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Início
Agosto de 2022
Investimento
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
Horário

Sábados, das 8h30 às 17h

Engenharia de Embalagem: Inovação e Indústria 4.0

Embalagem é muito mais do que o recipiente que contém os mais variados produtos. É um SISTEMA, definido como o conjunto de operações, materiais e acessórios utilizados na indústria com a finalidade de conter, proteger e conservar os diversos produtos e transportá-los aos pontos de venda ou utilização.

A excelência do desempenho de todos os atores desse sistema (empresas, consumidores e sociedade) é alicerçada na adição de valor equânime para todos eles, fato que requer condições operacionais perfeitamente conhecidas e otimizadas, consciência ambiental e inovação contínua e colaborativa. Esse é o ponto de partida da jornada rumo ao futuro 4.0, que se afigura inevitável.

Ciente da necessidade de preparar os profissionais que atuam no setor, o Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, apresenta o Curso de Pós-graduação intitulado ENGENHARIA DE EMBALAGEM: INOVAÇÃO E INDÚSTRIA 4.0. 

O curso de Especialização em Engenharia de Embalagem: Inovação e Indústria 4.0 (360 h) é composto por três módulos de 120 horas cada um:

Indústria 4.0: Adaptação Corporativa e Competitividade (120 h), que analisa e aplica os conceitos do Plano de CT&I para Manufatura Avançada no Brasil aliado às recomendações da ACATECH - Academia Alemã de Ciência e Engenharia;
Inovação em Embalagem (120 h), que aborda a visão sistêmica, o conhecimento, a negociação e o design como ferramentas indispensáveis para inovar;
Sistema Embalagem e a Indústria 4.0 (120 h), que estuda a cadeia de suprimentos, o gerenciamento colaborativo, os equipamentos e o projeto de sistema embalagem com aplicação dos conceitos da Indústria 4.0.

As aulas são ministradas de forma interativa e colaborativa, com atividades práticas que desafiem os participantes a: a) desenharem cenários futuros; b) planejarem a sua jornada com destino a esse futuro, de forma que possam escolher as ferramentas compatíveis aos recursos humanos e financeiros disponíveis.

Objetivo 

Capacitar profissionais de indústrias fabricantes e usuárias de embalagem se preparem para fazer frente aos desafios do ambiente tecnológico denominado Indústria 4.0, que se caracteriza por sistemas produtivos, conectados e globalizados, para o correto atendimento dos anseios dos consumidores.

Público-alvo

Profissionais graduados interessados na especialização técnica focada em Manufatura Avançada (Indústria 4.0) para atuar nas empresas fabricantes e usuárias de embalagens e nas prestadoras de serviços para o setor.

Diferencial

O curso apresenta, de forma simples e objetiva, o roteiro fundamental a ser seguido pelos fabricantes e usuários de embalagem que almejam atingir o status 4.0. O intercâmbio internacional com a Michigan State University - The School of Packaging - é oportunidade única oferecida aos alunos que pretendam cursar disciplinas focadas em embalagem e participar de projetos oferecidos por aquela instituição.

Carga Horária

360

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 20 de junho R$ 1.340,00
Até 20 de julho R$ 1.420,00
Após 20 de julho R$ 1.675,00

Veja opção de financiamento
por módulo

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valor da parcela já atualizado para o ano de 2022

Coordenador

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Antonio Carlos Dantas Cabral
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.

Módulos de cursos



A Indústria 4.0: Conceitos Fundamentais
12h
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Apresentar o conceito de manufatura inteligente e as principais mudanças no modelo de gestão dos negócios e das indústrias advindas da sua adoção. Introduzir o conceito da indústria 4.0 por meio da linha cronológica das revoluções industriais e analisar o atual cenário industrial Brasileiro, frente aos demais países. Identificar quais são as tecnologias digitais disponíveis e suas tendências num prazo de curto e médio prazo. Apresentar as transformações de impacto e quais estratégias podem ser adotadas nos novos modelos de negócios. Estudar e analisar casos práticos.

Análise Estatística de Dados
24h
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Apresentar as ferramentas estatísticas necessárias para se compreender problemas de ciência de dados. Utilizando exemplos práticos e aplicados, é inicialmente abordado conceitos relacionados a probabilidade, versando sobre a teoria clássica, frequentista, probabilidade condicional, teorema de Bayes e modelos de probabilidade. Também é apresentado conceitos relacionados a estatística descritiva, abordando conceitos de princípios de amostragem, resumos gráficos e tabulares, tratamento de dados (análise de inconsistências na base de dados, detecção de outliers, transformação de variáveis) e verificação de ajuste de modelos. Por fim a disciplina apresentará conceitos relacionados a estatística inferencial: abordando estimação intervalar (determinação de margem de erro e dimensionamento de amostras) e os princípios dos testes estatísticos, necessários para a determinação de modelos de previsão.

