Segundas e quartas-feiras Das 19h às 22h30
Objetivo
Facilitar a compreensão dos conceitos do marketing 4.0 na geração de vendas e prospecção de clientes nos negócios entre empresas, em especial do setor de embalagens.
Diferencial
O conteúdo ministrado neste curso de curta duração poderá ser utilizado como “APROVEITAMENTO DE ESTUDOS” em disciplina de módulo da Pós-graduação em Engenharia de Embalagem desde que os temas abordados em ambos sejam considerados compatíveis pela Coordenadoria do CECEA.
Público-alvo
Empresários, executivos, gerentes de vendas, account managers, administradores de vendas, representantes comerciais, desenvolvedores, técnicos e engenheiros de embalagens.
Carga Horária
40R$ 1.920,003 parcelas de R$ 640,00 no boleto
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
*Valor da parcela já atualizado para o ano de 2022.
Gestão do marketing 4.0 como fator estratégico na geração de valor na cadeia produtiva de embalagem. Estudo de caso.
Conceitos básicos sobre Indústria 4.0 e a jornada para implantação em sistemas produtivos.
Fundamentos do marketing tradicional, sua aplicação no B2B (Business-to-Business) e a convergência desses conceitos com as novas ferramentas do marketing digital. Estudo de caso.
O marketing B2B e sua interação com vendas, clientes e resultados da empresa. Estudo de caso.
Normas e legislação aplicadas à embalagem e sua influência na estratégia de marketing. Acordos de confidencialidade. Proteção da propriedade intelectual. Estudo de caso.
O inbound marketing e a geração de conteúdo B2B. A função das redes sociais no B2B. As técnicas do funil de vendas, e-commerce e seu impacto na estratégia de embalagem. Estudo de caso.
O estudo de tendências de consumo na estratégia de embalagem de médio e longo prazo. A visão do cliente final. Estudo de caso.
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.
Especialista em Administração pela Fundação Vanzolini e Engenheiro Mecânico pela FEI. Mais de 30 anos de experiência profissional como executivo na área de Vendas, Marketing, Desenvolvimento de Produto, M&A e Finanças. Atuação em empresas nacionais e multinacionais nos mercados de embalagens flexíveis, não tecidos, auto-adesivos e adesivos industriais. Em 2015, iniciei como empreendedor e sócio da Empresa Inovagraf com objetivo de construir um negócio com acesso a diversas tecnologias para fornecimento de insumos para indústria de embalagens no setor alimentício, com atuação no Brasil, México, America do Norte e Europa. Através de uma Joint Venture com o Grupo APG (Alliance Packging Group)/ Ásia e com alguns dos principais grupos brasileiros, pudemos ter acesso a diversas tecnologias para fornecimento aos nossos clientes e parceiros – Plásticos, Equipamentos, Químicos e Papel. Também atuei como conselheiro de diversas entidades de classe relacionadas à indústria do plástico, embalagens e não tecidos como ABIPLAST, ABIEF, ABRE e ABINT.
Mestre em Administração de Empresas (MPA) pela FGV EAESP e Engenheiro Mecânico pela Universidade Metodista de Piracicaba. Formado no General Manager College pela WestRock University e Darden School Of Business. Desenvolveu projetos sobre Economic profit com Ram Charam e trabalhos sobre estratégia de crescimento com Roger Martin, autor do livro Playing To win. Mais de 25 anos de experiência no mercado e papel e embalagem tendo atuado em empresas como Suzano Papel e Celulose, Bemis e WestRock (resultado da fusão da Rock Tenn e MeadWestvaco). Nos últimos 15 anos atuou como Diretor Geral da WestRock Divisão de Home, Health & Beauty na LatAm. Responsável pela estratégia de crescimento, P&L e pela execução do plano de expansão na região. Membro do Regional Leadership Team da WestRock. Experiência multicultural, liderando projetos com clientes globais, interagindo com interlocutores de diversas nacionalidades na América do Norte, Ásia, Europa e América Latina. Professor convidado pela FGV-EAESP nos cursos de Mestrado Profissional para a Gestão da Competividade – linha Supply Chain e do Master em Administração – linha Logística e Supply Chain.
Administrador de empresas pela EAESP FGV, consultor de marketing e negócios, palestrante e professor de História do Brasil. Sócio fundador da Müller Camacho Design, primeiro presidente da Associação Brasileira de Empresas de Design- ABEDESIGN- eleito duas vezes Profissional do Ano nas áreas de design e embalagem.