INSCREVA-SE
...
Início
Horário

Design, Inovação e Cultura Maker

A especialização em Design, Inovação e Cultura Maker engloba os módulos de Design Thinking, Empreendedorismo Criativo e Prototipagem Digital. A união destas três áreas do conhecimento irá proporcionar uma experiência única na utilização das ferramentas do design na solução criativa de problemas e no desenvolvimento de novos produtos, serviços, processos e negócios.

O curso orienta um pensamento baseado no design, no empreendedorismo e na cultura maker, por meio da percepção de valores intangíveis, utilizando uma nova abordagem sobre como podemos dissociar nossos pensamentos do linear e do lógico e nos tornar inovadores e originais, utilizando uma metodologia de validação de ideias de forma ágil e rápida, planejando e otimizando projetos e se antecipando à possíveis problemas conceituais, funcionais e de produção.

 

Objetivo

Conhecer e aplicar os princípios e técnicas da Metodologia do Design Thinking, necessários para lidar com os problemas complexos da atualidade, conduzindo as transformações demandadas pelo mercado e pela sociedade na busca pela inovação no desenvolvimento de produtos, serviços, processos ou negócios. 

Desenvolver a prática empreendedora e criativa, ampliando o conhecimento, a visão e as técnicas necessárias para se adaptar às transformações do mundo e empreender num cenário de negócios disruptivos.
Abordar os princípios e fundamentos do ecossistema maker e os principais conceitos e técnicas de prototipagem digital, desenvolvendo uma experiência hands on por meio da experimentação e vivência prática no Fab Lab Mauá.

 

Público-Alvo

Designers, engenheiros, arquitetos, artesãos, professores, educadores, técnicos, tecnólogos, publicitários, administradores, gestores, consultores, profissionais liberais, profissionais de marketing e comunicação, enfim todos os interessados em inovar, empreender e colocar a mão na massa.

Diferencial

Interdisciplinaridade entre Design Thinking, Empreendedorismo Criativo e Prototipagem Digital

Carga Horária

360

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Descontos

Investimento

Matricula +
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Coordenador

Abrir informações do corpo docente
Claudia Facca
Designer, educadora e pesquisadora. Mestre e Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pela Universidade Mackenzie. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pela Universidade Mackenzie. Coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em Design no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Módulos de cursos



Ativação de Potenciais Humanos
16h
Abrir mais informações da disciplina

Fortalecer a autoconfiança do indivíduo por meio do desenvolvimento da liderança de si mesmo, num tempo em que o mundo passa, sobretudo, por grandes mudanças tecnológicas, econômicas, políticas de modo acelerado, criando novas demandas como a necessidade de profissionais mais habilitados e mais satisfeitos com o que produzem e sua vida em geral. Assim, focar na Liderança de si mesmo para alcançar maior confiabilidade, agilidade e produtividade junto a você mesmo é o que se pretende estimular, para que o indivíduo obtenha os seus melhores resultados individualmente e com todos a sua volta. Desenvolver e motivar o aluno com vista a alcançar os objetivos e as metas no próprio local de trabalho em tempo hábil, evitando conflitos contraproducentes, como a comunicação deficiente, que comumente acontecem em organizações corporativas, acadêmicas e demais áreas, que não vão ao encontro da prosperidade, e assim passam a acolher colaboradores cada vez mais descontentes na vida profissional, com extensão na vida pessoal e familiar.

Branding e Identidade Visual
16h
Abrir mais informações da disciplina

Abordar as mais importantes etapas do processo de branding, apresentar os conceitos e as ferramentas fundamentais para a gestão de marcas, proporcionando aos interessados o desenvolvimento de habilidades para elaborar estratégias voltadas à construção e à consolidação do valor das marcas.