Competitividade e Capacitação para a Indústria 4.0
24h
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Contextualizar as oportunidades e riscos dos impulsionadores frente à competitividade global, detalhada nos Relatórios do Fórum Econômico Mundial. Mostrar as tendências das indústrias em curto e médio prazo. Detalhar o perfil requerido dos profissionais para garantir sucesso no processo de implementação e sustentação das tecnologias digitais. Preparar os profissionais para compreenderem os conceitos básicos da metodologia Lean Manufacturing (um dos pré-requisitos para a implementação das soluções digitais) e como utilizá-los para melhorar o desempenho dos processos. Estudar e analisar casos práticos.

Modelagem e Simulação de Melhorias
20h
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Modelar sistemas produtivos para identificar pontos críticos e oportunidades de melhoria; Simular cenários utilizando softwares específicos. Estudar e analisar casos práticos.

Road Map para implantação de conceitos da Indústria 4.0
20h
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Estudar os pré-requisitos em termos técnicos, organizacionais e de recursos, bem como propõe modelos de estrutura organizacional para implementar a cultura da indústria 4.0. Apresentar ferramentas para gerenciar as mudanças e expectativas dos recursos humanos envolvidos. Apresentar a metodologia para identificar o nível de maturidade das organizações em termos de Indústria 4.0, utilizando o conceito global da ACATECH - Academia Alemã de Ciências e Engenharia. Introduzir diferentes metodologias ágeis de implementação de projetos, frente ao cenário 4.0 que requer resultados rápidos e competitivos. Estudar e analisar casos práticos.

Sensorização para coleta e análise de dados
20h
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Apresentar os conceitos fundamentais sobre sensores. Mostrar o roteiro para responder as questões fundamentais: onde, quando e o que medir? Enfatizar a importância de conhecer os fundamentos e os indicadores chave dos sistemas produtivos nos quais que se pretende introduzir as ferramentas da Indústria 4.0.

Estudar e analisar casos práticos.

Conhecimento e Inovação
20h
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Apresentar roteiro para formar e gerenciar o conhecimento como alicerce para a inovação e a vantagem competitiva. Discutir a economia do conhecimento e da inovação. Apresentar mecanismos para identificar e explorar oportunidades de inovação e ferramentas de gerenciamento do processo de inovação. Estudo de casos.

Design e Inovação em Embalagem
24h
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Desenvolver um projeto de Design & Inovação na Embalagem com base num briefing entregue por uma empresa do mercado. O projeto é desenvolvido com base no livro “Inovação na Embalagem” e apresentado à empresa apoiadora.

Inovação na Prática
20h
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Apresentar e discutir os aspectos aceleradores e desaceleradores da velocidade de implantação de ideias inovadoras na jornada desde a concepção até a execução. Estudo de casos.

Negociação para Inovação em Embalagem
20h
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Instrumentar os alunos para a aplicação cotidiana das habilidades fundamentais ao profissional que se interessa pela inovação em embalagem. Desenvolver habilidades de soluções de conflitos, e aprender técnicas para influenciar pessoas a fim de obter sucesso em uma negociação para inovar em embalagem. Estudos de casos colocam o participante como protagonista na construção do conhecimento para a inovação.

Projeto de Produto e de Embalagem 4.0
24h
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Apresentar as ferramentas tradicionalmente utilizadas no desenvolvimento de produtos e de embalagens (Design Thinking, QFD, FabLab entre outras) adaptadas aos conceitos da Indústria 4.0.  Estudo de casos.

Visão Sistêmica da Inovação em Embalagem
20h
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Apresentar a embalagem como um sistema aberto que deve ser permanente objeto de inovações incrementais, radicais ou disruptivas, de produto, de processo, organizacionais e de marketing. Relacionar os conceitos de custo e de valor sistêmicos e como eles podem ser utilizados para guiar as atividades inovadoras que permitem vantagem competitiva para a empresa. Estudo de casos.

