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Início
Março de 2022
Horário

Terças e quintas-feiras Das 19h às 22h30

Carga Horária
120 h
ch

Sistemas de Propulsão de Veículos

As novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas na área da mobilidade vão exigir do profissional, que atua ou pretende atuar nesta área, constante aperfeiçoamento numa vasta gama de conhecimentos técnicos.

O curso de Atualização em Sistemas de Propulsão de Veículos aborda o conhecimento das áreas de Motores de Combustão Interna e Sistemas de Transmissão, incluindo conceitos básicos sobre a propulsão de veículos híbridos e elétricos, capacitando o aluno para atuar no segmento automotivo, tanto na área técnica como gerencial.

Diferenciais

Os docentes dos cursos de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia possuem sólida formação acadêmica e destacada atuação em empresas-líderes do setor. As aulas são presenciais, em modernos ambientes de aprendizagem que valorizam a aplicação dos fundamentos teóricos em ensaios em laboratórios, específicos para a área automotiva.

Público-Alvo

Engenheiros e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar no segmento automotivo.

Matrícula: R$ 1.780,00

Investimento

Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

*Valores 2026

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

São Caetano do Sul

Curso In Company Mais Informações

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.

Coordenador

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Fernando Malvezzi
Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Disciplinas



Motores de Combustão Interna I
24h
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Desenvolver os fundamentos dos Motores de Combustão Interna. Estudo de componentes, combustão em motores alternativos, formação de mistura e sistemas de ignição.

Motores de Combustão Interna II
24h
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Apresentar os ensaios e curvas características de MCI, bem como novas tecnologias para redução de emissões de poluentes.

Projetos e Atividades no LAB de Engenharia Automotiva
12h
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Consolidar conceitos de motores de combustão interna e de sistemas de transmissão por meio de atividades baseadas na metodologia PBL.

Sistemas de propulsão de veículos híbridos e elétricos
12h
Abrir mais informações da disciplina

Apresentar os fundamentos da propulsão de veículos elétricos e híbridos.

Sistemas de Transmissões
24h
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Apresentar os sistemas de transmissão manual e automática e metodologia para dimensionamento de componentes.

Vibração e Acústica em Sistemas de Propulsão
24h
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Apresentar os conceitos básicos de vibrações e acústica, bem como equipamentos para medição e processamento digital de sinais.

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André de Oliveira

Mestre em Ruído e Vibrações e Engenheiro Mecânico pela universidade Feredal de Santa Catarina. Atualmente é Gerente de Serviços de Engenharia na Siemens Industry Software.

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Celso Argachoy

Doutor e Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA. Pós-Graduado em Administração de Empresas. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Trabalhou na área de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz e da MWM-International. Gerente Consultor de Engenharia na indústria de Motores Cummins.

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Clayton Barcelos Zabeu

Doutor, Mestre e Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica USP, com MBA em Gestão Empresarial pela Escola de Administração de Empresas FGV. Com mais de 29 anos atuando na área técnica – energia, veículos e motores de combustão; teve passagem pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, Ford, Mahle Metal Leve, Sygma Motors, Vale Soluções em Energia e General Electric. Hoje atua como pesquisador, professor e consultor técnico no Instituto Mauá de Tecnologia, já tendo ministrado cursos e treinamentos em motores pelo IMT, Poli/USP, ITA. Seu foco de atuação é na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de conversão energética, combustíveis alternativos e/ou renováveis.

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Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

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Marco Antonio Colosio

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade UMC em 1994, mestrado em Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2003) e pós Doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Atualmente é professor do curso de Engenharia dos Materiais do Centro Universitário Fundação Santo André, Professor de pós graduação do Instituto de Tecnologia Mauá; Gerente Técnico da Engenharia de Produtos da GM, membro do conselho CCTM do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, relator de normas NBR de aços da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, Diretor da Regional da SAE BRASIL - Society of Engieering Automotive e membro do comitê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - BRDDRG . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Automotiva - Gestão de Inovações, atuando principalmente na metalurgia, usinagem, processamento dos materiais e aços avançados.

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Roger Tadeu Gondim Guilherme

Mestre em Engenharia Automotiva pela USP. Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA. Atua há mais de 20 anos em Engenharia do Produto, com temas referentes a projetos e aplicações de motores e transmissões. Atualmente é gerente da área de pré-desenvolvimento de Powertrain na Volkswagen, atuando principalmente em trabalhos visando à melhoria da eficiência energética e redução de emissão de CO2.