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Início
Março de 2024
Horário

Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h30

Gestão de Operações: Qualidade & Produtividade, Inovação e Sustentabilidade

O curso de Especialização em Gestão de operações: Qualidade & Produtividade, Inovação e Sustentabilidade é composto por três módulos de 120 horas cada: Green e Circular Economy (120 h), Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento – Prática, Gestão e Oportunidades (120 h) e  Estratégias em Gestão Industrial (120 h).

Objetivo

Apresentar e desenvolver os principais conceitos relacionado à gestão de operações em ambientes organizacionais, incluindo as abordagens referentes à melhoria da qualidade, produtividade e busca pela excelência de desempenho nos processos, considerando aspectos técnicos, gerenciais e humanos. Os conceitos de desenvolvimento de novos produtos, sustentabilidade e modelo de produção circular, complementam as bases da excelência organizacional, permitindo que os alunos vivenciem as princípais etapas do processo de  gestão industrial .

Público-alvo

Profissionais que atuam na área de gestão de operações das organizações e vivenciam os conceitos de produtividade, desenvolvimento de produtos e processos, inovação industrial e sustentabilidade.

Carga Horária

360

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 30 de novembro R$ 1.420,00 
Até 31 de dezembro R$ 1.510,00 
Após 31 de dezembro R$ 1.780,00   

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Descontos somente sobre as 05 parcelas.

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

Coordenador

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Antonio Carlos Dantas Cabral
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.

Módulos de cursos



Design Thinking para o desenvolvimento de produtos e processos
12h
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Introdução ao pensamento da inovação: Design Thinking. A imersão, definição, ideação, prototipação e testes. O universo de tendências da moda. A coloração e a cosmética. Metodologias, processos e ferramentas.

Economia empresarial
12h
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A disciplina procura analisar as principais variáveis da economia, tais como moeda e inflação, estruturas de mercado, a influência da taxa de câmbio nos preços, a importância da taxa de juros para o crédito, política fiscal e monetária, análise econômica de empresas, o cenário macroeconômico internacional e sua influência sobre o ambiente de negócios, além da discussão sobre a formação de preços, da oferta e demanda de recursos e a aplicação do conceito de elasticidade

ESG- Enviromental, Social and Corporate Governance
8h
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Fundamentos de ESG. ESG e sua aplicação em gestão organizacional. Tripé de ESG (TBL). Visão dos gestores em relação à relevância de ESG. Economia circular versus economia linear. Como agregar valor por meio de ESG. ESG e Brand Equity.

Estratégias de empresas
12h
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O objetivo dessa disciplina é apresentar e discutir estratégias competitivas empresariais e a construção de vantagens que permitam à organização enfrentar as forças concorrenciais do mercado. Também será trabalhado a aplicação dos conceitos abordados em aula para a construção de um plano estratégico pessoal

Ferramentas de gestão para o desenvolvimento de equipes
8h
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Nesta disciplina iremos apresentar e aplicar as principais ferramentas técnicas para o desenvolvimento das habilidades e competências das equipes de trabalho na busca da excelência, além de praticar a aplicação dessas ferramentas por meio de estudo de caso.

Gestão estratégica da qualidade para melhoria de processos
16h
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O objetivo da disciplina é desenvolver habilidades e competências para que os alunos possam gerenciar os conceitos de qualidade de forma estratégica, abordando aspectos relacionados à melhoria de processos tais como: evolução dos conceitos de qualidade, estratégia Seis Sigma, Lean Manufacturing, planejamento de experimentos e controle estatístico de processos.

Lideranças de pessoas e equipes
16h
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A disciplina tem como objetivo principal capacitar os participantes na prática da liderança, e para isso serão apresentadas, discutidas e exercitadas as principais competências em liderança, tais como: comunicação, trabalho em equipe, gestão de pessoas, além de trabalharmos o autoconhecimento, por meio de ferramentas de assessment utilizadas pelas principais empresas do mercado.

Marketing: estratégias para definição de mercado e viabilidade econômica de novos produtos
12h
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A disciplina aborda os seguintes conceitos: a) Marketing e mercado; b) Gestão B2B/B2C e estratégias de mercado: aspectos técnicos, práticos e psicológicos da construção de marca, agregação de valor e diferenciação pelos serviços, análise conceitual e técnica do ciclo de vida dos produtos e variáveis relacionadas às percepções dos consumidores; c)Identificação do modelo de negócio inicial para o lançamento de novos produtos, estrutura de custos, precificação e análise de viabilidade aplicando a estrutura de uma demonstração de resultado do exercício (DRE) e retorno sobre o investimento (Payback).

