Matrícula
para pagamento até 16/12
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30
Objetivo
Transformação Digital e Indústria 4.0 com foco em Engenharia, Produção e Gestão de Operações para o setor industrial.
Diferencial
O curso de Pós-graduação em Indústria Digital 4.0 da Mauá tem abrangência técnico-científica e atende profissionais e empresas que precisam evoluir na maturidade digital, flexibilidade e agilidade das áreas de desenvolvimento, manufatura, logística, serviços, marketing e vendas das indústrias de controle discreto, bateladas e processo contínuo. Tem foco nos novos modelos digitais de negócio, nos sistemas de informação PLM, Manufatura Digital, MES/MOM, APS, ERP, SCM, CRM, nas tecnologias 4.0, cloud, IIoT, edge computing, digital twin, dados inteligentes, analytics (AI/ML) e na expansão das atividades humanas para explorar os benefícios da transformação de negócios na atual era digital.
O curso é composto de três módulos de 120 horas cada: Engenharia 4.0 & PLM (120 h), Manufatura Digital & Produção 4.0 (120 h) e Organização Industrial 4.0 & ERP (120 h).
O aluno será favorecido com um ‘modelo mental’ para avaliar os novos recursos, a infraestrutura necessária (TI/TO/CPS), a importância da modelagem organizacional, a lógica e automação de processos e as competências de sistemas de informação para sustentar a aplicação de diversos frameworks e modelos inteligentes de manufatura. Serão detalhadas as aplicações dos principais players de mercado inseridos no contexto da Indústria 4.0 e Transformação Digital para engenharia, manufatura e gestão de operações como SAP, Siemens, Dassault Systèmes, PTC, Autodesk, Oracle, Microsoft, AWS e outros.
Público-alvo
O curso atende profissionais de todos os setores da indústria e aprimora o conhecimento de executivos, gestores, engenheiros, consultores, profissionais de TI/TO, usuários de sistemas de informação e pessoas em início ou transformação de carreira, necessidade de melhoria e crescimento profissional. O aluno saberá como aplicar a Transformação Digital nas organizações industriais, nos produtos, sistemas de produção, supply chain e clientes e será orientado para a visão de mercado e transformação de negócios.
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2022: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
A disciplina tem ênfase na gestão integrada e multidisciplinar do ciclo de vida de produtos, bens e serviços, transformação digital, Indústria 4.0, novas tecnologias e processos estratégicos de negócio com foco em PLM (Product Lifecycle Management). Principais tópicos: cPDm (collaborative Product Definition management), gestão de operações e competências de sistemas e plataformas PLM, modelagem de engenharia e manufatura para PLM, gestão organizacional na empresa estendida 4IR, projetos globais, gerenciamento de portfólio, modelos de referência e novas formas digitais de negócio para que líderes e gestores possam tomar decisões e desempenhar suas tarefas no contexto da abordagem PLM.
Nesta disciplina serão desenvolvidos conhecimentos da visão funcional 4.0 para colaboração e integração digital na indústria, infraestrutura para sistemas PLM e sistemas de engenharia integrada, modelos de referência (acatech I4.0 MI - Production and Management Framework), integração de sistemas PLM, ERP, CRM, SCM, MES, Shop Floor 4.0 (ISA-95 níveis 3-4 e evolução das indústrias 3.0, 4.0 e 5.0) e interoperabilidade RAMI 4.0 AAS (modelo de referência para arquitetura 4.0). Abrange temas como: fluxo de informações, maturidade, componentes e linguagens, configurações, versões e viabilizadores do ciclo de vida 4.0, conectores e middlewares, sistemas integrados, cloud, IoT, tecnologia de gêmeos digitais e big data.
A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos da Manufatura Digital, sua abordagem, processos e tecnologias envolvidos, sua relação com o PLM no primeiro produto, ramp up, produção em escala e o papel do PLM no chão de fábrica. Um dos focos está no digital twin (gêmeo digital), a tecnologia de interoperabilidade de dados para otimização de recursos e redução de ciclos de entrega de produção. Principais temas da disciplina: IIoT e Indústria 4.0, MPM (Manufacturing Process Management), integração de sistemas PLM, MES/MOM, ERP com foco no chão de fábrica, visão das aplicações de manufatura e fábrica digital, gerenciamento de simulações, produção sustentável e eficiência energética.
A adoção da abordagem PLM na engenharia e manufatura necessita de um planejamento bem estruturado e bem-sucedido. Esta disciplina tem o objetivo de mostrar quanto a organização, pessoas e recursos estão maduros para absorver e manter as aplicações PLM na atual era digital 4IR (cloud & IoT, modelos 3D & gêmeos digitais) e até que ponto um processo é efetivo para a melhoria corporativa. Vários assuntos compõe a disciplina: gestão de programas e projetos, gestão de mudanças ECM (Engineering Change Management), PLM na gestão da qualidade, modelos e processos de negócio, modelagem organizacional para PLM, gestão do conhecimento, modelos de referência (CMMI & Plattform Industrie 4.0), PLM Assessment, estratégias de implementação, digital supply chain e customer experience.
