Matrícula
para pagamento até 16/12
Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h
Embalagem é muito mais do que o recipiente que contém os mais variados produtos. EMBALAGEM É SISTEMA.
O Sistema Embalagem pode ser definido como o conjunto de operações, materiais e acessórios que são utilizados na indústria com a finalidade de conter, proteger e conservar os diversos produtos e transportá-los aos pontos de venda ou utilização, atendendo às necessidades dos consumidores e/ou clientes a um custo adequado, respeitando a ética e o meio ambiente.
Esse complexo sistema (empresas, consumidores e sociedade) que deve ser continuamente gerenciado para otimizar seu desempenho e minimizar impactos ambientais. Para tanto, é essencial que:
Todos esses aspectos e conceitos são apresentados nos três módulos que compõem Curso de Pós-graduação em ENGENHARIA DE EMBALAGEM modo a permitir sua aplicação imediata no cotidiano organizacional. Esses módulos são:
Objetivo
Apresentar e desenvolver os principais conceitos técnicos, gerenciais, ambientais e humanos relacionados à gestão do Sistema Embalagem e das operações a ela relacionadas em ambientes organizacionais, incluindo as abordagens referentes à melhoria da qualidade e da produtividade e à busca pela excelência de desempenho nos processos.
Público-alvo
Profissionais já graduados atuam nas diversas áreas do Sistema Embalagem, independentemente da sua formação acadêmica e vivenciam os conceitos de produtividade, desenvolvimento de produtos, embalagens e processos, inovação industrial e sustentabilidade.
Aulas Híbridas
As aulas às segundas-feiras são ministradas remotamente (100% remoto síncrono) enquanto as aulas aos sábados são híbridas - ministradas presencialmente no campus de São Caetano do Sul e transmitidas online simultaneamente. Dessa forma, o aluno escolhe se quer assistir as aulas presencialmente ou remotamente.
Diferencial
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Roteiro para formar e gerenciar o conhecimento como alicerce para a inovação e a vantagem competitiva. A economia do conhecimento e da inovação. Mecanismos para identificar e explorar oportunidades de inovação e ferramentas de gerenciamento do processo de inovação. Estudo de casos.
Avaliação crítica de seus projetos considerando como pré-requisitos aspectos de saúde, segurança, meio ambiente (SSMA) e sustentabilidade. Embasamento teórico para classificar projetos em andamento e a desenvolver, as sinergias com as metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Estudos de caso.
Disciplina eletiva para o Curso de Pós-graduação em Gestão de Operações: Qualidade & Produtividade, Inovação e Sustentabilidade.
Desenvolvimento de um projeto de Design & Inovação na Embalagem com base num briefing entregue por uma empresa do mercado. O projeto é desenvolvido com base no livro “Inovação na Embalagem” e apresentado à empresa apoiadora. Estudo de casos.
Principais conceitos de Design Thinking aplicados na inovação de produtos e de embalagens. Estudo de casos.
Classificação das atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos e de embalagem como referência o Manual de Oslo e o Manual Frascati, editados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Visão realista do que é considerado P&D. A Lei do Bem, importante fonte para obtenção de recursos oferecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Formas de classificação dos projetos: pesquisa básica, aplicada ou desenvolvimento experimental, os pré-requisitos para obtenção do fomento, metodologia para submissão e formas de fomento oferecidas. Estudo de casos.
Aplicação cotidiana das habilidades fundamentais ao profissional que se interessa pela inovação sustentável em produto o e embalagem. Principais habilidades de soluções de conflitos, e aprender técnicas para influenciar pessoas a fim de obter sucesso em uma negociação para inovar. Estudos de casos colocam o participante como protagonista na construção do conhecimento para a inovação.
Oportunidades de aceleração da inovação em processos, produtos e embalagem, através do estabelecimento de novas empresas ou parcerias com startups, hubs de inovação ou consultorias. Estudo de casos.