Modelos e Sistemas de Gestão
12h
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Os 9 (nove) Modelos de Gestão: Gestão Democrática, Gestão Meritocrátrica, Gestão com Foco em Resultados, Gestão com Foco em Processos, Gestão Autocrática, Gestão por Cadeia de Valor, Gestão por Desempenho, Gestão Comportamental, Gestão por Competências; Centralização x Descentralização; O Estrututralismo: a escala e o controle; Tipologias de Estruturas Organizacionais: Estruturas Funcionais, Estruturas Divisionais, Estruturas Multidivisionais (M), Estruturas em Holding (H), Estruturas Matriciais, Estruturas por Projetos, Estruturas Relacionais (Virtuais), Estruturas Orientadas a Processos e Estruturas Híbridas; Modos de organização do trabalho: linha de produção; ordem de trabalho; pool de recursos; células de trabalho; compartilhamento de recursos; Definindo a melhor Estrutura Organizacional.

Planejamento estratégico, indicadores de gestão e Balance Score Card
12h
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Nessa disciplina serão abordados os conceitos de planejamento estratégico e a gestão estratégica nas organizações. O planejamento será tratado em um formato de gestão operacional, tática e estratégica. Serão tratados os conceitos de medição de desempenho organizacional por meio de indicadores, Key Goal Indicators KGIs e Key Performance Indicators KPIs e os modelos de relacionamentos baseados em Balance Score Card BSC.

Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis
12h
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Novas economias e sua relação com o consumo: abordagens envolvendo economia circular, economia compartilhada, economia criativa, logística reversa, insumos biodegradáveis e o papel da Química Verde na viabilização de materiais mais sustentáveis. Indústria sustentável – fontes renováveis, tecnologias verdes e energia limpa: o uso de biomassa, Biotecnologia, biomateriais, energias alternativas e Química Verde na fabricação de produtos sustentáveis. Consumo consciente – Marketing Verde e consumidor consciente: o papel do consumidor e do Marketing Verde como agente de transformação da economia, no estabelecimento e fortalecimento dos elos entre desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental.

Desenvolvimento Sustentável: Economia Verde e Economia Circular
16h
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Aborda a relevância das práticas econômicas, sociais e ambientais e suas relações com as culturas locais e globais para a Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Como a gestão das operações pode integrar a economia verde e circular. Os desafios da descarbonização, a complexidade e a demanda por uma visão sistêmica para abarcar as diversidades regionais e todas as partes interessadas. Ferramentas utilizadas para implementar a Economia Verde e Circular. O uso de ferramentas de Simulação dinâmica para implementar a economia verde e circular.

Gestão de Modelos de Negócios e Empreendedorismo Circular
12h
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Os principais arquétipos de modelos de negócio que podem implementar a circularidade, principais ferramentas e design circulares. A gestão empreendedora na economia circular. Como empreender com circularidade e quais as oportunidades de empreendedorismo circular.

Gestão de Operações e Cadeias de Suprimentos Circular
12h
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Quais são os processos que podem ser implementados nas operações para promover a circularidade e atingir os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Quais são as estratégias de desenvolvimento de produtos para circularidade e desenvolvimento sustentável. Quais os tipos e configurações de cadeias de suprimentos podem implementar a economia circular. Como e quais ferramentas as empresas podem utilizar para gestão/orquestração das cadeias de suprimentos circulares.

Gestão Estratégica de Indicadores de Sustentabilidade e Circularidade
12h
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Os conceitos de ESG / Objetivos de desenvolvimento sustentável / Sistemas de gestão / Como implementar indicadores de sustentabilidade e circularidade nas empresas com base no (BOM) Bill of Material, dos produtos. Como preparar a organização para implementar Normas Internacionais como a BSI 8001 e a ISO TC 323.

Gestão Estratégica e da Inovação para Economia Circular
12h
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Ecossistemas de inovação para a promoção da economia circular, desenvolvimento sustentável, para gestão de bens de uso comum e ciclos de restauração e regeneração. A Difusão das Inovações por meio de estruturas de redes e sistemas complexos adaptativos na economia circular.

Indústria 4.0 - Manufatura Inteligente Impulsionando a Economia Circular
12h
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Trabalha os conceitos de como tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como: Manufatura Aditiva (3D Printing) , Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Computação em Nuvem, Big Data Analytics, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Cloud Computing, entre outras podem promover a Economia Circular.

