Módulo: Tecnologia de Alimentos - Sábados, das 8h30 às 17h.
Módulo: Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais - Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30 (Aulas remotas síncronas) e aos sábados, das 8h30 às 17h (Aulas presenciais mensalmente no campus São Paulo).
Conhecendo e entendendo o projeto de produtos alimentícios, as principais tecnologias e métodos de controle utilizados na elaboração desses produtos, o profissional irá aumentar sua competência técnica e seu potencial de crescimento na carreira.
Diferencial
Ministrado por profissionais de mercado e acadêmicos altamente capacitados na área de alimentos, o curso é composto por três módulos com conteúdos teórico-práticos. Os módulos de Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais e Desenvolvimento de Produtos na Indústria de Alimentos são no formato híbrido, com aulas ministradas remotamente (síncronas) e aulas presenciais.
O módulo Tecnologia de Alimentos é ministrados presencialmente, no campus de São Caetano do Sul, que conta com uma grande infraestrutura de laboratórios didáticos, de pesquisas e de processamento em pequena escala. O formato modular do curso permite a personalização de acordo com as necessidades e disponibilidade do participante que terá a possibilidade de aplicar os conhecimentos e técnicas adquiridos no seu dia a dia de forma progressiva.
O curso de Especialização em Engenharia de Alimentos é composto por três módulos de 120 horas cada:
Aulas Presenciais e aulas Híbridas
O módulo Tecnologia de Alimentos terá 100% aulas presenciais no campus de São Caetano do Sul, aos sábados.
O módulo Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais, as aulas serão ministradas remotamente (síncronas) às terças e quintas e aos sábados presencialmente (mensalmente) no campus de São Paulo.
Importante
Para iniciar a especialização pelo módulo de Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais, inscreva-se acessando o botão HÍBRIDO (AULAS REMOTAS) SP;
Para iniciar a especialização pelo módulo de Tecnologia de Alimentos, inscreva-se acessando o botão SÃO CAETANO DO SUL.
Público-Alvo
Profissionais que desejam adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos necessários para o desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos.
Ao concluir o programa, o profissional estará capacitado a:
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Discutir a importância do profissional das áreas de assuntos regulatórios e relações governamentais como aliado estratégico; perfis dos profissionais que atuam na indústria, setor regulado e entidades; discutir cases de sucesso.
Análise de impacto regulatório; ferramentas de gestão; Análise do risco regulatório (identificação, avaliação, mensuração, controle e gestão); articulação e estudos de caso.
Gestão de equipe regulatória, , capabilities organizacionais, indicadores de performance (KPis), estratégias para avaliar e promover a evolução da equipe.
Diagnóstico regulatório; Elaboração e submissão de dossiês para aprovação de produtos e acompanhamento do processo de registro; regulamentações horizontais e específicas; Classificação de produtos segundo o grau de risco sanitário: registro x notificação; rotulagem, potenciais claims e propaganda de produtos sujeitos a vigilância sanitária; lançamento e manutenção do registro pós-aprovação; interações com a área da Qualidade (controle da qualidade, estudos de estabilidade e recall).
Conceitos Gerais; Codex Alimentarius; principais órgão reguladores e blocos internacionais (União Europeia, FDA, outros) e impacto para o Brasil; Blocos na América Latina: Mercosul, SIECA, CAN e Aliança do Pacifico; importação e exportação de produtos.
Congresso e Senado Nacional: como nasce um projeto de lei; Relação entre os poderes executivos e judiciários e impactos na indústria de alimentos; Importância do engajamento das associações de indústria; Mapeamento/gerenciamento de Stakeholders; Elaboração de estratégias para conquistar aliados internos, viabilizar parcerias externas e conquistar a atenção e o respeito do governo.
Consiste em uma atividade integradora realizada em grupos, desenvolvida dentro e fora de sala de aula, relacionada à Agenda da ANVISA e o escopo do trabalho estará atrelado aos temas estudados nas disciplinas do módulo.
Histórico da Vigilância Sanitária no Brasil; Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Vigilância Sanitária e Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Legislação de Funcionamento de Empresas Sujeitas à Vigilância Sanitária; Procedimentos Administrativos e Medidas Judiciais. Código de Defesa do Consumidor e recall.
Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do módulo, nas etapas do desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos por meio da realização de um projeto.
Apresentação dos fundamentos de riscos microbiológicos, físicos e químicos; de legislação; de ingredientes; de processos; de análises físico-químicas e microbiológicas; de análise sensorial e de embalagem necessários para um profissional de pesquisa e desenvolvimento. Geração de protótipos. Realização de testes em escala piloto. Acompanhamento do processo de implantação de um produto.