As principais ferramentas de propriedade intelectual, com ênfase nas patentes. Atividades fundamentais desde o início do desenvolvimento do projeto de P&D, com buscas de anterioridade, até aos requisitos básicos para solicitação de uma nova patente. Documentação para solicitar uma patente. Apoio de escritórios especializados. Estudos de caso.
O planejamento de experimentos, uma das principais ferramentas estatísticas utilizadas para o desenvolvimento e otimização de processos, produtos e embalagem. Estudos de caso e aplicação de softwares específicos para o tratamento de dados.
Principais atividades de responsabilidade de um pesquisador: scale-up, scale-down e transferência de tecnologias. Melhores práticas para estimativas de investimentos, Technology Readiness Level (TRL) e Responsable Research Inovation (RRI). Estudo de casos.
O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos uma metodologia para priorização de projetos de P&D – produto e embalagem, utilizando como base a classificação dos projetos de acordo com seu tipo, velocidade de obtenção de resultados, investimentos necessários e perfil da empresa. Estudo de caso com projetos que deverão ser avaliados e priorizados pelos alunos.
Ao longo do módulo os alunos, em grupos, desenvolverão um projeto de produto e/ou embalagem que incorpore no mínimo três conceitos de cada uma das disciplinas ministradas. Os trabalhos serão apresentados ao final do módulo para banca de professores.
As cadeias produtivas e a embalagem apresentadas como sendo sistemas abertos que precisam estar permanentemente abertos a inovações. Ferramenta para analisar criticamente as inovações em agentes dos sistemas. Estudo de casos.
Responsabilidade ambiental no desenvolvimento de produtos e de embalagens: fabricação sustentável; economia circular, compartilhada e criativa; logística reversa; insumos biodegradáveis. A Química Verde para viabilizar materiais mais sustentáveis. Estratégias e ferramentas para desenvolver produtos e embalagens sob a ótica dos pilares da sustentabilidade. O incentivo ao consumo consciente. Estudo de casos.
Aborda a relevância das práticas econômicas, sociais e ambientais e suas relações com as culturas locais e globais para a Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Como a gestão das operações pode integrar a economia verde e circular. Os desafios da descarbonização, a complexidade e a demanda por uma visão sistêmica para abarcar as diversidades regionais e todas as partes interessadas. Ferramentas utilizadas para implementar a Economia Verde e Circular. O uso de ferramentas de Simulação dinâmica para implementar a economia verde e circular.
Os principais arquétipos de modelos de negócio que podem implementar a circularidade. A gestão empreendedora na economia circular. Identificação de oportunidades de empreendedorismo circular. Design circular. Estudo de casos.
Configurações das cadeias de suprimentos para implementar a economia circular. Ferramentas utilizáveis na gestão de operações dos agentes e alinhamento entre eles nas cadeias de suprimentos circulares. A governança em cadeias de suprimentos circulares. Identificação dos ajustes nos processos que podem ser implementados nas operações para promover a circularidade e atingir os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Simbiose industrial. Estudo de casos.
Os indicadores de sustentabilidade: econômicos, ambientais e capital humano. O conceito e os indicadores de ESG – Econômico, Social e Governança. Os 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS. O Inventário Ambiental. Sistemas de gestão desses indicadores. A lista de materiais de produtos (Bill of Materials) como base para estabelecer indicadores de sustentabilidade e circularidade nas empresas. Preparo da organização para implementar Normas Internacionais como a BSI 8001 (Estrutura para implementação dos princípios da economia circular nas organizações) e a ISO TC 323 (Economia Circular). Estudo de casos.
Introdução ao tema: formas de interações entre sistemas antrópicos e o meio ambiente. Análises das dimensões ambiental, econômica e social dos pilares da sustentabilidade. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): definição de objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação do impacto do ciclo de vida e interpretação. Softwares e bancos de dados de ACV. Modelagem do ciclo de vida de produtos utilizando softwares e bancos de dados de ACV. Estudo de casos.
