Sistemas Eletrônicos Embarcados

Objetivo

Voltado para as necessidades do mercado, objetiva apresentar conceitos teóricos e práticos avançados relevantes para o desenvolvimento de produtos utilizando Eletrônica embarcada.

Público-Alvo

Profissionais graduados que atuam no desenvolvimento de sistemas eletrônicos microprocessados utilizados por empresas de equipamentos industriais e de consumo, por fabricantes de equipamentos móveis, assim como desenvolvedores de software para dispositivos eletrônicos em geral.

Coordenação

Sergio Ribeiro Augusto

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela USP. Graduado em Engenharia Elétrica pela Mauá. Tem experiência  como Gerente de Projetos, no desenvolvimento de hardware e de software.

Disciplinas

Desenvolvimento de Aplicações usando Logica Programavel (FPGAs)

32 h

Fornecer conceitos sobre FPGAs (Field Programmable Gate Array) e suas aplicações. Introdução à linguagem VHDL. Aspectos de projeto e simulação utilizando ambiente Xilinx e software Vivado.

Sistemas Embarcados em FPGA

28 h

Fornecer técnicas e metodologias para embarcar processadores em dispositivos programáveis (FPGAs), permitindo o desenvolvimento de Systems on Chip. Aplicações usando  o soft core MicroBlaze da Xilinx.

Sistemas Embarcados usando Linux

28 h

Prover conceitos e desenvolver habilidades no uso de Linux embarcado: configuração, interfaceamento (I/O), aplicações WEB. Aplicações usando Raspberry PI e linguagem Python.

Sistemas Operacionais de Tempo Real

32 h

Fornecer conceitos de sistemas multitarefa e de tempo real. Real time kernel, comunicação entre tarefas, filas, compartilhamento de recursos, semáforos e sincronismo.  Aplicações utilizando FreeRtos e arquitetura ARM.

Corpo Docente

Luigi Lauro

Mestre em Engenharia Microeletrônica  e Engenheiro Eletrônico pela Universidade de Nápoles “Federico II”.  Experiência na área de ASICs e FPGA Design. Instrutor Certificado XILINX®.

Marco Antonio Furlam

Mestre em Engenharia Elétrica pela USP e Engenheiro Elétrico pela FEI. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

Sergio Ribeiro Augusto

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela USP. Graduado em Engenharia Elétrica pela Mauá. Tem experiência  como Gerente de Projetos, no desenvolvimento de hardware e de software.

Tiago Sanches da Silva

Engenheiro Elétrico - ênfase em Computação pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Professor do Curso de Engenharia da Computação do Instituto Mauá de Tecnologia. Pesquisador no laboratório Núcleo de Sistemas Embarcados do Centro Universitário da Mauá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase Inteligência Artificial e ciência de dados aplicada, arquitetura web para aplicações na nuvem e sistemas microcontrolados.

>