Matrícula
para pagamento até 08/12/2025
Sábados, das 8h às 17h.
Objetivo
Capacitar profissionais a atuarem na área de reparação automotiva independente, a atuar no promissor mercado de veículos elétricos e híbridos. Vamos entender as diferentes topologias xEV e as siglas relacionadas (MHEV, BEV, HEV, PHEV), efetuar medições e desmontagens do powertrain elétrico, entender as particularidades da bateria de alta tensão e as necessidades para a instalação de carregadores. Teremos a oportunidade de trabalhar questões de falhas mais comuns e identificação de avarias.
Público-Alvo
Profissionais do setor de reparação automotivo tais como mecânicos, chefes/líderes de oficina, além dos proprietários/donos de oficinas.
Até 01 de dezembro - R$ 1.957,50
Após 01 de dezembro - R$ 2.610,00
Matrícula + 02 (duas) parcelas de R$ 2.610,00
*Valores 2026
*Curso com 72 horas
Desconto para ex-aluno Mauá : 10%
¹ Descontos não aplicáveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Introdução à mobilidade sustentável e sua importância para o meio ambiente e sociedade; Tecnologias e soluções sustentáveis para o setor automotivo, incluindo veículos elétricos, híbridos, a hidrogênio e biocombustíveis; Desafios e oportunidades na implementação de mobilidade sustentável, incluindo políticas públicas, infraestrutura e mudança de comportamento; Análise crítica das perspectivas futuras da mobilidade sustentável e seu papel na transição para uma economia de baixo carbono. Arquitetura dos veículos elétricos e híbridos, suas principais características e benefícios;Arquitetura e componentes básicos dos motores a combustão, incluindo conceitos básicos, sensoriamento, estratégias de gerenciamento e sistemas de gerenciamento, concepção de mapas de avanço e mistura aplicadas aos motores a combustão; Alterações a partir do ciclo Otto convencional visando aplicações em sistemas híbridos (ciclo Miller, Atkinson).
Detalhamento dos elementos que constituem o sistema elétrico de tração. Gerenciamento do sistema sob o aspecto de intertravamentos. Conector MSD (Master Service Disconnect). Medições de resistência de isolamento, avarias em fugas de corrente. Resistência de contato em barramentos DC. Arrefecimento e ausência de líquido para powertrain. Sensor de rotação da máquina elétrica. Leitura de dados via porta OBDII.
Principais conceitos sobre recarga, modos de recarga, infra de recarga e gerenciamento da infra de recarga.
Conceitos e aplicações dos principais sistemas de armazenamento (RESS – Rechargeable Energy Storage Systems), conversão de energia e carregamento de energia utilizados na propulsão elétrica automotiva; Aspectos principais das baterias de Íons de Lítio; Sistemas de gerenciamento de baterias BMS (Battery Management Systems).
Leis, regulamentos e padrões de segurança no local de trabalho; Tipos, uso e cuidados com equipamentos de proteção individual (EPI); Tipos de veículos híbridos e elétricos e operação básica; Como identificar sistemas e componentes de alta tensão; Como desativar o sistema de alta tensão de um veículo híbrido ou elétrico; Precauções básicas de reparo de veículos; Informações sobre pessoal de resgate de emergência. Comissionamento e descomissionamento. Abertura de RESS.
Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI, Mestre em Engenharia Química pela UNICAMP e Doutor em Engenharia Elétrica pela POLI/USP. Professor adjunto com vinte e um anos de experiência sólida adquirida ensinando nas universidades mais importantes do Brasil, sendo 15 anos dedicados a projetos na área de mobilidade elétrica. Especialista avançado em sistema xEV em sistemas de alta tensão, incluindo baterias, powertrain, redes CAN, sistemas de recarga e VCU de controle de veículos. Membro da Comissão Técnica Brasil da FIA, do GP Brasil de Fórmula 1, WEC e Fórmula E.