Matrícula
para pagamento até 13/01/2025
Módulo: Inovação e Empreendedorismo em Ecossistemas Agroalimentares - Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30 (Aulas remotas síncronas) e aos sábados, das 8h30 às 17h (Aulas presenciais mensalmente no campus São Caetano do Sul).
Módulo: Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais - Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30 (Aulas remotas síncronas) e aos sábados, das 8h30 às 17h (Aulas presenciais mensalmente no campus São Paulo).
O curso de Pós-Graduação em Inovação e Empreendedorismo no Setor Agroalimentar é uma formação voltada para profissionais que desejam conhecer e aprofundar os conhecimentos em práticas inovadoras e empreendedoras em indústrias, startups e empresas de rápido crescimento no setor alimentício. Com uma abordagem multidisciplinar, o programa se propõe a capacitar os alunos a desenvolverem soluções sustentáveis e responsáveis, que atendam às demandas sociais e de mercado, promovendo a nutrição adequada e respeitando as normas regulatórias.
Objetivo
Capacitar os alunos a identificarem oportunidades de inovação e empreendedorismo no setor de alimentos. Promover uma compreensão aprofundada sobre nutrição responsável e suas implicações na produção de alimentos. Discutir a importância de assuntos regulatórios e relações governamentais na criação e consolidação de negócios alimentares.
Público-alvo
Profissionais já graduados que buscam inovar e empreender no sistema agroalimentar em negócios próprios ou trabalhando o intraempreendedorismo dentro de empresas.
Diferencial
Inovador, ministrado por excelentes profissionais atuantes no setor agroalimentar com muita e efetiva experiência em inovação, empreendedorismo, sustentabilidade, assuntos regulatórios, relações governamentais e nutrição responsável na produção de alimentos.
Ministrado por profissionais de mercado e acadêmicos altamente capacitados na área de alimentos, o curso é composto por três módulos: Inovação e Empreendedorismo em Ecossistemas Agroalimentares (120 h), Nutrição Responsável e Produção de Alimentos (120 h) e Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais (120 h).
Importante
Para iniciar a especialização pelo módulo de Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais, inscreva-se acessando o botão HÍBRIDO (AULAS REMOTAS) SP;
Para iniciar a especialização pelo módulo de Inovação e Empreendedorismo em Ecossistemas Agroalimentares, inscreva-se acessando o botão HÍBRIDO (AULAS REMOTAS) SCS.
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Discutir a importância do profissional das áreas de assuntos regulatórios e relações governamentais como aliado estratégico; perfis dos profissionais que atuam na indústria, setor regulado e entidades; discutir cases de sucesso.
Análise de impacto regulatório; ferramentas de gestão; Análise do risco regulatório (identificação, avaliação, mensuração, controle e gestão); articulação e estudos de caso.
Gestão de equipe regulatória, , capabilities organizacionais, indicadores de performance (KPis), estratégias para avaliar e promover a evolução da equipe.
Diagnóstico regulatório; Elaboração e submissão de dossiês para aprovação de produtos e acompanhamento do processo de registro; regulamentações horizontais e específicas; Classificação de produtos segundo o grau de risco sanitário: registro x notificação; rotulagem, potenciais claims e propaganda de produtos sujeitos a vigilância sanitária; lançamento e manutenção do registro pós-aprovação; interações com a área da Qualidade (controle da qualidade, estudos de estabilidade e recall).
Conceitos Gerais; Codex Alimentarius; principais órgão reguladores e blocos internacionais (União Europeia, FDA, outros) e impacto para o Brasil; Blocos na América Latina: Mercosul, SIECA, CAN e Aliança do Pacifico; importação e exportação de produtos.
Congresso e Senado Nacional: como nasce um projeto de lei; Relação entre os poderes executivos e judiciários e impactos na indústria de alimentos; Importância do engajamento das associações de indústria; Mapeamento/gerenciamento de Stakeholders; Elaboração de estratégias para conquistar aliados internos, viabilizar parcerias externas e conquistar a atenção e o respeito do governo.
Consiste em uma atividade integradora realizada em grupos, desenvolvida dentro e fora de sala de aula, relacionada à Agenda da ANVISA e o escopo do trabalho estará atrelado aos temas estudados nas disciplinas do módulo.
Histórico da Vigilância Sanitária no Brasil; Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Vigilância Sanitária e Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Legislação de Funcionamento de Empresas Sujeitas à Vigilância Sanitária; Procedimentos Administrativos e Medidas Judiciais. Código de Defesa do Consumidor e recall.
Introdução. Quem financia a Inovação. Venture Capital. Estrutura. Estratégia de Investimento. Governança. Alinhamento de interesses. Corporate Venture Capital CVC.
