carência de profissionais habilitados que permitam às empresas cumprirem a legislação vigente e ao mesmo tempo possam manter e aumentar a sua produtividade por meio da Diversidade e da inclusão PcD.

“Pensando nisso, estruturamos o conteúdo baseado em metodologias e experiências bem-sucedidas de empresas do setor privado, público e terceiro setor, com um corpo docente altamente capacitado e especializado e que segue o mesmo princípio”, explica Fabio Uzunof, professor e coordenador da Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Diversidade e Inclusão.  

O curso é destinado a profissionais, empresários, consultores, analistas e gestores estratégicos atuantes na área de RH e em outros segmentos que necessitem entender e implantar em  curto e médio prazos a Diversidade e a Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Novos cursos de Graduação têm como base as necessidades do mercadoTambém no segundo semestre, a Mauá lançará a Pós-Graduação em Engenharia de Processos com Ênfase em Projetos Industriais.

O curso nasce com a proposta de capacitar o profissional para desenvolver uma visão global dos aspectos técnicos e de gestão envolvidos na elaboração de um projeto industrial.

“Sabendo que o mercado das indústrias de processo e das empresas de engenharia de bens de capital demanda cada vez mais profissionais, buscamos, com este curso, ser referência na formação de profissionais de projetos para a indústria de processos químicos e de alimentos”, explica o professor e coordenador do curso,  Efraim Cekinski.

Um dos diferenciais dessa Pós-graduação está no pioneirismo em abordar os aspectos técnicos e os gerenciais necessários aos profissionais da área de projetos. Por isso, será realizada em dois módulos. O participante poderá optar por cursar um dos módulos (técnico ou gestão) somente como aperfeiçoamento profissional ou os dois módulos acrescidos de uma monografia para obter o título de especialista.

O coordenador acrescenta que o engenheiro de processos, por ter conhecimento do todo, é o mais indicado a tornar-se um profissional integrador. “Para tanto, é importante que se complemente a formação recebida na graduação para preparar esse profissional”, explica o professor ao ressaltar a importância da participação do Engenheiro Danilo Piccolo, que foi um dos idealizadores do curso, e do Engenheiro Luciano Ribeiro, para a construção do projeto.

Outro ponto a se destacar é que o curso foi desenhado com uma estrutura enxuta, objetiva e totalmente aplicada à prática de condução de projetos. As disciplinas têm base em estudos de caso e atividades que privilegiam a vivência dos conceitos apresentados.

Destinado aos profissionais graduados em Engenharias de Processo, especialmente Engenharia Química e de Alimentos, é importante que o aluno interessado no curso já tenha uma experiência profissional.

Para obter informações sobre valores e como se inscrever nos cursos, acesse o site http://www.maua.br/posgraduacao/index/2015. A seleção dos participantes será feita mediante análise curricular e, eventualmente, entrevista.

 

 

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2026 ©