Cultura da Inovação nos Negócios
16h
Abrir mais informações da disciplina

Abordar com intensidade o que é fundamental e indispensável para que a inovação aconteça de fato, quais os novos caminhos para a gestão pública, privada e acadêmica, promover uma leitura do mundo contemporâneo, refletindo sobre o que está em transformação, o que está em ruptura e quais seriam as novas perspectivas de trabalho, serviços e produtos. Apresentar cenários em transformação para que os alunos analisem, partindo do macro (sociedade, economia, política) ao micro (negócios, carreira, produtos e serviços). Outro ponto é uma provocação – Como pensamos o mundo, sob o ponto de vista do design estratégico, inovação, startup e modelos de organizações exponenciais.

Metodologia e Processos do Design
20h
Abrir mais informações da disciplina

Estudar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de um projeto a fim de procurar e indicar a melhor forma de transpor os imprevistos e resolver os problemas que podem (e vão) surgir pelo caminho. A principal característica do design como atividade projetual é a utilização de uma metodologia de desenvolvimento de projeto. O que se espera da metodologia é uma ajuda para determinar a sucessão de ações e seus conteúdos e para definir os procedimentos específicos que se têm que utilizar no desenvolvimento de um novo produto ou serviço.

Neuromarketing
16h
Abrir mais informações da disciplina

Promover um maior entendimento das respostas do cérebro humano aos estímulos de nossa sociedade, notadamente aqueles emanados pelas ações mercadológicas, de forma a gerar uma compreensão mais profunda dos hábitos e comportamentos dos indivíduos, possibilitando a criação de produtos e serviços, bem como sua divulgação, da forma mais adequada às expectativas e reais necessidades dos clientes.

Pesquisa Centrada nos Usuários
20h
Abrir mais informações da disciplina

Apresentar um panorama geral tanto da origem quanto da aplicação das metodologias relacionadas a pesquisa de mercado e user-centered innovation, assim como de ilustrar com exemplos do mundo real dos negócios, o que permitirá aos alunos entenderem a importância da compreensão dos usuários / consumidores no processo de criar produtos e serviços.

User Experience, Design Thinking e Serviços
16h
Abrir mais informações da disciplina

Utilizar a metodologia do Design Thinking com Design de Serviços, ter uma visão multidisciplinar, holística e integrada, esse é um processo que busca o desenvolvimento de projetos centrados nos usuários, tornando os serviços prestados mais desejáveis e eficientes aos clientes e ao negócio. Entender quais são os elementos de valor que pretende entregar (funcional, emocional, de estilo de vida ou de impacto social) e quais são os motivadores racionais e emocionais que proporcionam experiências de alto impacto e deixam as pessoas altamente conectadas ao seu serviço, produto ou marca.

Business Networking
16h
Abrir mais informações da disciplina

O curso irá abordar o planejamento, para a constituição da rede de relacionamentos, organização dos dados, habilidade para a conquista do público-alvo, adaptação ao perfil de contratação do segmento alvo, estratégias para contatos positivos, técnicas para entrevistas e manutenção da rede. Ter uma boa Rede de Relacionamento, hoje é essencial para qualquer empreendedor. Apesar de ser geralmente associado apenas a eventos que são o pesadelo dos mais tímidos, o Networking pode se tornar uma prática recorrente dentro das empresas para ampliar ao máximo as oportunidades de negócio e para empreendedores para a melhoria da saúde dos seus negócios. Apresentar o Networking, como competência pessoal é essencial e pode ser ensinada por meio de teorias e práticas, que abordam o desenvolvimento de conhecimentos complementares às habilidades humanas e Redes de Relacionamento existentes.

