Matrícula
para pagamento até 16/12
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30
As Tecnologias da Mobilidade e a transformação digital nos modelos de negócio exigem da Indústria Automotiva um novo posicionamento, ofertamos a especialização com as principais tecnologias: Veículos Autônomos, Conectados e elétricos reforçando as bases para essa automação e ADAS. Muitos profissionais que atuam no mercado já sentem a necessidade de dominar as multidisciplinares dessa inovação tecnológica: dos carros conectados em diversos modais e escalas à automatização em veiculos eletrificados energeticamente eficientes e sustentáveis: Reestudar a Dinâmica Veicular focando Robótica, Delivery Robôs, AGVs. Terra, Mar e Ar considerados. Dos princípios das Propulsões e modelos mecânicos à Inteligência Artificial, com fundamentos de Machine Learning, Deep Learning, Visão Computacional, Sensor Fusion integrando modelamento, Hardware e Software nos projetos. Assim como Mapas de Alta definição, algoritmos de posicionamento de Precisão imersos na conectividade necessária para correto funcionamento do Controle e Automação implementados.
Objetivo
Capacitar os Profissionais da área automotiva, graduados e atuantes na cadeia da Mobilidade e afins com o dominio das tecnologias emergentes mais importantes no road map e presentes nos veiculos de ultima geração do mercado.
Diferencial
Único curso de pós-graduação em Mobilidade Autônoma orientado ao profissional da Indústria Automotiva focando a realidade de Mercado e Necessidades atuais do Engenheiro que deseja estar plenamente capacitado para a realidade Técnica e Inovadora das tecnologias ADAS, IA e Conectada do Carro Autônomo.
Público-Alvo
Engenheiros, Tecnólogos, profissionais da Indústria automotiva interessados no domínio da inovação e tecnologia presente e em implantação na mobilidade.
O curso de Especialização em Engenharia Automotiva - Mobilidade Autônoma e Conectividade é composto por três módulos de 120 horas cada: Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi (120 h), Mobilidade Autônoma e Conectividade (120h) e Veículos Híbridos e Elétricos (120 h).
Carga Horária
360Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
Descontos somente sobre as 05 parcelas.
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Desenvolver os fundamentos de dinâmica longitudinal, lateral e vertical. Simulação do comportamento dinâmico do veículo durante realização de manobras.
Estudar a gestão e estratégias de inovação na empresa. Inovação e internacionalização. Projetos transnacionais e mapas tecnológicos para identificar as tecnologias estratégicas.
Estudar e dimensionar o sistema de freio e seus componentes, bem como sua integração com o veículo.
Estudar e analisar o desempenho dos sistemas de suspensão e direção, bem como sua integração com o veículo.
Franco entendimento de Mapas Digitais (para planejamento de percurso e recursos para localização de precisão), Intelligent Transport Systems - ITS, V2X (V2I, V2V, V2G, V2E, IoT, IoTT) Telecom OTA - Over the Air, Smart Cities. Conectividade para V.A.: GSM, DSRC, 5G. Analisar Aspectos de Cyber segurança.
Entendimento e reforço para base da robótica probabilística focando na Dinâmica Longitudinal, lateral, Sistemas de chassi, freio, direção, freio, pneu. Sistemas de estabilidade: Curvas, Manobras e Frenagem.
Entender os fundamentos da Inteligência Artificial, e seus desdobramentos em Machine Learning, Deep Learning e redes neurais para Veículos Autônomos. Introdução ao Phyton.
Focando o entendimento dos componentes de hardware do carro autônomo, muitas vezes já presente no ADAS – Advanced Driver Assistance System, Níveis de Automação SAE J3016, Funcional Safety: ISO 26262. Visão Computacional, Sistemas de Visão (Estéreo, localização de objetos), Sensoriamento: Lidar, Radar, Sonar, câmeras. Calibração de sensores: Precisão, linearidade e sincronização. Sensor Fusion. Atuadores: aceleração, Direção e freio. Modelagem de atuadores, Simulação (i.e., Simulink) Plataformas de HW: ECUs, CPUs, DSP, FPGA, GPUs. HIL - Hardware in the Loop, SIL Hardware e Software in the Loop Redes de Comunicação: CAN, LIN, Flexray, Ethernet.
Visão sistêmica de Integração HW+SW+IA. Uso de Simuladores (i.e. Carla, LGSVL).
