...
Início
Horário
Carga Horária
360 h
ch

MBA Executivo - Administração para Engenheiros

"Tradicionalmente, profissionais empreendedores buscam agregar ao seu perfil profissional o de Administrador de Negócios (MBA). Esse perfil é indispensável para o engenheiro que pretende tornar-se um profissional global com visão abrangente e, agregar ferramentas gerenciais e habilidades executivas."

Introdução

O profissional com formação técnica, atuando num mercado globalizado como o nosso, para ser considerado completo e competitivo, necessita da visão administrativa e do conhecimento das principais ferramentas gerenciais. Para competir, participar e atuar fortemente gerando valor, é preciso estar preparado. A educação continuada em nível de pós-graduação é absolutamente indispensável nos dias atuais. 

Público-Alvo

Destina-se principalmente a engenheiros que desejam adquirir conhecimento em negócios, de tal sorte que possam na sua área de atuação desenvolver atividades gerenciais e/ou de liderança de forma sistêmica e estratégica. Profissionais que buscam uma formação aplicada e dirigida, de forma rápida e dinâmica.

Pré-requisitos: Graduação. Experiência Profissional. A seleção dos participantes será feita mediante análise curricular e, eventualmente, entrevista.

Diferencial

O curso capacitará os participantes para as principais atividades executivas: trabalhar em equipe e desenvolver projetos multidisciplinares; gerenciar situações de conflito; estar habilitado em negociações. Ampliará a visão estratégica do executivo nos segmentos: marketing, economia/finanças, processos, logístico, negócios, liderança e gestão de pessoas.

A estrutura do curso é composta por três grandes blocos, com uma lógica sequencial de aulas e disciplinas que se complementam, de tal sorte que o participante irá construir conhecimento de aplicabilidade imediata.

O programa do curso é constantemente atualizado e, nesta 27.ª edição, incorpora algumas disciplinas como Tomada de Decisão e Comunicação Empresarial que eram oferecidas como workshops. O profissional, ao concluir o programa, estará capacitado a: 

  • preparar e avaliar projetos de investimento em ativos para criação de valor;
  • trabalhar/liderar equipes;
  • exercer atividades gerenciais com eficiência;
  • solidificar um padrão de executivo de mercado.

Workshops

Serão apresentados alguns dos temas abaixo, entre  outros, que poderão ser do interesse do curso.

  • Empresa: um bom negócio
  • Novas perspectivas Mundiais
  • Visão Geopolítica Mundial
  • Gestão da Inovação

Investimento

Matrícula + 35 parcelas fixas de R$ 890,00 *
* Curso de Especialização completo - 360 horas. Clique aqui para outras opções de pagamento

Descontos

Coordenador

Abrir informações do corpo docente
Evandro César Tenca
Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP. Graduado em Administração pela USP.

Disciplinas



Avaliação de Projetos de Investimentos
24h
Abrir mais informações da disciplina

Conhecer as características específicas das empresas do setor e, possivelmente, como funciona a competição entre as empresas do setor. Analisar as demonstrações financeiras da empresa como Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxo de Caixa.

Câmbio e Comércio Exterior
16h
Abrir mais informações da disciplina

Apresentar as ferramentas de suporte para a tomada de decisões relativas ao comércio exterior brasileiro em diversos tipos de organizações, proporcionando condições para uma atuação competitiva em um mercado globalizado.

Comunicação Executiva
16h
Abrir mais informações da disciplina

Motivar, influenciar o comportamento. Consolidar a identidade da organização junto ao seu público. Manter o equilíbrio nas relações do público interno de modo a repercutir nas relações com o público externo

Dinâmica dos Negócios
12h
Abrir mais informações da disciplina

Fornecer recursos para aprender os princípios e as práticas da dinâmica dos sistemas. Apresentar ferramentas úteis para modelagem de sistemas dinâmicos, com ênfase em utilizações para gestão.

Estrutura Organizacional e Processos
16h
Abrir mais informações da disciplina

É assegurar que os processos são executados de forma clara e consistente contribuindo para que a empresa possa atingir suas metas e agregar valor aos seus clientes.

Finanças Corporativas Aplicadas
28h
Abrir mais informações da disciplina

Compreender os princípios fundamentais de Finanças Corporativas e entender a dinâmica dos demonstrativos financeiros (Balanço Patrimonial, Demonstração dos Resultados, Demonstração do Fluxo de Caixa) como instrumento de tomada de decisão executiva.

Gestão de Pessoas e Trabalho em Equipe
24h
Abrir mais informações da disciplina

Identificar valores essenciais e competências gerenciais tradicionais, de transição e de ponta que determinam estágios importantes na gestão das pessoas no contexto organizacional. Praticar ações de liderança como função da dinâmica do trabalho em conjunto.

Gestão Sustentável de Empresas
20h
Abrir mais informações da disciplina

Conceituar e formular uma visão estratégica para políticas e ações de Gestão Sustentável da Empresa

Logística de Produção (com Simulação - Jogo Empresarial)
36h
Abrir mais informações da disciplina

Entender a logística integral, a cadeia produtiva, a cadeia de suprimentos e a gestão de operações, considerando uma visão sistêmica das empresas comerciais, industriais e de serviços.