Ecossistema Empreendedor e Startups
16h
Abrir mais informações da disciplina

Estimular o aluno a pensar com o conceito de uma startup, ter uma visão mais sistêmica do que é o empreendedorismo, desafiando as crenças convencionais, subvertendo a lógica dominante de fazer as coisas certas, para fazer as coisas melhores. Desenvolver um mindset com foco na percepção das necessidades organizacionais e do planeta, respondendo à estas com soluções relevantes, originais e geradoras de valor

Estratégias de Marketing, Comunicação e Vendas
12h
Abrir mais informações da disciplina

Os objetivos do curso são orientar os empreendedores para que escolham seus mercados e segmentos, definindo personas a serem atendidas; traçar uma comunicação orientada à solução de problemas e às experiências que seus negócios proporcionam; utilizar as melhores técnicas do Marketing Digital e Inbound Marketing; formar ações de Vendas focadas na construção de valor e obtenção de clientes realmente qualificados; construir ferramentas de análise dos resultados das destas ações para que seus negócios cresçam continuamente.

Gestão Financeira para Empreendedores
12h
Abrir mais informações da disciplina

Conhecer de forma prática os conceitos de gestão financeira para empreendedores e startups, entender os principais modelos de negócio e como eles impactam nos custos e nas receitas, aprender como utilizar os indicadores financeiros no gerenciamento de uma startup, aprender a criar a gestão do relacionamento com investidores, conhecer os tipos financiamento e investimentos disponíveis, aplicar os métodos de avaliação de uma startup, introduzir conceitos de finanças colaborativas, economia compartilhada e nova economia na maximização dos resultados financeiros, aprender a administrar os recursos da empresa através de ações de  planejamento, organização e captação de investimentos, garantindo a saúde dos negócios, desenvolver um controle financeiro eficaz, definindo a margem de lucro ideal para os produtos e serviços, equilibrando despesas, e avaliando o saldo de receitas e ainda criar um planejamento adequado para as próximas rodadas de investimentos.

Inovação em Modelos de Negócios
16h
Abrir mais informações da disciplina

Por meio da utilização do "Business Model Generation - Canvas", uma metodologia de gerenciamento estratégico e cultural organizacional, será possível abordar, desenvolver ou aprimorar o modelo de negócio proposto a partir das diretrizes e hipóteses validadas em conexão com os resultados obtidos por ferramentas utilizadas nas disciplinas anteriores, por meio de ferramentas simples e poderosas que auxiliarão na compreensão, desenvolvimento e implementação de novos produtos e serviços. Proposta de valor: Seleção de ideias e hipóteses baseada no usuário quando validadas por sua relevância e percepção.

Legislação e Direito para Empreendedores
12h
Abrir mais informações da disciplina

Apresentar um panorama geral das questões jurídicas que interessam ao ambiente das startups, capacitando o empreendedor a tomar melhores decisões em todas as etapas do processo criativo da empresa no planejamento e gestão do seu negócio. Promover a visualização da concepção, desenvolvimento e implantação de uma startup, envolvendo todo o processo jurídico, desde a constituição da empresa até a sua manutenção. Realizar análises de viabilidade jurídica do projeto, do custo-direito, impactos trabalhistas, ambientais e tributários, noções de direito empresarial, contratual e societário são ferramentas necessárias a um empreendimento deste tipo

Mentoring
16h
Abrir mais informações da disciplina

Mentoria com profissionais experientes em diversos campos que irão guiar o empreendedor em necessidades específicas, em muitas fases do processo de startup – da validação de mercado ao lançamento e à condução da empresa, passando pelo planejamento (business planning). Orientações práticas de como melhorar o negócio e posicionar a startup no mercado e indicação de fontes de conhecimento e contatos que podem ajudar na formação e no desenvolvimento pessoal e profissional do empreendedor e do novo negócio.

Técnicas de Apresentação - Pitch
20h
Abrir mais informações da disciplina

O curso aborda o autoconhecimento empreendedor personalizado, que ajuda empreendedores a criarem o melhor formato de Pitch partindo do zero. Você vai aprender as melhores ferramentas e técnicas para afiar seu discurso e chamar atenção de Investidores, Parceiros Estratégicos, Sponsors e Clientes para o crescimento exponencial de seu negócio.

Desenvolvimento de Projeto
24h
Abrir mais informações da disciplina

Desenvolvimento de um projeto prático aplicando todas as técnicas relativas à prototipagem digital. Documentação do projeto.