Conceito e tipos de logística reversa. Aspectos legais. Processo da Logística Reversa: definição, fluxograma, aplicações de procedimentos e seus documentos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010): conceito e principais diretrizes para sua aplicação. Resíduos sujeitos à logística reversa. Benefícios da logística reversa. Responsabilidade administrativa. Estudo de casos.
Conceitos de marketing e mercado, marketing nas empresas e definições de marketing. O consumidor e os conceitos de Sustentabilidade (os três pilares) ESG e Responsabilidade Ambiental. Conceitos de produto, gestão B2B e B2C e estratégias de mercado, aspectos técnicos e práticos na construção de marcas que agregam valor e diferenciação ao negócio. Os impactos da sustentabilidade no negócio, no marketing e no planejamento estratégico. Estudo de casos.
Atualização das atuais lideranças sobre as transformações em andamento no desenvolvimento e na gestão de processos, produtos e embalagens sob a ótica da sustentabilidade. Preparação para atender essas transformações por meio do autoconhecimento da equipe. Desenvolvimento de competências para as lideranças em formação, considerando o cenário de transformação, tendências e novas demandas da fabricação de produtos e embalagens. Estudo de casos.
Principais aspectos do projeto de instalações de linhas de produção sustentáveis em indústrias fabricantes de bens de consumo. Curva de demanda de produtos a fabricar; capacidade teórica e real dos equipamentos; área disponível; layout; disponibilidade de tempo operacional; impactos ambientais; limitações legais. Projeto e gerenciamento sustentável das manutenções corretivas, preventivas e preditivas. Estudo de casos.
Ao longo do módulo os alunos, em grupos, desenvolverão um projeto de produto e/ou embalagem que incorpore no mínimo três conceitos de cada uma das disciplinas ministradas. Os trabalhos serão apresentados ao final do módulo para banca de professores.
As cadeias de produtivas e a embalagem apresentadas como sendo sistemas abertos (Sistema Produtivo e Sistema Embalagem) que devem ser criteriosamente gerenciados visando reduzir impactos ambientais, otimizar o custo sistêmico, incentivar a formação de capital humano (humanware) e inovar. Estudo de casos.
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de alimentos como base para o projeto do Sistema Embalagem. Apresentar métodos para estimar a vida-de-prateleira a partir do conhecimento dos parâmetros críticos de conservação de alimentos. Apresentar critérios de seleção de embalagens para proteção dos alimentos nas diferentes cadeias produtivas. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de cosméticos como base para o projeto do Sistema Embalagem. Apresentar métodos para estimar a vida-de-prateleira a partir do conhecimento dos parâmetros críticos de conservação de cosméticos. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de produtos para limpeza doméstica como base para o projeto do Sistema Embalagem. Apresentar métodos para estimar a vida-de-prateleira a partir do conhecimento dos parâmetros críticos de conservação. Apresentar critérios de seleção de embalagens para proteção dos produtos nas diferentes cadeias produtivas. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de fármacos como base para o projeto do Sistema Embalagem. Estudar os procedimentos regulatórios para seleção de materiais de embalagem para fármacos. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os tipos, processos de fabricação, principais propriedades e aplicações do papel, do cartão e do papelão ondulado em embalagens. Identificar e analisar criteriosamente os impactos ambientais das embalagens celulósicas em todo o seu ciclo de vida. Analisar criticamente novos materiais e novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os tipos, processos de fabricação, principais propriedades e aplicações do aço e do alumínio em embalagens. Enfatizar a importância dos vernizes para proteção interna e externa das embalagens. Identificar e analisar criteriosamente os impactos ambientais das embalagens metálicas em todo o seu ciclo de vida. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Apresentar a estrutura e as principais propriedades físicas, químicas e reológicas de polímeros e suas aplicações em embalagens. Estudar os processos de transformação e impressão de termoplásticos. Identificar e analisar criteriosamente os impactos ambientais das embalagens poliméricas em todo o seu ciclo de vida. Analisar criticamente novos materiais e novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Ao longo do módulo os alunos, em grupos, desenvolverão um projeto de produto e/ou embalagem que incorpore no mínimo três conceitos de cada uma das disciplinas ministradas. Os trabalhos serão apresentados ao final do módulo para banca de professores.
