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Início
Março de 2024
Horário

Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30

Gestão de Instalações Prediais: Projetos e Execução

Objetivo

A demanda por mão de obra especializada, especificamente na área de instalações prediais, é muito significativa e os profissionais precisam capacitar-se para adquirir competências e habilidades que os tornem capazes no enfrentamento de desafios. Dessa forma, o Instituto Mauá de Tecnologia, em conjunto com o Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil - SP), reuniram esforços para lançar esse curso, visando um mercado cada vez maior, voltado à construção residencial no Brasil.

Diferenciais

A estrutura do curso visa especializar o profissional que deseja atuar, como especialista, na gestão, execução de projetos e execução de instalações prediais. O corpo docente, formado por profissionais e acadêmicos da área, permite explorar e simular problemas reais que ocorrem efetivamente na gestão de instalações prediais, em seu local natural, o canteiro de obras. Dada a experiência do Corpo Docente nos mais diversos empreendimentos de construção civil e instalações prediais, no Brasil, e em alguns polos dinâmicos de construção civil, o participante terá a possibilidade de aplicar as principais ferramentas e técnicas no seu dia a dia de forma progressiva e sistêmica. O curso de Especialização Gestão de Instalações Prediais é composto por três módulos de 120 horas cada: GEO (Gestão de Obras e Instalações Prediais), PIP (Projetos de Instalações Prediais), EIP (Execução de Instalações Prediais).

O curso de Especialização em Gestão de Instalações Prediais: Projetos e Execução é composto por três módulos com 120 horas cada: Gestão de Obras e Instalações Prediais (120 h), Instalações Prediais: Execução (120 h) e Instalações Prediais: Projetos (120 h).

Público-alvo

Engenheiros Civis, Engenheiros Eletricistas, Arquitetos, ou qualquer outro profissional graduado que atue o pretenda atuar na execução, elaboração de projeto e execução de obras de instalações prediais.

Carga Horária

360

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 30 de novembro R$ 1.420,00 
Até 31 de dezembro R$ 1.510,00 
Após 31 de dezembro R$ 1.780,00 

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Descontos somente sobre as 05 parcelas.

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

Coordenador

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David Fratel
Engenheiro Civil com mais de 30 anos de experiência no gerenciamento e execução de obras. Atualmente é Diretor Executivo da KALLAS ENGENHARIA. Atuou como CEO da YEP MANAGEMENT, CEO da PATRIMÔNIO INCORPORADORA E CONSTRUTORA, Vice-Presidente de Construção da INPAR / VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA. Foi diretor de engenharia da área de real estate do PÁTRIA INVESTIMENTOS (Blackstone Group). Entre 1995 e março de 2010 foi executivo e sócio da ENGINEERING S/A (atual HILL Internacional). Graduado em Engenharia Civil, pós-graduado em Planejamento e Controle na Construção Civil na UFBA, pós-graduado em gerenciamentos de empreendimentos na FGV-SP, especializado em Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais na Poli - USP e mestrado em Tecnologia da Habitação no IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas - SP.

Módulos de cursos



Aspectos jurídicos de contratos
20h
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Introduzir os princípios contratuais, a estrutura contratual e alocação de riscos; entender as fases contratuais: Negociação, Execução, Cumprimento e Término; Explorar a formulação dos principais contratos em serviços de construção civil; Entender o surgimento e resolução de conflitos, através de mediações e arbitragens; decidir pelo acesso ao Poder Judiciário, quando a situação se mostra inevitável.

Gestão de Obras Civis e Instalações Prediais
20h
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Gerenciar é uma arte que exige do profissional conhecimentos e habilidades específicas. A disciplina tem como objetivo resumir as técnicas de gestão aplicáveis a todo o ciclo de vida do projeto, abordando situações reais e exercícios práticos.

Gestão Financeira de Obras
20h
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Compreender a gestão financeira das obras e instalações, através da elaboração e controle do fluxo de caixa e sua interligação com o sistema integrado de gestão (ERP).

Gestão Organizacional
20h
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Através de cases práticos e muito compartilhamento de experiências, o aluno irá aprender como implantar e manter um sistema de gestão que efetivamente tragam resultados organizacionais.

Métodos de Apoio à Tomada de Decisão
20h
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Tomar decisões é o que os gerentes de projeto fazem o tempo todo. A maioria não se sente confortável pelas incertezas nas decisões. A incerteza é onipresente em quase todas as decisões nos projetos. Mas quantos gerentes de projeto realmente conhecem as chances de sucesso em uma tomada de decisão? Essa disciplina tem como objetivo capacitar os alunos a tomar decisões de forma estruturada, empregando métodos de apoio, simulação computacional e análise multicritério.

Negociação Estratégica
20h
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Levar ao aluno o conhecimento e a aplicação de técnicas e ferramentas para o alcance de um acordo, no processo de uma negociação. A metodologia tem como princípio básico a criação e a distribuição de valores com a finalidade de múltiplos ganhos.  Apesar de suportado por uma conceituação teórica, o curso apresenta exemplos práticos e reais, através da análise de cases, exercícios práticos, simulações e discussões em aula. Fará também parte do curso questionário para o conhecimento do estilo pessoal do participante numa negociação, assim como reconhecer o da contraparte para a condução mais eficaz do processo. 

