Matrícula
para pagamento até 16/12
Sábados, das 8h30 às 17h
O curso de especialização envolve conceitos técnicos no sistema elétrico de potência nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, focando e direcionando o profissional a absorver importantes conceitos operacionais e de gestão de ativos, alinhando conhecimentos prévios com técnicas utilizadas por empresas de energia e órgãos reguladores e controladores do setor elétrico, em um ambiente de aprendizagem prático e interativo.
O curso de Especialização em Sistemas Elétricos de Potência é composto por três módulos sendo dois módulos com 127 horas e um com 120 horas: Proteção em Sistemas Elétricos de Potência (127 h), Análise Operacional de Sistemas Elétricos de Potência (127 h) e Setor Elétrico Brasileiro e Energias Renováveis (120 h).
Objetivo
Capacitar e atualizar profissionais das áreas de engenharia e energia com os principais efeitos e conceitos utilizados em sistemas elétricos de potência abrangendo os segmentos de geração de energia, linhas e redes de transmissão em alta tensão, subestações de geração, transmissão e distribuição, bem como as redes de distribuição de média e baixa tensão, aspectos de qualidade de energia elétrica, mercados de energia, proteção de sistemas elétricos, estudos elétricos, energias renováveis e simulações computacionais.
Atender ao disposto na Resolução CES, n.1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional da Educação.
Público-alvo
Engenheiros e tecnólogos.
Aulas Híbridas
O curso funciona de maneira híbrida - as aulas serão ministradas presencialmente aos sábados no campus de São Caetano do Sul e transmitidas online simultaneamente. Dessa forma, o aluno escolhe se quer ver as aulas presencialmente ou remotamente.
Há algumas disciplinas em cada módulo que possuem aulas de laboratório, que precisam ser ministradas presencialmente. Para essas aulas, a coordenação do curso acordará previamente com os alunos a data.
Diferencial
Conta com os melhores profissionais do mercado ministrando aula. Tem como objetivo desenvolver técnicas do setor que atualmente estão sendo utilizadas por agentes de geração, transmissão e distribuição, além de conhecer ações operacionais em sistemas elétricos de potência (SEP), desenvolvidas para uso de agentes de controle e regulação.
Confeccionar projetos a fim de desenvolver e praticar técnicas utilizadas para a operação do SEP, utilizando desde conceitos básicos até modelos desenvolvidos em simuladores avançados, os quais são utilizados pelo ONS e empresas de consultoria.
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Variação da carga com a tensão e a frequência. Fluxo de carga em uma linha de transmissão. Tipos de barras em um sistema elétrico. Potência líquida em uma barra. Estudo de fluxo de carga em sistemas elétricos pelos métodos de Gauss Seidel e Newton Raphson. Fluxo linearizado. Simulações computacionais (ANAREDE).
Tipos de máquinas elétricas. Máquinas de indução. Máquinas síncronas. Curva da capabilidade de geradores síncronos. Modelos de estabilidade transitória para geradores síncronos e assíncronos. MIT: Princípio de funcionamento; circuito equivalente; harmônicas espaciais e temporais. Modelagem para simulações computacionais: Soft start e inversores. Funcionamento em ambientes desequilibrados. Funcionamento em ambientes eletricamente poluídos GS. Princípio de funcionamento: vazio e carga em regime permanente, harmônicas espaciais e temporais. Modelagem para simulações computacionais: equação de Park. Funcionamento com cargas desequilibradas. Funcionamento com cargas não lineares. Simulações em Matlab: Comportamento do gerador e sistema de excitação. Partida de motores de indução.
Estabilidade em sistemas elétricos. Introdução ao problema de estabilidade de tensão. Equação de oscilação. Critério das áreas iguais, comportamento dinâmico de sistemas elétricos. Critérios das áreas iguais aplicado para análise de curto-circuito. Simulações computacionais (ANATEM).
Estrutura Geral do ATP. Modelagem de Linhas de Transmissão utilizando parâmetros distribuídos. Elementos Resistivos Não-Lineares. Simulação em Regime Permanente. Introdução à modelagem de transitórios e simulações. Exemplos de simulações em Regime Permanente e de Transitórios.
Condição de Regime Permanente. Simulação de Energização de Banco de Capacitores. Simulação de TRV (Transient Recovery Voltage). Efeito de uma falta fase-terra sobre um para-raios.