Estudar os tipos, processos de fabricação, principais propriedades e aplicações do vidro em embalagens. Identificar e analisar criteriosamente os impactos ambientais das embalagens poliméricas em todo o seu ciclo de vida. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”
Doutorando e Mestre em Administração de Operações pela Universidade de São Paulo. MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos pela FGV. Especialização em Inovação pelo MIT e em Gestão de Projetos pela Universidade da California. Graduado em Química pelas Universidades de Guarulhos e UFSCar. Mais de 25 anos de experiência profissional como gerente e diretor em empresas multinacionais da Indústria Química, Automotiva e Eletrônica, atuando nas áreas de Gestão de Operações, Novos Projetos, Inteligência de Negócios e Compras. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2019 e na FIA/USP desde 2021 como professor convidado. É consultor na área de gestão de operações sustentáveis e estratégia de novos projetos.
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.
Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.
Graduada em Engenharia de Alimentos e Pós Graduada em Engenharia de Embalagens pela Mauá. MBA em RH e Gestao de Pessoas pela FIA.Possui 22 anos de experiência em desenvolvimento de embalagens em Industrias de Bens de Consumo nos segmentos de Alimentos, Cosméticos e Pet Food, como Bunge, Nestle Purina, Natura, Avon, Beiersdorf e L´Oréal. Possui 16 anos de experiencia em gestão e desenvolvimento de pessoas e equipes. Atualmente responsável pelo time de Packaging LATAM da L´Oréal.
Doutor em engenharia de produção, mestre em administração e pós-graduado em finanças pela New York University (Stern) e University of California (UCLA). Foi CEO de empresa financeira da Volkswagen, executivo do Banco Itaú e da Caterpillar. É autor de diversos livros na área de finanças e mercado de capitais, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da FGV. Atua como membro de conselho de administração.
Engenheiro Mecânico, Foi Diretor Industrial Wheaton Brasil Vidros, Experiência em indústria vidreira. Atua como Consultor Técnico.
Graduado pela Universidade de Florianópolis e pela Universidade de Guarulhos. Experiência como Supervisor na área de Embalagens. Diretor na Escola SENAI.
Engenheiro de Produção formado pela UNIP, Tecnólogo em Projetos Mecânicos pela FATEC e Técnico em Mecânica de Precisão pela Escola Senai Suíço Brasileira, possui 45 anos de experiência em projetos de máquinas, equipamentos e instalações industriais. Foi gerente de Engenharia na Natura Cosméticos, onde trabalhou 19 anos, tendo participado do projeto, construção, transferência de sites, partida e clean up da fábrica de Cajamar. Foi proprietário KOMATEK empresa do ramo de construção e reforma de máquinas de cosméticos, alimentícias e farmacêuticas na década de 90. Desde 2016 presta consultoria para empresas de diversas áreas com foco em melhorias de processos e ganhos de produtividade.
Mestre em Comportamento e Consumo, com mais de 25 anos de atuação no mercado em projetos de design estratégico e cultura de inovação para grandes empresas nacionais e multinacionais. Professora dos cursos de Graduação em DESIGN e em ADMINISTRAÇÃO da ESPM e Coordenadora da Garagem ESPM - Design de negócios de Impacto Social. Conselheira do CBD- Centro Brasil Design e do Hub Incríveis. Sócia da Haus Design – Cultura de Inovação com Propósito, com foco na Cultura de Inovação, Branding e Estratégia para Negócios Inovadores. Mentora de startups e hackathons e em aceleradoras como Vedacit Labs, Território Criativo, ANIP, BaseESPM, Desafio Braskem entre outros Jurada de prêmios como D&AD Awards, IF Design Awards, DOW Packaging International Award, London International Awards, Young Lions Cannes, Prêmio IDEA, Brasil Design Awards, Prêmio ABRE, POPAI, ABF, entre outros. Foi presidente da ABRE por 6 anos.
