Sistema Embalagem e a Indústria 4.0

Objetivo
Estudar  a cadeia de suprimentos, o gerenciamento colaborativo, os equipamentos e o projeto de sistema embalagem com aplicação dos conceitos da Indústria 4.0. 

Público-alvo
Designers, engenheiros, arquitetos, publicitários, administradores, gestores, consultores, profissionais liberais, profissionais de marketing e comunicação.

Mais Informações

Início do Curso
Março de 2021
Horário
Das 8h30 às 17h
Dias de aula
Sábados

Investimento por Módulo (120 horas)
Matrícula
O valor correspondente ao desconto por período (somente matrícula) é concedido de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00*

Até 30 de outubro R$ 1.280,00 
Até 30 de novembro R$ 1.380,00 
Após 30 de novembro R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2020: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Veja opção de financiamento
por módulo
Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valores já atualizados para 2021, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2022

 

Coordenação

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Disciplinas

As Atuais Cadeias de Suprimentos: Indicadores, Adição de Valor e Governança

24 h

Discutir conceitos e estratégias como ponto de partida para a jornada rumo à Cadeia de Suprimentos 4.0. Apresentar os principais indicadores de eficiência e eficácia da cadeia de suprimentos, que deve ser entendida como um sistema produtivo. Analisar criticamente os procedimentos atuais e sua relação com o valor adicionado aos atores. Entender a eficiência dos recursos tecnológicos aplicados nas atuais cadeias de suprimentos. Discutir a gestão e a governança e o papel de cada ator na cadeia de suprimentos. Estudos de casos.

Equipamentos para o Sistema Embalagem e a Jornada até a Indústria 4.0

32 h

Apresentar os tipos e princípios de funcionamento dos principais equipamentos utilizados no Sistema Embalagem. Estudar as medidas de produtividade e eficiência (OEE) focadas no gargalo das linhas de produção e nos pontos críticos de controle. Avaliar criticamente os métodos de coleta e análise de dados com ênfase na instalação de sensores de baixo custo. Relacionar as medidas com a jornada rumo à Indústria 4.0. Estudos de casos.

Gerenciamento Colaborativo do Sistema Embalagem

32 h

Apresentar o modelo de gerenciamento do Sistema Embalagem com base em indicadores chave e na conectividade para otimizar o custo sistêmico e gerar valor adicionado compartilhado. Utilizar a ferramenta Diagnóstico do Sistema Embalagem para identificar oportunidades de melhoria nas operações e o real posicionamento da empresa na jornada rumo à Indústria 4.0. Apresentar técnicas de abordagem de situações com diferentes quantidades de dados para tomar a melhor decisão. Estudos de casos.

Projeto de Sistema Embalagem com Aplicação de Conceitos da Indústria 4.0

32 h

Projetar um Sistema Embalagem com a utilização de conceitos e tecnologias da Indústria 4.0: sensores, análise de dados, sistemas ciberfísicos, realidade virtual, entre outros. Especificar indicadores com o foco nos pontos críticos de controle. Estudos de casos. 

Corpo Docente

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Margarete Tiemi Doi Takeda

Sócia fundadora- diretora criativa da A10 ideias que transformam, empresa focada em estratégia de marca, design e inovação, membra da Glba- Global Local Branding Alliance com agências em São Paulo, Nova Iorque, Berlim, Shangai, Moscow, Istambul e África do Sul. Graduada em Design Industrial na Universidade Mackenzie com especialização em Design e Design de Embalagem no Japão e em UX strategy na Miami Ad School São Paulo.  Teve a oportunidade de trabalhar na Makoto Saito Design e Hakuhodo no Japão e como diretora de arte na DPZ e DM9 no Brasil. É Membra da Abre- Associacão brasileira da Abre e Abedesign e ex-coordenadora de design e professora da Miami Ad School São Paulo.

Nicolas Isidoro Oliva

Pós Graduado em Liderança pela IAE Business School-Buenos Aires. MBA em Logística e Supply Chain pela FGV. MBA em Direção de Empresas pela Universidade Del Cema UCEMA-Buenos Aires. Engenheiro Industrial pela Universidade Nacional de La Plata-Buenos Aires.

>