Introdução à Análise do Ciclo de Vida de Produtos e Processos
16h
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Introdução ao tema: formas de interações entre sistemas antrópicos e o meio ambiente. Conceito de Sustentabilidade: Triple Bottom Line (TBL): análises individuais e coletivas das dimensões ambiental, econômica e social do TBL. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): definição de objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação do impacto do ciclo de vida e interpretação. Softwares e bancos de dados de ACV. Modelagem do ciclo de vida de produtos utilizando softwares e bancos de dados de ACV.

Marketing e Consumo Sustentável
16h
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Conceitos de marketing e mercado, marketing nas empresas e definições de marketing. Conceitos de produto, gestão B2B e B2C e estratégias de mercado, aspectos técnicos e práticos na construção de marcas que agregam valor e diferenciação ao negócio. Conceitos de sustentabilidade e seus impactos no negócio, no marketing e no planejamento estratégico fundamentado em tendências, como por exemplo, E.S.G.

Atividades de P&D, Cases e Oportunidades para uso da Lei-do-bem
16h
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O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos como as atividades de pesquisa e desenvolvimento são classificadas, tendo como referência o Manual Frascati da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com a apresentação de cases para ilustrar as diferentes opções e possibilitar que os alunos tenham uma visão mais realista do que é considerado P&D. Também será trabalhada a Lei do Bem, que é uma importante fonte para obtenção de recursos para uso em P&D, oferecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTIC. Serão detalhadas as formas de classificação dos projetos: pesquisa básica, aplicada ou desenvolvimento experimental, os pré-requisitos para obtenção do fomento, metodologia para submissão e formas de fomento oferecidas de acordo com a classificação do projeto.

Desenvolvimento Sustentável e Gestão integrada de SSMA e Sustentabilidade
12h
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O objetivo da disciplina é capacitar os alunos na realização de avaliação crítica de seus projetos considerando como pré-requisitos aspectos de saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, esta disciplina abordará as metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e fornecerá embasamento teórico para que os alunos identifiquem em seus projetos sinergias com a Agenda 2030. Esta disciplina explorará também um estudo de caso com projetos que deverão ser avaliados e classificados de acordo com a Agenda 2023.

Design Thinking para Solução de Problemas
12h
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O objetivo desta disciplina é capacitar os alunos nos principais conceitos de Design Thinking para que possam utilizar essa abordagem para a solução de problemas complexos.

Oportunidades da Inovação Aberta: Startups, Hubs de Inovação e Consultorias
16h
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O objetivo da disciplina é apresentar para os alunos as oportunidades de aceleração da inovação através do estabelecimento de novas empresas ou parcerias com startups, hubs de inovação ou consultorias. Nessa disciplina estão previstas apresentações de cases de sucesso.

Patente como Ferramenta Estratégica na Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos
12h
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O objetivo da disciplina é apresentar para os alunos como usar de forma estratégica ferramentas de propriedade intelectual, com ênfase nas patentes. Tanto no início do desenvolvimento do projeto de P&D, com buscas de anterioridade, até aos requisitos básicos para solicitação de uma nova patente.

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) - Conceito de Planejamento de Experimentos
12h
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A disciplina tem por objetivo apresentar uma das principais ferramentas estatísticas utilizadas para o desenvolvimento e otimização de produtos e processos: o planejamento de experimentos, que será realizado através de estudos de caso e aplicação de softwares específicos para o tratamento de dados.

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Prática - Transferência de Conhecimento e de Escala
12h
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O objetivo da disciplina é capacitar os alunos nas principais atividades de responsabilidade de um pesquisador: scale-up, scale-down, transferência de tecnologias. Também serão trabalhados os conceitos de melhores práticas para estimativas de investimentos, Technology readiness level (TRL) e Responsable research inivation (RRI).

Priorização de Projetos, Indicadores e Resultados
16h
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O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos uma metodologia para priorização de projetos de P&D, utilizando como base a classificação dos projetos de acordo com seu tipo, velocidade de obtenção de resultados, investimentos necessários e perfil da empresa. Esta disciplina explorará também um estudo de caso com projetos que deverão ser avaliados e priorizados pelos alunos.

Projeto Prático
12h
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O objetivo desta disciplina é dar a oportunidade para que os alunos vivenciem na prática os tópicos teóricos abordados neste curso, através de um projeto coordenado pelo docente em que o aluno caminhará de forma organizada e coordenada por etapas essenciais para o desenvolvimento de um novo produto ou processo.

