Matrícula
para pagamento até 16/12
Sábados, das 8h30 às 17h
Embalagem é muito mais do que o recipiente que contém os mais variados produtos. É um SISTEMA, definido como o conjunto de operações, materiais e acessórios utilizados na indústria com a finalidade de conter, proteger e conservar os diversos produtos e transportá-los aos pontos de venda ou utilização.
A excelência do desempenho de todos os atores desse sistema (empresas, consumidores e sociedade) é alicerçada na adição de valor equânime para todos eles, fato que requer condições operacionais perfeitamente conhecidas e otimizadas, consciência ambiental e inovação contínua e colaborativa. Esse é o ponto de partida da jornada rumo ao futuro 4.0, que se afigura inevitável.
Ciente da necessidade de preparar os profissionais que atuam no setor, o Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, apresenta o Curso de Pós-graduação intitulado ENGENHARIA DE EMBALAGEM: INOVAÇÃO E INDÚSTRIA 4.0, que é composto por três módulos de 120 horas apresentados a seguir:
• Materiais e Aplicações (120 h): estuda as mais importantes características dos principais materiais utilizados na fabricação de embalagens e suas aplicações nos projetos desenvolvidos pelas indústrias fabricantes de bens de consumo para atender aos anseios dos consumidores e minimizar impactos ambientais.
Durante as aulas, com base no conteúdo apresentado pelos professores, os alunos desenvolverão “análises críticas de embalagens” escolhidas por eles, trabalhos que serão apresentados no final do Módulo;
• Inovação em Embalagem (120 h): apresenta a visão sistêmica da embalagem, o desafio de conhecer dos produtos nelas contidos, a negociação e o design, na sua concepção mais ampla, como ferramentas indispensáveis para desenvolver projetos inovadores.
Durante as aulas, com base no conteúdo apresentado pelos professores, os alunos desenvolverão “projeto de Sistema Embalagem”, escolhidos por eles a partir de demandas apresentadas por empresas colaboradoras, trabalhos que serão apresentados no final do Módulo;
• Sistema Embalagem e a Indústria 4.0 (120 h): analisa ferramentas essenciais para o gerenciamento colaborativo no Sistema Embalagem e para iniciar a Jornada Rumo à Indústria 4.0, desde a correta coleta e análise de dados gerados nas operações, até a aplicação no ambiente organizacional com o objetivo de incrementar a produtividade e a competitividade.
Durante as aulas, com base no conteúdo apresentado pelos professores, os alunos escolherão um Sistema Embalagem e executarão o seu “diagnóstico” e elaborarão uma prévia de “Road Map para iniciar a jornada rumo à Indústria 4.0”. Os trabalhos serão apresentados no final do Módulo.
As aulas são ministradas de forma interativa e colaborativa, com atividades práticas realizadas no Campus e em empresas colaboradoras. Os participantes são constantemente desafiados a: a) conhecerem com profundidade a situação atual; b) desenharem cenários futuros; c) planejarem a sua jornada com destino a esse futuro, de forma que possam escolher as ferramentas compatíveis aos recursos humanos e financeiros disponíveis.
Objetivo
Capacitar profissionais de indústrias fabricantes e usuárias de embalagem para melhor compreenderem e gerenciarem o Sistema Embalagem, e, ao mesmo tempo, se prepararem para iniciar sua preparação para fazer frente aos futuros e inevitáveis desafios do Modelo de Negócio denominado Indústria 4.0.
Público-alvo
Profissionais graduados interessados na especialização técnica em Engenharia de Embalagem alicerçada na Visão Sistêmica, na inovação e em conceitos da Manufatura Avançada (Indústria 4.0) para atuar nas empresas fabricantes e usuárias de embalagens e nas prestadoras de serviços para o setor.
Diferencial
O curso apresenta, de forma objetiva, a embalagem como um sistema que precisa ser gerenciado de forma colaborativa para se manter competitivo. Além disso, orienta os primeiros passos do roteiro a ser seguido pelas empresas que almejam prosseguir na Jornada Rumo à Indústria 4.0.
