Sistemas Eletrônicos Embarcados

Objetivo

Voltado para as necessidades do mercado, objetiva apresentar conceitos teóricos e práticos avançados relevantes para o desenvolvimento de produtos utilizando Eletrônica embarcada.

Público-Alvo

Profissionais graduados que atuam no desenvolvimento de sistemas eletrônicos microprocessados utilizados por empresas de equipamentos industriais e de consumo, por fabricantes de equipamentos móveis, assim como desenvolvedores de software para dispositivos eletrônicos em geral.

Coordenação

Sergio Ribeiro Augusto

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela USP. Graduado em Engenharia Elétrica pela Mauá. Tem experiência  como Gerente de Projetos, no desenvolvimento de hardware e de software.

Disciplinas

Desenvolvimento de Aplicações usando Lógica Programavel (FPGAs)

32 h

Fornecer conceitos sobre FPGAs (Field Programmable Gate Array) e suas aplicações. Introdução à linguagem VHDL. Aspectos de projeto e simulação utilizando ambiente Xilinx e software Vivado.

Sistemas Embarcados em FPGA

28 h

Fornecer técnicas e metodologias para embarcar processadores em dispositivos programáveis (FPGAs), permitindo o desenvolvimento de Systems on Chip. Aplicações usando  o soft core MicroBlaze da Xilinx.

Sistemas Embarcados usando Linux

28 h

Prover conceitos e desenvolver habilidades no uso de Linux embarcado: configuração, interfaceamento (I/O), aplicações WEB. Aplicações usando Raspberry PI e linguagem Python.

Sistemas Operacionais de Tempo Real

32 h

Fornecer conceitos de sistemas multitarefa e de tempo real. Real time kernel, comunicação entre tarefas, filas, compartilhamento de recursos, semáforos e sincronismo.  Aplicações utilizando FreeRtos e arquitetura ARM.

Corpo Docente

Claudio Sonaglio

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPR com ênfase em Eletrônica. Possui experiência como Especialista em Sistemas Embarcados de Tempo Real em centrais telefônicas e no mercado de semicondutores como FAE Silver da Xilinx. Atua também na área de tecnologias voltadas para conectividade em Internet das Coisas.

Marco Antonio Furlam

Mestre em Engenharia Elétrica pela USP e Engenheiro Elétrico pela FEI. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

Sergio Ribeiro Augusto

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela USP. Graduado em Engenharia Elétrica pela Mauá. Tem experiência  como Gerente de Projetos, no desenvolvimento de hardware e de software.

Tiago Sanches da Silva

Graduado em Engenharia de Computação pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2011); Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor do Instituto Mauá de Tecnologia nos cursos de graduação e pós-graduação. Pesquisador e arquiteto de SW do Núcleo de Sistemas Embarcados (CEUN-IMT) em sistemas críticos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e ciência de dados aplicada, arquitetura web para aplicações na nuvem e sistemas microcontrolados. Como linha de pesquisa e estudos, tem interesse nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Mineração de Dados, Big Data e Computação de Alto Desempenho.

>