Funções do aterramento. Aterramento em Subestações de Energia. Esquemas de aterramento. Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA. Norma ABNT NBR 5419: 2015 aplicada em sistemas de média e alta tensão.
Introdução a automação do sistema elétrico. Redes elétricas inteligentes (Smart Grid). Norma IEC 61850. Topologias de rede ethernet. Ferramentas de engenharia. Sistema SCADA e IHM de alta performance. Cibersegurança aplicada no sistema elétrico. Controle e otimização aplicados ao SEP. Sistema especial de proteção para operação do SEP. Ciclo de vida dos ativos e teste de performance.
Introdução aos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Representação de sistemas elétricos por unidade. Componentes simétricas e diagramas sequenciais. Estudo de faltas em sistemas elétricos e ANAFAS. Modelos de Linhas de Transmissão.
Definições e tipos de subestações, de geração, transmissão e distribuição. Noções de Curto-Circuito em um sistema de distribuição. Fundamentos de proteção: sobrecorrente e diferencial (50/51, 50N/51N; 87). Coordenação e seletividade da proteção em um sistema de distribuição.
Filosofia de proteção de sistemas elétricos. Princípios fundamentais dos relés. Transformadores de corrente e de potencial. Coordenação e seletividade de sistemas de proteção. Proteção em linhas de transmissão e o uso de teleproteção. Arranjos e filosofia de proteção de barramentos. Proteção de transformadores.
Disciplina que apresenta os fundamentos de energia eólica tais como: histórico; tipos de turbinas eólicas: eixo horizontal e vertical; conversão de energia em turbinas eólicas onshore e offshore; análise do escoamento ao redor de pás eólicas; siting. Participação na matriz energética brasileira, evolução da fonte nos últimos anos e economia da energia eólica.
Disciplina que apresenta conceitos de energia hidrelétrica tais como: histórico, construção de usinas, legislação ambiental, participação na matriz energética brasileira. Elementos de usinas hidrelétricas; classificação de usinas; turbinas hidráulicas: tipos, aplicações e características operacionais. Problemas usuais na operação de usinas hidrelétricas e formas de mitigá-los.
Disciplina que aborda conceitos de geração solar fotovoltaica. Tipos de placas solares, aplicações em pequena, média e larga escala. Análise de viabilidade financeira de projetos solares.
Disciplina que aborda conceitos fundamentais do hidrogênio verde; tecnologias para sua produção, classificação da pegada de CO2 (“cores do hidrogênio”); derivados do hidrogênio verde e Power-to-X, acoplamento de setores, competitividade de preço e casos de negócios atuais, regulamento internacional e perspectivas do crescimento do mercado.
Atividades práticas em sistemas de conversão de energia.
Introdução ao sistema elétrico (visão geral, estrutura e características do setor elétrico brasileiro); Modelo do setor elétrico brasileiro; Regulamentação do setor elétrico; Organização do mercado de energia elétrica (agentes e segmento de consumo); Ambientes de comercialização de energia elétrica; Riscos e tomada de decisão.
Qualidade do produto e do serviço – Indicadores de qualidade e continuidade. Harmônicas em sistemas elétricos. Filtros de harmônicas. Correção de fator de potência. Variações de tensão de curta e de longa duração. Flicker, SAG e SWELL. Desequilíbrio de tensão. Soluções eficientes para melhoria da qualidade de energia em um sistema elétrico.
Arcabouço legal do setor elétrico brasileiro. Agência Reguladora. Formas de regulação. Impacto da regulação no mercado de energia elétrica.
Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo.Na Eletropaulo, foi engenheiro de estudos elétricos, gerente de Divisão e de Departamento de Operação.Atualmente é consultor na área de estudos e analise de sistemas elétricos de potência, diretor executivo do INESC P&D Brasil, professor titular da Universidade Santa Cecília e professor convidado do Instituto Mauá de Tecnologia.
Economista formado na Ludwig-Maximilians-Universität München (Munique, Alemanha). 20 anos de carreira internacional na Siemens e Siemens Energy. Sempre enfocado na estratégia corporativa e energias renováveis. Depois de 8 anos na América Latina (Peru, Colômbia e Chile) assumiu responsabilidade pelo crescimento de negócio da Siemens Energy na China e começou trabalhar com hidrogênio verde. Em 2020 chegou a Brasil para abrir o centro de competência da Siemens Energy hidrogênio verde Latam. Consultor e empresário independente desde 2023.
