MBA Executivo - Administração para Engenheiros

"Tradicionalmente, profissionais empreendedores buscam agregar ao seu perfil profissional o de Administrador de Negócios (MBA). Esse perfil é indispensável para o engenheiro que pretende tornar-se um profissional global com visão abrangente e, agregar ferramentas gerenciais e habilidades executivas."

Introdução

O profissional com formação técnica, atuando num mercado globalizado como o nosso, para ser considerado completo e competitivo, necessita da visão administrativa e do conhecimento das principais ferramentas gerenciais. Para competir, participar e atuar fortemente gerando valor, é preciso estar preparado. A educação continuada em nível de pós-graduação é absolutamente indispensável nos dias atuais. 

Público-Alvo

Destina-se principalmente a engenheiros que desejam adquirir conhecimento em negócios, de tal sorte que possam na sua área de atuação desenvolver atividades gerenciais e/ou de liderança de forma sistêmica e estratégica. Profissionais que buscam uma formação aplicada e dirigida, de forma rápida e dinâmica.

Pré-requisitos: Graduação. Experiência Profissional. A seleção dos participantes será feita mediante análise curricular e, eventualmente, entrevista.

Diferencial

O curso capacitará os participantes para as principais atividades executivas: trabalhar em equipe e desenvolver projetos multidisciplinares; gerenciar situações de conflito; estar habilitado em negociações. Ampliará a visão estratégica do executivo nos segmentos: marketing, economia/finanças, processos, logístico, negócios, liderança e gestão de pessoas.

A estrutura do curso é composta por três grandes blocos, com uma lógica sequencial de aulas e disciplinas que se complementam, de tal sorte que o participante irá construir conhecimento de aplicabilidade imediata.

O programa do curso é constantemente atualizado e, nesta 27.ª edição, incorpora algumas disciplinas como Tomada de Decisão e Comunicação Empresarial que eram oferecidas como workshops. O profissional, ao concluir o programa, estará capacitado a: 

  • preparar e avaliar projetos de investimento em ativos para criação de valor;
  • trabalhar/liderar equipes;
  • exercer atividades gerenciais com eficiência;
  • solidificar um padrão de executivo de mercado.

Workshops

Serão apresentados alguns dos temas abaixo, entre  outros, que poderão ser do interesse do curso.

  • Empresa: um bom negócio
  • Novas perspectivas Mundiais
  • Visão Geopolítica Mundial
  • Gestão da Inovação

Coordenação

Evandro César Tenca

Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP. Graduado em Administração pela USP.

Disciplinas

Avaliação de Projetos de Investimentos

24 h

Conhecer as características específicas das empresas do setor e, possivelmente, como funciona a competição entre as empresas do setor. Analisar as demonstrações financeiras da empresa como Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxo de Caixa.

Câmbio e Comércio Exterior

16 h

Apresentar as ferramentas de suporte para a tomada de decisões relativas ao comércio exterior brasileiro em diversos tipos de organizações, proporcionando condições para uma atuação competitiva em um mercado globalizado.

Comunicação Executiva

16 h

Motivar, influenciar o comportamento. Consolidar a identidade da organização junto ao seu público. Manter o equilíbrio nas relações do público interno de modo a repercutir nas relações com o público externo

Dinâmica dos Negócios

12 h

Fornecer recursos para aprender os princípios e as práticas da dinâmica dos sistemas. Apresentar ferramentas úteis para modelagem de sistemas dinâmicos, com ênfase em utilizações para gestão.

Estrutura Organizacional e Processos

16 h

É assegurar que os processos são executados de forma clara e consistente contribuindo para que a empresa possa atingir suas metas e agregar valor aos seus clientes.

Finanças Corporativas Aplicadas

28 h

Compreender os princípios fundamentais de Finanças Corporativas e entender a dinâmica dos demonstrativos financeiros (Balanço Patrimonial, Demonstração dos Resultados, Demonstração do Fluxo de Caixa) como instrumento de tomada de decisão executiva.

Gestão de Pessoas e Trabalho em Equipe

24 h

Identificar valores essenciais e competências gerenciais tradicionais, de transição e de ponta que determinam estágios importantes na gestão das pessoas no contexto organizacional. Praticar ações de liderança como função da dinâmica do trabalho em conjunto.

Gestão Sustentável de Empresas

20 h

Conceituar e formular uma visão estratégica para políticas e ações de Gestão Sustentável da Empresa

Logística de Produção (com Simulação - Jogo Empresarial)

36 h

Entender a logística integral, a cadeia produtiva, a cadeia de suprimentos e a gestão de operações, considerando uma visão sistêmica das empresas comerciais, industriais e de serviços.