O seu corpo docente é caracterizado pela equilibrada mescla das experiências industriais e acadêmicas acumuladas ao longo de sua vida profissional. Essa vivência desenvolveu nos docentes a visão sistêmica e interdisciplinar para projetar e gerenciar sistemas embalagem para os mais variados produtos.
As aulas são ministradas no Campus de São Caetano do Sul e em empresas e instituições que colaboram na formação dos profissionais.
Carga Horária
360Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2022: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Critérios e indicadores de gestão e governança e análise crítica do papel dos atores nas cadeias de suprimentos e no Sistema Embalagem. Estratégias e sinergias para distribuir o valor gerado pelas operações de forma equânime entre esses atores. Identificação e análise crítica dos impactos ambientais causados pelas operações na cadeia de suprimentos e apresentação de sugestões para reduzi-los. Principais modelos de compras que podem ser utilizados pelas empresas usuárias de embalagem. Estudo de casos. As aulas são ministradas no Campus de São Caetano do Sul.
Tipos e princípios de funcionamento dos principais equipamentos utilizados no Sistema Embalagem. Medidas de produtividade e eficiência (OEE) focadas no gargalo das linhas de produção e nos pontos críticos de controle. Avalição crítica dos métodos de coleta e análise de dados com ênfase na instalação de sensores de baixo custo. Avaliação dos impactos ambientais (consumo de energia, geração de resíduos e emissões) causados pela operação dos equipamentos. Estudos de casos. As aulas são ministradas no Campus de São Caetano do Sul e em empresas colaboradoras.
Diagnóstico do Sistema Embalagem: ferramenta que orienta o mapeamento dos processos para levantar as informações fundamentais (desempenho, perdas, desperdícios, emissões, custos) para a “desmontagem” do Sistema e identificar e elaborar propostas para corrigir de anomalias. Indicadores “custo sistêmico” e “impactos ambientais”: metodologia para cálculo, estratégia de implantação e elaboração de propostas para redução. Coleta e tratamento de dados de processo: técnicas de coleta utilizando sensores e análise crítica desses dados para identificar oportunidades de melhoria de desempenho do sistema; Estudo de casos.
As aulas são ministradas no Campus de São Caetano do Sul em empresas e instituições colaboradoras.
Principais aspectos do projeto de instalações de linhas de envase nas indústrias fabricantes de medicamentos, alimentos, cosméticos e produtos de limpeza: curva de demanda de produtos a fabricar; capacidade teórica e real dos equipamentos; área disponível; layout; disponibilidade de tempo operacional; impactos ambientais; limitações legais. Projeto e gerenciamento das manutenções corretivas, preventivas e preditivas. Estudos de caso. As aulas são ministradas no Campus de São Caetano do Sul em empresas e instituições colaboradoras.
Atualização das atuais lideranças sobre as transformações em andamento no desenvolvimento e na gestão de processos, produtos e embalagens sob a ótica da sustentabilidade. Preparação para atender essas transformações por meio do autoconhecimento da equipe. Desenvolvimento de competências para as lideranças em formação, considerando o cenário de transformação, tendências e novas demandas da fabricação de produtos e embalagens. Estudo de casos.
Roteiro para formar e gerenciar o conhecimento como alicerce para a inovação e a vantagem competitiva. A economia do conhecimento e da inovação. Mecanismos para identificar e explorar oportunidades de inovação e ferramentas de gerenciamento do processo de inovação. Estudo de casos.
Apresentar os conceitos básicos sobre design e sua aplicação à embalagem, entendida como ferramenta de marketing. Estudar a metodologia de design de embalagem. Desenvolver um projeto de Design & Inovação na Embalagem com base num briefing entregue por uma empresa do mercado e nos conceitos do livro “Inovação na Embalagem” e apresentado à empresa apoiadora. Estudar casos práticos.
