Criação de Novos Negócios na Era Digital

Objetivo

A atitude empreendedora e o apoio ao empreendedorismo estão muito ativos, com vários mecanismos governamentais, institucionais e privados de apoio à ação empreendedora para novos produtos, serviços e modelos de negócios. Em um mundo em constante transformação facilitada pelas tecnologias digitais, o espírito empreendedor para o surgimento de novos negócios nunca esteve tão universal e presente no cotidiano.

Para ter sucesso, o empreendedor precisa de muito mais do que uma boa idéia. Necessita de conhecimentos sólidos sobre mercado, estratégia e modelos de negócios, captação de recursos, inovação e gestão de pessoas.

Público-alvo

  • Empresários, empreendedores ou pessoas com planos de empreender que queiram adquirir mais competências para ter sucesso em seus empreendimentos;
  • Executivos de empresas que tenham como missão alavancar os negócios com atitudes empreendedoras dentro de negócios já estabelecidos;
  • Alunos de cursos de graduação que desejam empreender quando formados.

Coordenação

Angelo Sebastião Zanini

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Mestre e Doutor em Ciência pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Professor Associado no Instituto Mauá de Tecnologia, membro  do Núcleo de Inovações em Negócios e Empreendedorismo no IMT, professor convidado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselheiro e Diretor de Assuntos Acadêmicos do Instituto de Engenharia (pro bono).  Empresário, ex-diretor e fundador da SCUA Segurança da Informação S/A (www.scua.com.br) e da SUMUS (www.sumus.com.br). Especialista em empreendedorismo, IoT e em Segurança da Informação.

Disciplinas

Comunicação, vendas e pitch

8 h

Campanhas de divulgação e vendas.  Pitch para investidores.

Digital Vortex

8 h

Digital Vortex. A economia digital e o momento de transformação. Disrupção e novos modelos de negócios.

Fontes de Financiamento

8 h

Planos de negócios. Incubadoras, aceleradoras, fontes de financiamento e participações.

Pessoas

8 h

Formação de equipes, liderança e gestão de pessoas.

Planejamento Estratégico

8 h

Estruturação de startups: criação de valor, mercado, planejamento estratégico.

Corpo Docente

Angelo Sebastião Zanini

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Mestre e Doutor em Ciência pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Professor Associado no Instituto Mauá de Tecnologia, membro  do Núcleo de Inovações em Negócios e Empreendedorismo no IMT, professor convidado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselheiro e Diretor de Assuntos Acadêmicos do Instituto de Engenharia (pro bono).  Empresário, ex-diretor e fundador da SCUA Segurança da Informação S/A (www.scua.com.br) e da SUMUS (www.sumus.com.br). Especialista em empreendedorismo, IoT e em Segurança da Informação.

Fernando Camilher Almeida

Bacharel em Administração de Empresas - PUC, Cursou Economia PUC,MBA em Marketing - ESPM - MBA em Comunicação - ESPM, Especialização em Planejamento Estratégico - BSC - (com Robert Kaplan), Pós-Graduado em Dinâmica de Grupos - SBDG, Mestre em Economia - PUC. Sócio fundador - Santana Screen, Industria têxtil, Sócio Fundador e Diretor Técnico da WIZION - Prolog Group -, Consultoria especializada em planejamento estratégico e BSC Professor Pós graduação Senac - 2004 a 2011, Planejamento Estratégico e Marketing. Professor Pós graduação FEI - desde 2011, Planejamento Estratégico e Negociação. Facilitador do Projeto ONU - EMPRETEC, desde 2000, Participou da concepção e Aplicação do Projeto Ferramentas Avançadas de Gestão - Sebrae - Nacional - 2010. Professor convidado da Pós Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia, 2019. Professor convidado PUC - Estratégias Competitivas Professor convidado ESPM-SP-Marketing de Relacionamento Palestrante USP - Marketing e Gestão. Palestrante FEI - Planejamento Estratégico.

José Carlos de Souza Junior

Técnico Eletrônico pela ETE Lauro Gomes (1986), possui graduação em Engenharia Elétrica Ênfase Eletrônica pela Escola de Engeharia Mauá (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular do Instituto Mauá de Tecnologia - onde atua como Reitor, professor. adjunto II (licenciado) do Centro Universitário da FEI e professor titular (licenciado) da Universidade São Judas Tadeu. Fundou a Mosaico Engenharia Eletrônica Ltda., onde atuou até 2009. Fundador da VERSOR Inovação Tecnológica em 2010, é também seu resposável técnico. Em 2012 co-fundou a MOTOM Comércio de Moto-peças Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica/Eletrônica, com ênfase em Processamento Digital de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento de Imagem, Processamento de Sinais Biológicos, Sistemas Embarcados e Telecomunicações (IoT).

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/josé-carlos-de-souza-jr-2ab37a/

Maria Lúcia Giamomazzi

Consultora de carreira, graduado em psicologia pela UMESP com especialização em RH e Coaching Executivo de Cursos e Coaching pelo ICI - Integrated Coaching Institute e Coaching Course pela Erickson Coaching International. Expertise em programas de aconselhamento de carreira para executivos de Coaching, Aconselhamento e Outplacement. 25 anos de experiência executiva em grandes organizações multinacionais e nacionais de empresas automotivas, financeiras, bancos e serviços.

Linkedin: linkedin.com/in/malugiacomazzi

Warde Marx

Advogado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, 1979-1983. Ator, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, SP, 1986-1988.Especialista em Artes - Teatro, pela Universidade São Judas Tadeu, SP, 1996-1997. Especialista em História da Arte, pela Universidade São Judas Tadeu, SP, 1998-1999. Mestre em Ciência da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), SP, 2000-2003. Professor de Comunicação Interpessoal, diversos locais (SESC, PUC-SP).

>