Promover o conhecimento das estratégias e fases mais importantes para estimular o processo estratégico por meio de vivências das etapas do marketing, seus conceitos e ferramentas relevantes, no gerenciamento de novos produtos alimentícios. Avaliação de viabilidade econômica. Conceito de Demonstração do Resultado de Exercício (DRE).
Conhecer o comportamento do consumidor, tendências e técnicas de pesquisas e aplicar as ferramentas de geração de ideias e de processos ágeis no desenvolvimento de produtos alimentícios.
O objetivo é apresentar informações e metodologias relacionadas ao desenvolvimento de produtos cosméticos de modo a formar um profissional que esteja apto a desenvolver novos produtos, melhorar processos e produtos existentes tornando a empresa cada vez mais competitiva. O estudante desenvolverá a sua formulação de acordo com as premissas estabelecida, avaliará a documentação requerida, aplicará os ensaios de TEP/TEA, protótipos, embalagens e homologações. Para o lançamento do produto, o estudante avaliará o processo de produção, equipamentos, materiais, tryout, treinamentos e validação segundo a legislação vigente.
Integra conhecimentos de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos nos diferentes métodos de conservação utilizados nos processamentos de alimentos de origem animal e vegetal e capacita para a tomada de decisões na execução de projetos de processo ou de desenvolvimento. Esta disciplina aborda métodos de conservação de alimentos, processamentos de frutas e hortaliças, carnes e derivados e seus análogos para a fabricação de produtos plant based, além de bebidas fermentadas.
Integra conhecimentos de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos nos diferentes métodos de conservação utilizados nos processos de alimentos de origem animal e vegetal e capacita para a tomada de decisões na execução de projetos de processo ou de desenvolvimento. Esta disciplina aborda os processamentos de leites e derivados, cereais, balas, confeitos e chocolates e atende a demanda pelo conhecimento para produtos glutenfree, reduzidos de açúcar e sal entre outros.
Promove o conhecimento dos processos inovadores na fabricação de alimentos, considerando as vantagens em relação à manutenção ou melhora dos aspectos sensoriais e nutritivos, à capacidade de destruir microrganismos patogênicos e deteriorantes além do baixo consumo energético e de práticas sustentáveis. Apresenta as tecnologias de Alta Pressão, Micro-ondas, Irradiação, Embalagens Ativas e Inteligentes, Impressão 3D entre outras, aplicadas a alimentos.
Promove o conhecimento e integra os conceitos, princípios e teorias de química, bioquímica e microbiologia de alimentos. Apresenta as características, propriedades funcionais e aplicações de substâncias no processamento e na estocagem de alimentos, bem como as modificações químicas, bioquímicas e microbiológicas que ocorrem antes, durante e após o processamento de matérias primas e seus efeitos na qualidade dos produtos alimentícios.
Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”
Farmacêutico Bioquímico graduado pela UNESP/Campus de Araraquara e Bacharel em Direito graduado pelo Centro Universitário Padre Anchieta com 27 anos de experiência na gestão de Assuntos Regulatórios e Científicos desenvolvida em empresas multinacionais de grande porte como Danone, Unilever, Mondelez e Nestlé com importante atuação junto às Associações de Classe como ABIA, ABIAD, GENE e organizações científicas como ILSI e órgãos reguladores como ANVISA, Ministério da Agricultura, Codex Alimentarius, Mercosul e outros.
Cientista de Alimentos formado pela ESALQ-USP com forte atuação na indústria de alimentos desde 2007 nas áreas de Assuntos Regulatórios, P&D, Inovação e Ciência do Consumidor. Com foco em gerenciamento de projetos e estratégia de inovação foi Gerente de P&D na Danone por 10 anos e atualmente é Gerente de Inovação e Compliance na Coca-Cola Brasil. Possui certificação em Project Management e Cool Hunter & Future Studies pelo IED (Instituto Europeu de Design).
Diretor de Assuntos Técnicos e Regulatórios da Associação Brasileira de Bioinovação é formado em química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui mestrado pela mesma universidade e doutorado em Ciências de Alimentos pela UNICAMP e pelo CSL - UK (Central Science Laboratory – UK) e MBA em Relações Governamentais pela FGV. Exerceu a função de pesquisador na Unicamp por mais de 10 anos e desenvolveu diversas atividades na área de Assuntos Regulatórios e Científicos na Nestlé, principalmente junto à ANVISA e MAPA coordenando diversos grupos de trabalhos em associações de classe como ABIA, ABIAD, GENE/SINDUSFARMA, VIVALÁCTEOS e ABIMAPI por mais de 22 anos. Foi expatriado para a Suíça entre 2007 e 2009 onde atuou em projetos globais na área de lácteos como ponto focal para a zona LATAM. Representou a empresa em entidades científicas como o ILSI (International Life Science Institute) onde coordenou a força tarefa de alimentos funcionais. Foi representante da ABIA junto à delegação brasileira do Codex Alimentarius nos comitês do CCAB, CCNFSDU e CCFL e diretor da ABIAD entre 2012 e 2020.