As aulas são ministradas no Campus São Caetano do Sul e nas instalações da Empathy.
Apresentar e discutir os aspectos aceleradores e desaceleradores da velocidade de implantação de ideias inovadoras na jornada desde a concepção até a execução. Estudar casos práticos.
As aulas são ministradas no Campus de São Caetano do Sul e em empresas colaboradoras.
Instrumentar os alunos para a aplicação cotidiana das habilidades fundamentais ao profissional que se interessa pela inovação em embalagem. Desenvolver habilidades de soluções de conflitos, e aprender técnicas para influenciar pessoas a fim de obter sucesso em uma negociação para inovar em embalagem. Apresentar as metodologias de compras utilizadas habitualmente pelas empresas. Estudar casos que colocam o participante como protagonista na construção do conhecimento para a inovação.
As aulas são ministradas no Campus São Caetano do Sul.
Desenvolver projeto de Sistema Embalagem utilizando as ferramentas tradicionalmente utilizadas por empresas (Design Thinking, QFD, Canvas, entre outras) adaptadas aos conceitos sistêmicos. Entender a lógica das três questões básicas do projeto: a) o que o consumidor deseja? b) como o produto se deteriora? c) como a embalagem deve proteger o produto durante a vida útil esperada? Apresentar e aplicar os conceitos ESG e Design for Excellence e . Estudar casos práticos.
As aulas são ministradas nas salas de projetos do Campus de São Caetano do Sul. Os alunos podem desenvolver seus projetos no FabLab do Campus.
Apresentar a embalagem como um sistema aberto que deve ser permanente objeto de inovações incrementais, radicais ou disruptivas, de produto, de processo, organizacionais e de marketing. Apresentar a ferramenta Diagnóstico do Sistema Embalagem como guia para o levantamento das informações fundamentais para a correta tomada de decisões. Utilizar os indicadores custo sistêmico, humanware (capital humano) e impacto ambiental para balizar as atividades inovadoras que permitem vantagem competitiva para a empresa. Estudar casos práticos.
As aulas são ministradas no Campus São Caetano do Sul.
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de alimentos como base para o projeto do Sistema Embalagem. Apresentar métodos para estimar a vida-de-prateleira a partir do conhecimento dos parâmetros críticos de conservação de alimentos. Apresentar critérios de seleção de embalagens para proteção dos alimentos nas diferentes cadeias produtivas. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de cosméticos como base para o projeto do Sistema Embalagem. Apresentar métodos para estimar a vida-de-prateleira a partir do conhecimento dos parâmetros críticos de conservação de cosméticos. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de produtos para limpeza doméstica como base para o projeto do Sistema Embalagem. Apresentar métodos para estimar a vida-de-prateleira a partir do conhecimento dos parâmetros críticos de conservação. Apresentar critérios de seleção de embalagens para proteção dos produtos nas diferentes cadeias produtivas. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de fármacos como base para o projeto do Sistema Embalagem. Estudar os procedimentos regulatórios para seleção de materiais de embalagem para fármacos. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os tipos, processos de fabricação, principais propriedades e aplicações do papel, do cartão e do papelão ondulado em embalagens. Identificar e analisar criteriosamente os impactos ambientais das embalagens celulósicas em todo o seu ciclo de vida. Analisar criticamente novos materiais e novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os tipos, processos de fabricação, principais propriedades e aplicações do aço e do alumínio em embalagens. Enfatizar a importância dos vernizes para proteção interna e externa das embalagens. Identificar e analisar criteriosamente os impactos ambientais das embalagens metálicas em todo o seu ciclo de vida. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Apresentar a estrutura e as principais propriedades físicas, químicas e reológicas de polímeros e suas aplicações em embalagens. Estudar os processos de transformação e impressão de termoplásticos. Identificar e analisar criteriosamente os impactos ambientais das embalagens poliméricas em todo o seu ciclo de vida. Analisar criticamente novos materiais e novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Ao longo do módulo os alunos, em grupos, desenvolverão um projeto de produto e/ou embalagem que incorpore no mínimo três conceitos de cada uma das disciplinas ministradas. Os trabalhos serão apresentados ao final do módulo para banca de professores.
