Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h30
O curso de Especialização em Gestão de operações: Qualidade & Produtividade, Inovação e Sustentabilidade é composto por três módulos de 120 horas cada: Gestão Sustentável de Operações: Produto e Embalagem (120 h), Gestão Sistêmica de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produto e de
Embalagem (120 h) e Estratégias em Gestão Industrial (120 h).
Objetivo
Apresentar e desenvolver os principais conceitos relacionados à gestão de operações em ambientes organizacionais, incluindo as abordagens referentes à melhoria da qualidade e da produtividade e à busca pela excelência de desempenho nos processos, considerando aspectos técnicos, gerenciais e humanos. Incentivar a busca pela excelência organizacional, alicerçada na gestão sustentável das operações dos atores das cadeias de suprimentos, na visão sistêmica do desenvolvimento de produtos e de embalagens e no adequado emprego dos conceitos da economia circular no cotidiano empresarial.
Público-alvo
Profissionais já graduados que atuam na área de gestão de operações das organizações e vivenciam os conceitos de produtividade, desenvolvimento de produtos, embalagens e processos, inovação industrial e sustentabilidade.
Aulas Híbridas
As aulas às segundas-feiras são ministradas remotamente (100% remoto síncrono) enquanto as aulas aos sábados são híbridas - ministradas presencialmente no campus de São Caetano do Sul e transmitidas online simultaneamente. Dessa forma, o aluno escolhe se quer assistir as aulas presencialmente ou remotamente.
Carga Horária
360Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Até 22 de maio R$ 1.335,00
Até 24 de junho R$ 1.420,00
Até 20 de julho R$ 1.510,00
Após 20 de julho R$ 1.780,00
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
Descontos somente sobre as 05 parcelas.
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores praticados em 2024, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2025
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Principais variáveis da economia: moeda e inflação; estruturas de mercado; influência da taxa de câmbio nos preços; a importância da taxa de juros para o crédito, política fiscal e monetária. Análise econômica de empresas. O cenário macroeconômico internacional e sua influência sobre o ambiente de negócios. A formação de preços, da oferta e demanda de recursos. Aplicação do conceito de elasticidade. Estudo de casos.
Fundamentos de ESG e sua aplicação em gestão organizacional. ESG - Enviromental, Social and Corporate e TBL - Triple Bottom Line. Visão dos gestores em relação à relevância de ESG. Economia circular versus economia linear. Adição de valor por meio de práticas ESG. ESG e Brand Equity. Estudo de casos.
A competitividade do Brasil sob o ponto de vista das instituições internacionais - Fórum Econômico Mundial, IMD Competitiveness Center, entre outras – e nacionais – por exemplo, Confederação Nacional da Indústria (CNI). Análise crítica das ações estratégicas brasileiras para alçar melhores posições nessas classificações. Estudo de casos.
Análise crítica das estratégias competitivas empresariais. Construção de vantagens que permitam à organização enfrentar as forças concorrenciais do mercado. Aplicação dos conceitos abordados em aula para a construção de um plano estratégico pessoal. Estudo de casos.
Principais ferramentas técnicas para o desenvolvimento das habilidades e competências das equipes de trabalho na busca da excelência. A diversidade de personalidades no desempenho das equipes. Gestão de conflitos. Estudo de casos.
Critérios e indicadores de gestão e governança e análise crítica do papel dos atores nas cadeias de suprimentos. Estratégias e sinergias para distribuir o valor gerado pelas operações de forma equânime entre esses atores. Identificação e análise crítica dos impactos ambientais causados pelas operações na cadeia de suprimentos e apresentação de sugestões para reduzi-los. Estudo de casos.
As metodologias ágeis de gestão de projetos mais utilizadas no mercado, como o Scrum. Metodologias ágeis aplicadas ao desenvolvimento de produtos, processos industriais e em projetos com conhecimento limitado do escopo e ambientes propensos a mudanças. Estudo de casos.
Habilidades e competências para gerenciar a qualidade nos processos de forma estratégica. Evolução dos conceitos de qualidade. Evolução dos conceitos de qualidade. Ferramentas de gestão de processos: mapeamento de processos, controle estatístico de processos estratégia Seis Sigma, Lean Manufacturing, entre outros. Estudo de casos.
A prática da liderança. Principais competências em liderança: comunicação, trabalho em equipe e gestão de pessoas. O autoconhecimento apoiado por ferramentas utilizadas pelas principais empresas do mercado. Estudo de casos.
