INSCREVA-SE
...
Início
Março de 2024
Horário

Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30

Future Design: Digital, Materiais e Concepts

O curso de especialização Future Design: Digital, Materiais e Concepts tem foco na cultura de inovação e estudo de tendências para atuação profissional em diferentes áreas de serviços e produtos, físicos e digitais. Une três das competências mais buscadas no campo do design atualmente: o cool hunt, o digital e a criação de concepts. De forma prática e voltada para o mercado, o curso de Future Design busca consolidar competências para criar e prototipar cenários, objetos, produtos ou personagens.

Objetivo

Apresentar os conceitos fundamentais do Future Design. Compreender a importância da cultura de inovação e estudo de tendências.  Conhecer os campos de atuação do cool hunter e instrumentalizá-lo para atuação profissional em diferentes áreas de serviços e produtos. Apresentar os conceitos de user experience, user interface, interaction design e design system.  Compreender as ferramentas e técnicas avançadas em design digital. Desenvolver competências para criar e prototipar interfaces e produtos digitais avançados. Apresentar os conceitos de concept design, prototipagem de conceitos, smart materials, design fiction em 3D e prototipação. Compreender as ferramentas e técnicas avançadas em concept design. Desenvolver competências para criar e prototipar cenários, objetos, produtos ou personagens.

Público-alvo

Profissionais graduados(as) de diversos setores que desejem adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos relacionados a inovação, tendências e processos de future design, digital design e concept design.

Diferencial

Único curso que une três dimensões estratégicas em Design, de forma inovadora e totalmente prática, com forte orientação para técnicas e ferramentas avançadas.

O curso de Especialização Future Design: Digital, Materiais e Concepts é composto por três módulos de 128 horas cada: Future Design  (128 h), Digital Design (128 h) e Concept Design (128 h).

Carga Horária

384

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 30 de novembro R$ 1.420,00 
Até 31 de dezembro R$ 1.510,00 
Após 31 de dezembro R$ 1.780,00   

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10% 
Grupos (2 ou mais alunos): 10% 
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Descontos somente sobre as 05 parcelas.

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

São Caetano do Sul

Curso In Company Mais Informações

Coordenadores

Abrir informações do corpo docente
José Carlos Carreira
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação com o Mercado pela Fundação Cásper Líbero. Tecnólogo pela Universidade Estadual Paulista, também de formação em Coaching Integrado pelo Integrated Coaching Institute. Trabalha com marketing, comunicação, design e semiótica na construção de identidade de marcas eno design. Experiência profissional na gerência de marketing de grandes multinacionais há mais de 15 anos. Na área acadêmica é professor nas áreas de Marketing, Semiótica, Design de Negócios e Design Estratégico atuando no Instituto Mauá de tecnologia. 
Abrir informações do corpo docente
Everaldo Pereira
Doutor em Comunicação Social, linha de Pesquisa em Comunicação Institucional e Mercadológica, Mestre em Comunicação Social, linha de pesquisa em Processos Comunicacionais, Comunicação de Mercado, especialista em Planejamento, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Coordenador do Curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, membro dos grupos de pesquisa “Da Compreensão como Método”, da UMESP, e do “LabDesign”, da Mauá, pesquisador associado ao Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, com experiência nas áreas de Marketing, Design e Comunicação. Sócio da Arven Ideações. 

Módulos de cursos



Design Fiction – Modelagem 3D
32h
Abrir mais informações da disciplina

Princípios fundamentais da criação de elementos 3D digitais para a produção de concepts de cenários, ilustrações, animações e modelos digitais. Técnicas de modelagem poligonal 3D e suas ferramentas. Materiais, mapeamento UV e aplicação de texturas, iluminação e render. Animação em projetos práticos autorais em design fiction.

Onboarding: Concept Design
16h
Abrir mais informações da disciplina

Técnicas fundamentais em Concept Design com foco no desenvolvimento de ideias, artbooks e lineups, para a elaboração de concept art, worldbuilding, character design, cenários, objetos ou veículos. Concepts para game design,  transportation design ou product design.

Desenvolvimento de conceitos
32h
Abrir mais informações da disciplina

A importância do desenvolvimento de conceitos para um projeto de design. Fundamentos e ferramentas para geração, seleção e tangibilização de conceitos. Pesquisas e inspiração para o desenvolvimento de conceitos. Geração de ideias inovadoras com brainstorms, mind mapping e SCAMPER. Seleção e refinamento de conceitos. Prototipagem do conceito utilizando técnicas narrativa, semiótica e estruturas de storytelling, fiction design, design especulativo, moodboards e storyboards. Soluções de iteração para incrementar a ideação e aumentar a qualidade de concepts. 

