Matrícula
para pagamento até 20/07/2025
Terças-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h30
Objetivo
Estudar temas relacionados à transição energética no mundo e à descarbonização.
Público-alvo
Profissionais dos mais diversos setores que desejem adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos relacionados à transição energética e descarbonização.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.902,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2025
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
A disciplina pretende ampliar a visão do aluno sobre o potencial energético de resíduos agrícolas, urbanos e industriais, visando a geração de energia térmica e elétrica. O foco principal é ilustrar as cadeias produtivas e o aproveitamento de diversos tipos de resíduos ainda com baixa utilização energética encontrando alternativas de geração distribuída de energia elétrica e térmica focando na diversificação da matriz energética nacional.
Disciplina que aborda conceitos de armazenamento de energia nas formas química, térmica e hidráulica. Importância do armazenamento na transição energética.
A disciplina apresenta os fundamentos de bioenergia, os aspectos básicos da produção e uso de biocombustíveis, tecnologias de tratamento e conversão, produção de eletricidade a partir de biomassa e biocombustíveis e as consequências ambientais e utilização de recursos relacionados à bioenergia. A disciplina oferece uma visão das tecnologias de conversão de biomassa, que incluem combustão, gaseificação e pirólise e discute os aspectos tecnológicos, ambientais, econômicos e legislativos relacionados com a bioenergia.
A disciplina apresenta os princípios de cogeração. Sistemas de cogeração baseados em turbina a vapor, turbina a gás, ciclo combinado, motores de combustão interna, e “chiller” de absorção. São analisadas aplicações de cogeração nos setores industriais e comerciais e apresentado o quadro atual regulatório e financeiro para a cogeração.
Disciplina que apresenta os fundamentos de energia geotérmica tais como: conceitos básicos de energia geotérmica, cenário global, tecnologia de extração, potencial de utilização, vantagens e desvantagens e futuro da fonte.
Disciplina que apresenta conceitos de energia nuclear tais como: cenário da energia nuclear no Brasil e no mundo, tecnologia de reatores, vantagens e desvantagens, futuro da energia nuclear e papel da fonte na transição energética.
Disciplina que aborda os principais desafios na transição energética mundial com o objetivo de aumentar a participação de fontes renováveis nas matrizes energéticas dos países. A disciplina trará também soluções inovadoras que têm contribuído para essa transição.
Disciplina que aborda os aspectos básicos das mudanças climáticas e aquecimento global, a relação entre mudanças climáticas e o setor de energia, o impacto nas fontes de energias renováveis, medidas internacionais e nacionais em curso, a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e formas de quantificação dessas emissões.
A disciplina discute o papel da eletrificação no processo de transição energética global em esferas como mobilidade, processos de aquecimento e refrigeração e discute também tendências, regulações e barreiras a respeito do tema.
Engenheiro Químico formado pela EPUSP e MSc na área de Térmica e Fluídos pela UNICAMP. Pesquisador sênior do Laboratório de Bioenergia e Eficiência Energética do IPT com especialização em combustão, gaseificação e pirólise de biomassas, utilização de fontes alternativas de energia, aproveitamento energético de resíduos industriais e municipais, projeto e operação de unidades experimentais em escala piloto e laboratorial, e conservação de energia no setor industrial.
Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor livre docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no Departamento de Engenharia Mecânica. Atua na área de climatização, refrigeração e energias renováveis com ênfase em eficiência energética, modelagem e simulação de sistemas. Membro da ABCM (Associação Brasileira das Ciências Mecânicas), ANPRAC (Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado e Ventilação) e IBPSA-Brasil (International Building Performance Simulation Association).
Técnico Químico e Engenheiro Químico pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Experiência de 43 anos em gestão, operação e manutenção de sistemas físicos e Industriais ligados ao Saneamento básico com ênfase ao Tratamento Esgotos Sanitários / industriais envolvendo todos os processos Físicos, Químicos e Biológicos associados aos diversos tipos de equipamentos para atingimento dos índices de performance e possibilidade de reuso. Tratamento e Gestão de Resíduos domiciliares Urbanos em processos);Gestão de contratos de prestação de serviços de terceiros, Gestão comercial de empresa de tratamento e distribuição de Agua e Esgotos, projetos de Compostagem e MDL-mecanismo de desenvolvimento limpo, com extração de Biogás para geração de energia, purificação de biogás para geração de Biometano e Beneficiamento de resíduos para produção de CDR-Combustível Derivado de Resíduos para geração de energia em atendimento ao plano nacional de resíduos sólidos.
Engenheiro mecânico especialista em Energias Renováveis, Eficiência Energética e Geração Distribuída pela Escola Politécnica da USP. Engenheiro Consultor e Diretor Técnico na RENOVA Consultoria, com atuação de mais de 20 anos no mercado de açúcar, etanol e geração de energia a partir de biomassa. Foco no trabalho de desenvolvimento de projetos para aproveitamento energético de resíduos agrícolas como bagaço de cana, cavacos de eucalipto, casca de arroz, sabugo e palha de milho, resíduos urbanos e industriais, dentre outras fontes renováveis. Responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento de 20 projetos greenfield no Brasil e exterior para processamento de cana de açúcar, etanol e geração de energia, 32 termelétricas movidas a biomassa, totalizando mais de 2200 MW de potência instalada e inúmeros projetos de eficiência energética no setor industrial. Atuação em projetos de Due Diligence em usinas termelétricas movidas a biomassa, gás natural e biogás. Atuação constante em palestras, fóruns, treinamentos e aulas em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Máquinas Térmicas, Gestão de Energia, Eficiência Energética e orientador de trabalhos de conclusão de cursos focados em melhoria de eficiência energética em processos industriais.
Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI, Mestre em Engenharia Química pela UNICAMP e Doutor em Engenharia Elétrica pela POLI/USP. Professor com quinze anos de experiência, lecionando em cursos de graduação em engenharia nas áreas de eletrônica automotiva e de controle de sistemas & servomecanismos. Além disso, é coordenador da equipe de Formula SAE Elétrico do Centro Universitário FEI, colaborando com o desenvolvimento do powertrain, do pack de baterias e na modelagem do veículo.
Especialista com mais de 35 anos de expertise em pesquisa, desenvolvimento, engenharia, aquisição e construção de sistemas navais e nucleares. Serviu por 30 anos a Marinha do Brasil dos quais 20 anos ao seu Programa Nuclear, tendo sido Coordenador do Programa de Propulsão Naval. Dedicou mais de 17 anos de sua carreira à Eletronuclear, desempenhando o papel de CEO nos últimos 5 anos, até sua saída em outubro de 2022.Desde março de 2023, ocupa o cargo de Diretor Técnico na ABDAN, a principal entidade representativa das empresas do setor nuclear brasileiro, contando com mais de 30 companhias associadas. Além disso, desde setembro 2023, o especialista detém a posição de Coordenador do Comitê de Ciência e Tecnologia na AMAZUL.Possui doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela POLI-USP e mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade de Paris XI. Desde de 2010 é membro de Grupo Permanente de Assessoria do Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica. É também membro da Academia Nacional de Engenharia.
Assessor da Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Ex-Assessor em Mudanças Climáticas da Secretaria de Energia, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL). Ex- Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Concursado na CETESB, Agência Ambiental paulista desde 1992. Professor visitante e pesquisador colaborador no Instituto de Energia e Ambiente da USP. Professor visitante na FGV-SP, PUC-SP, Mauá, FAAP, FEI, Universidade de Uberaba, Universidade Santa Cecília, Escola Superior de Procuradoria do Estado de São Paulo e Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos. Bolsista Fulbright Commission e British Chevening. Desde 1996 autor do IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Experiência internacional em mais de 50 países e autor de quase uma centena de artigos. Autor da PEMC – SP (Política Estadual de Mudanças Climáticas). Doutor em Energia (IEE-USP), MSc em Tecnologias Limpas, Engenharia Química e de Processos (Universidade de Newcastle, Reino Unido, advogado e Bacharel pela Faculdade de Direito da USP e Engenheiro Civil pela Escola Politécnica, USP.
Doutorando e Mestre em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP - EPUSP; Especialista na área de Energia e Sustentabilidade e Graduado em Engenharia Mecânica Plena pelo Instituto Mauá de Tecnologia - IMT. Atualmente, é docente do IMT e membro-pesquisador do Laboratório de Energia Térmica e Ambiental da EPUSP - LETE. Realiza pesquisas na área de Atomização e Sprays, com ênfase em aplicações que empregam motores de combustão interna equipados com sistemas de injeção de alta e ultra-alta pressão e propelidos por combustíveis alternativos. Se dedica ao estudo e aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem voltadas ao ensino superior, com foco em práticas de ensino e avaliação por competência.
Possui mais de 19 anos de experiência nas áreas de automação e sistemas de potência. É engenheiro eletricista com ênfase em Energia e Automação e possui MBA em Automação Industrial, ambos pela Escola Politécnica da USP. Há 12 anos na Hitachi Energy, atua como gerente de engenharia na área de Power Consulting, responsável por estudos elétricos e serviços de consultoria especializada. Lidera uma equipe com mais de 20 engenheiros e tem ampla experiência em projetos para parques de energia renovável, sistemas de transmissão, plantas industriais, além de aplicações emergentes como usinas de hidrogênio verde e data centers.
Engenheiro Naval (1976), Doutor em Engenharia Mecânica (1994) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), na área de Energia e Fluidos. Professor Pleno do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT) junto ao Departamento de Engenharia Mecânica. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Mecânica Pesquisador do grupo de Energias Renováveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Mauá de Tecnologia. Atuou como pesquisador no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de S. Paulo (IPT), na EPUSP, na Universidade de Illinois UC (EUA) e na London South Bank University (UK). Consultor das agências implementadoras do Protocolo de Montreal (UNDP, UNEP, UNIDO). Consultor do Ministério da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento dos Inventários Brasileiros de Emissões de Gases do Efeito Estufa, responsáveis pelo inventário de emissões de HFC (2010 e 2018). Co-presidente do Comitê de Opções Técnicas da UNEP (Programa Ambiental das Nações Unidas) - do Protocolo de Montreal, para Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de Calor. Colaborador do Prêmio Nobel da Paz de 2007 ao IPCC.