Cadeias de Suprimentos e o Sistema Embalagem
24h
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Apresentar critérios e indicadores de gestão e governança e analisar criticamente o papel dos atores nas cadeias de suprimentos e no Sistema Embalagem. Discutir estratégias para distribuir o valor gerado pelas operações de forma equânime entre esses atores. Apresentar as interfaces e as sinergias entre o Sistema Embalagem e as diferentes cadeias de suprimentos e os recursos tecnológicos que podem ser utilizados para otimizar o desempenho. Estudos de casos.

Equipamentos para o Sistema Embalagem e a Jornada até a Indústria 4.0
32h
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Apresentar os tipos e princípios de funcionamento dos principais equipamentos utilizados no Sistema Embalagem. Estudar as medidas de produtividade e eficiência (OEE) focadas no gargalo das linhas de produção e nos pontos críticos de controle. Avaliar criticamente os métodos de coleta e análise de dados com ênfase na instalação de sensores de baixo custo. Relacionar as medidas com a jornada rumo à Indústria 4.0. Estudos de casos.

Gerenciamento Colaborativo do Sistema Embalagem
32h
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Apresentar o modelo de gerenciamento do Sistema Embalagem com base em indicadores chave e na conectividade para otimizar o custo sistêmico e gerar valor adicionado compartilhado. Utilizar a ferramenta Diagnóstico do Sistema Embalagem para identificar oportunidades de melhoria nas operações e o real posicionamento da empresa na jornada rumo à Indústria 4.0. Apresentar técnicas de abordagem de situações com diferentes quantidades de dados para tomar a melhor decisão. Estudos de casos.

Projeto de Sistema Embalagem com Aplicação de Conceitos da Indústria 4.0
32h
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Projetar um Sistema Embalagem com a utilização de conceitos e tecnologias da Indústria 4.0: sensores, análise de dados, sistemas ciberfísicos, realidade virtual, entre outros. Especificar indicadores com o foco nos pontos críticos de controle. Estudos de casos. 

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Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.

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Aparecido Roberley Borghi

Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.

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Ari Nelson Rodrigues Costa

Engenheiro Eletrônico pela POLI/USP, Físico pela USP, pós-graduado em Engenharia da Qualidade pela POLI/USP, em Engenharia de Embalagem pela Michigan State, e em Engenharia de Processos Industriais pelo IMT. Mestre em Engenharia Industrial pelo IMT. Doutorando em Sistemas Agroindustriais Sustentáveis pela UNICAMP. Experiência internacional em transferência de tecnologia, atuando nas áreas de automação, telecomunicações, gestão de produto, processos, qualidade de indústrias de diversos segmentos. Professor do Centro Universitário da Mauá. Pesquisador do Centro de Pesquisas do IMT no Núcleo de Sistemas Produtivos Inteligentes.

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Daniel Kashiwamura Scheffer

Bacharelado e mestrado em Estatística com a graduação e a pós-graduação obtidas no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Professor dos cursos de Administração e Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT). Tem grande experiência em análise de dados.

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David Garcia Penof

Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.

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Eduardo Antonio Scalese Junior

Mestre em Administração de Empresas (MPA) pela FGV EAESP e Engenheiro Mecânico pela Universidade Metodista de Piracicaba. Formado no General Manager College pela WestRock University e Darden School Of Business. Desenvolveu projetos sobre Economic profit com Ram Charam e trabalhos sobre estratégia de crescimento com Roger Martin, autor do livro Playing To win. Mais de 25 anos de experiência no mercado e papel e embalagem tendo atuado em empresas como Suzano Papel e Celulose, Bemis e WestRock (resultado da fusão da Rock Tenn e MeadWestvaco). Nos últimos 15 anos atuou como Diretor Geral da WestRock Divisão de Home, Health & Beauty na LatAm. Responsável pela estratégia de crescimento, P&L e pela execução do plano de expansão na região. Membro do Regional Leadership Team da WestRock. Experiência multicultural, liderando projetos com clientes globais, interagindo com interlocutores de diversas nacionalidades na América do Norte, Ásia, Europa e América Latina. Professor convidado pela FGV-EAESP nos cursos de Mestrado Profissional para a Gestão da Competividade – linha Supply Chain e do Master em Administração – linha Logística e Supply Chain.

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Fabio Andreosi

Designer de Produtos especialista em Gestão do Ciclo de Vida de Produtos, mestrando em Engenharia de Processos pelo ITA. Foi sócio fundador da PLMX Soluções, uma das empresas pioneiras em projetos de Indústria 4.0 no Brasil. Como consultor, atuou em diversos projetos e iniciativas de inovação e manufatura avançada na indústria, e atuou junto ao conselho executivo de empresas brasileiras na definição de estratégias e no entendimento dos impactos futuros na Indústria 4.0 e da inovação nos negócios e na sociedade. Palestrante e Professor nas disciplinas de inovação, gestão de ciclo de vida, estratégia para I4.0 para pós-graduação. Recentemente, assumiu um novo desafio como Head de Inovação e I4.0 na consultoria portuguesa PTC Group, buscando aplicar os aprendizados do Brasil, aproveitando o ótimo ambiente de negócios e inovação que se forma em Portugal.

