...
Início
Horário
Carga Horária
144 h
ch

Sistemas, Dinâmica, Manutenção e PO em Transporte sobre Trilhos

Propiciar aos alunos uma visão sistêmica do setor de Engenharia Ferroviária e Metroferroviária abrangendo conceitos, ferramentas e metodologias de apoio à gestão; apresentar técnicas de Engenharia voltadas para o apoio à decisão.

Matrícula: R$ 1.780,00

Investimento

Matrícula +
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

*Valores 2026

Descontos

Disciplinas



Dinâmica Ferroviária e Metroferroviária
38h
Abrir mais informações da disciplina

Efeitos das Resistências Normais; Dinâmica do movimento; Evolução do contato roda-trilho; Os Perfis Verticais e Horizontais da Via Permanente; Movimentos Parasitas nos veículos; Dinâmica do movimento dos trens; Trabalho e Potência de Tração; Força de Tração, Esforço Trator; Aderência, Demanda de aderência e força de aderência; Simulação de marcha; Dimensionamento de trens.

Engenharia de Manutenção e Confiabilidade em Ferrovias e Metroferrovias
30h
Abrir mais informações da disciplina

Técnicas modernas de manutenção de equipamentos e instalações, Gestão da manutenção, manutenção produtiva total, manutenção centrada na confiabilidade, sistemas de manutenção corretiva, preventiva e pró-ativa; Análise de falhas, medidas globais de eficácia e de desempenho.

Pesquisa Operacional aplicada e Ferrovias e Metroferrovias
38h
Abrir mais informações da disciplina

Programação linear, programação inteira mista, fluxo em redes, teoria das filas e simulação. Estudo voltado aos sistemas ferroviário e metroferroviário.

Sistemas Ferroviários e Metroferroviários - Visão Sistêmica
38h
Abrir mais informações da disciplina

Sistemas de Transportes; Participação relativa dos diversos modos no Brasil; Participação e Importância da Logística no setor; Principais corredores ferroviários brasileiros: commodities e transporte intermodal;  Potencialidades e ameaças, Marketing Share entre as ferrovias.

Abrir informações do corpo docente
Henrique José Boneti

Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia Mauá (1974), Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental pela FIPT- Instituto de Pesquisas tecnológicas do ESP (IPT-2007), créditos das disciplinas do Curso de Mestrado em Finanças-Escola de Economia e Administração- USP (1988-1991) e Pós-graduação em Economia de Empresas, CEAG-FGV-Fundação Getúlio Vargas-SP (1978-1980). Experiência ampla em empresas de consultoria e industriais com atuação local e internacional tais como Engevix, Indústrias Villares S.A., Sigla-Jeumont Schneider, Resana S.A.-Indústrias Químicas, CMW/Alstom, Siemens, TIISA S.A. e SSBB Consultoria. Consultor técnico da Revista Ferroviária e em alimentação (tração) elétrica de sistemas de transportes metroferroviários.

Abrir informações do corpo docente
Manoel Ferreira Mendes

Engenheiro Eletricista pela Universidade Católica de Petrópolis, atuante no setor desde 1983, com especialização em engenharia industrial e sistemas de potência. Pós-graduado em Management pela FGV e engenharia metroferroviária pelo IME-Instituto Militar de Engenharia. Coordenador dos cursos de pós-graduação em Engenharia Metroferroviária do CEPEFER-Centro de Pesquisas Ferroviárias (MBRail-Master Business Rail) e da primeira ferrovia-escola, Ferrovia-Escola de Paraíba do Sul. Ocupou cargos de gerência, diretoria e consultoria em diversas empresas como Cia. Industrial Santa Matilde, Schneider, Alstom, Siemens e T´Trans.