Esta disciplina aborda diferentes teorias e aplicações na gestão colaborativa de desenvolvimento de produtos para eliminar desperdícios e maximizar a eficiência em todos os aspectos do ciclo de vida de produtos, desde a criação, projeto, manufatura até o descarte. Inclui novos ciclos de PcDP (Processo colaborativo de Desenvolvimento de Produtos), visão integrada de aplicações CAE/CAD/CAM, PDM, PLM e MBSE (Model-Based Systems Engineering), gestão de documentos e listas de materiais (BOM), VR/AR, IoT, modelos da Indústria 4.0 estruturados para PLM, melhoria nos processos de planejamento, engenharia e desenvolvimento do produto, gestão estratégica e operacional.
A disciplina traz os conceitos de virtualização e manufatura digital, infraestrutura necessária, respectivos processos e aplicações, para responder às oportunidades oferecidas pela Transformação Digital do chão de fábrica. Os novos recursos de IoT, inteligência artificial, realidade aumentada, automação e robótica, tecnologia aditiva e interação homem-máquina refletem na explosão de dados e na transformação da cadeia de valor. O novo cenário de conectividade exige novas formas de tratar as informações em todas as fases do ciclo de vida do produto, entre ambientes físicos e ambientes virtuais de testes e simulações, nas operações de projeto e fábrica, na cadeia de suprimentos, na gestão de ativos, nas operações de marketing, vendas e serviços e na experiência do usuário.
A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos básicos do Gerenciamento Digital do Chão de Fábrica, sua abordagem, a hierarquia de camadas PLM, ERP/PCP, MES, sistemas supervisórios e coletores de dados, processos e tecnologias envolvidos. O foco está principalmente no gerenciamento da produção em tempo real, padronizações e normas (ANSI/S-95 E ANSI/S-88) e na colaboração entre os sistemas MES/PIMS e os sistemas de Manufatura Digital. Abrange temas como: ExOp (Excelência Operacional), MPM (Manufacturing Process Management), PLM no chão de fábrica, monitoramento e controle de ordens de produção, problemas característicos de fluxos de produção, manutenção, qualidade e inventário, automação e supervisão da produção no chão de fábrica, repositórios de dados (as-built), IoT e I4.0.
A adoção das aplicações de Manufatura Digital e do gêmeo digital (Digital Twin) necessita de um planejamento bem estruturado e bem-sucedido. Esta disciplina tem o objetivo de mostrar quanto uma organização está madura para absorver e manter as aplicações de Manufatura Digital e até que ponto um processo específico está definido, gerenciado, mensurado, controlado e é efetivo para o processo de melhoria corporativa e inteligência competitiva. Vários assuntos compõe a disciplina: Manufatura de Classe Mundial, PLM e Manufatura Digital nos processos de negócio, digitalização e otimização de fluxos de trabalho de manufatura, diagnóstico para melhoria de processos (as-is-to-be), modelos de referência, métodos ágeis, análise da cadeia de valor, ampliação da visão Lean Manufacturing, integração PLM, MES/PIMS, ERP, entre outros.
Planejar a produção significa controlar o processo de fabricação e recursos necessários. Para isso deve existir um projeto colaborativo do sistema de produção que suporte mudanças. Esta disciplina explora as atuais ferramentas digitais de geometria e análise para tratar as informações de produtos, processos, fábrica e recursos, que garantam o projeto de produção. São explorados cenários de controle discreto, batelada e de processos que incluem layouts industriais, virtualização 2D/3D, instruções de trabalho, ajuste da capacidade de produção, exigências de qualidade, eliminação de desperdícios e redução de custos. A disciplina aborda ferramentas de Manufatura Digital, programação avançada da produção (APS), suporte a sistemas PLM, sistemas MES, ERP, PCP e outros. Tudo para adequar, de forma rápida e melhor possível, o desempenho dos processos de produção às solicitações de demanda.
Nesta disciplina são desenvolvidos conhecimentos e projetos para sistemas de manufatura digital, fábrica digital e simulação, engenharia integrada ‘end-to-end’ e sistemas de automação 4.0. Os projetos focam modernos centros digitais de serviços e abrangem temas como: flexibilidade, mobilidade, redução e portabilidade de espaço físico, aumento da taxa de produção, análise de processos e fluxos, desempenho em tempo real, características de falhas e controle de qualidade, melhoria contínua, redução de custos, menores 'time-to-market' e ampla combinação de variantes. A disciplina Projetos de Manufatura Digital está integrada com a disciplina Modelagem Digital para Manufatura (WCM).