Marketing e mercado. Gestão B2B/B2C e estratégias de mercado. Aspectos técnicos, práticos e psicológicos da construção de marca, agregação de valor e diferenciação pelos serviços. Análise conceitual e técnica do ciclo de vida dos produtos e variáveis relacionadas às percepções dos consumidores. Identificação do modelo de negócio inicial para o lançamento de produtos: estrutura de custos, precificação e análise de viabilidade. Estrutura de uma demonstração de resultado do exercício (DRE) e retorno sobre o investimento (Payback). Estudo de casos.
Conceitos de planejamento estratégico e de gestão estratégica nas organizações. O planejamento em formato de gestão operacional, tática e estratégica. Conceitos de medição de desempenho organizacional por meio de indicadores, Key Goal Indicators - KGIs e Key Performance Indicators - KPIs e os modelos de relacionamentos baseados em Balanced Score Card - BSC. Estudo de casos.
Ao longo do módulo os alunos, em grupos, desenvolverão o trabalho “Análise Crítica de uma Operação” que incorpore no mínimo três conceitos de cada uma das disciplinas ministradas. Os trabalhos serão apresentados ao final do módulo para banca de professores.
Roteiro para formar e gerenciar o conhecimento como alicerce para a inovação e a vantagem competitiva. A economia do conhecimento e da inovação. Mecanismos para identificar e explorar oportunidades de inovação e ferramentas de gerenciamento do processo de inovação. Estudo de casos.
Avaliação crítica de seus projetos considerando como pré-requisitos aspectos de saúde, segurança, meio ambiente (SSMA) e sustentabilidade. Embasamento teórico para classificar projetos em andamento e a desenvolver, as sinergias com as metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Estudos de caso.
Disciplina eletiva para o Curso de Pós-graduação em Gestão de Operações: Qualidade & Produtividade, Inovação e Sustentabilidade.
Desenvolvimento de um projeto de Design & Inovação na Embalagem com base num briefing entregue por uma empresa do mercado. O projeto é desenvolvido com base no livro “Inovação na Embalagem” e apresentado à empresa apoiadora. Estudo de casos.
Principais conceitos de Design Thinking aplicados na inovação de produtos e de embalagens. Estudo de casos.
Classificação das atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos e de embalagem como referência o Manual de Oslo e o Manual Frascati, editados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Visão realista do que é considerado P&D. A Lei do Bem, importante fonte para obtenção de recursos oferecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Formas de classificação dos projetos: pesquisa básica, aplicada ou desenvolvimento experimental, os pré-requisitos para obtenção do fomento, metodologia para submissão e formas de fomento oferecidas. Estudo de casos.
Aplicação cotidiana das habilidades fundamentais ao profissional que se interessa pela inovação sustentável em produto o e embalagem. Principais habilidades de soluções de conflitos, e aprender técnicas para influenciar pessoas a fim de obter sucesso em uma negociação para inovar. Estudos de casos colocam o participante como protagonista na construção do conhecimento para a inovação.
Oportunidades de aceleração da inovação em processos, produtos e embalagem, através do estabelecimento de novas empresas ou parcerias com startups, hubs de inovação ou consultorias. Estudo de casos.
As principais ferramentas de propriedade intelectual, com ênfase nas patentes. Atividades fundamentais desde o início do desenvolvimento do projeto de P&D, com buscas de anterioridade, até aos requisitos básicos para solicitação de uma nova patente. Documentação para solicitar uma patente. Apoio de escritórios especializados. Estudos de caso.
O planejamento de experimentos, uma das principais ferramentas estatísticas utilizadas para o desenvolvimento e otimização de processos, produtos e embalagem. Estudos de caso e aplicação de softwares específicos para o tratamento de dados.
Disciplina eletiva para o Curso de Pós-graduação em Engenharia de Embalagem.
Principais atividades de responsabilidade de um pesquisador: scale-up, scale-down e transferência de tecnologias. Melhores práticas para estimativas de investimentos, Technology Readiness Level (TRL) e Responsable Research Inovation (RRI). Estudo de casos.
O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos uma metodologia para priorização de projetos de P&D – produto e embalagem, utilizando como base a classificação dos projetos de acordo com seu tipo, velocidade de obtenção de resultados, investimentos necessários e perfil da empresa. Estudo de caso com projetos que deverão ser avaliados e priorizados pelos alunos.