Engenheiro Eletricista pela UFC – Universidade Federal do Ceará com ênfase em Sistemas de Potência, mestrando em Processamento de Energia nesta mesma instituição com mais de 20 anos de experiência em estudos elétricos, em especial os de Proteção de Sistemas Elétricos. Atualmente é Diretor Geral da CPE – Estudos e Projetos Elétricos, coautor do livro Proteção de Sistemas Elétricos de Potência – Editora GE, além de autor de publicações em revistas e artigos científicos em diversos congressos nacionais.
Doutorando em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Engenheiro projetista de máquinas elétricas na Equacional Elétrica e Mecânica.
Engenheira Elétrica com ênfase em sistemas de potência pela Escola de Engenharia Mauá. Possui especialização em Operação de Sistemas Elétricos pela Unicamp, e Mestrado em Mercados Financeiros e Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em empresas do Setor Elétrico como Comerc Energia, Kroma Energia e Energética Comercializadora. Atuou, também, na estruturação da área de Utilities da Pepsico e no desenvolvimento de novos produtos específicos para atendimento do trading de energia na Swiss Re. Atualmente é Head Comercial da Raízen, onde é responsável pela estruturação de Soluções em Energia para grandes clientes.
Graduado em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), na linha de pesquisa em análise de decisão econômica. Atualmente realiza pós-doutorado na linha de pesquisa de análise de impacto regulatório. Tem experiência em projetos de desenvolvimento e inovação relacionados aos temas de planejamento energético e análise de impacto regulatório, bem como experiência profissional e acadêmica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do setor eletro-energético, finanças, pesquisa operacional, modelagem e otimização e análise de custo-benefício. Autor de manuais e capítulos de livros em matemática financeira e engenharia econômica e, de diversos artigos acadêmicos em periódicos com fator de impacto (JCR) na área de viabilidade econômica em sistemas de geração de energia renovável. Também é revisor de revistas internacionais no setor de energia e políticas regulatórias.
Engenheiro Eletricista, Diretor da GUISMO Engenharia. Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT. Coordenador da CE que revisou o texto para a criação da ABNT NBR 5419:2015. Representante brasileiro no TC-81 (Lightning Protection) da IEC. Instrutor do curso de proteção contra descargas atmosféricas da ABNT. Professor do curso de Pós Graduação em instalações elétricas no IPOG, FACENS, Sorocaba – SP e na UNIP, São Paulo - SP. Coordenador técnico do CINASE – Circuito Nacional de Instalações Elétricas. Autor do livro Manual para utilização de DPS. Coautor do livro Instalações Elétricas (5ª edição revisada, autor Ademaro Cotrim). Articulista da revista O Setor Elétrico. Consultor de empresas para normalização de processos e procedimentos de segurança contra descargas atmosféricas.
Engenheiro Mecânico Pleno (IMT-1986), Mestre em Engenharia Mecânica (Energia e Fluidos – Poli-1993), Mestre em Administração de Empresas (FGV-2003), Especialista em Simulações CFD (ESSS-2014), Doutor em Engenharia Mecânica (Energia e Fluidos-Poli-2016). Professor Titular do IMT e Pesquisador do Grupo Poli-Wind. Coordenador do Programa Grand Challenges do IMT. Interesse nas áreas de Energias Renováveis, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Aviação, Aeroespacial e Educação.
Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Graduado em Engenharia Elétrica pela E.E.Mauá. Diretor da Ação Engenharia e Instalações desde 1993, membro da diretoria do DEINFRA-FIESP e atual VP da SBQEE – Sociedade Brasileira da Qualidade da Energia. Colunista e consultor da Revista o Setor Elétrico.