Inovação e empreendedorismo em ecossistemas: Estrutura, fronteiras e Dinâmica. Introdução ao conceito de ecossistemas. Ecossistemas de inovação, Diferenças entre ecossistemas e outros tipos de estruturas, Mapa da Inovação em Ecossistemas. Ecossistemas de Empreendedorismo, O Crescimento do Empreendedorismo, Limitações e desenvolvimento. Estruturas de Inovação e Ecossistemas de Empreendedorismo: Similaridades, Diferenças, Fronteiras, Sistemas, Dinâmica, Crescimento e Performance, Direcionadores, Desafios. Sistemas Alimentares.
Introdução. Conhecimento para Prática. Startups e empresas de rápido crescimento. Alinhando soluções para as demandas de consumidores. Pesquisa de mercado. Ambiente competitivo. SWOT Análise. Das Ideias ao Plano de Negócio: Montando um plano de negócio, Visão da Empresa, Modelo Operacional, Produtos e Serviços, Modelo de Receitas, Mercado a ser atingido e concorrência, Vendas e Estratégia de Marketing, Time, Plano Financeiro. Startup e Branding: Posicionamento da Marca, Criação da Marca.
Formará profissionais capazes de liderar e gerir inovações no setor agroalimentar. Apresentará métodos de gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos que atendam as demandas contemporâneas por alimentos mais saudáveis e sustentáveis.
Apresentará os conceitos de nutrição sob as mais diversas abordagens capazes de integrar a alimentação equilibrada, nutritiva e ambientalmente sustentável. Relacionará as escolhas alimentares que promovem a saúde, como a dieta equilibrada e rica em nutrientes à busca pela redução de desperdícios, opções sustentáveis, regionais e sazonais.
Apresentará as práticas produtivas sustentáveis e de baixo impacto para promover sistemas alimentares mais resilientes e eficazes. Abordará novos requisitos que estão sendo impostos ao agronegócio e à indústria de alimentos brasileira, para o alinhamento das práticas empresariais às exigências legais.
Apresentará os avanços das tecnologias para uma produção de alimentos mais sustentável e saudável, desde o agronegócio, passando por todos os tipos de indústrias de alimentos, até as indústrias de ingredientes e suplementos.
Como as empresas estão se posicionando frente às mudanças dos sistemas alimentares e novas demandas globais.
Possui pós-doutorado em nutrição pela Harvard School of Public Health (EUA). Graduada em Tecnologia de Alimentos pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre e Doutora em Ciências, pela USP. Docente e pesquisadora a área de tecnologia de alimentos, nutrição, gastronomia, bioquímica e medicina.
Diretor de Assuntos Técnicos e Regulatórios da Associação Brasileira de Bioinovação é formado em química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui mestrado pela mesma universidade e doutorado em Ciências de Alimentos pela UNICAMP e pelo CSL - UK (Central Science Laboratory – UK) e MBA em Relações Governamentais pela FGV. Exerceu a função de pesquisador na Unicamp por mais de 10 anos e desenvolveu diversas atividades na área de Assuntos Regulatórios e Científicos na Nestlé, principalmente junto à ANVISA e MAPA coordenando diversos grupos de trabalhos em associações de classe como ABIA, ABIAD, GENE/SINDUSFARMA, VIVALÁCTEOS e ABIMAPI por mais de 22 anos. Foi expatriado para a Suíça entre 2007 e 2009 onde atuou em projetos globais na área de lácteos como ponto focal para a zona LATAM. Representou a empresa em entidades científicas como o ILSI (International Life Science Institute) onde coordenou a força tarefa de alimentos funcionais. Foi representante da ABIA junto à delegação brasileira do Codex Alimentarius nos comitês do CCAB, CCNFSDU e CCFL e diretor da ABIAD entre 2012 e 2020.
Graduada em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa – Portugal, mestre em engenharia química pela Universidade de Amsterdam – Países Baixos. Professora do curso de Process and Food Technology da Universidade de Haia (THUAS), Países Baixos.
Mestre em engenheira de alimentos pela Unicamp, pós-graduada em Alimentos Funcionais e Qualidade de vida (UNESP), Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais no IMT. Forte experiência em Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos e Especialista em Assuntos Regulatórios.
Doutora, Mestre e Graduada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Leite e Derivados.
Engenharia de Alimentos pela Mauá, Especialista em Qualidade pelo Instituto Vanzolini USP e MBA em relações governamentais na FGV. Membro da diretoria da Abiad e Abiam. Participa de Comitês Internacionais como Mercosul e Codex. Gerente Sênior de Assuntos Regulatórios na América Latina na Tate & Lyle.
Graduada em Gastronomia pela UNESA-RJ, Pós-graduada em Vigilância Sanitária pela USP e em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV-SP. Já atuou como docente no SENAC-RN e SENAC-SP e na FIAP. É consultora, palestrante, mentora e curadora de conhecimento em Alimentos e Bebidas.
Graduada em Engenharia de Alimentos pela Mauá e Pós-Graduada em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini USP. Atuando há 15 anos na área de alimentos, atualmente Gerente de Pesquisa e Desenvolvimentos e Assuntos Regulatórios na Bauducco (Grupo Pandurata).