Fabricação Aditiva: impressão 3D
12h
Abrir mais informações da disciplina

Introdução aos sistemas de impressão 3d: FDM (Fuse Desposition Modeling), SLA (StereoLithoGraphy), etc.

Fabricação Subtrativa: usinagem CNC e corte a laser
20h
Abrir mais informações da disciplina

Introdução a sistemas CNC de corte e usinagem utilizando equipamentos como máquina de corte a laser e Router. Metalcutting.

Introdução à Prototipagem Digital
4h
Abrir mais informações da disciplina

Introdução ao ecossistema maker. Princípios e práticas de prototipagem digital. Fab Lab: conceitos, histórico, tendências.

Sistemas Eletrônicos: desenvolvimento e programação
24h
Abrir mais informações da disciplina

Desenvolvimento e programação de circuitos eletrônicos embarcados. Arduino. EasyEDA.

Técnicas de Modelagem Digital
20h
Abrir mais informações da disciplina

Utilização de software de modelagem 3d digital paramétrica (Fusion 360). Desenhos 2D e 3D, Simulação e Fabricação.

Técnicas Transversais
16h
Abrir mais informações da disciplina

Biofabricação. Tecnologias Têxteis. Compósitos. Moldes.

Abrir informações do corpo docente
Alexandre Harayashiki Moreira

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Escola de Engenharia Mauá (EEM - IMT) em 2011, com Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013 e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC) em 2017. Tem experiência na área de Robótica e Mecatrônica, atuando principalmente com: Robôs Autônomos, Robôs Móveis, Sistemas Multirrobóticos, Inteligência Artificial Distribuída e Sistemas Multiagentes. Atualmente é professor no Instituto Mauá de Tecnologia.

Abrir informações do corpo docente
Ana Paula Scabello Mello

Doutora em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP. Mestre e Graduada em Arquitetura e Urbanismo-USP. Ergonomista Nível I certificada pela ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia. Consultora de ergonomia no desenvolvimento de veículos comerciais.

Abrir informações do corpo docente
Anderson Harayashiki Moreira

Doutor em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Mestre em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Mauá. Desenvolve atividades e pesquisas na área de robótica autônoma móvel, sistemas de controle, robótica industrial e sistemas microcontrolados.

Abrir informações do corpo docente
Benicio José de Oliveira Filho

MBA em Gestão estratégica e econômica em negócios pela FGV. Formado em Eletrônica e Graduado em Teologia pela PUC SP. Atua no mercado há mais de 20 anos na área de tecnologia. CEO e fundador da empresa Ravel Tecnologia.

Abrir informações do corpo docente
Claudia Facca

Designer, educadora e pesquisadora. Mestre e Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pela Universidade Mackenzie. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pela Universidade Mackenzie. Coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em Design no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Abrir informações do corpo docente
Claudia Gama

MBA em Master Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV. Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Unifran; Leader as a Coach, Executive Coach, Life Coach e Personal Professional Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI); Practitioner em Programação Neurolinguística pela American Board of Neuro Linguistic Programming (NLP); Executive Coach pelo Behavioral Coaching Institute - BCI.

Abrir informações do corpo docente
Deborah Alquimim

Graduação em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas. Atua como Networker, Mentora, Palestrante, Facilitadora, Cool Hunter e Influencer Digital. É membro da The Academy for Future Science com sede nos EUA, onde é estudante e pesquisadora da Metafísica. Fundadora do Circuito Networking, uma rede de negócios e apoio para o Autodesenvolvimento Empreendedor.

Abrir informações do corpo docente
Fátima Jinnyat

Especialista pela FAAP, Pesquisadora na área de neurociência. Sócia-proprietária da Jinnyat Desenvolvimento Empresarial, empresa que desenvolve programas de T& D para empresas e entidades governamentais

Abrir informações do corpo docente
Guilherme Wolf Lebrão

Engenheiro Metalurgista pela Escola de Engenharia Maua CEUN - IMT (1987); Mestre em Materiais pelo Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares - IPEN - USP (2007); Doutor em Materiais pelo Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares - IPEN - USP (2013). Atualmente é professor de Materiais e Desenho no Instituto Mauá de Tecnologia.