Ao longo do módulo os alunos, em grupos, desenvolverão um projeto de produto e/ou embalagem que incorpore no mínimo três conceitos de cada uma das disciplinas ministradas. Os trabalhos serão apresentados ao final do módulo para banca de professores.
As cadeias produtivas e a embalagem apresentadas como sendo sistemas abertos que precisam estar permanentemente abertos a inovações. Ferramenta para analisar criticamente as inovações em agentes dos sistemas. Estudo de casos.
Responsabilidade ambiental no desenvolvimento de produtos e de embalagens: fabricação sustentável; economia circular, compartilhada e criativa; logística reversa; insumos biodegradáveis. A Química Verde para viabilizar materiais mais sustentáveis. Estratégias e ferramentas para desenvolver produtos e embalagens sob a ótica dos pilares da sustentabilidade. O incentivo ao consumo consciente. Estudo de casos.
Aborda a relevância das práticas econômicas, sociais e ambientais e suas relações com as culturas locais e globais para a Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Como a gestão das operações pode integrar a economia verde e circular. Os desafios da descarbonização, a complexidade e a demanda por uma visão sistêmica para abarcar as diversidades regionais e todas as partes interessadas. Ferramentas utilizadas para implementar a Economia Verde e Circular. O uso de ferramentas de Simulação dinâmica para implementar a economia verde e circular.
Os principais arquétipos de modelos de negócio que podem implementar a circularidade. A gestão empreendedora na economia circular. Identificação de oportunidades de empreendedorismo circular. Design circular. Estudo de casos.
Configurações das cadeias de suprimentos para implementar a economia circular. Ferramentas utilizáveis na gestão de operações dos agentes e alinhamento entre eles nas cadeias de suprimentos circulares. A governança em cadeias de suprimentos circulares. Identificação dos ajustes nos processos que podem ser implementados nas operações para promover a circularidade e atingir os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Simbiose industrial. Estudo de casos.
Os indicadores de sustentabilidade: econômicos, ambientais e capital humano. O conceito e os indicadores de ESG – Econômico, Social e Governança. Os 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS. O Inventário Ambiental. Sistemas de gestão desses indicadores. A lista de materiais de produtos (Bill of Materials) como base para estabelecer indicadores de sustentabilidade e circularidade nas empresas. Preparo da organização para implementar Normas Internacionais como a BSI 8001 (Estrutura para implementação dos princípios da economia circular nas organizações) e a ISO TC 323 (Economia Circular). Estudo de casos.
Introdução ao tema: formas de interações entre sistemas antrópicos e o meio ambiente. Análises das dimensões ambiental, econômica e social dos pilares da sustentabilidade. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): definição de objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação do impacto do ciclo de vida e interpretação. Softwares e bancos de dados de ACV. Modelagem do ciclo de vida de produtos utilizando softwares e bancos de dados de ACV. Estudo de casos.
Conceito e tipos de logística reversa. Aspectos legais. Processo da Logística Reversa: definição, fluxograma, aplicações de procedimentos e seus documentos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010): conceito e principais diretrizes para sua aplicação. Resíduos sujeitos à logística reversa. Benefícios da logística reversa. Responsabilidade administrativa. Estudo de casos.
Conceitos de marketing e mercado, marketing nas empresas e definições de marketing. O consumidor e os conceitos de Sustentabilidade (os três pilares) ESG e Responsabilidade Ambiental. Conceitos de produto, gestão B2B e B2C e estratégias de mercado, aspectos técnicos e práticos na construção de marcas que agregam valor e diferenciação ao negócio. Os impactos da sustentabilidade no negócio, no marketing e no planejamento estratégico. Estudo de casos.
Atualização das atuais lideranças sobre as transformações em andamento no desenvolvimento e na gestão de processos, produtos e embalagens sob a ótica da sustentabilidade. Preparação para atender essas transformações por meio do autoconhecimento da equipe. Desenvolvimento de competências para as lideranças em formação, considerando o cenário de transformação, tendências e novas demandas da fabricação de produtos e embalagens. Estudo de casos.
Principais aspectos do projeto de instalações de linhas de produção sustentáveis em indústrias fabricantes de bens de consumo. Curva de demanda de produtos a fabricar; capacidade teórica e real dos equipamentos; área disponível; layout; disponibilidade de tempo operacional; impactos ambientais; limitações legais. Projeto e gerenciamento sustentável das manutenções corretivas, preventivas e preditivas. Estudo de casos.
