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Início
Março de 2025
Horário

Módulo: Veículos Híbridos e Elétricos - Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30

Engenharia Automotiva - Veículos Híbridos e Elétricos

No dinâmico setor automotivo, em que as novas tecnologias são rapidamente incorporadas aos produtos, exige-se do profissional constante aperfeiçoamento numa vasta gama de conhecimentos técnicos.

O curso de especialização em Engenharia Automotiva - Veículos Híbridos e Elétricos do Instituto Mauá de Tecnologia, composto por três módulos semestrais, com 120 horas cada módulo, possibilitando ao aluno desenvolver conhecimentos abrangentes e com a profundidade exigida no cenário automotivo globalizado. Capacita o profissional para atuar nas áreas técnica e gerencial, com base numa visão do desenvolvimento dos sistemas veiculares.

Os três módulos, de 120 horas cada, que compõem a Especialização em Engenharia Automotiva - Veículos Híbridos e Elétricos são: Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi (120h), Estruturas e Segurança Veicular (120 h) e Veículos Híbridos e Elétricos (120 h).

Diferencial

Os docentes dos cursos de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia possuem sólida formação acadêmica e destacada atuação em empresas-líderes do setor. As aulas são presenciais, em modernos ambientes de aprendizagem que valorizam a aplicação dos fundamentos teóricos em ensaios em laboratórios, específicos para a área automotiva.

Público-alvo

Engenheiros e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar no segmento automotivo.

Ao concluir o programa, o profissional estará capacitado a:

  • atuar efetivamente no desenvolvimento de veículos globais;
  • dominar aspectos técnicos e gerenciais do produto e do processo produtivo;
  • liderar mudanças em produtos e em processos produtivos;
  • antecipar e interpretar tendências tecnológicas e de mercado;
  • gerenciar o relacionamento com clientes e fornecedores.

Carga Horária

360

Matrícula com 50% de desconto até 16/12/2024: R$ 890,00

Investimento

Matrícula + 35 parcelas fixas de R$ 890,00 *
* Curso de Especialização completo - 360 horas. Clique aqui para outras opções de pagamento

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

Coordenadores

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Fernando Malvezzi
Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.
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Wanderlei Marinho
Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.

Módulos de cursos



Dinâmica Veicular
36h
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Desenvolver os fundamentos de dinâmica longitudinal, lateral e vertical. Simulação do comportamento dinâmico do veículo durante realização de manobras.

Gestão de Projetos de Inovação Tecnológica na Indústria Automotiva
28h
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Estudar a gestão e estratégias de inovação na empresa. Inovação e internacionalização. Projetos transnacionais e mapas tecnológicos para identificar as tecnologias estratégicas.

Sistemas de Freios
32h
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Estudar e dimensionar o sistema de freio e seus componentes, bem como sua integração com o veículo.

Sistemas de Suspensão e Direção
36h
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Estudar e analisar o desempenho dos sistemas de suspensão e direção, bem como sua integração com o veículo.

Atividades Práticas no Laboratório de Engenharia Automotiva
8h
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Aplicar conceitos de análise experimental de tensões e análise modal por meio de atividades em laboratório.

Design e Arquitetura do Veículo
32h
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Apresentar o desenvolvimento da arquitetura do veículo levando em conta os requisitos de marketing, ergonomia, conforto e integração entre os sistemas.

Qualidade e Confiabilidade
24h
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Apresentar os conceitos da qualidade no projeto, na produção e do produto final. Confiabilidade dos diversos subsistemas do veículo.

Segurança Veicular
24h
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Apresentar os fundamentos da segurança veicular e os ensaios empregados para avaliação da segurança de ocupantes e pedestres.

Simulações e Análise Estrutural
32h
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Apresentar os conceitos básicos empregados no desenvolvimento de estruturas de chassi e carroceria, bem como os avanços recentes e os aspectos práticos de desenvolvimento de estruturas.