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Afonso Carlos Braga

Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”

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Antonio Carlos Braz

Doutorando e Mestre em Administração de Operações pela Universidade de São Paulo. MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos pela FGV. Especialização em Inovação pelo MIT e em Gestão de Projetos pela Universidade da California. Graduado em Química pelas Universidades de Guarulhos e UFSCar. Mais de 25 anos de experiência profissional como gerente e diretor em empresas multinacionais da Indústria Química, Automotiva e Eletrônica, atuando nas áreas de Gestão de Operações, Novos Projetos, Inteligência de Negócios e Compras. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2019 e na FIA/USP desde 2021 como professor convidado. É consultor na área de gestão de operações sustentáveis e estratégia de novos projetos.

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Arnaldo Silva Neto

Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.

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Carlos Alberto Di Agustini

Doutor em engenharia de produção, mestre em administração e pós-graduado em finanças pela New York University (Stern) e University of California (UCLA). Foi CEO de empresa financeira da Volkswagen, executivo do Banco Itaú e da Caterpillar. É autor de diversos livros na área de finanças e mercado de capitais, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da FGV. Atua como membro de conselho de administração.

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Cynthia Jurkiewicz Kunigk

Graduada em Engenharia Química pela Mauá. Mestre em Engenharia Química pela USP. Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos.

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David Garcia Penof

Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.

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Fernando Marcio Bettine

Mestre em computação científica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica e Engenheiro da Computação. Divido minha vida profissional como Professor universitário atuando na graduação e pós graduação a mais de 15 anos, nas disciplinas de gerenciamento de projetos, inovação e empreendedorismos e áreas correlatas à tecnologia da informação e como executivo gerenciando as áreas de Inovação, tecnologia e marketing, sendo que os últimos 10 anos atuando com projetos e cultura de inovação. Possuo também experiência de  mais de 25 anos em empresas multinacionais como Sul América e Mapfre Seguros na qual passei pelas áreas de tecnologia, projetos e inovação.

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Giovanna Lovato

Possui graduação em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2011), é Mestre (2014) e Doutora (2018) em Ciências pelo Programa de Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Realizou parte de seu doutorado na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). Tem pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e experiência profissional em pesquisa, na área de conhecimento Engenharia de Processos Biológicos, com ênfase em processos aplicados ao tratamento de águas residuárias e biorrefinarias. Atualmente é Professora e Pesquisadora no IMT.

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José Carlos Ferrante

Pós - graduado stricto sensu em administração de empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado lato sensu em administração de empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Professor pleno no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP. Experiência profissional como executivo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Nos últimos anos foi executivo da Philips do Brasil exercendo a função de diretor de supply chain management da Business Unit Lighting empresa multinacional de grande porte no Brasil e no exterior.

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Maria Cláudia Nunes

Mestre em Direito da Propriedade Intelectual, pela Universidade de Turim, especialista em Gestão de Projetos e graduada em Gestão de Marketing. Possui 13 anos de experiência na área de propriedade intelectual. Atuou na criação de políticas de desenvolvimento industrial e na elaboração de estratégias para indústria visando o fortalecimento do sistema brasileiro de propriedade industrial. Atualmente é coordenadora do departamento de patentes, softwares e desenhos industriais da Leão Propriedade Intelectual.

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Marina Rossi

Engenheira Química de Produção pela a FEI, pós graduada em tecnologias ambientais na USP e MBA Executivo pelo Insper atua como Gerente Corporativa de Desenvolvimento Sustentável da Braskem. Responsável pela a gestão da estratégia de Desenvolvimento Sustentável, como também pela a condução da gestão de combate às mudança climática, gestão hídrica sob à ótica de segurança hídrica, pelo o engajamento de fornecedores em temas de sustentabilidade e reports e disclosures de sustentabilidade da Braskem.

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Mauro Leonardo Menicuci

Graduado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia, curso de especialização em projeto pela Escola de Engenharia Mauá, MBA Empresarial em Gestão de negócios, FIA / USP e mestrado profissional em gestão de projetos pela Uninove. Experiência de 34 anos na gestão de projetos industriais e atual Gerente de Engenharia Brasil na Ingredion do Brasil, Ingredientes Industriais Ltda.