Fundadora da BCLARKING INGREDIENTS TECNOLOGY ,fornecendo consultoria técnica e comercial desde 2018, para empresas de ingredientes alimentícios, compartilhando sua experiencia de mais de 20 anos na indústria B2B. Foco na agregação de valor aos coprodutos da indústria alimentícia, criando novos ingredientes , criando novas demandas para estes ingredientes e promovendo a economia circular. Cofundadora da NOVAPROM FOOD INGREDIENTS, empresa brasileira produtora de colágeno funcional bovino. Principais atividades foram no desenvolvimento de processos produtivos, desenvolvimento de produtos, aplicações e assuntos regulatórios para colágeno e outros ingredientes de origem animal. Engenheira de Alimentos graduada na UNICAMP – Brasil, master em Tecnologia de Alimentos pelo IATA – Espanha e master em Marketing pela ESPM – Brazil.
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás, Engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, com conclusão na ENSBANA (Dijon, França). Especialista em Panificação Sênior da Dupont.
Graduada em Engenharia de Alimentos - 1995 Escola de Engenharia Mauá. MBA Gestão Empresarial - 2005 Fundação Getúlio Vargas. Certificação PMP - 2022 Project Management Institute. 25 anos de experiência em P&D, Inovação e Gerenciamento de Projetos. Conhecimento profundo no desenvolvimento de produtos e embalagens adquirido pelo trabalho em projetos com diferentes níveis de complexidade e viabilidade, em diferentes países da América Latina, Europa e Estados Unidos. 10 anos de experiência em panificação. Como co-proprietária de uma reconhecida padaria, como consultora em projetos da área (processos fermentativos, fermentação natural) e como professora/instrutora em cursos de panificação - San Francisco Baking Institute.
Graduada em Engenharia Química pela Mauá. Mestre em Engenharia Química pela USP. Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos.
Engenheira de Alimentos pela Mauá, MBA em Gerenciamento de Projetos FGV. Experiência em Pesquisas e Desenvolvimentos e Gerenciamentos de Projetos na indústria de alimentos, desenvolvendo novos produtos e aplicações para a indústria de alimentos.
Doutora, Mestre e Graduada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Leite e Derivados.
Formada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (2004) e em Engenharia de Alimentos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2011) é pós graduada em Docência para o ensino superior, autora dos livros A Química dos Bolos e Ingredientes para uma confeitaria brasileira e diretora do Sobremesah, uma marca dedicada exclusivamente à confeitaria, promovendo o fortalecimento do setor no Brasil.
Possui Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Engenharia de Processos Químicos pela UNICAMP. Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Engenharia de Processos. Durante a pós-graduação e graduação realizou Programa de Estágio e Docência em disciplinas dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. Atuou como Engenheira de Processos na empresa Ergostech Renewable Energy Solutions (Campinas/SP). Atuou como Pesquisadora Inova na empresa Rhodia/Solvay no Centro de Pesquisa de Paulínia. Atualmente é professora no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Engenharia de Alimentos pela Mauá, Especialista em Qualidade pelo Instituto Vanzolini USP e MBA em relações governamentais na FGV. Membro da diretoria da Abiad e Abiam. Participa de Comitês Internacionais como Mercosul e Codex. Gerente Sênior de Assuntos Regulatórios na América Latina na Tate & Lyle.
Engenheira de Alimentos pela Mauá, Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Doutoranda em Engenharia Química na USP. Experiência na área de Tecnologia de Carnes e Derivados.
Graduada em Engenharia de Alimentos pela Mauá e Pós-Graduada em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini USP. Atuando há 15 anos na área de alimentos, atualmente Gerente de Pesquisa e Desenvolvimentos e Assuntos Regulatórios na Bauducco (Grupo Pandurata).
Engenheiro de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, com MBA em Lean Six Sigma pela PUC Paraná, tem 22 anos de atuação em Manufatura e Qualidade em empresas como Nestlé, Mondelez e PepsiCo. Mais de 15 anos dedicados ao Processamento de Chocolate incluindo a formação e desenvolvimento de público operacional, líderes e gestores. Startup fabril e de laboratórios para controle de processo e qualidade da matéria prima e produto terminado.
