Veículos Híbridos e Elétricos

Objetivo

Compreender em pormenor a motivação, legislação, roteiros e requisitos do cliente para a hibridação e eletrificação de veículos. Analisar as arquiteturas de propulsão híbrida e elétrica, bem como os requisitos de energia do veículo. Questões-chave do projeto e definição dos componentes de powertrain são analisadas com ênfase nas considerações de controle e integração necessárias para a ampla gama de arquiteturas associadas a esses veículos.

Os tópicos são introduzidos a partir de um ponto de vista prático, permitindo assim que os estudantes que estão realizando este módulo sejam capazes de interpretar e aplicar o aprendizado a uma ampla gama de desafios práticos de engenharia de veículos híbridos e elétricos. Ao participar e finalizar este Módulo o aluno será capaz de avaliar criticamente veículos híbridos e elétricos de última geração.

Serão apresentadas técnicas aplicadas no desenvolvimento de arquiteturas de powertrain, tecnologia de componentes, requisitos de simulação e ferramentas para controle otimizado, levando em consideração aspectos relacionados ao projeto, problemas de integração, desafios da engenharia automotiva baseados em estudos de casos reais.

Público-alvo

Profissionais de engenharia que já possuem uma compreensão básica de veículos a combustão, híbridos e / ou elétricos que buscam aumentar seu conhecimento e compreensão de aplicações de sistemas de veículos híbridos, incluindo engenheiros de aplicação mecânicos e elétricos, engenheiros de projeto, gerentes de projeto e outras pessoas que trabalham com ou em transição para o desenvolvimento de sitemas de propulsão (powertrain) híbrido-elétrico.

Mais Informações

Início do Curso
Março de 2020
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Segundas e quartas-feiras

Investimento - Valores já atualizados para o ano de 2020
Matrícula
Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00

Até 18 de outubro R$ 1.280,00 
Até 20 de dezembro R$ 1.380,00 
Após 20 de dezembro R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno Mauá formado em 2018: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

 

Coordenação

Wanderlei Marinho

Engenheiro eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.

Disciplinas

Eletrônica de Potência Automotiva para Veículos Híbridos e Elétricos

16 h

A disciplina abordará os conceitos e aplicações da eletrônica de potência automotiva. As principais características e topologias dos conversores de potência aplicados aos sistemas de energia e de propulsão elétrica automotiva. Os principais componentes e sistemas eletrônicos de potência, aplicação e operação.

Estado da arte dos Veículos híbridos e Elétricos

4 h

Visão moderna da mobilidade elétrica. Serão destacados os principais aspectos relacionados a eletrificação veicular automotiva. O estado da arte e as arquiteturas de propulsão elétrica, sistemas de carregamento, desafios e tendências.

Modelagem e Simulação computacional de Veículos Híbridos e Elétricos

20 h

Entender os conceitos e aplicações da Modelagem e Simulação Computacional de Veículos Híbridos e Elétricos. Modelagem computacional das arquiteturas automotivas eletrificadas utilizando softwares de apoio ao desenvolvimento.

Motores elétricos para propulsão elétrica automotiva

16 h

Entender os conceitos e aplicações dos principais motores elétricos aplicados na propulsão elétrica automotiva. Motores de indução, de imãs permanentes e motores especiais aplicados a propulsão elétrica automotiva. Aspectos da modelagem computacional de motores elétricos aplicados à área automotiva.

Padrões e Normas, Homologação, testes e certificação de Veículos Híbridos e Elétricos

12 h

Entender os conceitos de padrões, normas e testes aplicáveis aos Veículos Híbridos e Elétricos. Homologação e testes de veículos híbridos e elétricos, aspectos de segurança e manutenção do sistema de carregamento.

Sistemas de armazenamento, conversão de energia e carregamento de energia para Veículos Híbridos e Elétricos

24 h

Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas de armazenamento, conversão de energia e carregamento de energia utilizados na propulsão elétrica automotiva. Aspectos principais das baterias de Íons de Lítio, carregamento, refrigeração e operação. Sistemas de carregamento de baterias - Battery Management Systems, tendências em sistemas de energia incluindo as células de combustível a hidrogênio e conceitos de Sistemas Integrados de suprimento de Energia - Smart Grid.

Sistemas elétricos e eletrônicos Embarcados na área automotiva

28 h

Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas eletrônicos embarcados na área automotiva. Sistemas elétricos e eletrônicos automotivos atuais, envolvendo sistemas de segurança ativa e passiva. Sistemas ABS, TCS e de Estabilidade - ESP entre outros. Advanced Drive Assistance Systems - ADAS, redes de comunicação automotiva, sistemas V2X, e tecnologias de Veículos Autônomos.

