Tecnologia de Alimentos

Objetivo

Prover ao estudante o conhecimento necessário para compreender os processos e as transformações que ocorrem durante a produção de alimentos. Capacitar o estudante para atuar de forma consciente nos processos de fabricação.

Público-Alvo

Profissionais que desejam adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos necessários para a produção de produtos alimentícios.

Coordenação

Tatiana Guinoza Matuda

Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre e Doutora em Engenharia Química pela USP. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Experiência na área de massas de pães congeladas e vendas de ingredientes para o mercado de panificação.

Disciplinas

Processos de Fabricação de Alimentos I

32 h

Integra conhecimentos de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos nos diferentes métodos de conservação utilizados nos processos de alimentos e capacita para a tomada de decisões na execução de projetos de processo ou de desenvolvimento.  Esta disciplina aborda os processamentos de frutas e hortaliças, cereais, balas e confeitos e atende a demanda pelo conhecimento para produtos gluten free, reduzidos de açúcar e sal entre outros. 

Processos de Fabricação de Alimentos II

36 h

Integra conhecimentos de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos nos diferentes métodos de conservação utilizados nos processamentos de alimentos de origem animal e vegetal e capacita para a tomada de decisões na execução de projetos de processo ou de desenvolvimento. Esta disciplina aborda os processamentos de leites e derivados, carnes e derivados e seus análogos para a fabricação de produtos plant based, além de bebidas e a cadeia do frio.

Processos Inovadores na Produção de Alimentos

24 h

Promove o conhecimento dos processos inovadores na fabricação de alimentos, considerando as vantagens em relação à manutenção ou melhora dos aspectos sensoriais e nutritivos, à capacidade de destruir microrganismos patogênicos e deteriorantes além do baixo consumo energético e de práticas sustentáveis. Apresenta as tecnologias de Alta Pressão, Membranas, Microondas, Irradiação, Encapsulação, Embalagens Ativas e Inteligentes, Impressão 3D entre outras, aplicadas a alimentos.

Transformações Químicas e Bioquímicas dos Alimentos

28 h

Promove o conhecimento e integra os conceitos, princípios e teorias de química e bioquímica de alimentos. Apresenta as características, propriedades funcionais e aplicações de substâncias no processamento e na estocagem de alimentos, bem como as modificações químicas e bioquímicas que ocorrem antes, durante e após o processamento de matérias primas e seus efeitos na qualidade dos produtos alimentícios.

Corpo Docente

Alexandre Novachi

Farmacêutico Bioquímico graduado pela UNESP/Campus de Araraquara e Bacharel em Direito graduado pelo Centro Universitário Padre Anchieta com 27 anos de experiência na gestão de Assuntos Regulatórios e Científicos desenvolvida em empresas multinacionais de grande porte como Danone, Unilever, Mondelez e Nestlé com importante atuação junto às Associações de Classe como ABIA, ABIAD, GENE e organizações científicas como ILSI e órgãos reguladores como ANVISA, Ministério da Agricultura, Codex Alimentarius, Mercosul e outros.

André Marangoni

Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp. Doutor em Tecnologia de Cereais pela Unicamp. Formação complementar em Administração de Negócios da Cerveja pela FGV e Sommelier de Cervejas pelo SENAC.

Antônia Miwa Iguti

Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre e Doutora em Ciências dos Alimentos-USP. Experiência em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alimentos.

Christian Soares Mansur

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás, Engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, com conclusão na ENSBANA (Dijon, França). Especialista em Panificação Sênior da Dupont.

Cynthia Jurkiewicz Kunigk

Graduada em Engenharia Química pela Mauá. Mestre em Engenharia Química pela USP. Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos.

Daniela Gastaldo Cordeiro

Engenheira de Alimentos pela Mauá, MBA em Gerenciamento de Projetos FGV. Experiência em Pesquisas e Desenvolvimentos e Gerenciamentos de Projetos na indústria de alimentos, desenvolvendo novos produtos e aplicações para a indústria de alimentos.

Edmilson Renato de Castro

Doutor em Engenharia Metalúrgica pela USP. Mestre em Engenharia Metalúrgica pela USP e Graduado em Engenharia Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz.

Eliana Paula Ribeiro

Doutora, Mestre e Graduada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Leite e Derivados.

Kaciane Andreola

Possui Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.  Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Engenharia de Processos Químicos pela UNICAMP. Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Engenharia de Processos. Durante a pós-graduação e graduação realizou Programa de Estágio e Docência em disciplinas dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. Atuou como Engenheira de Processos na empresa Ergostech Renewable Energy Solutions (Campinas/SP). Atuou como Pesquisadora Inova na empresa Rhodia/Solvay no Centro de Pesquisa de Paulínia. Atualmente é professora no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Lilian de Cássia Santos Victorino

Engenheira de Alimentos pela Mauá, Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Doutoranda em Engenharia Química na USP. Experiência na área de Tecnologia de Carnes e Derivados.

Luciane Franquelin Gomes de Souza

Engenheira de Alimentos pela Mauá. Mestre e Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas. Publicou trabalhos sobre desenvolvimento e recobrimento de micro grânulos de liberação controlada, secagem em leito pulso-fluidizado.

Luís Lahoz

Engenheiro de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, com MBA em Lean Six Sigma pela PUC Paraná, tem 22 anos de atuação em Manufatura e Qualidade em empresas como Nestlé, Mondelez e PepsiCo. Mais de 15 anos dedicados ao Processamento de Chocolate incluindo a formação e desenvolvimento de público operacional, líderes e gestores. Startup fabril e de laboratórios para controle de processo e qualidade da matéria prima e produto terminado.

Renato Bassetto Larocca

Formado em Engenharia de Alimentos, com pós-graduação e mestrado em Engenharia de Embalagens pela Escola de Engenharia Mauá, com mais de 20 anos de experiência no setor de embalagens.

Roberto Hira

Gerente de Planejamento de Vendas e Atendimento ao Cliente da Thermo King para America Latina, anteriormente: 5 anos nas áreas de Engenharia de Processos e Aplicação e 8 anos na área de vendas no mercado nacional. Graduado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp com MBA em Gestão comercial pela FGV.

Tatiana Guinoza Matuda

Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre e Doutora em Engenharia Química pela USP. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Experiência na área de massas de pães congeladas e vendas de ingredientes para o mercado de panificação.

>