Pós Graduada em Gestão de Projetos pela FGV. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Mauá. Com quase 30 anos de experiência profissional, sendo os últimos 20 na indústria de ingredientes atuando na área de aplicação e estudos de funcionalidade com relação a sabor e conservação de alimentos principalmente com o uso de aromas e agentes antimicrobianos obtidos através de biotecnologia. Prestando também suporte técnico, treinamento e apresentações a clientes no mercado local e global.
Farmacêutica-Bioquímica pela USP, Bacharela em Direito pela PUC-SP, inscrita na OAB-SP. É Especialista em Direito Sanitário pela USP e MBA em Gestão de Negócios pela FGV-RJ e Mestre em Direito PUC-SP. Tem cerca de 20 anos de experiência na área de Assuntos Regulatórios trabalhando para ANVISA, Novartis, Wyeth y Pfizer e DSM Produtos Nutricionais. Coordenou o grupo de trabalho de Suplementos e Alimentos Fortificados do Ilsi Brasil (International Life Sciences Institute), foi membro das Diretorias da ABIAD (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) e também presidente da ALANUR (Alianza Latinoamericana de Nutrición Responsable). Atualmente, é Diretora Associada de Assuntos Regulatórios da Johnson & Johnson, e Membro da Comissão Diretiva da CASIC Latinoamerica CONSEJO DE LA INDUSTRIA DE COSMÉTICOS, ASEO PERSONAL Y CUIDADO DEL HOGAR DE LATINOAMÉRICA. É professora visitante do Instituto Mauá de Tecnologia e das Faculdades Oswaldo Cruz, disciplinas de Assuntos Regulatórios de Alimentos.
Formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Mauá em 1999, Mestre e Doutora em Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP. Atuando há 21 anos em grandes empresas no Brasil na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Atualmente gerente de P&D Plant Based na Seara Alimentos.
Formado em Engenharia de Alimentos, com pós-graduação e mestrado em Engenharia de Embalagens pela Escola de Engenharia Mauá, com mais de 20 anos de experiência no setor de embalagens.
Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado e mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Profissional com amplo conhecimento na área de pesquisa relacionadas à ciência e tecnologia de alimentos com enfoque na otimização de tecnologias inovadoras e novas formulações de produtos para a indústria de alimentos. Experiência no ensino de disciplinas específicas relacionadas aos cursos de engenharia de alimentos e engenharia química, em especial destaque termodinâmica e operações unitárias.
Engenheira de Alimentos pela UFSC, mestre e doutora em engenharia química pela USP. Especialista em vida de prateleira de alimentos, tratamento térmico e lançamentos de produtos. Profissional com 23 anos de experiência em inovação, educação tecnológica e indústria de alimentos. Empreendedora com a Vegetè, Futur e You Foods.
Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre e Doutora em Engenharia Química pela USP. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Experiência na área de massas de pães congeladas e vendas de ingredientes para o mercado de panificação.
Graduada em Engenharia de Alimentos pela Mauá, Pós-Graduada em Vigilância Sanitária na USP e Relações Governamentais na Faculdade Getúlio Vargas (MBA-FGV). Atuando há 15 anos na área de alimentos em Assuntos Regulatórios, atualmente Gerente Sr. de Assuntos Regulatórios na Indústria Farmacêutica Abbott e coordenadora do Grupo de Trabalho de Alimentos Enterais e Alimentos para fins especiais da Associação Brasileira da Industria de Alimentos para Fins Especias e Congêneres.
Graduado em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP, com MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/USP. Desenvolveu a carreira profissional na indústria de alimentos, em empresas multinacionais como Nestlé, Kerry, Naturex, Givaudan e Coca-Cola. Na Nestlé, exerceu diversas funções ao longo de 15 anos no Brasil, além de 3 anos dedicados na matriz da empresa na Suíça. São 25 anos dedicados às áreas de Assuntos Regulatórios, Relações Governamentais, Assuntos Institucionais, Responsabilidade Social Corporativa, Inovação e Compliance. Desde 2015, atua regionalmente na América Latina e, atualmente, é Diretor de Assuntos Científicos e Regulatórios na Coca-Cola, liderando equipe de 17 pessoas baseadas em 8 países da região. Tem participação ativa em diversas associações e câmaras da indústria de alimentos na America Latina, com liderança em grupos de trabalho e, atualmente, membro da diretoria da ABIAD e ABIR.