Eletrônica de Potência Automotiva para Veículos Híbridos e Elétricos
16h
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A disciplina abordará os conceitos e aplicações da eletrônica de potência automotiva. As principais características e topologias dos conversores de potência aplicados aos sistemas de energia e de propulsão elétrica automotiva. Os principais componentes e sistemas eletrônicos de potência, aplicação e operação.

Estado da arte dos Veículos híbridos e Elétricos
4h
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Visão moderna da mobilidade elétrica. Serão destacados os principais aspectos relacionados a eletrificação veicular automotiva. O estado da arte e as arquiteturas de propulsão elétrica, sistemas de carregamento, desafios e tendências.

Modelagem e Simulação computacional de Veículos Híbridos e Elétricos
16h
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Entender os conceitos e aplicações da Modelagem e Simulação Computacional de Veículos Híbridos e Elétricos. Modelagem computacional das arquiteturas automotivas eletrificadas utilizando softwares de apoio ao desenvolvimento.

Motores elétricos para propulsão elétrica automotiva
16h
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Entender os conceitos e aplicações dos principais motores elétricos aplicados na propulsão elétrica automotiva. Motores de indução, de imãs permanentes e motores especiais aplicados a propulsão elétrica automotiva. Aspectos da modelagem computacional de motores elétricos aplicados à área automotiva.

Padrões e Normas, Homologação, testes e certificação de Veículos Híbridos e Elétricos
16h
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Entender os conceitos de padrões, normas e testes aplicáveis aos Veículos Híbridos e Elétricos. Homologação e testes de veículos híbridos e elétricos, aspectos de segurança e manutenção do sistema de carregamento.

Sistemas de armazenamento, conversão de energia e carregamento de energia para Veículos Híbridos e Elétricos
28h
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Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas de armazenamento, conversão de energia e carregamento de energia utilizados na propulsão elétrica automotiva. Aspectos principais das baterias de Íons de Lítio, carregamento, refrigeração e operação. Sistemas de carregamento de baterias - Battery Management Systems, tendências em sistemas de energia incluindo as células de combustível a hidrogênio e conceitos de Sistemas Integrados de suprimento de Energia - Smart Grid.

Sistemas elétricos e eletrônicos Embarcados na área automotiva
28h
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Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas eletrônicos embarcados na área automotiva. Sistemas elétricos e eletrônicos automotivos atuais, envolvendo sistemas de segurança ativa e passiva. Sistemas ABS, TCS e de Estabilidade - ESP entre outros. Advanced Drive Assistance Systems - ADAS, redes de comunicação automotiva, sistemas V2X, e tecnologias de Veículos Autônomos.

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Alessandro de Oliveira Santos

Graduado em Engenharia Elétrica (2001), pós-graduado em Engenharia de Segurança (2020) ambos os cursos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestrado em Engenharia de Sistemas (2005) e doutorando em Eletrônica de Potência para Física de Plasmas (em andamento) ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente pesquisador e professor convidado do Instituto Mauá de Tecnologia. Especialista em Eletrônica de Potência, com grande conhecimento no desenvolvimento de inúmeros conversores de energia, módulos de potência e fontes complexas de alimentação. Engenheiro sênior com experiência administrativa, operacional, em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Engenharia Elétrica; atuante como projetista, consultor e perito em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais.

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Alexsander Tressino de Carvalho

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela FATEC. São Paulo Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas embarcados automotivos em desenvolvimento de rastreadores e monitoramento veicular, atuando como engenheiro pela empresa Onetelecom. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e integrante do grupo de pesquisa em sistemas mecatrônicos, com pesquisa voltada para veículos híbridos e autônomos e responsável pelas disciplinas de SmartGrids, Sistemas Mecatrônicos Automotivos e Sistemas Veiculares Híbridos.

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Fabio Delatore

Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI, Mestre em Engenharia Química pela UNICAMP e Doutor em Engenharia Elétrica pela POLI/USP. Professor com quinze anos de experiência, lecionando em cursos de graduação em engenharia nas áreas de eletrônica automotiva e de controle de sistemas & servomecanismos. Além disso, é coordenador da equipe de Formula SAE Elétrico do Centro Universitário FEI, colaborando com o desenvolvimento do powertrain, do pack de baterias e na modelagem do veículo.