Conhecer o cenário internacional e necessidades locais para Regulamentação: Normas Internacionais, Marco Regulatório Brasileiro (Oportunidades e Desafios). Introdução ao direito de novas tecnologias. Aspectos jurídicos dos veículos autônomos.
Entendimento específico das ferramentas de Software para o Autônomo. Percepção, Sensoriamento: interpretação de cenários com Visão Computacional, Localização de Precisão, processamento dos sinais do Sensor Fusion pelo SW, Odometria, Localização (SLAM), Definição de Percurso (Path), planejamento da Rota Controle do Movimento, Nível de controle Básico (Low Level Control) A tarefa da direção, Modelamento do sistema, ROS-Robotic Operational System, Estrutura Básica, Robótica Probabilística, Exemplos de Rotinas com o Pacote ROS, Simuladores para V.A.
Suporte na experimentação de conhecimento adquirido por projetos e trabalho final. Desenvolvimento pelos alunos de casos práticos relacionados à mobilidade autônoma com a mentoria dos Professores. Apresentação final pelos alunos.
A disciplina abordará os conceitos e aplicações da eletrônica de potência automotiva. As principais características e topologias dos conversores de potência aplicados aos sistemas de energia e de propulsão elétrica automotiva. Os principais componentes e sistemas eletrônicos de potência, aplicação e operação.
Visão moderna da mobilidade elétrica. Serão destacados os principais aspectos relacionados a eletrificação veicular automotiva. O estado da arte e as arquiteturas de propulsão elétrica, sistemas de carregamento, desafios e tendências.
Entender os conceitos e aplicações da Modelagem e Simulação Computacional de Veículos Híbridos e Elétricos. Modelagem computacional das arquiteturas automotivas eletrificadas utilizando softwares de apoio ao desenvolvimento.
Entender os conceitos e aplicações dos principais motores elétricos aplicados na propulsão elétrica automotiva. Motores de indução, de imãs permanentes e motores especiais aplicados a propulsão elétrica automotiva. Aspectos da modelagem computacional de motores elétricos aplicados à área automotiva.
Entender os conceitos de padrões, normas e testes aplicáveis aos Veículos Híbridos e Elétricos. Homologação e testes de veículos híbridos e elétricos, aspectos de segurança e manutenção do sistema de carregamento.
Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas de armazenamento, conversão de energia e carregamento de energia utilizados na propulsão elétrica automotiva. Aspectos principais das baterias de Íons de Lítio, carregamento, refrigeração e operação. Sistemas de carregamento de baterias - Battery Management Systems, tendências em sistemas de energia incluindo as células de combustível a hidrogênio e conceitos de Sistemas Integrados de suprimento de Energia - Smart Grid.
Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas eletrônicos embarcados na área automotiva. Sistemas elétricos e eletrônicos automotivos atuais, envolvendo sistemas de segurança ativa e passiva. Sistemas ABS, TCS e de Estabilidade - ESP entre outros. Advanced Drive Assistance Systems - ADAS, redes de comunicação automotiva, sistemas V2X, e tecnologias de Veículos Autônomos.
Graduado em Engenharia Elétrica (2001), pós-graduado em Engenharia de Segurança (2020) ambos os cursos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestrado em Engenharia de Sistemas (2005) e doutorando em Eletrônica de Potência para Física de Plasmas (em andamento) ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente pesquisador e professor convidado do Instituto Mauá de Tecnologia. Especialista em Eletrônica de Potência, com grande conhecimento no desenvolvimento de inúmeros conversores de energia, módulos de potência e fontes complexas de alimentação. Engenheiro sênior com experiência administrativa, operacional, em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Engenharia Elétrica; atuante como projetista, consultor e perito em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais.
Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela FATEC. São Paulo Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas embarcados automotivos em desenvolvimento de rastreadores e monitoramento veicular, atuando como engenheiro pela empresa Onetelecom. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e integrante do grupo de pesquisa em sistemas mecatrônicos, com pesquisa voltada para veículos híbridos e autônomos e responsável pelas disciplinas de SmartGrids, Sistemas Mecatrônicos Automotivos e Sistemas Veiculares Híbridos.
