"Os desafios e as oportunidades para o transporte público em São Paulo" é o tema que será discutido em 05 de outubro no campus de São Caetano do Sul
O segundo encontro de uma série de palestras com o tema "Discussões sobre a Infraestrutura Nacional" acontece no próximo dia 05 de outubro, às 19h, no campusdo Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul. Para esse evento, a Mauá convidou o professor de Engenharia e consultor em políticas públicas, com destaque para transportes e habitação, Adriano Murgel Branco, que ministrará palestra sobre “Os desafios e as oportunidades para o transporte público em São Paulo”.
Experiente na análise desse setor, Adriano Branco abordará assuntos como a crise dos transportes, a idealização e o abandono de projetos ligados ao transporte metropolitano, história dos meios de locomoção urbanos, carros híbridos ou apenas elétricos. O professor e consultor também apontará os principais aspectos quanto ao transporte de massa e a criação de corredores em superfície, metrô de superfície, trem metropolitano com qualidade de metrô, veículos leves sobre trilhos (VLT), veículos leves sobre pneumáticos (VLP), sistemas de transportes elevados como people mover ou monorail, BRT- bus rapid transit, troleibus, ônibus (a diesel, a gás, a hidrogênio e híbrido), automóveis e bicicletas.
De acordo com Adriano Branco, as dificuldades do trânsito e do transporte público em São Paulo causam prejuízos sociais estimados em 40 bilhões de reais por ano. Ao longo dos últimos 60 anos, essas perdas podem ser avaliadas em um trilhão de dólares. “Minha longa participação nos assuntos sobre transporte facultou-me uma experiência impar, relatada em livros, palestras e artigos. Mas também trouxe uma grande angústia, ao ver que, a despeito de tantos projetos e boas iniciativas, São Paulo (para não falar o Brasil) não foi capaz de resolver os seus principais problemas de locomoção”, diz.
ADRIANO MURGEL BRANCO - É engenheiro, administrador e consultor em políticas públicas, com destaque para Transportes e Habitação. Também é associado fundador benemérito e atual vice-presidente do Instituto Mauá de Tecnologia. Já foi professor da Escola de Engenharia Mauá e diretor de várias empresas entre elas está a CMTC - Companhia Municipal de Transportes Coletivos de São Paulo, além de ter sido secretário de Estado dos Transportes e da Habitação do Estado de São Paulo, além de membro dos Conselhos de Administração das empresas públicas VASP, CMTC, CPTM, METRÔ E DERSA. Atuou como conferencista sobre transportes em quase todos os países da América Latina e consultor do governo de Moçambique, para transportes e habitação.
Em 2006, foi eleito Personalidade dos Transportes pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e homenageado com o título de Cidadão honorário em 30 municípios paulistas. Em 2008, foi eleito Eminente Engenheiro do Ano pelo Instituto de Engenharia. Também foi homenageado com o prêmio “Barão de Mauá” pela Associação dos Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, em 2009.
Tem mais de duas centenas de artigos publicados em revistas e jornais, além de nove monografias técnicas publicadas, sendo três delas sobre Segurança Rodoviária, quatro sobre transportes públicos e dois sobre políticas públicas. É co-autor dos livros “O Financiamento de Obras e de Serviços Públicos”, “Desenvolvimento Sustentável na Gestão de Serviços Públicos” e “Reflexões Sobre a Crise Mundial”.
Serviço: “Discussões sobre a Infraestrutura Nacional"
Tema: “Os desafios e as oportunidades para o transporte público em São Paulo”.
Dia: 05 de outubro de 2010
Horário: 19h
Evento gratuito aberto ao público
Local: Instituto Mauá de Tecnologia - campus de São Caetano do Sul
Endereço: Praça Mauá 1 - São Caetano do Sul
Informações e inscrições: no site www.maua.br
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.
O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.
O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.