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Início
Março de 2023
Horário

Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30

Engenharia Automotiva

No dinâmico setor automotivo, em que as novas tecnologias são rapidamente incorporadas aos produtos, exige-se do profissional constante aperfeiçoamento numa vasta gama de conhecimentos técnicos.

O curso de especialização em Engenharia Automotiva do Instituto Mauá de Tecnologia, composto por três módulos semestrais, possibilita ao aluno desenvolver conhecimentos abrangentes e com a profundidade exigida no cenário automotivo globalizado. Capacita o profissional para atuar nas áreas técnica e gerencial, com base numa visão do desenvolvimento dos sistemas veiculares.

O curso de Especialização em Engenharia Automotiva é composto por três módulos de 120 horas cada: Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi (120h), Estruturas e Segurança Veicular (120 h) e Sistemas de Propulsão de Veículos (120 h).

Diferencial

Os docentes dos cursos de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia possuem sólida formação acadêmica e destacada atuação em empresas-líderes do setor. As aulas são presenciais, em modernos ambientes de aprendizagem que valorizam a aplicação dos fundamentos teóricos em ensaios em laboratórios, específicos para a área automotiva.


Público-Alvo

Engenheiros e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar no segmento automotivo.

Ao concluir o programa, o profissional estará capacitado a:

  • atuar efetivamente no desenvolvimento de veículos globais;
  • dominar aspectos técnicos e gerenciais do produto e do processo produtivo;
  • liderar mudanças em produtos e em processos produtivos;
  • antecipar e interpretar tendências tecnológicas e de mercado;
  • gerenciar o relacionamento com clientes e fornecedores.

Carga Horária

360

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.340,00
Até 30 de novembro R$ 1.460,00
Até 30 de dezembro R$ 1.675,00

Veja opção de financiamento
por módulo

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valores atualizados para 2022, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2023.

São Caetano do Sul

Curso In Company Mais Informações

Coordenador

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Fernando Malvezzi
Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Módulos de cursos



Dinâmica Veicular
36h
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Desenvolver os fundamentos de dinâmica longitudinal, lateral e vertical. Simulação do comportamento dinâmico do veículo durante realização de manobras.

Gestão de Projetos de Inovação Tecnológica na Indústria Automotiva
28h
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Estudar a gestão e estratégias de inovação na empresa. Inovação e internacionalização. Projetos transnacionais e mapas tecnológicos para identificar as tecnologias estratégicas.

Sistemas de Freios
32h
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Estudar e dimensionar o sistema de freio e seus componentes, bem como sua integração com o veículo.

Sistemas de Suspensão e Direção
36h
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Estudar e analisar o desempenho dos sistemas de suspensão e direção, bem como sua integração com o veículo.

Atividades Práticas no Laboratório de Engenharia Automotiva
8h
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Aplicar conceitos de análise experimental de tensões e análise modal por meio de atividades em laboratório.

Design e Arquitetura do Veículo
32h
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Apresentar o desenvolvimento da arquitetura do veículo levando em conta os requisitos de marketing, ergonomia, conforto e integração entre os sistemas.

Qualidade e Confiabilidade
24h
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Apresentar os conceitos da qualidade no projeto, na produção e do produto final. Confiabilidade dos diversos subsistemas do veículo.

Segurança Veicular
24h
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Apresentar os fundamentos da segurança veicular e os ensaios empregados para avaliação da segurança de ocupantes e pedestres.

Simulações e Análise Estrutural
32h
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Apresentar os conceitos básicos empregados no desenvolvimento de estruturas de chassi e carroceria, bem como os avanços recentes e os aspectos práticos de desenvolvimento de estruturas.

Motores de Combustão Interna I
24h
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Desenvolver os fundamentos dos Motores de Combustão Interna. Estudo de componentes, combustão em motores alternativos, formação de mistura e sistemas de ignição.

Motores de Combustão Interna II
24h
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Apresentar os ensaios e curvas características de MCI, bem como novas tecnologias para redução de emissões de poluentes.

Projetos e Atividades no LAB de Engenharia Automotiva
12h
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Consolidar conceitos de motores de combustão interna e de sistemas de transmissão por meio de atividades baseadas na metodologia PBL.

Sistemas de propulsão de veículos híbridos e elétricos
12h
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Apresentar os fundamentos da propulsão de veículos elétricos e híbridos.

Sistemas de Transmissões
24h
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Apresentar os sistemas de transmissão manual e automática e metodologia para dimensionamento de componentes.

Vibração e Acústica em Sistemas de Propulsão
24h
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Apresentar os conceitos básicos de vibrações e acústica, bem como equipamentos para medição e processamento digital de sinais.

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Alexsander Tressino de Carvalho

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela FATEC. São Paulo Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas embarcados automotivos em desenvolvimento de rastreadores e monitoramento veicular, atuando como engenheiro pela empresa Onetelecom. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e integrante do grupo de pesquisa em sistemas mecatrônicos, com pesquisa voltada para veículos híbridos e autônomos e responsável pelas disciplinas de SmartGrids, Sistemas Mecatrônicos Automotivos e Sistemas Veiculares Híbridos.

