Matrícula
para pagamento até 19/01/2026
Terças-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h30
Objetivo
Abordar conceitos relacionados a sustentabilidade ambiental e financeira de empreendimentos energéticos.
Público-alvo
Profissionais dos mais diversos setores que desejem adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos relacionados a sustentabilidade.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.902,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2026
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Conceitos básicos de matemática financeira; Critério de decisão: Valor Presente Líquido e da Taxa Interna de Retorno; Consideração de impostos e financiamentos; Riscos e Incertezas; Análise de sensibilidade. Estudos de caso.
Cálculo de pegada de carbono de produtos e processos. Análise do Ciclo de Vida (ACV) de produtos e dos impactos ambientais da produção deles.
Definição de riscos ambientais, perigo e acidentes. Identificação de perigos, análise de consequências e estimativa de riscos (avaliação e percepção). Bases de dados e sistemas de informação para avaliação de risco. Riscos climáticos, desastres naturais, medidas de mitigação e adaptação.
Fundamentos de gestão de projetos energéticos; variáveis críticas e impactos positivos e negativos; aspectos logísticos na distribuição de energia. Estudos de caso.
Definição e tipos de GEE. Principais fontes de emissão. Impactos no clima e regulações internacionais. Inventários nacionais e de governos locais. Inventários corporativos e setoriais. Normas e Diretrizes para Inventário. Diretrizes do IPCC para inventários nacionais. ISO 14064. Protocolos relevantes (GHG Protocol). Metodologia de cálculo de emissões. Escopos 1, 2 e 3 de emissões. Fatores de emissão e coeficientes de atividade. Coleta e gestão de dados. Fontes de dados primários e secundários. Uso de ferramentas e softwares de apoio. Auditoria e verificação de inventários. Estudos de Caso. Integração com estratégias de sustentabilidade corporativa.
Definições sobre Mercado de Carbono. Mecanismos (cap-and-trade, CRAs, compensação). Regulamentação e Políticas.
Planejamento da transmissão e coordenação com expansão da geração. Integração entre energéticos no planejamento. Aprofundar entendimento das complementariedades entre usinas hidroelétricas e renováveis, incluindo o impacto de mudanças climáticas. Consideração e representação adequada de novas tecnologias e soluções (armazenamento, resposta pelo lado da demanda, etc.) nos estudos de planejamento. Estimativas de investimentos futuros referentes a cada uma das fontes energéticas em território nacional. Discussões referentes ao marco legal e regulatório que rege o mercado de cada uma das fontes energéticas, visando ao aprimoramento do arcabouço vigente. Relação entre o desenvolvimento econômico e a evolução da intensidade energética brasileira.
Sistema Tarifário Brasileiro para todos os tipos de consumidores. Apresentação de conceitos como curva de carga, demanda energética, horário de pico e fora de pico. Tipos de tarifas e respectivos cálculos. Otimização de custos em energia elétrica. Estudos de caso
Mestrando em Irrigação no Cerrado pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, com pesquisa em nanotecnologia agroambiental, biotecnologia e agricultura urbana, integrando o grupo de pesquisa do CNPQ NANOTEC. Possui especialização em Tratamento de Resíduos Sólidos e Líquidos (UFG) Graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Metodista de São Paulo, além de formação técnica em Meio Ambiente e Agropecuária. Recebeu Menção Honrosa pelo trabalho: Avaliação de biossólido e torta de filtro em pastagem (2014) e a Comenda de Mérito aos Químicos (2023). Atuou como bolsista e voluntário em projetos ambientais, tem experiência docente e é sócio fundador da Cicloblue Inovação e Gestão, focando em consultoria ambiental e sustentabilidade. Atualmente, é Conselheiro no CEMAm, consultor externo no Plano de Transformação Ecológica no eixo de economia circular no Ministério da Fazenda, e consultor especialista desenvolvimento da Trilha de Aprendizagem 'Gestão Municipal - Capacidades para uma melhor gestão', no tema relacionado a políticas de meio ambiente na Escola de Administração Pública (ENAP) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Assessor da Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Ex-Assessor em Mudanças Climáticas da Secretaria de Energia, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL). Ex- Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Concursado na CETESB, Agência Ambiental paulista desde 1992. Professor visitante e pesquisador colaborador no Instituto de Energia e Ambiente da USP. Professor visitante na FGV-SP, PUC-SP, Mauá, FAAP, FEI, Universidade de Uberaba, Universidade Santa Cecília, Escola Superior de Procuradoria do Estado de São Paulo e Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos. Bolsista Fulbright Commission e British Chevening. Desde 1996 autor do IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Experiência internacional em mais de 50 países e autor de quase uma centena de artigos. Autor da PEMC – SP (Política Estadual de Mudanças Climáticas). Doutor em Energia (IEE-USP), MSc em Tecnologias Limpas, Engenharia Química e de Processos (Universidade de Newcastle, Reino Unido, advogado e Bacharel pela Faculdade de Direito da USP e Engenheiro Civil pela Escola Politécnica, USP.