Mais de 200 estudantes de todo o País participaram da competição de robótica
São Paulo, abril de 2010 - A 1ª. edição da competição Summer Challenge, realizada em Campos do Jordão em 26 e 27 de março, reuniu mais de 200 estudantes de Instituições de Ensino Superior brasileiras e 74 robôs para competições de várias categorias.
Criado pela RoboCore, organização responsável por promover diversas competições de robótica no País desde 2005, o evento já é considerado um dos maiores sobre robótica do Brasil e do mundo e tem como objetivo desenvolver e incentivar o aprendizado de uma maneira criativa.
Os participantes puderam colocar suas invenções robóticas à prova nas categorias de Combate, Sumô, Hockey e Seguidor de Linha, em que os robôs são separados por classes de pesos. Os alunos da Mauá representaram muito bem a Instituição com a conquista de sete troféus: três na categoria Sumô, três na categoria Combate e um na categoria Hockey.
Para o professor do curso de Engenharia de Controle e Automação, Anderson Harayashiki Moreira, responsável pela orientação dos projetos, o resultado foi excelente. “É muito importante que os alunos possam colocar em prática o aprendizado adquirido na Instituição. A Mauá faz questão de apoiar e incentivar a participação de seus alunos nesse tipo de competição” afirma Moreira.
Confira abaixo os resultados:
Categoria: Combate Classe Featherweight – 30lb (13,6kg)
Integrante: Alexandre Harayashiki Moreira
Robô: Biribinha Atômica
Colocação: 1º Lugar
Categoria: Hockey – 5,5kg
Integrantes: Igor Valentin Oliveira Duran e Alexandre Harayashiki Moreira
Colocação: 1º Lugar
Categoria: Sumô LEGO / VEX – 1kg (Auto)
Integrante: Vinicius Milani
Robôs: Stalinho(1º Lugar), Joninhas (2º Lugar) e Chuck Norris (3º Lugar)
Colocações: 1º, 2º e 3º lugares
Categoria: Combate Classe Featherweight – 30lb (13,6kg)
Integrante: Igor Valentin Oliveira Duran
Robô: Caolho
Colocação: 2º Lugar
Categoria: Combate Classe Middleweight – 120lb (55kg)
Integrantes: Igor Valentin Oliveira Duran e Alexandre Harayashiki Moreira
Robô: Biolho (Caolho + Biribinha Atômica)
Colocação: 3º Lugar
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.
Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.