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André de Oliveira

Mestre em Ruído e Vibrações e Engenheiro Mecânico pela universidade Feredal de Santa Catarina. Atualmente é Gerente de Serviços de Engenharia na Siemens Industry Software.

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Celso Argachoy

Doutor e Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA. Pós-Graduado em Administração de Empresas. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Trabalhou na área de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz e da MWM-International. Gerente Consultor de Engenharia na indústria de Motores Cummins.

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Clayton Barcelos Zabeu

Doutor, Mestre e Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica USP, com MBA em Gestão Empresarial pela Escola de Administração de Empresas FGV. Com mais de 29 anos atuando na área técnica – energia, veículos e motores de combustão; teve passagem pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, Ford, Mahle Metal Leve, Sygma Motors, Vale Soluções em Energia e General Electric. Hoje atua como pesquisador, professor e consultor técnico no Instituto Mauá de Tecnologia, já tendo ministrado cursos e treinamentos em motores pelo IMT, Poli/USP, ITA. Seu foco de atuação é na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de conversão energética, combustíveis alternativos e/ou renováveis.

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Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

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Gilvan Prada Rossi

Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Automobilística pela FEI. Atuou no projeto do EMB170 como engenheiro de CAE na Embraer. Continuou nesta área na General Motors do Brasil, atuando como engenheiro e gerente nas disciplinas de Estrutura, Durabilidade, Aerodinâmica, Térmica, Segurança Veicular e Validação Virtual. Atualmente é o Gerente de Integração de Segurança Veicular da GMB.

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Joseph Youssif Saab Junior

Engenheiro Mecânico Pleno (IMT-1986), Mestre em Engenharia Mecânica (Energia e Fluidos – Poli-1993), Mestre em Administração de Empresas (FGV-2003), Especialista em Simulações CFD (ESSS-2014), Doutor em Engenharia Mecânica (Energia e Fluidos-Poli-2016). Professor Titular do IMT e Pesquisador do Grupo Poli-Wind. Coordenador do Programa Grand Challenges do IMT. Interesse nas áreas de Energias Renováveis, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Aviação, Aeroespacial e Educação.

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Luiz Antonio Bloem da Silveira Junior

Doutorando em Administração na USP. Mestre em Ciências pela USP. MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela USP.

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Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Doutor em Ciências pelo IPEN. Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP. Engenheiro Mecânico pela FEI. Especialista em aerodinâmica. Piloto comercial de avião e instrutor de vôo de helicóptero. Atualmente é consultor da IBBX Innovation.

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Marco Antonio Colosio

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade UMC em 1994, mestrado em Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2003) e pós Doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Atualmente é professor do curso de Engenharia dos Materiais do Centro Universitário Fundação Santo André, Professor de pós graduação do Instituto de Tecnologia Mauá; Gerente Técnico da Engenharia de Produtos da GM, membro do conselho CCTM do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, relator de normas NBR de aços da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, Diretor da Regional da SAE BRASIL - Society of Engieering Automotive e membro do comitê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - BRDDRG . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Automotiva - Gestão de Inovações, atuando principalmente na metalurgia, usinagem, processamento dos materiais e aços avançados.

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Mauro Carlos Andreassa

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola de Comércio Alvarez Penteado com ênfase em Marketing e pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Professor associado de Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia de 1999 a 2020 – nos temas Administração de Empresas, Indústria Automobilística, Física e Processos Especiais. Professor de Pós-Graduação do SENAI, Fatec-SP e IMT nos temas Manufatura Enxuta, Inteligência Artificial para a Indústria 4.0, Qualidade e Confiabilidade. Possui 42 anos de Indústria Automobilística atingindo a posição de Gerente Sênior para Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos na América do Sul – Ford Motor Company tendo passado por Laboratório, Engenharia de Produto e Veículo, Finanças, Manufatura, Manutenção, Qualidade e Marketing de Peças.

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Rafael Tedim Terra

Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP, Graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Atua nas definições de arquitetura de componentes de suspensão, avaliação virtual em multicorpos de dinâmica veicular.

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Roberto Pereira Ramos

Graduado em Engenharia Mecânica Industrial pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos. Trabalhou com simulação de estruturas da aeronave EMB-145 e do VLS (veículo lançador de satélites) brasileiro. Na GMB atuou no desenvolvimento de veículos nas áreas de estruturas, durabilidade, dinâmica do veículo, segurança, térmica e ruído e vibração. Pela GMB participou de projetos globais no Japão, nos Estados Unidos e na Alemanha.

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Roger Tadeu Gondim Guilherme

Mestre em Engenharia Automotiva pela USP. Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA. Atua há mais de 20 anos em Engenharia do Produto, com temas referentes a projetos e aplicações de motores e transmissões. Atualmente é gerente da área de pré-desenvolvimento de Powertrain na Volkswagen, atuando principalmente em trabalhos visando à melhoria da eficiência energética e redução de emissão de CO2.

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Silvia Faria Iombriller

Doutora, Mestre e graduada em Engenharia Mecânica pela USP. Atuou por mais de 20 anos no desenvolvimento de sistemas de freios, sendo há mais de 10 anos Coordenadora do CB-05 - Grupo de Freios da ABNT. Atualmente é Supervisora de Desenvolvimento de Novas Tecnologias em Chassis para a América do Sul na Ford.