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Gabriel Lopes da Silva

Designer, professor e cientista aficionado por tecnologia. Agente da inovação, uma mente inquieta e apaixonada por desafios. Empreendedor serial que adora as borboletas no estômago e não se assusta com a montanha russa dos negócios. Empatia é uma definição da personalidade que cristalizou em seu propósito, junto com a paixão por pessoas que alimenta o crescimento de todos. Com o objetivo de desenvolver maior conexão entre todas as coisas e pessoas, abusa da transparência através da tecnologia, buscando por meio da empatia alcançar soluções e identidade própria para cada atividade desenvolvida, com foco na inovação, na prosperidade dos negócios e na conexão de alma entre os seres humanos. Membro do Smart Packaging Brasil.

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Guilherme Brammer

Engenheiro de Materiais pela Universidade Mackenzie, especialista em Marketing pela USP e em negócios sustentáveis pela FGV-SP. Tem experiência em negócios B2B em produtores de matérias-primas para indústria. Especialista em Economia Circular fundou a Boomera, reconhecida pelo World Economic Forum e revista Entrepreneur como umas das cinco startups que estão tornando a América mais sustentável. Apoia grandes empresas a transformar a forma de produção em um modelo mais circular. Foi escolhido Empreendedor Social 2016 pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Profissional do Ano 2016 pela Embanews.

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Jorge Kawamura

Engenheiro Elétrico pela Escola de Engenharia Mauá. Mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Atua como professor e pesquisador no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) nas áreas de Sistemas de Informação (processos e modelagem de banco de dados), PLM (gestão, implementação, aplicação e suporte), Gerenciamento de Sistemas Produtivos Inteligentes com foco na Indústria 4.0 e PAE (Projetos e Atividades Especiais). Experiência com implantação e integração de sistemas, programação em Java, C#, VBA e SQL e modelagem de dados com Power BI. Responsável pelos sistemas acadêmicos do IMT para as linhas Microsoft e Dassault Systèmes (Plataforma 3D Experience).

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Juarez Castro

Engenheiro Elétrico pela Universidade de Rio Preto, mestre em Administração pelo Insper, com MBA em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, é Diretor Industrial da CMP – Companhia Metalgraphica Paulista. Tem mais de trinta anos de carreira dedicados ao setor de embalagens de aço tais como: Rheem Empreendimentos, Indústria de Máquinas Kramer, Metalgráfica Iguaçu, JBS e está a 15 anos na CMP – Companhia Metalgraphica Paulista.

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Luis Fernando Dagnoni Cassinelli

Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. É conselheiro em Exercício da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Superior de Inovação e Competitividade – Fiesp (Conic). Na FAPESP, é Coordenação de Área - Pesquisa para Inovação PPP 1.

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Margarete Tiemi Doi Takeda

Sócia fundadora- diretora criativa da A10 ideias que transformam, empresa focada em estratégia de marca, design e inovação, membra da Glba- Global Local Branding Alliance com agências em São Paulo, Nova Iorque, Berlim, Shangai, Moscow, Istambul e África do Sul e premiada em vários prêmios importantes de design nacionais e internacionais. Graduada em design industrial na Universidade Mackenzie com especialização em Design e Design de Embalagem no Japão e em UX strategy na Miami Ad School São Paulo. Teve a oportunidade de trabalhar na Makoto Saito Design e Hakuhodo no Japão e como diretora de arte na DPZ e DM9 no Brasil. É Membra da Abre- Associacão brasileira da Abre e Abedesign e ex-coordenadora de design e professora da Miami Ad School São Paulo. Foi jurada de vários prêmios de design como Cannes Lions Awards, LIA London Festival Awards, Prêmio Abre e Brasil Design Awards.

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Nicolas Isidoro Oliva

Pós Graduado em Liderança pela IAE Business School-Buenos Aires. MBA em Logística e Supply Chain pela FGV. MBA em Direção de Empresas pela Universidade Del Cema UCEMA-Buenos Aires. Engenheiro Industrial pela Universidade Nacional de La Plata-Buenos Aires.

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Wanderlei Marinho

Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.