Estudar os tipos, processos de fabricação, principais propriedades e aplicações do vidro em embalagens. Identificar e analisar criteriosamente os impactos ambientais das embalagens poliméricas em todo o seu ciclo de vida. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.
Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.
Engenheiro Eletrônico pela POLI/USP, Físico pela USP, pós-graduado em Engenharia da Qualidade pela POLI/USP, em Engenharia de Embalagem pela Michigan State, e em Engenharia de Processos Industriais pelo IMT. Mestre em Engenharia Industrial pelo IMT. Doutorando em Sistemas Agroindustriais Sustentáveis pela UNICAMP. Experiência internacional em transferência de tecnologia, atuando nas áreas de automação, telecomunicações, gestão de produto, processos, qualidade de indústrias de diversos segmentos. Professor do Centro Universitário da Mauá. Pesquisador do Centro de Pesquisas do IMT no Núcleo de Sistemas Produtivos Inteligentes.
Graduado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia Mauá (2014) e Mestrando em Engenharia Mecânica na área de concentração de Produção no Centro Universitário FEI, seguindo a linha de pesquisa de Modelagem, Otimização e Controle de processo.
Graduada em Engenharia de Alimentos e Pós Graduada em Engenharia de Embalagens pela Mauá. MBA em RH e Gestao de Pessoas pela FIA.Possui 22 anos de experiência em desenvolvimento de embalagens em Industrias de Bens de Consumo nos segmentos de Alimentos, Cosméticos e Pet Food, como Bunge, Nestle Purina, Natura, Avon, Beiersdorf e L´Oréal. Possui 16 anos de experiencia em gestão e desenvolvimento de pessoas e equipes. Atualmente responsável pelo time de Packaging LATAM da L´Oréal.
Bacharelado e mestrado em Estatística com a graduação e a pós-graduação obtidas no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Professor dos cursos de Administração e Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT). Tem grande experiência em análise de dados.
Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.
Engenheiro Mecânico, Foi Diretor Industrial Wheaton Brasil Vidros, Experiência em indústria vidreira. Atua como Consultor Técnico.
Mestre em Administração de Empresas (MPA) pela FGV EAESP e Engenheiro Mecânico pela Universidade Metodista de Piracicaba. Formado no General Manager College pela WestRock University e Darden School Of Business. Desenvolveu projetos sobre Economic profit com Ram Charam e trabalhos sobre estratégia de crescimento com Roger Martin, autor do livro Playing To win. Mais de 25 anos de experiência no mercado e papel e embalagem tendo atuado em empresas como Suzano Papel e Celulose, Bemis e WestRock (resultado da fusão da Rock Tenn e MeadWestvaco). Nos últimos 15 anos atuou como Diretor Geral da WestRock Divisão de Home, Health & Beauty na LatAm. Responsável pela estratégia de crescimento, P&L e pela execução do plano de expansão na região. Membro do Regional Leadership Team da WestRock. Experiência multicultural, liderando projetos com clientes globais, interagindo com interlocutores de diversas nacionalidades na América do Norte, Ásia, Europa e América Latina. Professor convidado pela FGV-EAESP nos cursos de Mestrado Profissional para a Gestão da Competividade – linha Supply Chain e do Master em Administração – linha Logística e Supply Chain.
Graduado pela Universidade de Florianópolis e pela Universidade de Guarulhos. Experiência como Supervisor na área de Embalagens. Diretor na Escola SENAI.