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Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

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Gehard Ett

PhD em Energia / Materiais pela USP / IPEN. Químico e Eng. Químico pela Universidade Mackenzie e Mecânico de Aeronaves, EMA. Especializações em Eletrólitos de sais fundidos com professor Jacques Dr. BOUTEILLON da Universidade de Grenoble, França e professor Dr. Harmut Wendt da Technische Universität Darmstadt, Alemanha; "Industrial production of lithium-ion pouch cells" - Fraunhofer Institute ISIT - Alemanha (2017); "Gerenciamento de Projetos" - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2016); "Gestão da Inovação" - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2015); "Gasification" - Technische Universität Bergakademie Freiberg, Alemanha (2011); "Thermal Spray" - ASM, Estados unidos (1990) e "Curso de combustão"- IPT (2013). Fundador da Start-up Electrocell e Anod-arc; coordenador da ABNT, gerente e chefe do Laboratório de Engenharia Térmica no IPT (2011-2017) e professor convidado da USP (PECE e POLI) e IEE (USP). Atualmente professor do Centro Universitário FEI, vice-presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI) e presidente do conselho da ABH2 (Associação Brasileiro do Hidrogênio).

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Gilvan Prada Rossi

Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Automobilística pela FEI. Atuou no projeto do EMB170 como engenheiro de CAE na Embraer. Continuou nesta área na General Motors do Brasil, atuando como engenheiro e gerente nas disciplinas de Estrutura, Durabilidade, Aerodinâmica, Térmica, Segurança Veicular e Validação Virtual. Atualmente é o Gerente de Integração de Segurança Veicular da GMB.

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Jeferson de Brito Coura

Engenheiro Eletricista pelo Centro Universitário FEI. Mestrando em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI, linha de pesquisa dinâmica e controle. Integrante da equipe Fórmula FEI Elétrico do Centro Universitário FEI por sete anos, atuando na pesquisa, desenvolvimento e construção do sistema de armazenamento de energia e dos sistemas de gerenciamento e proteção do veículo.

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Joseph Youssif Saab Junior

Engenheiro Mecânico Pleno (IMT-1986), Mestre em Engenharia Mecânica (Energia e Fluidos – Poli-1993), Mestre em Administração de Empresas (FGV-2003), Especialista em Simulações CFD (ESSS-2014), Doutor em Engenharia Mecânica (Energia e Fluidos-Poli-2016). Professor Titular do IMT e Pesquisador do Grupo Poli-Wind. Coordenador do Programa Grand Challenges do IMT. Interesse nas áreas de Energias Renováveis, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Aviação, Aeroespacial e Educação.

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Luiz Antonio Bloem da Silveira Junior

Engenheiro Metalurgista pela Escola Politécnica da USP.  Doutor e Mestre em Ciências no programa Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP com pesquisas na área de Gestão da Inovação e Tecnologia . MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA (Fundação Instituto de Administração). Possui Especialização em Administração Industrial com ênfase em qualidade e produtividade (Fundação Carlos Alberto Vanzolini/EPUSP). Trabalhou por 31 anos como engenheiro e gestor nas áreas de inovação, engenharia de produto e qualidade em grandes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é consultor, professor e palestrante em cursos de graduação e pós graduação.

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Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Doutor em Ciências pelo IPEN. Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP. Engenheiro Mecânico pela FEI. Especialista em aerodinâmica. Piloto comercial de avião e instrutor de vôo de helicóptero. Atualmente é consultor da IBBX Innovation.

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Marco Antonio Colosio

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade UMC em 1994, mestrado em Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2003) e pós Doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Atualmente é professor do curso de Engenharia dos Materiais do Centro Universitário Fundação Santo André, Professor de pós graduação do Instituto de Tecnologia Mauá; Gerente Técnico da Engenharia de Produtos da GM, membro do conselho CCTM do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, relator de normas NBR de aços da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, Diretor da Regional da SAE BRASIL - Society of Engieering Automotive e membro do comitê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - BRDDRG . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Automotiva - Gestão de Inovações, atuando principalmente na metalurgia, usinagem, processamento dos materiais e aços avançados.