Engenheiro Elétrico pela Universidade de Rio Preto, mestre em Administração pelo Insper, com MBA em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, é Diretor Industrial da CMP – Companhia Metalgraphica Paulista. Tem mais de trinta anos de carreira dedicados ao setor de embalagens de aço tais como: Rheem Empreendimentos, Indústria de Máquinas Kramer, Metalgráfica Iguaçu, JBS e está a 15 anos na CMP – Companhia Metalgraphica Paulista.
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Santa Cecilia. Pós-graduado em Administração Industrial pela USP. Consultor em Inovação e em Desenvolvimento de Embalagem. Professor do SENAI.
Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. É conselheiro em Exercício da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Superior de Inovação e Competitividade – Fiesp (Conic). Na FAPESP, é Coordenação de Área - Pesquisa para Inovação PPP 1.
Engenheiro Químico pela UFPR, Técnico Químico (IPE-PR), com pós-graduação em Tecnologias Ambientais (USP) e extensões em Biomimética (Biomimicry for Innovation, NOUS e Bioinspirations). Mais de 25 anos em multinacionais como Whirlpool, NALCO, Avery Dennison, atuando na engenharia de processos, marketing e sustentabilidade. Atuou como Diretor de Marketing e Inovação na Souvie Cosméticos Orgânicos, Diretor Executivo do HUB Incríveis, Mentor de Hackatons de Design da Braskem. Atualmente é Vice-Diretor (Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Economia Circular) da FAPESP e Head de Inovação Circular Pós-Consumo na Ambipar Environment, além de conselheiro das centrais de triagem cooperadas 4RV (Vinhedo-SP) e ReciclaTB (Telêmaco Borba – PR) implementando Tecnologias Sociais. Professor de diversos cursos e jurado dos prêmios de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagens.
Pós Graduado em Liderança pela IAE Business School-Buenos Aires. MBA em Logística e Supply Chain pela FGV. MBA em Direção de Empresas pela Universidade Del Cema UCEMA-Buenos Aires. Engenheiro Industrial pela Universidade Nacional de La Plata-Buenos Aires.
Graduado em Engenharia Civil pela FAAP, Pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP. Sócio Diretor e Executivo de Novos Negócios da Prodesign - Agência de Design de Embalagem.
Mestre na área médica pela Unicamp, Bióloga pela Universidade Federal de São Carlos e mais quatro pós-graduações em Polímeros, Qualidade e Produtividade, Gestão Empresarial, e Finanças. Trabalha desde 2002 na Embaquim, pioneira no Brasil na produção de embalagens Bag in Box, onde atua como Diretora Técnica, Desenvolvimento e Marketing ESG. Gerencia a Injeflex, única fabricante nacional de DIU de Cobre.
Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.
MBA em Administração pela USP. Pós Graduada em Marketing pela ESPM. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Mauá. Presidente Executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço e Prolata Reciclagem. Membro do Conselho Representativo da ABRE. Vivência e atuação no mercado de produtos lácteos e embutidos. Participação em projetos voltados para a indústria sucroalcooleira. Atuação como consultora em empresas alimentícias no desenvolvimento de novos produtos e estratégia de mercado. Coordenou projetos de embalagem e meio ambiente CSN (Cia Siderúrgica Nacional). Atualmente executiva da ABEAÇO e Prolata coordenando projetos relacionados a ESG, comunicação, estratégia de mercado e marketing.