Corpo Docente

Alessandro de Oliveira Santos

Técnico em Eletroeletrônica formado pela ETE Jorge Street; Engenheiro Eletricista formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia; Mestre em Engenharia de Sistemas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente, Professor Convidado Titular da cadeira de Eletrônica de Potência e responsável pelas disciplinas: Motores e Acionamentos Elétricos; Instrumentação e Automação; Instalações Elétricas Residenciais, Prediais e Industriais, lecionadas pelo Instituto Mauá de Tecnologia; Gerente do Departamento de Engenharia e responsável pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa POLITRON Indústria Nacional de Máquinas e Componentes Eletrônicos Ltda. Especialista nas áreas de Engenharia Elétrica, com experiência de projetista, instalador e técnico de manutenção de campo, desde 1994.

Alexsander Tressino de Carvalho

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela FATEC. São Paulo Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas embarcados automotivos em desenvolvimento de rastreadores e monitoramento veicular, atuando como engenheiro pela empresa Onetelecom. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e integrante do grupo de pesquisa em sistemas mecatrônicos, com pesquisa voltada para veículos híbridos e autônomos e responsável pelas disciplinas de SmartGrids, Sistemas Mecatrônicos Automotivos e Sistemas Veiculares Híbridos

Fabio Delatore

Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI, Mestre em Engenharia Química pela UNICAMP e Doutor em Engenharia Elétrica pela POLI/USP. Professor com quinze anos de experiência, lecionando em cursos de graduação em engenharia nas áreas de eletrônica automotiva e de controle de sistemas & servomecanismos. Além disso, é coordenador da equipe de Formula SAE Elétrico do Centro Universitário FEI, colaborando com o desenvolvimento do powertrain, do pack de baterias e na modelagem do veículo.

Gehard Ett

PhD em Energia / Materiais pela USP / IPEN. Químico e Eng. Químico pela Universidade Mackenzie e Mecânico de Aeronaves, EMA. Especializações em Eletrólitos de sais fundidos com  professor Jacques Dr. BOUTEILLON  da Universidade de Grenoble, França e professor Dr. Harmut Wendt da Technische Universität Darmstadt, Alemanha; "Industrial production of lithium-ion pouch cells" - Fraunhofer Institute ISIT - Alemanha (2017); "Gerenciamento de Projetos"  - Instituto de Pesquisas Tecnológicas  - IPT (2016); "Gestão da Inovação"  - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2015); "Gasification" - Technische Universität Bergakademie Freiberg, Alemanha (2011); "Thermal Spray" - ASM, Estados unidos (1990) e "Curso de combustão"- IPT (2013). Fundador da Start-up Electrocell e Anod-arc; coordenador da ABNT, gerente e chefe do Laboratório de Engenharia Térmica no IPT  (2011-2017) e professor convidado da USP (PECE e POLI) e IEE (USP). Atualmente professor do Centro Universitário FEI, vice-presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI) e presidente do conselho da ABH2 (Associação Brasileiro do Hidrogênio).

Jeferson de Brito Coura

Engenheiro Eletricista pelo Centro Universitário FEI. Mestrando em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI, linha de pesquisa dinâmica e controle. Integrante da equipe Fórmula FEI Elétrico do Centro Universitário FEI por sete anos, atuando na pesquisa, desenvolvimento e construção do sistema de armazenamento de energia e dos sistemas de gerenciamento e proteção do veículo.

Pedro Pereira de Paula

Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Pós-Doutorado no Laboratoire d’Electrotechnique de Grenoble, França (2004). Foi Engenheiro do IEE-USP, do IPT. Foi professor Titular de Engenharia Elétrica da Unicsul e Pesquisador convidado do LMAG/EPUSP. Atualmente é engenheiro do CTMSP-Centro Tecnológico da Marinha em SP, Professor do Curso de Engenharia de Soldagem (Pós-graduação) no PECE/EPUSP e consultor em projetos de aplicações especiais de máquinas elétricas.

Ricardo Takahira

Engenheiro Eletricista, Técnico Eletrônico com mais de 30 anos de experiência nas áreas automotiva e Automação: Instrumentação Industrial, TI industrial e Informática com projetos de periféricos de computador, localização de Manufatura, microcomputadores, Projetos na lei de Informática, Treinamento e Suporte, Automotivo, Educação, Projetos Fomentados.

Rodrigo Koji Nishigasako

Engenheiro Eletricista pela UNESP; Mestrando em Microeletrônica, pela POLI-USP; Especialização em EV / PHEV / HEV. Atua há mais de 12 anos na área de engenharia automotiva, General Motors do Brasil-GM e na Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Responsável no desenvolvimento de produtos nas áreas de veículos autônomos (V2V, V2X, V2I), veículos elétricos e híbridos, veículos a hidrogênio e eficiência energética (coordenador do INOVAR Auto), além de soluções inovadoras na qual possui uma patente de inovação internacional (USPTO Patent #20110025584). Engenheiro especialista em Homologação / Regulamentação de EV / VEH / PHEV e soluções de eficiência energética.

Wanderlei Marinho

Engenheiro eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.

>