Ao longo do módulo os alunos, em grupos, desenvolverão um projeto de produto e/ou embalagem que incorpore no mínimo três conceitos de cada uma das disciplinas ministradas. Os trabalhos serão apresentados ao final do módulo para banca de professores.
As cadeias de produtivas e a embalagem apresentadas como sendo sistemas abertos (Sistema Produtivo e Sistema Embalagem) que devem ser criteriosamente gerenciados visando reduzir impactos ambientais, otimizar o custo sistêmico, incentivar a formação de capital humano (humanware) e inovar. Estudo de casos.
Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”
Doutorando e Mestre em Administração de Operações pela Universidade de São Paulo. MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos pela FGV. Especialização em Inovação pelo MIT e em Gestão de Projetos pela Universidade da California. Graduado em Química pelas Universidades de Guarulhos e UFSCar. Mais de 25 anos de experiência profissional como gerente e diretor em empresas multinacionais da Indústria Química, Automotiva e Eletrônica, atuando nas áreas de Gestão de Operações, Novos Projetos, Inteligência de Negócios e Compras. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2019 e na FIA/USP desde 2021 como professor convidado. É consultor na área de gestão de operações sustentáveis e estratégia de novos projetos.
Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.
Graduada em Engenharia de Alimentos e Pós Graduada em Engenharia de Embalagens pela Mauá. MBA em RH e Gestao de Pessoas pela FIA.Possui 22 anos de experiência em desenvolvimento de embalagens em Industrias de Bens de Consumo nos segmentos de Alimentos, Cosméticos e Pet Food, como Bunge, Nestle Purina, Natura, Avon, Beiersdorf e L´Oréal. Possui 16 anos de experiencia em gestão e desenvolvimento de pessoas e equipes. Atualmente responsável pelo time de Packaging LATAM da L´Oréal.
Doutor em engenharia de produção, mestre em administração e pós-graduado em finanças pela New York University (Stern) e University of California (UCLA). Foi CEO de empresa financeira da Volkswagen, executivo do Banco Itaú e da Caterpillar. É autor de diversos livros na área de finanças e mercado de capitais, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da FGV. Atua como membro de conselho de administração.
Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.
Engenheiro de Produção formado pela UNIP, Tecnólogo em Projetos Mecânicos pela FATEC e Técnico em Mecânica de Precisão pela Escola Senai Suíço Brasileira, possui 45 anos de experiência em projetos de máquinas, equipamentos e instalações industriais. Foi gerente de Engenharia na Natura Cosméticos, onde trabalhou 19 anos, tendo participado do projeto, construção, transferência de sites, partida e clean up da fábrica de Cajamar. Foi proprietário KOMATEK empresa do ramo de construção e reforma de máquinas de cosméticos, alimentícias e farmacêuticas na década de 90. Desde 2016 presta consultoria para empresas de diversas áreas com foco em melhorias de processos e ganhos de produtividade.
Mestre em Comportamento e Consumo, com mais de 25 anos de atuação no mercado em projetos de design estratégico e cultura de inovação para grandes empresas nacionais e multinacionais. Professora dos cursos de Graduação em DESIGN e em ADMINISTRAÇÃO da ESPM e Coordenadora da Garagem ESPM - Design de negócios de Impacto Social. Conselheira do CBD- Centro Brasil Design e do Hub Incríveis. Sócia da Haus Design – Cultura de Inovação com Propósito, com foco na Cultura de Inovação, Branding e Estratégia para Negócios Inovadores. Mentora de startups e hackathons e em aceleradoras como Vedacit Labs, Território Criativo, ANIP, BaseESPM, Desafio Braskem entre outros Jurada de prêmios como D&AD Awards, IF Design Awards, DOW Packaging International Award, London International Awards, Young Lions Cannes, Prêmio IDEA, Brasil Design Awards, Prêmio ABRE, POPAI, ABF, entre outros. Foi presidente da ABRE por 6 anos.
Pós - graduado stricto sensu em administração de empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado lato sensu em administração de empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Professor pleno no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP. Experiência profissional como executivo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Nos últimos anos foi executivo da Philips do Brasil exercendo a função de diretor de supply chain management da Business Unit Lighting empresa multinacional de grande porte no Brasil e no exterior.