Doutoranda em direito pela Université Paris-Saclay, vinculada ao Laboratório de Direito de Novas Tecnologias (DANTE). O objeto de sua tese – veículos autônomos, políticas públicas e direito penal – possibilitou que fizesse parte da equipe do Instituto VEDECOM (FR), no projeto da primeira demonstração pública do veículo autônomo durante o Congresso Internacional ITS Bordeaux 2015. Foi responsável pelo dossiê jurídico encaminhado para as autoridades francesas, para que o veículo fosse emplacado e pudesse circular por vias públicas em modo autônomo. É servidora do Ministério Público Federal (1999-). Foi Chefe de projeto da 1ª. Conferência Inmetro sobre veículos inteligentes (2018). É consultora da Seven Go (2019).
Graduado em Engenharia Elétrica – Ênfase Automação e Controle pela Universidade de São Paulo (1993). CAEG pela Fundação Getúlio Vargas (1999). Doutorado em Engenharia Mecânica pela USP (2008). Atualmente é pesquisador da área de veículos autônomos elétricos (AMRs industriais e agrícolas). Aplica nesta área ferramentas baseadas em técnicas de “Deep Learning” e “Reinforced Learning”. Apresenta também experiência nas áreas de dinâmica veicular, identificação de sistemas dinâmicos, modelagem matemática de sistemas, teoria de controle (clássico, moderno e robusto), dimensionamento de estruturas para sistemas mecânicos dinâmicos, sistemas de suspensão ativa/semi-ativa, desenvolvimento de atuadores semi-ativos baseados em fluidos magneto-rheológicos.
O Prof. Edson trabalhou durante mais de 30 anos na indústria de autopeças. Atualmente, é professor na Fatec Santo André em várias disciplinas sobre eletrônica automotiva, também é professor convidado da FGV na área de Ciência de Dados. Faz P&D na área de condução autônoma e sistemas inteligentes, colaborando com indústrias e governo. É colaborador em pesquisas sobre condução autônoma com grupos na POLI-USP e na UFABC.
Doutor em Dinâmica dos Sistemas e Controle pelo Massachusetts Institute of Technology. Mestre em Tecnologia de Reatores Nucleares pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Graduado em Engenharia Mecânica pela USP. Professor da Escola Politécnica da USP e do Instituto Mauá de Tecnologia. Atua nas áreas de inteligência artificial, redes neurais e dinâmica e controle de sistemas.
Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI, Mestre em Engenharia Química pela UNICAMP e Doutor em Engenharia Elétrica pela POLI/USP. Professor com quinze anos de experiência, lecionando em cursos de graduação em engenharia nas áreas de eletrônica automotiva e de controle de sistemas & servomecanismos. Além disso, é coordenador da equipe de Formula SAE Elétrico do Centro Universitário FEI, colaborando com o desenvolvimento do powertrain, do pack de baterias e na modelagem do veículo.
Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.
PhD em Energia / Materiais pela USP / IPEN. Químico e Eng. Químico pela Universidade Mackenzie e Mecânico de Aeronaves, EMA. Especializações em Eletrólitos de sais fundidos com professor Jacques Dr. BOUTEILLON da Universidade de Grenoble, França e professor Dr. Harmut Wendt da Technische Universität Darmstadt, Alemanha; "Industrial production of lithium-ion pouch cells" - Fraunhofer Institute ISIT - Alemanha (2017); "Gerenciamento de Projetos" - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2016); "Gestão da Inovação" - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2015); "Gasification" - Technische Universität Bergakademie Freiberg, Alemanha (2011); "Thermal Spray" - ASM, Estados unidos (1990) e "Curso de combustão"- IPT (2013). Fundador da Start-up Electrocell e Anod-arc; coordenador da ABNT, gerente e chefe do Laboratório de Engenharia Térmica no IPT (2011-2017) e professor convidado da USP (PECE e POLI) e IEE (USP). Atualmente professor do Centro Universitário FEI, vice-presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI) e presidente do conselho da ABH2 (Associação Brasileiro do Hidrogênio).
Engenheiro Eletricista pelo Centro Universitário FEI. Mestrando em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI, linha de pesquisa dinâmica e controle. Integrante da equipe Fórmula FEI Elétrico do Centro Universitário FEI por sete anos, atuando na pesquisa, desenvolvimento e construção do sistema de armazenamento de energia e dos sistemas de gerenciamento e proteção do veículo.