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Mauro Carlos Andreassa

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola de Comércio Alvarez Penteado com ênfase em Marketing e pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Professor associado de Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia de 1999 a 2020 – nos temas Administração de Empresas, Indústria Automobilística, Física e Processos Especiais. Professor de Pós-Graduação do SENAI, Fatec-SP e IMT nos temas Manufatura Enxuta, Inteligência Artificial para a Indústria 4.0, Qualidade e Confiabilidade. Possui 42 anos de Indústria Automobilística atingindo a posição de Gerente Sênior para Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos na América do Sul – Ford Motor Company tendo passado por Laboratório, Engenharia de Produto e Veículo, Finanças, Manufatura, Manutenção, Qualidade e Marketing de Peças.

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Pedro Pereira de Paula

Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Pós-Doutorado no Laboratoire d’Electrotechnique de Grenoble, França (2004). Foi Engenheiro do IEE-USP, do IPT. Foi professor Titular de Engenharia Elétrica da Unicsul e Pesquisador convidado do LMAG/EPUSP. Atualmente é engenheiro do CTMSP-Centro Tecnológico da Marinha em SP, Professor do Curso de Engenharia de Soldagem (Pós-graduação) no PECE/EPUSP e consultor em projetos de aplicações especiais de máquinas elétricas.

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Rafael Tedim Terra

Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP, Graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Atua nas definições de arquitetura de componentes de suspensão, avaliação virtual em multicorpos de dinâmica veicular.

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Ricardo Takahira

Engenheiro Eletricista pela FEI, Mestrando na UNICAMP – LCV, Gestão Empresarial pela FGV, Administração Industrial pela Fundação Vanzolini, Engenharia de Computação pelo FDTE – USP-PECE. Consultor e Docente Cursos Especiais Em HEV e Software, 30 anos de experiência na Industria automotiva em P&D e negócios. Membro e coordenador de Comissões Técnicas ABNT, AEA e SAE. Ex-Diretor de pesquisa e Tecnologia da ABVE. Líder de Projetos de Fomento Lei de Informática PPB, Inovar Auto e Membro de Comitês e subgrupos do Rota 2030 pelo Promobe-GIZ DKTI no extinto MDIC.

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Roberto Pereira Ramos

Graduado em Engenharia Mecânica Industrial pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos. Trabalhou com simulação de estruturas da aeronave EMB-145 e do VLS (veículo lançador de satélites) brasileiro. Na GMB atuou no desenvolvimento de veículos nas áreas de estruturas, durabilidade, dinâmica do veículo, segurança, térmica e ruído e vibração. Pela GMB participou de projetos globais no Japão, nos Estados Unidos e na Alemanha.

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Rodrigo Koji Nishigasako

Engenheiro Eletricista pela UNESP; Mestrando em Microeletrônica, pela POLI-USP; Especialização em EV / PHEV / HEV. Atua há mais de 12 anos na área de engenharia automotiva, General Motors do Brasil-GM e na Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Responsável no desenvolvimento de produtos nas áreas de veículos autônomos (V2V, V2X, V2I), veículos elétricos e híbridos, veículos a hidrogênio e eficiência energética (coordenador do INOVAR Auto), além de soluções inovadoras na qual possui uma patente de inovação internacional (USPTO Patent #20110025584). Engenheiro especialista em Homologação / Regulamentação de EV / VEH / PHEV e soluções de eficiência energética.

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Silvia Faria Iombriller

Doutora, Mestre e graduada em Engenharia Mecânica pela USP. Atuou por mais de 20 anos no desenvolvimento de sistemas de freios, sendo há mais de 10 anos Coordenadora do CB-05 - Grupo de Freios da ABNT. Atualmente é Supervisora de Desenvolvimento de Novas Tecnologias em Chassis para a América do Sul na Ford.

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Wanderlei Marinho

Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.