Apaixonada pela evolução das pessoas provocando transformações na forma de agir e pensar Lucedile Antunes é especialista no desenvolvimento de soft skills que são as competências comportamentais, mentora, palestrante e fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, dentre eles Coaching Mude seu Mindset, Profissional de Alta Performance e Bussola da Gestão e idealizadora do livro “Soft Skills – Competências essenciais para os novos tempos”, publicado pela Literare Books Internacional e reconhecido um Best-Seller em 2020 pela Revista VEJA. Coach com credenciamento internacional pelo International Coach Federation (ICF) e interventora da Human Code na ferramenta de mapeamento humano. Professora de cursos de especialização no IMT e na FEI.
Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá, com Extensão em Transportes e MBA pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Pós-Graduações em Logística (Fundação Getúlio Vargas) e Gestão de Marketing (Fundação Dom Cabral).Certificado como Engenheiro de Qualidade pela American Society for Quality Control. Certified Production and Inventory Management (CPIM) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). Certified Supply Chain Professional (CSCP) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). 28 anos em atividades relacionadas à Cadeia de Abastecimento, Compras, Logística, Armazenagem, Distribuição, Exportação nas empresas Ford Motors Co., Rhodia AS, British American Tobacco/Souza Cruz, Pfizer Laboratories, Nycomed Pharma, Takeda Pharmaceutical e Merck, Sharp & Dohme. Durante alguns anos coordenou o comitê de transportes de produtos perigosos na ABIQUIM - Associação Brasileira das Indústrias Químicas. Atualmente atua como Gerente de Operações para Manufatura Externa América Latina, Bayer Healthcare. Há alguns anos vem atuando como palestrante internacional em eventos sobre Supply Chain nos Estados Unidos e Europa, além de professor e coordenador de cursos de Supply Chain em importantes escolas em São Paulo.
Engenheiro Químico pela UFPR, Técnico Químico (IPE-PR), com pós-graduação em Tecnologias Ambientais (USP) e extensões em Biomimética (Biomimicry for Innovation, NOUS e Bioinspirations). Mais de 25 anos em multinacionais como Whirlpool, NALCO, Avery Dennison, atuando na engenharia de processos, marketing e sustentabilidade. Atuou como Diretor de Marketing e Inovação na Souvie Cosméticos Orgânicos, Diretor Executivo do HUB Incríveis, Mentor de Hackatons de Design da Braskem. Atualmente é Vice-Diretor (Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Economia Circular) da FAPESP e Head de Inovação Circular Pós-Consumo na Ambipar Environment, além de conselheiro das centrais de triagem cooperadas 4RV (Vinhedo-SP) e ReciclaTB (Telêmaco Borba – PR) implementando Tecnologias Sociais. Professor de diversos cursos e jurado dos prêmios de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagens.
Doutora e mestre em Administração, com ênfase em Educação Corporativa pelo Centro Universitário FEI, pós-graduada em Consultoria Empresarial pela FIA/USP, graduada em Psicologia pela Universidade Metodista. Especialista em Coaching, Psicoterapia Positiva e Qualificada na ferramenta MBTI - Indicador de Preferências Psicológicas. Professora da pós-graduação (Desenvolvimento Humano, Coaching, Comunicação Interpessoal e Institucional), em instituições de ensino, como o Instituo Maua de Tecnologia, Centro Universitário da FEI, IPOG – Instituto de Pós Graduação de Goiânia,Franklin Covey do Brasil, Fundação Instituto de Administração FIA/USP, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, professora convidada da Fundação Getúlio Vargas em cursos in company, Sócia do Integra Desenvolvimento Humano, consultoria empresarial em Recursos Humanos, com foco em liderança e gestão, autoconhecimento e desenvolvimento de pessoas e equipes, comunicação interpessoal e empresarial, coaching pessoal e de grupo.
Pós Graduado em Liderança pela IAE Business School-Buenos Aires. MBA em Logística e Supply Chain pela FGV. MBA em Direção de Empresas pela Universidade Del Cema UCEMA-Buenos Aires. Engenheiro Industrial pela Universidade Nacional de La Plata-Buenos Aires.
Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.
Engenheiro Químico, com 18 anos de experiência em empresas multinacionais e consultorias. Possui MBA e é Lean Seis Sigma Master Black Belt. Já atuo em diversas áreas desde Sistemas de Gestão, Melhoria Contínua, Produtividade e Competitividade, Due Dilligence e Processos de Internacionalização. É professor de MBA e pós graduação desde 2020.