A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos básicos, conceitos e práticas das aplicações 4.0 e tecnologias emergentes. Os alunos estarão capacitados a entender as principais aplicações e avanços tecnológicos da Indústria 4.0 como CPS (Cyber-Physical Systems), robôs autônomos, sensing rental devices, integração de sistemas (CRM, PLM, MES/MOM, PIMS/LIMS, SCM/SRM, ERP), gestão de ativos, sistemas logísticos, IoT/IIoT/IoE, mobilidade, cloud computing, manufatura aditiva (impressão 3D), digital twin e simulação, realidade aumentada, big data e analytics advanced. Serão expostas aplicações para variados ambientes de negócios e serviços, P&D, educação e economia digital.
A disciplina traz os conceitos e objetivos da Indústria 4.0 (Quarta Revolução Industrial) e da Transformação Digital com base no modelo de necessidade de mudanças. Explora o modelo de objetivos, modelos e regras de processos de negócio, principais frameworks e roadmaps para que as organizações e profissionais possam entender o caminho e as vantagens da Organização 4.0. Nesta disciplina o aluno estará apto a entender desde as principais plataformas digitais de gestão (ERP) até a importância dos níveis hierárquicos e a visão por processos de negócio para atender a modelagem organizacional digital. Serão tratados temas como objetivos organizacionais, atores e recursos, regras de negócio e a captura de requisitos para a aplicação de sistemas de informação e tecnologias 4.0 que garantam a customização em massa de produtos e serviços, a flexibilidade nas diversas cadeias de valor, a agilidade organizacional e a importância do cliente na organização digital.
Planejar um projeto de transformação digital exige considerar todos os recursos necessários, tarefas e fluxos de trabalho adequados dentro de um ambiente de gestão de mudanças. Para isso deve existir um projeto colaborativo dos novos sistemas, dispositivos, coisas e pessoas que suportem essas mudanças com estratégias, prazos e custos definidos. Esta disciplina explora as atuais ferramentas para gerenciamento de projetos na Quarta Revolução Industrial (4IR ou Indústria 4.0), leva em consideração as premissas do PMI e capacita os alunos com as competências necessárias para gerenciar projetos de transformação digital. São explorados cenários de gerenciamento de projetos técnicos, liderança e aspectos comportamentais, gerenciamento estratégico e de negócios no contexto de projetos, programas e portfólios para suportar os atuais SLAs (Service Level Agreement) exigidos na Transformação Digital das indústrias.
Nesta disciplina são desenvolvidos conhecimentos da atual infraestrutura 4.0 de TI, plataformas digitais (IaaS, PaaS e SaaS), virtualização de servidores, aplicações desktop e mobility, IoT, inteligência artificial, machine learning, linguagens de programação na Indústria Digital, APIs, a transformação na modelagem de dados e análises avançadas (Big Data Analytics), evolução XML, REST, JSON (JavaScript Object Notation), OData (Open Data Protocol), para integração de sistemas, interoperabilidade de dados e informações e infraestrutura de Data Centers, sistemas de segurança cibernética (Cybersecurity), entre outros. O foco da disciplina está no tratamento da informação digital e visão de sistemas de informação para atender os novos modelos de negócios orientados a serviço, o desenvolvimento de novos produtos e serviços para a economia digital 4.0 e a melhoria contínua do desempenho operacional.
A adoção das aplicações digitais na Quarta Revolução Industrial necessita de um roadmap (roteiro) bem estruturado e bem-sucedido. Esta disciplina tem o objetivo de mostrar quanto uma organização está madura para absorver e manter as aplicações 4.0, com base nos modelos Smart Manufacturing, acatech I4.0, RAMI 4.0 e outros, e até que ponto um processo específico está definido, gerenciado, mensurado, controlado e é efetivo para o processo de melhoria corporativa e inteligência competitiva. Vários assuntos compõe a disciplina no contexto das dimensões de mudanças: tecnologias emergentes e recursos 4.0, tecnologia da informação e comunicação, modelos de gestão 4.0, estratégias de processos de negócio e modelo da necessidade de mudanças, colaboração na empresa digital estendida e aspectos de transformação digital. Serão desenvolvidos projetos de transformação com conhecimentos de digitalização e otimização de fluxos de trabalho e processos de negócio (BPM/BPMN), soluções de inovação com Design Thinking, metodologias de assessment (diagnóstico) para melhoria de processos (as-is-to-be), modelos de referência, métodos ágeis (SCRUM), análise da cadeia de valor e ampliação da visão TIC para a Indústria 4.0.