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Monica Aparecida de Sordi Martão

Doutora e mestre em Administração, com ênfase em Educação Corporativa pelo Centro Universitário FEI, pós-graduada em Consultoria Empresarial pela FIA/USP, graduada em Psicologia pela Universidade Metodista. Especialista em Coaching, Psicoterapia Positiva e Qualificada na ferramenta MBTI - Indicador de Preferências Psicológicas. Professora da pós-graduação (Desenvolvimento Humano, Coaching, Comunicação Interpessoal e Institucional), em instituições de ensino, como o Instituo Maua de Tecnologia, Centro Universitário da FEI, IPOG – Instituto de Pós Graduação de Goiânia,Franklin Covey do Brasil, Fundação Instituto de Administração FIA/USP, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, professora convidada da Fundação Getúlio Vargas em cursos in company, Sócia do Integra Desenvolvimento Humano, consultoria empresarial em Recursos Humanos, com foco em liderança e gestão, autoconhecimento e desenvolvimento de pessoas e equipes, comunicação interpessoal e empresarial, coaching pessoal e de grupo.

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Osvaldo Braz dos Santos Moderno

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo na área de Gestão de Operações, possui graduação em Engenharia Mecânica pela FEI. Pós-graduação em Administração pela ESAN (FEI) e Marketing pela ESPM. Interesse de pesquisa nas áreas de Gestão de inovação e tecnologias de processos em operações. Possui mais de 25 anos de experiência profissional na liderança das principais áreas de operações, tais como: Gerenciamento e desenvolvimento de projetos e programas, Compras avançadas de projetos e desenvolvimento de fornecedores em multinacionais do setor automotivo. Atuou em gerenciamento de projetos da FIA/USP no projeto para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério da Economia.

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Patricia Taeko

Administradora formada na Universidade Federal do Paraná, com pós- graduação em Sustainable Systems (2012) pela The University of Queensland, mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (2015) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, doutorado em administração pela Universidade de São Paulo e pesquisadora-visitante na University of Surrey. Interesse em pesquisas sobre avaliações de impacto, abordagem sistêmica, empreendedorismo inovador e sustentabilidade. Possui mais de 13 anos de experiência em auditorias e indicadores socioambientais em diversas regiões no Brasil, Equador, Austrália e Nova Zelândia. Como consultora, atuou na gestão de projetos de planejamento territorial em riscos e desastres e laboratórios de planejamento colaborativo, além da implementação de indicadores de sustentabilidade em cadeias de fornecimento. Atualmente, é professora convidada na pós-graduação em Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Senac.”

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Paula Maria Nogueira Ambrogi

Doutora, Mestre e Bacharel em Engenharia Química pela POLI-USP. Profissional com mais de vinte anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento em ambiente acadêmico e corporativo. Experiência internacional como Pesquisadora pós-doutora na ETH de Zurique em parceria com a Givaudan. Sócia-proprietária da empresa de consultoria, Recicla Engenharia – Pesquisa e Desenvolvimento.

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Ricardo Balistiero

Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.

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Ricardo Pedro

Ricardo Pedro é especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Doutor em Engenharia de Materiais pelo ITA, Mestre em Química pela USP, Especialista em Cosméticos pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Especialista em Marketing pela ESPM, Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Fundação Santo André, Especialista em Perfumaria pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá. Orientador de mais de 150 Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Microbiologia Aplicada, Boas Práticas de Fabricação e Controle, Marketing, Cosméticos, Saneantes, Tintas, Biocidas, Biotecnologia, Perfumaria, Produtos Naturais e Sustentabilidade. Experiência de 29 anos na indústria e como docente. Atualmente, atua como coordenador do curso de Tecnologia de Cosméticos da FATEC Diadema e coordenador de curso de Especialização em Tricologia Cosmética nas Faculdades Oswaldo Cruz.

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Wagner Novaes

Engenheiro Químico, com 18 anos de experiência em empresas multinacionais e consultorias. Possui MBA e é Lean Seis Sigma Master Black Belt.  Já atuo em diversas áreas desde Sistemas de Gestão, Melhoria Contínua, Produtividade e Competitividade, Due Dilligence e Processos de Internacionalização. É professor de MBA e pós graduação desde 2020.

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Wilson Andalécio de Araújo

Doutor em Engenharia Química pela UNICAMP. Mestre em Química pela USP. MBA Executivo pela Business School São Paulo e Universidade Politécnica da Catalunha. Especialista em Gestão Agroindustrial pela UFSCar e Universidades de Manchester e Nantes.