Prototyping and Modelmaking
32h
Abrir mais informações da disciplina

Técnicas inovadoras para produzir protótipos de forma rápida visando avaliação ergonômica, análise de forma e dimensão, testes de conceito e avaliação de possibilidades para reprodução. Prática com equipamentos e materiais avançados de prototipação para transformação de ideias e concepts em um mockup real.

Smart Materials
16h
Abrir mais informações da disciplina

Conceitos e aplicações de smart materials, permeando as áreas de nanotecnologia e novos materiais com foco na inovação. Aspectos responsivos de metamateriais, nanomateriais, smart compósitos, materiais híbridos, bio materiais, e materiais sustentáveis. O desenvolvimento desses materiais, suas aplicações, a manipulação das propriedades e a sua forma de obtenção são etapas primordiais para a seleção de materiais buscando a inovação e o melhor desempenho sustentável.

Design System
32h
Abrir mais informações da disciplina

Sistema para padronização de elementos visuais, regras e princípios que oriente o desenvolvimento de interfaces de qualquer empresa. Prática em softwares de criação digital para desenvlvimento de style guide e pattern library da marca com foco na identidade de produtos digitais.

IxD - Interaction Design
32h
Abrir mais informações da disciplina

Conhecimento em pontos de interatividade em conteúdos digitais e físicos, para melhorar a relação entre o usuário e o produto. Formas de prever como usuários vão interagir com conteúdos visuais e voice design. Wireframes, mockups, fluxos conversacionais e protótipos de interação para produtos e serviços digitais.

UI – Prototipagem digital
32h
Abrir mais informações da disciplina

Técnicas de inteligência artificial e arte generativa para automatizar processos de criação e prototipagem. Conhecimentos práticos e teóricos sobre prototipagem e abordagens para validação de conceitos junto a potenciais usuários. Estruturação de protótipos para validação de soluções digitais.

UX e Research
32h
Abrir mais informações da disciplina

Conhecimentos que permitam o desenvolvimento em UX Design e UX Research. Visão estratégica, visando resolver soluções de produtos e serviços. Prática a partir das principais metodologias e conceitos abordados dentro do UX Design para a realização de um caso prático.

Case Studies em Future Design
32h
Abrir mais informações da disciplina

A análise do mundo contemporâneo. Estudos de caso. Depoimentos e cases relatados por heads internacionais. Aplicações práticas por dinâmicas e análise de resultados.

Cool Hunting
32h
Abrir mais informações da disciplina

Conceitos fundamentais do Cool Hunting. O papel do cool hunter. Análise de contextos. Os tipos de pesquisa e a validação na área de cool hunting. Processos de construção de painéis e relatórios. Elaboração do Trabalho Final do módulo.

Metodologias
32h
Abrir mais informações da disciplina

As principais metodologias para estudos futuros. A sociologia e a antropologia construindo visões e leituras interdisciplinares. Fundamentos metodológicos. A construção de indicadores, elaboração de descritores de tendências e a aplicação de ferramentas e mensuração. A construção de conceitos. Sistemas de validação.

Onboarding: Future Design
32h
Abrir mais informações da disciplina

Os fundamentos do Future Design. A cultura da inovação. O espaço multidimensional do tempo, da ciência e da tecnologia. Análise de contextos e o processo de construção de cenários futuros.

Abrir informações do corpo docente
Everaldo Pereira

Doutor em Comunicação Social, linha de Pesquisa em Comunicação Institucional e Mercadológica, Mestre em Comunicação Social, linha de pesquisa em Processos Comunicacionais, Comunicação de Mercado, especialista em Planejamento, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Coordenador do Curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, membro dos grupos de pesquisa “Da Compreensão como Método”, da UMESP, e do “LabDesign”, da Mauá, pesquisador associado ao Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, com experiência nas áreas de Marketing, Design e Comunicação. Sócio da Arven Ideações. 

Abrir informações do corpo docente
Everson Nazari

Designer, diretor criativo e educador. Indio San é pseudônimo e marca registrada de Everson Nazari, com bacharelado em design gráfico na Universidade Federal de Santa Maria/RS, pós-graduação em Design Estratégico e Inovação no Istituto Europeo di Design IED/SP e Mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC São Paulo. Aborda design e inteligência artificial, possui experiência em trabalhos comerciais, como publicidade, editorial, direção de animação, ilustração, design digital e design estratégico. Tem trabalhos premiados no GrandPrix de publicidade em Cannes. Ganhou o prêmio João Motini de ilustração no Salão de publicidade de Porto Alegre e o Prêmio Açorianos de melhor exposição coletiva também em Porto Alegre. 

Abrir informações do corpo docente
Fah Maioli

Especialista em International Trend Analysis. vive entre Milão (Itália) e Antibes (França). Realiza projetos em Metatrends e mapeamento avançado do Zeitgeist que influencia diretamente o design de novos produtos. Com um Master em Gestione del Processo Creativo (IULM Milão), expertise em Trendsetting (IED Milão) e especialização em Design de Produto (UCS Brasil), Psicologia e Filosofia, possui sólido background teórico e prático que me permite atender grandes estúdios, indústrias e empresas mundialmente conhecidas nas áreas da Moda, Design, Food e Beauty. 