Macroeconomia e Economia Aplicada
40h
Abrir mais informações da disciplina

Proporcionar aos participantes uma base de conhecimento dos conceitos econômicos, dando condições para que o aluno possa enfrentar os problemas de decisão econômica a nível empresarial, bem como ter condições de entender, analisar e formular cenários da economia brasileira.

Marketing Digital
16h
Abrir mais informações da disciplina

Entender o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros,  através dos meios digitais.

Marketing e Mercado
32h
Abrir mais informações da disciplina

Discutir os principais aspectos do desenvolvimento de Planos Táticos de Marketing alinhados e coerentes com o Planejamento Estratégico empresarial.

Planejamento Estratégico
36h
Abrir mais informações da disciplina

Detectar mudanças no ambiente externo, avaliar a posição competitiva de empresa e responder rapidamente, por meio de estratégias eficazes, às oportunidades e riscos que o mercado apresenta.

Simulação Industrial e de Serviços em Cenário Competitivo (Jogos de Empresas)
40h
Abrir mais informações da disciplina

Com os simuladores empresariais SIND e SISERv desenvolver habilidades executivas de administração empresarial dentro de um cenário macroeconômico simulado.

Técnicas de Negociação
24h
Abrir mais informações da disciplina

Melhorar a capacidade de administrar conflitos. Melhorar a capacidade de conduzir processos de Negociação. Elaborar estratégias mais eficazes de negociação.

Abrir informações do corpo docente
Cecilia Carmen Jacinto Andrade

Doutora e Mestre em psicologia sócio-histórica pela PUC/SP, Especialista em Psicologia Organizacional, processos grupais, grafologia e psicodrama. Sócia-diretora, coach, terapeuta e consultora da Cecília Andrade, Coaching & Psicologia Organizacional.

Abrir informações do corpo docente
Edson Gonçalves

Especialista pela FGV-SP

Abrir informações do corpo docente
Emilio Bocchino Neto

Mestre em Ciências pela USP. Especialização em Gestão de Marketing e Vendas pela FMU. Graduado em Administração de Empresas pelo Mackenzie.

Abrir informações do corpo docente
Evandro César Tenca

Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP. Graduado em Administração pela USP.

Abrir informações do corpo docente
Gunther Rudzit

Doutor em Ciência Política pela USP. Mestre em National Security por Georgetown University. Mestre em Geografia Humana pela USP. Licenciado e Bacharel em Geografia pela USP.

Abrir informações do corpo docente
Hazime Sato

Especialista pela Universidade de Kyoto/Japão. Graduado em Engenharia Elétrica pela USP

Abrir informações do corpo docente
Helton Haddad Carneiro da Silva

Doutor, Mestre e Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Atualmente é sócio - da Share Marketing Group.

Abrir informações do corpo docente
José Carlos Ferrante

Pós - graduado stricto sensu em administração de empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado lato sensu em administração de empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Professor pleno no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP. Experiência profissional como executivo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Nos últimos anos foi executivo da Philips do Brasil exercendo a função de diretor de supply chain management da Business Unit Lighting empresa multinacional de grande porte no Brasil e no exterior.

Abrir informações do corpo docente
José Carlos de Souza Filho

Doutor e Mestre em Administração pela USP. Graduado em Economia e Administração pela USP. Graduado em Ciências Contábeis pela USP.

Abrir informações do corpo docente
José Predebon

José Predebon, nascido em 1931, continua em 2018 palestrando e lecionando, em 3 faculdades, nos temas de Inovação e Criatividade. É o que tem feito desde 1986, quando deixou de ser publicitário (premiado, inclusive com um Leão em Cannes) para iniciar sua segunda carreira, a de professor. Lecionando, criou e dirigiu um Departamento de Criatividade na ESPM. Estudou sociologia e propaganda e se considera um poeta, do que mais se orgulha. Tem 16 títulos publicados, entre eles o Criatividade Abrindo o Lado Inovador da Mente, na Editora Pearson, livro referência nacional do tema, hoje na 8ª edição. Tornando-se pesquisador de temas ligados à criatividade, passou a incluir “inovação em gestão” em suas aulas, cursos e palestras. A seguir criou o conceito de “inovação atitudinal” e, em 2017, o conceito de “pensamento equilibrado”. Mais detalhes: www.predebon.com.br

Abrir informações do corpo docente
Otto Nogami

Doutorando em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Economia pelo Mackenzie. Especialista em Finanças pelo IBMEC. Graduado em Ciências Econômicas pela USP. Autor do livro referência ? Princípios da Economia.

Abrir informações do corpo docente
Paulo Sérgio Scoleze Ferrer

Mestre em Administração pela UNINOVE. Especialista em Gestão de Projetos pela USP. Graduado em Engenharia Mecanica pela UNIP.

Abrir informações do corpo docente
Wilson Motta Miceli

Mestre em Controladoria pela FECAP. Especialista em Finanças pela BM&F e FECAP. Graduado em Engenharia Civil pela Mauá.