Membro da Academia Cearense de Engenharia. Professor de Eletrotécnica Industrial da Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1979 – 2012). Diretor Técnico da CPE – Estudos e Projetos Elétricos. Presidente da Nordeste Energia S.A - NERGISA (1999 – 2000). Diretor de Planejamento e Engenharia da Companhia Energética do Ceará (1995 –1998). Diretor de Operação da Companhia Energética do Ceará – Coelce (1991 - 1994). Presidente do Comitê Coordenador de Operações do Norte-Nordeste – CCON (1993). Diretor de Planejamento e Engenharia da Companhia Energética do Ceará (1988 –1990).Autor dos seguintes livros técnicos: Instalações Elétricas Industriais – 9ª Edição; Manual de Equipamentos Elétricos Industriais – 5ª Edição; Proteção de Sistemas Elétricos de Potência: 2ª Edição; Proteção de Equipamentos Elétricos Sensíveis: 2ª Edição; Subestações de Alta Tensão – 1ª Edição.
Engenheiro Mecânico, Doutor em Engenharia Mecânica e Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor Assistente do Instituto Mauá de Tecnologia e Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica. Pesquisador do Grupo de Energias Renováveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Mauá de Tecnologia. Atuou como pesquisador no Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), centro de pesquisas financiado pela FAPESP/Shell sediado na Escola Politécnica da USP. Avaliador de cursos superiores de Engenharia da Quero Educação/Estadão. Elaborador e revisor de itens para o ENADE - INEP/MEC. Autor de livros e materiais didáticos para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior.
Formado no Instituto Mauá de Tecnologia em Engenharia Elétrica. Empreendedor no mercado de energias renováveis desde 2016, atua em projetos, treinamentos e palestras do ramo. Possui projetos implementados em nove estados do Brasil, que totalizam cerca de um megawatt-pico (MWp) em sistemas residenciais e comerciais. Também atua em consultoria para implantação de usinas fotovoltaicas de grande porte enquadradas na classificação de mini geração distribuída. Leciona disciplinas específicas de geração de energias renováveis em instituições de ensino superior.
Engenheiro especialista em sistemas de proteção, exercendo atividade a 36 anos na ISA-CTEEP, graduado em engenharia elétrica pela FESP/São Paulo, pós-graduado em proteção e sistemas elétricos de potência pela UFRJ/Rio de Janeiro, pós-graduado em administração pela ESAN/São Paulo, participante do COBEI no grupo espelho IEC TC95-MT04 (Funções de Proteção e Guias de Aplicação), professor no Curso de Especialização em Sistemas Elétricos de Potência na UTFPR/Cornélio Procópio.
Mestre em Engenharia Elétrica pela UNIFEI. MBA Executivo em Liderança e Inovação pela FGV. Engenheiro eletricista pelo Centro Universitário do Leste de Minas. Fundador do canal Bê-á-bá da IEC (@beabadaiec61850) no YouTube e produtor de conteúdo para o site Bê-á-bá da IEC61850. Possui mais de 10 anos de experiência em automação de subestações aplicada à indústria de extração mineral e atualmente trabalha como engenheiro de energias renováveis responsável pelo comissionamento em uma das maiores plantas de geração solar da América Latina.
Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (1998), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006) e Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2009). Desde 2007 atua no magistério (Ensino Médio, Técnico e Superior). Atualmente é docente nos cursos de: Graduação em Engenharia Elétrica do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – CEUN-IMT, Tecnologia em Instalações Elétricas da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP e Técnico em Eletrotécnica e Eletrônica Integrado ao Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Takashi Morita – ETEC-TM. Atuou por 10 anos em empresas multinacionais nas áreas de: Proteção e Medição aplicada a Sistemas Elétricos de Potência, Planejamento de Materiais e Logística. Tem experiência nas áreas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.
Mestra em Sistemas de Potência pela USP (2022), onde estudou sobre o impacto na estabilidade do sistema elétrico causado pela intermitência da geração eólica. Graduada em Engenharia Elétrica pela Mauá (2019). Trabalhou com estudos elétricos de proteção na ELTMAN. Atualmente é Engenheira de Estudos Elétricos na SIEMENS PTI e pesquisadora no Instituto Mauá de Tecnologia.
Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Análise de Impacto Regulatório pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desde 2008, é servidor de carreira da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com passagens pelas Superintendências de Regulação dos Serviços de Distribuição (SRD), de Fiscalização Econômica e Financeira (SFF) e de Regulação Econômica (extinta SRE) como também pela Assessoria da Diretoria (ASD). Atua, desde 2012, como professor de pós-graduação em disciplinas na área de energia. Também é autor de diversos trabalhos técnico-científicos publicados nos principais eventos e periódicos nacionais e internacionais.