Sistemas de Propulsão de Veículos

As novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas na área da mobilidade vão exigir do profissional, que atua ou pretende atuar nesta área, constante aperfeiçoamento numa vasta gama de conhecimentos técnicos.

O curso de Atualização em Sistemas de Propulsão de Veículos aborda o conhecimento das áreas de Motores de Combustão Interna e Sistemas de Transmissão, incluindo conceitos básicos sobre a propulsão de veículos híbridos e elétricos, capacitando o aluno para atuar no segmento automotivo, tanto na área técnica como gerencial.

Diferenciais

Os docentes dos cursos de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia possuem sólida formação acadêmica e destacada atuação em empresas-líderes do setor. As aulas são presenciais, em modernos ambientes de aprendizagem que valorizam a aplicação dos fundamentos teóricos em ensaios em laboratórios, específicos para a área automotiva.

Público-Alvo

Engenheiros e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar no segmento automotivo.

Mais Informações

Início do Curso
Março de 2020
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Segundas e quartas-feiras

Investimento - Valores já atualizados para o ano de 2020
Matrícula
Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00

Até 18 de outubro R$ 1.280,00 
Até 20 de dezembro R$ 1.380,00 
Após 20 de dezembro R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno Mauá formado em 2018: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

 

Coordenação

Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Disciplinas

Motores de Combustão Interna I

24 h

Desenvolver os fundamentos dos Motores de Combustão Interna. Estudo de componentes, combustão em motores alternativos, formação de mistura e sistemas de ignição

Motores de Combustão Interna II

24 h

Apresentar os ensaios e curvas características de MCI, bem como novas tecnologias para redução de emissões de poluentes

Projetos e Atividades no LAB de Engenharia Automotiva

12 h

Consolidar conceitos de motores de combustão interna e de sistemas de transmissão por meio de atividades baseadas na metodologia PBL.

Sistemas de propulsão de veículos híbridos e elétricos

12 h

Apresentar os fundamentos da propulsão de veículos elétricos e híbridos

Sistemas de Transmissões

24 h

Apresentar os sistemas de transmissão manual e automática e metodologia para dimensionamento de componentes.

Vibração e Acústica em Sistemas de Propulsão

24 h

Apresentar os conceitos básicos de vibrações e acústica, bem como equipamentos para medição e processamento digital de sinais.

Corpo Docente

Alexsander Tressino de Carvalho

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela FATEC. São Paulo Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas embarcados automotivos em desenvolvimento de rastreadores e monitoramento veicular, atuando como engenheiro pela empresa Onetelecom. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e integrante do grupo de pesquisa em sistemas mecatrônicos, com pesquisa voltada para veículos híbridos e autônomos e responsável pelas disciplinas de SmartGrids, Sistemas Mecatrônicos Automotivos e Sistemas Veiculares Híbridos

André de Oliveira

Mestre em Ruído e Vibrações e Engenheiro Mecânico pela universidade Feredal de Santa Catarina. Atualmente é Gerente de Serviços de Engenharia na Siemens Industry Software.

Celso Argachoy

Doutor e Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA. Pós-Graduado em Administração de Empresas. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Trabalhou na área de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz e da MWM-International. Gerente Consultor de Engenharia na indústria de Motores Cummins.

Clayton Barcelos Zabeu

Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Especialista em Gestão Empresarial pela FGV. Graduado em Engenharia Mecânica pela USP. Líder da área de Pesquisa Aplicada de Motores e Sistemas de Potência da Vale Soluções em Energia.

Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Marco Antonio Colosio

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade UMC em 1994, mestrado em Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2003) e pós Doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Atualmente é professor do curso de Engenharia dos Materiais do Centro Universitário Fundação Santo André, Professor de pós graduação do Instituto de Tecnologia Mauá; Gerente Técnico da Engenharia de Produtos da GM, membro do conselho CCTM do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, relator de normas NBR de aços da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, Diretor da Regional da SAE BRASIL - Society of Engieering Automotive e membro do comitê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - BRDDRG . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Automotiva - Gestão de Inovações, atuando principalmente na metalurgia, usinagem, processamento dos materiais e aços avançados.

Roger Tadeu Gondim Guilherme

Mestre em Engenharia Automotiva pela USP. Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA. Atua há mais de 20 anos em Engenharia do Produto, com temas referentes a projetos e aplicações de motores e transmissões. Atualmente é gerente da área de pré-desenvolvimento de Powertrain na Volkswagen, atuando principalmente em trabalhos visando à melhoria da eficiência energética e redução de emissão de CO2.

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