Macroeconomia e Economia Aplicada

40 h

Proporcionar aos participantes uma base de conhecimento dos conceitos econômicos, dando condições para que o aluno possa enfrentar os problemas de decisão econômica a nível empresarial, bem como ter condições de entender, analisar e formular cenários da economia brasileira.

Marketing Digital

16 h

Entender o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros,  através dos meios digitais.

Marketing e Mercado

32 h

Discutir os principais aspectos do desenvolvimento de Planos Táticos de Marketing alinhados e coerentes com o Planejamento Estratégico empresarial.

Planejamento Estratégico

36 h

Detectar mudanças no ambiente externo, avaliar a posição competitiva de empresa e responder rapidamente, por meio de estratégias eficazes, às oportunidades e riscos que o mercado apresenta.

Simulação Industrial e de Serviços em Cenário Competitivo (Jogos de Empresas)

40 h

Com os simuladores empresariais SIND e SISERv desenvolver habilidades executivas de administração empresarial dentro de um cenário macroeconômico simulado.

Técnicas de Negociação

24 h

Melhorar a capacidade de administrar conflitos. Melhorar a capacidade de conduzir processos de Negociação. Elaborar estratégias mais eficazes de negociação.

Corpo Docente

Cecilia Carmen Jacinto Andrade

Doutora e Mestre em psicologia sócio-histórica pela PUC/SP, Especialista em Psicologia Organizacional, processos grupais, grafologia e psicodrama. Sócia-diretora, coach, terapeuta e consultora da Cecília Andrade, Coaching & Psicologia Organizacional.

Edson Gonçalves

Especialista pela FGV-SP

Emilio Bocchino Neto

Mestre em Ciências pela USP. Especialização em Gestão de Marketing e Vendas pela FMU. Graduado em Administração de Empresas pelo Mackenzie.

Evandro César Tenca

Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP. Graduado em Administração pela USP.

Gunther Rudzit

Doutor em Ciência Política pela USP. Mestre em National Security por Georgetown University. Mestre em Geografia Humana pela USP. Licenciado e Bacharel em Geografia pela USP.

Hazime Sato

Especialista pela Universidade de Kyoto/Japão. Graduado em Engenharia Elétrica pela USP

Helton Haddad Carneiro da Silva

Doutor, Mestre e Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Atualmente é sócio - da Share Marketing Group.

José Carlos de Souza Filho

Doutor e Mestre em Administração pela USP. Graduado em Economia e Administração pela USP. Graduado em Ciências Contábeis pela USP.

José Carlos Ferrante

Pós - graduado stricto sensu em administração de empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado lato sensu em administração de empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Professor pleno na do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP. Experiência profissional como executivo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Nos últimos anos foi executivo da Philips do Brasil exercendo a função de diretor de supply chain management da Business Unit Lighting empresa multinacional de grande porte no Brasil e no exterior.

José Predebon

José Predebon, nascido em 1931, continua em 2018 palestrando e lecionando, em 3 faculdades, nos temas de Inovação e Criatividade. É o que tem feito desde 1986, quando deixou de ser publicitário (premiado, inclusive com um Leão em Cannes) para iniciar sua segunda carreira, a de professor. Lecionando, criou e dirigiu um Departamento de Criatividade na ESPM. Estudou sociologia e propaganda e se considera um poeta, do que mais se orgulha. Tem 16 títulos publicados, entre eles o Criatividade Abrindo o Lado Inovador da Mente, na Editora Pearson, livro referência nacional do tema, hoje na 8ª edição. Tornando-se pesquisador de temas ligados à criatividade, passou a incluir “inovação em gestão” em suas aulas, cursos e palestras. A seguir criou o conceito de “inovação atitudinal” e, em 2017, o conceito de “pensamento equilibrado”. Mais detalhes: www.predebon.com.br

Leonardo Chwif

Engenheiro Mecâtronico, Mestre em Engenharia Mecânica e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo. Professor da Escola de Engenharia Mauá e da Escola de Administração Mauá. Professor e supervisor do curso de MBA em Gestão de Projetos do Unifieo. Consultor em simulação de processos na empresa Simulate Tecnologia de Simulação Ltda. Possui vasta experiência na área de Gestão e Engenharia de Produção, com ênfase em Modelos de Simulação de Eventos Discretos.

Otto Nogami

Doutorando em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Economia pelo Mackenzie. Especialista em Finanças pelo IBMEC. Graduado em Ciências Econômicas pela USP. Autor do livro referência ? Princípios da Economia.

Paulo Sérgio Scoleze Ferrer

Mestre em Administração pela UNINOVE. Especialista em Gestão de Projetos pela USP. Graduado em Engenharia Mecanica pela UNIP.

Wilson Motta Miceli

Mestre em Controladoria pela FECAP. Especialista em Finanças pela BM&F e FECAP. Graduado em Engenharia Civil pela Mauá.

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