Engenheiro Metalurgista pela Escola Politécnica da USP. Doutor e Mestre em Ciências no programa Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP com pesquisas na área de Gestão da Inovação e Tecnologia . MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA (Fundação Instituto de Administração). Possui Especialização em Administração Industrial com ênfase em qualidade e produtividade (Fundação Carlos Alberto Vanzolini/EPUSP). Trabalhou por 31 anos como engenheiro e gestor nas áreas de inovação, engenharia de produto e qualidade em grandes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é consultor, professor e palestrante em cursos de graduação e pós graduação.
Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993); Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aveiro – Portugal (2005/2006). Possui mais de 20 anos de experiência na indústria e academia. Atualmente é Professor do Departamento de Eletrônica (DAELE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa (UTFPR-PG) onde atua como Professor dos cursos de Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação. É membro sênior do IEEE, do comitê de educação em engenharia da SAE e de Veículos Autônomos. Foi coordenador de projetos de P&D com as seguintes instituições: FCA (Fiat Chrysler Automobiles) (OEM), OpenCadd (Tier-1), Chiptronic (Tier-1), CNPq (Edital Universal – Faixa C), Renault & Fundação Araucária, FAPEMIG. Trabalhou nas empresas IBM, Volvo e General Motors. Foi pesquisador convidado do IRCCyN, Ecole Centrale de Nantes, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. Atua e atuou como consultor e instrutor das seguintes empresas: Senai/CIMATEC, ITAIPU Binacional, C.E.S.A.R, Marcopolo, RCS, USIMINAS, ACESITA, FORD, AEA, SAE Brasil, AUTOTRAC, Ciclo Engenharia, GRABER, Chiptronic, Veltec entre outras. É autor ou coautor de 8 livros, mais 130 artigos, relatórios técnicos em veículos de comunicação técnico científicos nacionais e internacionais indexados, com mais de 126 citações e h-index = 13 (Web of Science) e 289 citações e h-index = 10 (Google Scholar).
Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Pós-Doutorado no Laboratoire d’Electrotechnique de Grenoble, França (2004). Foi Engenheiro do IEE-USP, do IPT. Foi professor Titular de Engenharia Elétrica da Unicsul e Pesquisador convidado do LMAG/EPUSP. Atualmente é engenheiro do CTMSP-Centro Tecnológico da Marinha em SP, Professor do Curso de Engenharia de Soldagem (Pós-graduação) no PECE/EPUSP e consultor em projetos de aplicações especiais de máquinas elétricas.
Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP, Graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Atua nas definições de arquitetura de componentes de suspensão, avaliação virtual em multicorpos de dinâmica veicular.
Engenheiro Eletricista pela FEI, Mestrando na UNICAMP – LCV, Gestão Empresarial pela FGV, Administração Industrial pela Fundação Vanzolini, Engenharia de Computação pelo FDTE – USP-PECE. Consultor e Docente Cursos Especiais Em HEV e Software, 30 anos de experiência na Industria automotiva em P&D e negócios. Membro e coordenador de Comissões Técnicas ABNT, AEA e SAE. Ex-Diretor de pesquisa e Tecnologia da ABVE. Líder de Projetos de Fomento Lei de Informática PPB, Inovar Auto e Membro de Comitês e subgrupos do Rota 2030 pelo Promobe-GIZ DKTI no extinto MDIC.
Engenheiro Eletricista pela UNESP; Mestrando em Microeletrônica, pela POLI-USP; Especialização em EV / PHEV / HEV. Atua há mais de 12 anos na área de engenharia automotiva, General Motors do Brasil-GM e na Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Responsável no desenvolvimento de produtos nas áreas de veículos autônomos (V2V, V2X, V2I), veículos elétricos e híbridos, veículos a hidrogênio e eficiência energética (coordenador do INOVAR Auto), além de soluções inovadoras na qual possui uma patente de inovação internacional (USPTO Patent #20110025584). Engenheiro especialista em Homologação / Regulamentação de EV / VEH / PHEV e soluções de eficiência energética.
Doutora, Mestre e graduada em Engenharia Mecânica pela USP. Atuou por mais de 20 anos no desenvolvimento de sistemas de freios, sendo há mais de 10 anos Coordenadora do CB-05 - Grupo de Freios da ABNT. Atualmente é Supervisora de Desenvolvimento de Novas Tecnologias em Chassis para a América do Sul na Ford.
Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.