Graduada em Nutrição pela FMU e em Gastronomia pela HOTEC, pós-graduada em Gastronomia Funcional pela FAMESP e pós-graduada em Desenvolvimento de Novos Produtos pelo SENAI – SP. Atua como nutricionista clínica e como gastróloga.
Farmacêutica-Bioquímica pela USP, Bacharela em Direito pela PUC-SP, inscrita na OAB-SP. É Especialista em Direito Sanitário pela USP e MBA em Gestão de Negócios pela FGV-RJ e Mestre em Direito PUC-SP. Tem cerca de 20 anos de experiência na área de Assuntos Regulatórios trabalhando para ANVISA, Novartis, Wyeth y Pfizer e DSM Produtos Nutricionais. Coordenou o grupo de trabalho de Suplementos e Alimentos Fortificados do Ilsi Brasil (International Life Sciences Institute), foi membro das Diretorias da ABIAD (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) e também presidente da ALANUR (Alianza Latinoamericana de Nutrición Responsable). Atualmente, é Diretora Associada de Assuntos Regulatórios da Johnson & Johnson, e Membro da Comissão Diretiva da CASIC Latinoamerica CONSEJO DE LA INDUSTRIA DE COSMÉTICOS, ASEO PERSONAL Y CUIDADO DEL HOGAR DE LATINOAMÉRICA. É professora visitante do Instituto Mauá de Tecnologia e das Faculdades Oswaldo Cruz, disciplinas de Assuntos Regulatórios de Alimentos.
Graduada em nutrição, mestre e doutora em nutrição pela USP. Lider global em de engajamento de HCP – Enterogermina na Sanofi. Tem vasta experiência em desenvolvimento científico, tendo atuado também na Nestlé e Mondelez, entre outras experiências.
Paulo Silveira é engenheiro de alimentos formado pela Unicamp em 1982, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, em 1987. Também participou de cursos internacionais como Estratégia de Marketing - na Universidade de Columbia; Fusões e Aquisições - na Wharton University; e IMD – em Estratégia de Negócios.Foi CEO da Danisco Ingredients para a América Latina e desenvolveu o negócio de ingredientes na região. É conselheiro de diversas empresas e foi premiado com o prêmio TOP FIVE EXECUTIVOS DO BRASIL pela Gazeta Mercantil em 1999. É fundador do FOOD TECH HUB Latam, ecossistema de inovação em alimentos na América Latina, com foco em inovação aberta e investimento em FoodTech. Idealizador e Gestor do TROPICAL FOOD INNOVATION LAB, parceria público –privada entre Bühler, Cargill, Givaudan, Food Tech Hub Latam e Ital.
Médico pela Faculdade de Medicina da UFJF, especialista em Nutrologia. Pós-graduado em Medicina do Exercício e do Esporte pela UNIFESP e Pós-graduado em Genômica Nutricional. Atua como médico nutrólogo.
Engenheira de Alimentos pela UFSC, mestre e doutora em engenharia química pela USP. Especialista em vida de prateleira de alimentos, tratamento térmico e lançamentos de produtos. Profissional com 23 anos de experiência em inovação, educação tecnológica e indústria de alimentos. Empreendedora com a Vegetè, Futur e You Foods.
Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre e Doutora em Engenharia Química pela USP. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Experiência na área de massas de pães congeladas e vendas de ingredientes para o mercado de panificação.
Presidente da ABIAD, presidente do board de diretores da ALANUR, gerente de assuntos institucionais da Herbalife Latam. Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, mestre em Nutrição pela USP e MBA Executivo na FGV.
Graduada em Engenharia de Alimentos pela Mauá, Pós-Graduada em Vigilância Sanitária na USP e Relações Governamentais na Faculdade Getúlio Vargas (MBA-FGV). Atuando há 15 anos na área de alimentos em Assuntos Regulatórios, atualmente Gerente Sr. de Assuntos Regulatórios na Indústria Farmacêutica Abbott e coordenadora do Grupo de Trabalho de Alimentos Enterais e Alimentos para fins especiais da Associação Brasileira da Industria de Alimentos para Fins Especias e Congêneres.
Graduado em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP, com MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/USP. Desenvolveu a carreira profissional na indústria de alimentos, em empresas multinacionais como Nestlé, Kerry, Naturex, Givaudan e Coca-Cola. Na Nestlé, exerceu diversas funções ao longo de 15 anos no Brasil, além de 3 anos dedicados na matriz da empresa na Suíça. São 25 anos dedicados às áreas de Assuntos Regulatórios, Relações Governamentais, Assuntos Institucionais, Responsabilidade Social Corporativa, Inovação e Compliance. Desde 2015, atua regionalmente na América Latina e, atualmente, é Diretor de Assuntos Científicos e Regulatórios na Coca-Cola, liderando equipe de 17 pessoas baseadas em 8 países da região. Tem participação ativa em diversas associações e câmaras da indústria de alimentos na America Latina, com liderança em grupos de trabalho e, atualmente, membro da diretoria da ABIAD e ABIR.