Abrir informações do corpo docente
Hugo Santos

Graduado em Marketing e Técnico em Eletrônica. Formado pela Crescimentum no programa Líderes do Futuro, em Alta Performance em Comunicação pela SBPNL e em Solution Selling pela Microsoft (MBS). Especialista em Vendas de Soluções e Inbound Marketing em atividades comerciais em mercados técnicos como automação industrial e tecnologia da informação.

Abrir informações do corpo docente
João Paulo A. Tavares Soares

Pós-graduado em Direito e relações do trabalho pela Faculdade de Direito São Bernardo. MBA em Direito Empresarial pela USCS. Sócio. Graduado em Direito e Jornalismo pela UMESP. Advogado da Polo Advogados Associados.

Abrir informações do corpo docente
Marcos Batista

Especialização em Economia Criativa e Cidades Criativas pela FGV. Especialização em Engenharia de Produto pela São Judas. Graduado em Design. Experiência no desenvolvimento e na criação de produtos para empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos e mercados. Diretor de Design thinking e co-idealizador do Curso de Educação Executiva. Consultor credenciado pelo SEBRAE nas áreas de inovação, design, empreendedorismo e startup.

Abrir informações do corpo docente
Marcos Túlio Rodrigues Ramos

MBA em Finanças e Relações com Investidores. MBA em Controladoria e Gestão de Custos. Especialista em Crédito e Serviços Financeiros. Graduado em Economia. Profissional certificado ANBIMA e FEBRABAN. Fundador da empresa RR Crédito Investimentos e Financiamentos.

Abrir informações do corpo docente
Neviton Santana

Consultor em UX/UI Design / Service Designer. Técnico em Design Gráficoff. Experiência em criação, arte-final, direção de arte, programação, arquitetura de informação, planejamento, marketing e coordenação de equipes de trabalho com foco em projetos digitais. Consultor em design e experiência do usuário, pela Behavio.us e é Cofundador do Tudous, uma startup voltada para o varejo de lojas físicas.

Abrir informações do corpo docente
Paulo Roberto Grasiano Moreti

Pós Graduado em Branding pela Faculdade Rio Branco. Graduado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela FIAM/FMU. Experiência na área de publicidade e eventos com a Element House of Ideas, desenvolvendo inúmeros trabalhos na área de criação de peças publicitárias, Gestão de marcas - Branding, eventos entre outros.

Abrir informações do corpo docente
Sabina Deweik

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC e Comunicação pela Domus Academy-Itália. Graduada em Jornalismo pela PUC. Caçadora de tendências, referência mundial em pesquisa de Comportamento e Consumo. Consultora Estratégica, coacher ontológico pela Escola Internacional de Coaching Ontológico Newfield Network / Chile. Diretora e proprietária da Sabina Deweik Think Foward.

Abrir informações do corpo docente
Ângela Barbour

Artista visual, Doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2013), Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2002) e Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela mesma escola (1989). Possui também graduação em Farmácia (1979) e bioquímica (1981) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e certificação no curso Fabricademy (Textile and Technology Academy) (2018), curso chancelado pela Fab Foundation e MIT. LImplantou o Ellora Ateliê que é o Fabricademy Node no Brasil.

Abrir informações do corpo docente
Élio Carlos dos Santos Junior

Bacharel em Design de Produto pela Faculdade Cidade de Salvador (BA), possui experiência profissional de mais de 40 anos como modelador de clay e protótipos nas principais montadoras no Brasil e no exterior (GM, Ford, Fiat, Audi). Atualmente é consultor de modelagem e prototipação no Fab Lab Mauá, no Instituto Mauá de Tecnologia.