Designer de Produtos especialista em Gestão do Ciclo de Vida de Produtos, mestrando em Engenharia de Processos pelo ITA. Foi sócio fundador da PLMX Soluções, uma das empresas pioneiras em projetos de Indústria 4.0 no Brasil. Como consultor, atuou em diversos projetos e iniciativas de inovação e manufatura avançada na indústria, e atuou junto ao conselho executivo de empresas brasileiras na definição de estratégias e no entendimento dos impactos futuros na Indústria 4.0 e da inovação nos negócios e na sociedade. Palestrante e Professor nas disciplinas de inovação, gestão de ciclo de vida, estratégia para I4.0 para pós-graduação. Recentemente, assumiu um novo desafio como Head de Inovação e I4.0 na consultoria portuguesa PTC Group, buscando aplicar os aprendizados do Brasil, aproveitando o ótimo ambiente de negócios e inovação que se forma em Portugal.
Designer, professor e cientista aficionado por tecnologia. Agente da inovação, uma mente inquieta e apaixonada por desafios. Empreendedor serial que adora as borboletas no estômago e não se assusta com a montanha russa dos negócios. Empatia é uma definição da personalidade que cristalizou em seu propósito, junto com a paixão por pessoas que alimenta o crescimento de todos. Com o objetivo de desenvolver maior conexão entre todas as coisas e pessoas, abusa da transparência através da tecnologia, buscando por meio da empatia alcançar soluções e identidade própria para cada atividade desenvolvida, com foco na inovação, na prosperidade dos negócios e na conexão de alma entre os seres humanos. Membro do Smart Packaging Brasil.
Engenheiro de Materiais pela Universidade Mackenzie, especialista em Marketing pela USP e em negócios sustentáveis pela FGV-SP. Tem experiência em negócios B2B em produtores de matérias-primas para indústria. Especialista em Economia Circular fundou a Boomera, reconhecida pelo World Economic Forum e revista Entrepreneur como umas das cinco startups que estão tornando a América mais sustentável. Apoia grandes empresas a transformar a forma de produção em um modelo mais circular. Foi escolhido Empreendedor Social 2016 pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Profissional do Ano 2016 pela Embanews.
Engenheiro Elétrico pela Escola de Engenharia Mauá. Mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Atua como professor e pesquisador no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) nas áreas de Sistemas de Informação (processos e modelagem de banco de dados), PLM (gestão, implementação, aplicação e suporte), Gerenciamento de Sistemas Produtivos Inteligentes com foco na Indústria 4.0 e PAE (Projetos e Atividades Especiais). Experiência com implantação e integração de sistemas, programação em Java, C#, VBA e SQL e modelagem de dados com Power BI. Responsável pelos sistemas acadêmicos do IMT para as linhas Microsoft e Dassault Systèmes (Plataforma 3D Experience).
Engenheiro Elétrico pela Universidade de Rio Preto, mestre em Administração pelo Insper, com MBA em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, é Diretor Industrial da CMP – Companhia Metalgraphica Paulista. Tem mais de trinta anos de carreira dedicados ao setor de embalagens de aço tais como: Rheem Empreendimentos, Indústria de Máquinas Kramer, Metalgráfica Iguaçu, JBS e está a 15 anos na CMP – Companhia Metalgraphica Paulista.
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Santa Cecilia. Pós-graduado em Administração Industrial pela USP. Consultor em Inovação e em Desenvolvimento de Embalagem. Professor do SENAI.
Apaixonada pela evolução das pessoas provocando transformações na forma de agir e pensar Lucedile Antunes é especialista no desenvolvimento de soft skills que são as competências comportamentais, mentora, palestrante e fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, dentre eles Coaching Mude seu Mindset, Profissional de Alta Performance e Bussola da Gestão e idealizadora do livro “Soft Skills – Competências essenciais para os novos tempos”, publicado pela Literare Books Internacional e reconhecido um Best-Seller em 2020 pela Revista VEJA. Coach com credenciamento internacional pelo International Coach Federation (ICF) e interventora da Human Code na ferramenta de mapeamento humano. Professora de cursos de especialização no IMT e na FEI.
Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. É conselheiro em Exercício da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Superior de Inovação e Competitividade – Fiesp (Conic). Na FAPESP, é Coordenação de Área - Pesquisa para Inovação PPP 1.
Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá, com Extensão em Transportes e MBA pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Pós-Graduações em Logística (Fundação Getúlio Vargas) e Gestão de Marketing (Fundação Dom Cabral).Certificado como Engenheiro de Qualidade pela American Society for Quality Control. Certified Production and Inventory Management (CPIM) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). Certified Supply Chain Professional (CSCP) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). 28 anos em atividades relacionadas à Cadeia de Abastecimento, Compras, Logística, Armazenagem, Distribuição, Exportação nas empresas Ford Motors Co., Rhodia AS, British American Tobacco/Souza Cruz, Pfizer Laboratories, Nycomed Pharma, Takeda Pharmaceutical e Merck, Sharp & Dohme. Durante alguns anos coordenou o comitê de transportes de produtos perigosos na ABIQUIM - Associação Brasileira das Indústrias Químicas. Atualmente atua como Gerente de Operações para Manufatura Externa América Latina, Bayer Healthcare. Há alguns anos vem atuando como palestrante internacional em eventos sobre Supply Chain nos Estados Unidos e Europa, além de professor e coordenador de cursos de Supply Chain em importantes escolas em São Paulo.
Sócia fundadora- diretora criativa da A10 ideias que transformam, empresa focada em estratégia de marca, design e inovação, membra da Glba- Global Local Branding Alliance com agências em São Paulo, Nova Iorque, Berlim, Shangai, Moscow, Istambul e África do Sul e premiada em vários prêmios importantes de design nacionais e internacionais. Graduada em design industrial na Universidade Mackenzie com especialização em Design e Design de Embalagem no Japão e em UX strategy na Miami Ad School São Paulo. Teve a oportunidade de trabalhar na Makoto Saito Design e Hakuhodo no Japão e como diretora de arte na DPZ e DM9 no Brasil. É Membra da Abre- Associacão brasileira da Abre e Abedesign e ex-coordenadora de design e professora da Miami Ad School São Paulo. Foi jurada de vários prêmios de design como Cannes Lions Awards, LIA London Festival Awards, Prêmio Abre e Brasil Design Awards.
Pós Graduado em Liderança pela IAE Business School-Buenos Aires. MBA em Logística e Supply Chain pela FGV. MBA em Direção de Empresas pela Universidade Del Cema UCEMA-Buenos Aires. Engenheiro Industrial pela Universidade Nacional de La Plata-Buenos Aires.
Graduado em Engenharia Civil pela FAAP, Pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP. Sócio Diretor e Executivo de Novos Negócios da Prodesign - Agência de Design de Embalagem.
Mestre na área médica pela Unicamp, Bióloga pela Universidade Federal de São Carlos e mais quatro pós-graduações em Polímeros, Qualidade e Produtividade, Gestão Empresarial, e Finanças. Trabalha desde 2002 na Embaquim, pioneira no Brasil na produção de embalagens Bag in Box, onde atua como Diretora Técnica, Desenvolvimento e Marketing ESG. Gerencia a Injeflex, única fabricante nacional de DIU de Cobre.
MBA em Administração pela USP. Pós Graduada em Marketing pela ESPM. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Mauá. Presidente Executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço e Prolata Reciclagem. Membro do Conselho Representativo da ABRE. Vivência e atuação no mercado de produtos lácteos e embutidos. Participação em projetos voltados para a indústria sucroalcooleira. Atuação como consultora em empresas alimentícias no desenvolvimento de novos produtos e estratégia de mercado. Coordenou projetos de embalagem e meio ambiente CSN (Cia Siderúrgica Nacional). Atualmente executiva da ABEAÇO e Prolata coordenando projetos relacionados a ESG, comunicação, estratégia de mercado e marketing.
Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.