Execução de instalações hidrossanitárias: melhores práticas
24h
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Falhas em sistemas elétricos e instalações especiais, prediais
16h
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Falhas em sistemas hidrossanitários
16h
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Instalações Elétricas
24h
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Projeto e execução de sistemas de automação predial
16h
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Visitas técnicas em obras de instalações e escritórios de projeto
24h
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Aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC)
20h
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Instalações de segurança e prevenção de incêndios
20h
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Inserir descritivo da disciplina

Instalações elétricas prediais e luminotecnia
20h
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Instalações prediais de gás combustível
12h
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Modelagem de projetos de sistemas prediais na plataforma BIM
28h
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Sistemas Prediais Hidráulicos, Sanitários e aproveitamento de águas fluviais
20h
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David Fratel

Engenheiro Civil com mais de 30 anos de experiência no gerenciamento e execução de obras. Atualmente é Diretor Executivo da KALLAS ENGENHARIA. Atuou como CEO da YEP MANAGEMENT, CEO da PATRIMÔNIO INCORPORADORA E CONSTRUTORA, Vice-Presidente de Construção da INPAR / VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA. Foi diretor de engenharia da área de real estate do PÁTRIA INVESTIMENTOS (Blackstone Group). Entre 1995 e março de 2010 foi executivo e sócio da ENGINEERING S/A (atual HILL Internacional). Graduado em Engenharia Civil, pós-graduado em Planejamento e Controle na Construção Civil na UFBA, pós-graduado em gerenciamentos de empreendimentos na FGV-SP, especializado em Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais na Poli - USP e mestrado em Tecnologia da Habitação no IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas - SP.

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Donald Mac Nicol

Administrador de Empresas pela FGV, com diversos cursos de extensão universitária, dentre estes, dois cursos de negociação no Program on Negotiation da Harvard University, tema do qual é professor, tendo ministrado cursos nas principais instituições de ensino a exemplo no Insper, por mais de quinze anos. Atuou de 1972 a 1993, como executivo comercial em bancos como o BFB e o Boston, neste último como Diretor. Participou da expansão comercial do Banco no Brasil, ao lado do Dr. Henrique Meirelles. Nos últimos 20 anos tem atuado em negociações empresariais, através do escritório MacNicol, Rocha & Zanella Negociações, nas áreas de reestruturações empresariais, financeiras e M&A. É, também, coautor do primeiro livro comentado sobre a Lei de Recuperação Judicial.

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Felipe Galea

Felipe Galea é sócio das áreas de Contencioso e Arbitragem e de Reestruturação e Recuperação de Empresas, do renomado escritório BMA (Barbosa Mussnich Aragão). Possui larga experiência na representação de clientes brasileiros e estrangeiros em disputas empresariais por todo o país, com destaque para grandes fundos de investimento e empresas com atuação global dos ramos de entretenimento, veículos automotores, editoras, ferrovias, construção e incorporação e agronegócio. É Mestre em Direito - PUC (2013), pós-graduado no Curso de Especialização em Direito Contratual - FGV (2007) e graduado em Direito - PUC (2003).

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Lucedile Antunes

Apaixonada pela evolução das pessoas provocando transformações na forma de agir e pensar Lucedile Antunes é especialista no desenvolvimento de soft skills que são as competências comportamentais, mentora, palestrante e fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, dentre eles Coaching Mude seu Mindset, Profissional de Alta Performance e Bussola da Gestão e idealizadora do livro “Soft Skills – Competências essenciais para os novos tempos”, publicado pela Literare Books Internacional e reconhecido um Best-Seller em 2020 pela Revista VEJA. Coach com credenciamento internacional pelo International Coach Federation (ICF) e interventora da Human Code na ferramenta de mapeamento humano. Professora de cursos de especialização no IMT e na FEI.

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Maurício Farias

Administrador de empresas e Diretor na Hill Internacional (8ª maior empresa de gerenciamento de construção nos EUA, segundo a revista Engineering News-Record). Experiente executivo de recursos humanos com uma história demonstrada de trabalhar em diversas áreas (construção, serviços de TI e governo). Hábil em liderança, planejamento de negócios, gestão de pessoas, negociação, controles financeiros e diversas ferramentas de software.

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Renan Frediani Torres Peres

Advogado sênior da área de Contencioso, Arbitragem e Reestruturação e Recuperação de Empresas de um dos mais importantes escritórios de advocacia do país, o BMA (Barbosa, Mussnich e Aragão). Atua em diversos estados brasileiros em processos judiciais e arbitrais nos quais se discutem relevantes questões contratuais, societárias, imobiliárias, ambientais, dentre outras, além de participar dos principais processos de recuperação judicial que estiveram e ainda estão aos cuidados do BMA. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009)​, Mestre em ​ Direito Processual Civil- USP (2015) e LLM – King's College London (2017).

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Sérgio Adriano Loureiro

Professor Colaborador da FEC/UNICAMP e pesquisador do Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT). Obteve o Doutorado e Mestrado em Engenharia Civil (UNICAMP) com ênfase em Transportes. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Bremen, Alemanha.