Os programas de Pós-Graduação e de cursos livres In Company do Instituto Mauá de Tecnologia visam atender às necessidades específicas de cada empresa.
Com visitas de relacionamento e reuniões, os cursos são customizados e estruturados por nossa equipe acadêmica com os profissionais da empresa solicitante.
Para obter mais informações, preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Relacionamento – Pós-Graduação Mauá
(11) 4239-3155
Objetivo
Compreender em pormenor a motivação, legislação, roteiros e requisitos do cliente para a hibridação e eletrificação de veículos. Analisar as arquiteturas de propulsão híbrida e elétrica, bem como os requisitos de energia do veículo. Questões-chave do projeto e definição dos componentes de powertrain são analisadas com ênfase nas considerações de controle e integração necessárias para a ampla gama de arquiteturas associadas a esses veículos.
Os tópicos são introduzidos a partir de um ponto de vista prático, permitindo assim que os estudantes que estão realizando este módulo sejam capazes de interpretar e aplicar o aprendizado a uma ampla gama de desafios práticos de engenharia de veículos híbridos e elétricos. Ao participar e finalizar este Módulo o aluno será capaz de avaliar criticamente veículos híbridos e elétricos de última geração.
Serão apresentadas técnicas aplicadas no desenvolvimento de arquiteturas de powertrain, tecnologia de componentes, requisitos de simulação e ferramentas para controle otimizado, levando em consideração aspectos relacionados ao projeto, problemas de integração, desafios da engenharia automotiva baseados em estudos de casos reais.
Público-alvo
Profissionais de engenharia que já possuem uma compreensão básica de veículos a combustão, híbridos e / ou elétricos que buscam aumentar seu conhecimento e compreensão de aplicações de sistemas de veículos híbridos, incluindo engenheiros de aplicação mecânicos e elétricos, engenheiros de projeto, gerentes de projeto e outras pessoas que trabalham com ou em transição para o desenvolvimento de sistemas de propulsão (powertrain) híbrido-elétrico.
Mais Informações |
Início do Curso |
Investimento por Módulo (120 horas) | |
Matrícula O valor correspondente ao desconto por período (somente matrícula) é concedido de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva |
Mensalidades 5 parcelas de R$ 1.580,00* |
Até 30 de outubro R$ 1.280,00 |
DESCONTOS Ex-aluno graduado na Mauá: 10% |
Veja opção de financiamento por módulo |
Taxa de Reserva: R$280,00
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. |
*Valores já atualizados para 2021, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2022 |
Os programas de Pós-Graduação e de cursos livres In Company do Instituto Mauá de Tecnologia visam atender às necessidades específicas de cada empresa.
Com visitas de relacionamento e reuniões, os cursos são customizados e estruturados por nossa equipe acadêmica com os profissionais da empresa solicitante.
Para obter mais informações, preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Relacionamento – Pós-Graduação Mauá
(11) 4239-3155
Mensagem enviado com sucesso.
Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.
16 h
A disciplina abordará os conceitos e aplicações da eletrônica de potência automotiva. As principais características e topologias dos conversores de potência aplicados aos sistemas de energia e de propulsão elétrica automotiva. Os principais componentes e sistemas eletrônicos de potência, aplicação e operação.
4 h
Visão moderna da mobilidade elétrica. Serão destacados os principais aspectos relacionados a eletrificação veicular automotiva. O estado da arte e as arquiteturas de propulsão elétrica, sistemas de carregamento, desafios e tendências.
20 h
Entender os conceitos e aplicações da Modelagem e Simulação Computacional de Veículos Híbridos e Elétricos. Modelagem computacional das arquiteturas automotivas eletrificadas utilizando softwares de apoio ao desenvolvimento.
16 h
Entender os conceitos e aplicações dos principais motores elétricos aplicados na propulsão elétrica automotiva. Motores de indução, de imãs permanentes e motores especiais aplicados a propulsão elétrica automotiva. Aspectos da modelagem computacional de motores elétricos aplicados à área automotiva.
12 h
Entender os conceitos de padrões, normas e testes aplicáveis aos Veículos Híbridos e Elétricos. Homologação e testes de veículos híbridos e elétricos, aspectos de segurança e manutenção do sistema de carregamento.
24 h
Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas de armazenamento, conversão de energia e carregamento de energia utilizados na propulsão elétrica automotiva. Aspectos principais das baterias de Íons de Lítio, carregamento, refrigeração e operação. Sistemas de carregamento de baterias - Battery Management Systems, tendências em sistemas de energia incluindo as células de combustível a hidrogênio e conceitos de Sistemas Integrados de suprimento de Energia - Smart Grid.
28 h
Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas eletrônicos embarcados na área automotiva. Sistemas elétricos e eletrônicos automotivos atuais, envolvendo sistemas de segurança ativa e passiva. Sistemas ABS, TCS e de Estabilidade - ESP entre outros. Advanced Drive Assistance Systems - ADAS, redes de comunicação automotiva, sistemas V2X, e tecnologias de Veículos Autônomos.
Técnico em Eletroeletrônica formado pela ETE Jorge Street; Engenheiro Eletricista formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia; Mestre em Engenharia de Sistemas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente, Professor Convidado Titular da cadeira de Eletrônica de Potência e responsável pelas disciplinas: Motores e Acionamentos Elétricos; Instrumentação e Automação; Instalações Elétricas Residenciais, Prediais e Industriais, lecionadas pelo Instituto Mauá de Tecnologia; Gerente do Departamento de Engenharia e responsável pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa POLITRON Indústria Nacional de Máquinas e Componentes Eletrônicos Ltda. Especialista nas áreas de Engenharia Elétrica, com experiência de projetista, instalador e técnico de manutenção de campo, desde 1994.
Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela FATEC. São Paulo Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas embarcados automotivos em desenvolvimento de rastreadores e monitoramento veicular, atuando como engenheiro pela empresa Onetelecom. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e integrante do grupo de pesquisa em sistemas mecatrônicos, com pesquisa voltada para veículos híbridos e autônomos e responsável pelas disciplinas de SmartGrids, Sistemas Mecatrônicos Automotivos e Sistemas Veiculares Híbridos
Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI, Mestre em Engenharia Química pela UNICAMP e Doutor em Engenharia Elétrica pela POLI/USP. Professor com quinze anos de experiência, lecionando em cursos de graduação em engenharia nas áreas de eletrônica automotiva e de controle de sistemas & servomecanismos. Além disso, é coordenador da equipe de Formula SAE Elétrico do Centro Universitário FEI, colaborando com o desenvolvimento do powertrain, do pack de baterias e na modelagem do veículo.
PhD em Energia / Materiais pela USP / IPEN. Químico e Eng. Químico pela Universidade Mackenzie e Mecânico de Aeronaves, EMA. Especializações em Eletrólitos de sais fundidos com professor Jacques Dr. BOUTEILLON da Universidade de Grenoble, França e professor Dr. Harmut Wendt da Technische Universität Darmstadt, Alemanha; "Industrial production of lithium-ion pouch cells" - Fraunhofer Institute ISIT - Alemanha (2017); "Gerenciamento de Projetos" - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2016); "Gestão da Inovação" - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2015); "Gasification" - Technische Universität Bergakademie Freiberg, Alemanha (2011); "Thermal Spray" - ASM, Estados unidos (1990) e "Curso de combustão"- IPT (2013). Fundador da Start-up Electrocell e Anod-arc; coordenador da ABNT, gerente e chefe do Laboratório de Engenharia Térmica no IPT (2011-2017) e professor convidado da USP (PECE e POLI) e IEE (USP). Atualmente professor do Centro Universitário FEI, vice-presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI) e presidente do conselho da ABH2 (Associação Brasileiro do Hidrogênio).
Engenheiro Eletricista pelo Centro Universitário FEI. Mestrando em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI, linha de pesquisa dinâmica e controle. Integrante da equipe Fórmula FEI Elétrico do Centro Universitário FEI por sete anos, atuando na pesquisa, desenvolvimento e construção do sistema de armazenamento de energia e dos sistemas de gerenciamento e proteção do veículo.
Possui graduação em Tecnologia Eletrônica - ênfase em Automação Industrial pela Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo (FATEC-SBC) em 2009 e em Tecnologia Mecatrônica pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica em 2011, com mestrado em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC, Santo André, SP) em 2012. Atualmente é professor no Instituto Mauá de Tecnologia e na Faculdade de Tecnologia de Santo André. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Robótica e Mecatrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Programação de Dispositivos Móveis Nativos e Híbridos, Paradigmas de Programação, Algoritmos e Estrutura de Dados, Robôs Móveis, Sistemas Multi Robóticos, Sistemas Embarcados, Dispositivos Inteligentes, Aplicações com Internet das Coisas , Inteligência Artificia e Aprendizado de Máquina.
Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Pós-Doutorado no Laboratoire d’Electrotechnique de Grenoble, França (2004). Foi Engenheiro do IEE-USP, do IPT. Foi professor Titular de Engenharia Elétrica da Unicsul e Pesquisador convidado do LMAG/EPUSP. Atualmente é engenheiro do CTMSP-Centro Tecnológico da Marinha em SP, Professor do Curso de Engenharia de Soldagem (Pós-graduação) no PECE/EPUSP e consultor em projetos de aplicações especiais de máquinas elétricas.
Engenheiro Eletricista pela FEI, Mestrando na UNICAMP – LCV, Gestão Empresarial pela FGV, Administração Industrial pela Fundação Vanzolini, Engenharia de Computação pelo FDTE – USP-PECE. Consultor e Docente Cursos Especiais Em HEV e Software, 30 anos de experiência na Industria automotiva em P&D e negócios. Membro e coordenador de Comissões Técnicas ABNT, AEA e SAE. Ex-Diretor de pesquisa e Tecnologia da ABVE. Líder de Projetos de Fomento Lei de Informática PPB, Inovar Auto e Membro de Comitês e subgrupos do Rota 2030 pelo Promobe-GIZ DKTI no extinto MDIC.
Engenheiro Eletricista pela UNESP; Mestrando em Microeletrônica, pela POLI-USP; Especialização em EV / PHEV / HEV. Atua há mais de 12 anos na área de engenharia automotiva, General Motors do Brasil-GM e na Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Responsável no desenvolvimento de produtos nas áreas de veículos autônomos (V2V, V2X, V2I), veículos elétricos e híbridos, veículos a hidrogênio e eficiência energética (coordenador do INOVAR Auto), além de soluções inovadoras na qual possui uma patente de inovação internacional (USPTO Patent #20110025584). Engenheiro especialista em Homologação / Regulamentação de EV / VEH / PHEV e soluções de eficiência energética.
Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.