Engenheiro Mecânico com foco em soluções digitais. Possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Especialista, arquiteto e team leader de soluções CAD, PLM, Manufatura Digital, ERP, Indústria 4.0 e Digital Enterprise. Possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento de produtos e visão de integração de sistemas PLM, MES/MOM e ERP, envolvendo tecnologias digitais e virtuais nas indústrias de construção naval, óleo e gás e aeroespacial. Atualmente é Senior Digital Solutions Engineer na Embraer com sólida experiência em processos, visão de futuro e avaliações para aumento de eficiência operacional e introdução de tecnologias digitais emergentes. Possui liderança em gerenciamento de projetos, coaching de pessoas e grande experiência na plataforma DS 3DEXPERIENCE (CATIA, ENOVIA, DELMIA, APRISO/MES) e conhecimento nas soluções PTC, Siemens e Autodesk.
Engenheiro de Produção Mecânica, P&D Head e Learning Advisor para SAP Industry 4.0, Digital Supply Chain e Intelligent Enterprise na Ka Solution E&AS. Promove Educação e Assessoria em Soluções PLM, Manufatura Digital, MES/MOM, ERP e Digital Enterprise. Especialista em Educação para Transformação Digital (DX), Learning Assessment, Arquitetuta 4.0, IoT, Tecnologia Digital Twin e Sistemas Integrados. Mestre em Engenharia de Produção, Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos pela UFSCAR. Doutor em Engenharia Mecânica, na linha de pesquisa Planejamento, Simulação e Gerenciamento de Sistemas de Manufatura pela EESC/USP. Professor Especialista no IMT - Instituto Mauá de Tecnologia.
Engenheiro de Produção Mecânica pela FEI, Especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini/USP, Gestão de Projetos SAP pela Deloitte, Supply Chain Management pela Accenture/Stanford University (Palo Alto, Califórnia), Gestão da Qualidade pela FDTE/USP e Fundação Christiano Ottoni. Larga experiência em sistemas de engenharia integrada, automação, gestão industrial, gestão por processos e integração de sistemas PLM, ERP (SAP, Oracle e Totvs), MES, PIMS, IIoT, I4.0, entre outros. Coordenador e professor do Programa de Educação Continuada na FGV - Gestão de Inovação e Tecnologia para a Industria 4.0. Atuou em empresas de tecnologia como SAP, Oracle, Deloitte, Accenture, Rockwell, Siemens, Atos, TCS, Aquarius e Projeto Otimiza-SLL.
Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Engenharia de Produção Mecânica pela FEI e Doutorando em Engenharia Elétrica pela EPUSP. Especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini. Mais de 30 anos de experiência nas áreas de automação e controle e sistemas automáticos robotizados para diversos segmentos da indústria. Especialista em simulações e otimização de processos produtivos com foco na Indústria 4.0 e transformação digital de plantas industriais. Atualmente atua nas áreas de Manufatura Digital e Inovação Tecnológica para a SPI Integração de Sistemas com tecnologias digitais para simulações de processos produtivos e sistema robóticos. Acumulou experiência na automação de máquinas especiais e sistemas supervisórios para a Metal Leve.
Engenheiro Eletricista pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) com MBA em Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FEA/USP. Atualmente atua na Dassault Systèmes para América Latina, responsável pelas ofertas comerciais e estratégias de Transformação Digital para Manufatura e Operações para soluções MES/MOM (Manufacturing Execution Systems/Manufacturing Operations Management), APS (Advanced Planning & Scheduling) e Manufatura Digital (DELMIA DM). Atua no desenvolvimento de parceiros e clientes nos setores Automotivo, Aeronáutico, CPG, Óleo e Gás, Mineração, Equipamentos Industriais, entre outros. Acumulou experiência em TI e Automação Industrial em empresas como Siemens, Rockwell Automation, Apriso, Hidroservice, Inovare e Aquarius Software. Também atua como Diretor de Manufatura Avançada para a ISA (International Society of Automation), São Paulo Section.
Engenheiro Aeronáutico pelo ITA. Mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp e Doutor em Engenharia pela Universidade Técnica de Berlim (Alemanha). Tem certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI. Mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento, implementação e venda de soluções de Tecnologia de Informação voltadas às aplicações corporativas, envolvendo sistemas PLM, ERP e de planejamento da Cadeia de Suprimentos. Foi gerente de produto da Oracle nos EUA e diretor da Hitachi Consulting. Gerenciou dezenas de projetos para as indústrias de manufatura, engenharia e construção, telecomunicações e bens de consumo. Atualmente é sócio-diretor da Innofact, empresa especializada em aplicações PLM e de planejamento da cadeia de suprimentos, onde liderou, entre outros, abrangente projeto de implantação de PLM em empresa de bens de consumo.