Abrir informações do corpo docente
Gil Giardelli

Estudioso do Futuro, Gil Giardelli é considerado um dos principais inovadores da Indústria Digital, fundador da Gaia Creative 5era. Realizou projetos para o Conselho Nacional da Indústria (CNI), Grupo CCR, Odebrecht, Marfrig, Petrobras, BMW Brasil, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Kenwood/De’Longhi.Além disso, o professor criou, em 2018, o MBA da Gestão da Mudança e a Transformação Digital para o Conselho Nacional da Indústria, bem como, o curso “AI Economy – A era da economia da inteligência artificial e do intangível” para a Udemy Academy e IEL Firjan, em 2019. É membro da Federação Mundial de Estudos do Futuro, em Paris e da World Future Society, em Chicago. É considerado um difusor de conceitos e atividades ligadas à inovação, sociedade em rede, colaboração humana e economia criativa. E também um estudioso de Inovação e Economia Digital.  Ainda, atua como professor, conferencista em centenas de eventos, empresas e instituições. 

Abrir informações do corpo docente
Henrique Sobral

Doutor em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Lead 3D Artist na Zoan Oy, Finlândia. Designer, mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Docente na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), das disciplinas Modelagem 3D no curso de Design e no curso de Tech.   

Abrir informações do corpo docente
Janiene Santos

Lecture na Universidade da Pensilvânia, EUA. Especialista em comunicação com longa experiência acadêmica e também no mundo corporativo. Realiza projetos nas áreas de marketing, gestão de design, desenvolvimento de produtos e análise de tendências de consumo, fazendo a ponte entre a teoria e a prática. Com inúmeros artigos publicados, é autora do livro Zeitgeist e o Espírito do Tempo.   

Abrir informações do corpo docente
José Carlos Carreira

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação com o Mercado pela Fundação Cásper Líbero. Tecnólogo pela Universidade Estadual Paulista, também de formação em Coaching Integrado pelo Integrated Coaching Institute. Trabalha com marketing, comunicação, design e semiótica na construção de identidade de marcas eno design. Experiência profissional na gerência de marketing de grandes multinacionais há mais de 15 anos. Na área acadêmica é professor nas áreas de Marketing, Semiótica, Design de Negócios e Design Estratégico atuando no Instituto Mauá de tecnologia. 

Abrir informações do corpo docente
Jéssica Dellanegra

Designer, pós-graduada em Gestão de Marketing, com mais de 10 anos de experiência no mercado, como UX Designer e Researcher e na área de negócios. Professora de UX Design, e consultora para micro e pequenas empresas e atualmente atua como UX Researcher e UX Researcher no Elo7

Abrir informações do corpo docente
Murilo Orefice

Designer, artista visual, ilustrador e diretor de arte. É Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP (1999). Pós-graduação em História da Arte e Cultura Contemporânea pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” – IA/UNESP (2005). Sua pesquisa envolve arte, tecnologia e imagem. É docente no Instituto Mauá de Tecnologia e na Faculdade Cásper Líbero. Também integra a Linha Criação em Arte e Ciência do Grupo de Pesquisa – GIIP: Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia – Unesp e o Grupo de Pesquisa: LabDesign: Processos Criativos, experiência e inovação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem ainda atuação profissional de mais de 25 anos nas áreas de design gráfico, direção de arte e ilustração em diversos estúdios e agências. 

Abrir informações do corpo docente
Vanderlei Prado

Designer Industrial, mestre em Design. Coordenou os setores de desenvolvimento nas empresas Maxior e Vivara. Foi Gestor do Design, junto ao Centro Brasil Design no Programa Design Export da Apex-Brasil. Docente no curso de Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atua também como Designer e Gestor do Design junto ao 1961 Design Studio do Instituto Mauá de Tecnologia. 

Abrir informações do corpo docente
Viviane Moraes

Pós doutora em Engenharia Química e em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem larga experiência na área de química, meio ambiente e metalurgia e desenvolve projetos de pesquisas para obtenção de fomento na Capes, CNPq, Fapesp e Finep. Participa ativamente da aquisição de novos equipamentos, infraestrutura de laboratórios e Centros Multiusuário. Atua em consultorias ambientais no desenvolvimento de novos processos de recuperação de metais e outros materiais, obtenção de nanopartículas a partir de resíduos, e adequação e licenciamento ambiental. Atua no grupo de pesquisa de Ciência e Engenharia de Materiais do Instituto Mauá de Tecnologia, no Departamento de Engenharia Mecânica, onde desenvolve pesquisa sobre nanomateriais.