Proteção contra incêndio e gerenciamento de riscos

Objetivo

Conhecer os conceitos da segurança contra incêndio e os elementos que a compõe. O aluno será capaz de formular e implantar procedimentos, técnicos e administrativos, que têm por objetivo prevenir e controlar os riscos de incêndio, assim como manter a manter uma instalação operando dentro de padrões de segurança ao longo de sua vida útil.

 

Público-alvo

Engenheiros e Arquitetos.

Coordenação

Ana Carolina Russo

Doutoranda em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica pelo ITA. Mestre em Tecnologia Nuclear pela USP. Especialista em Formação de Professores e Sociedade pela UNIFEI, e em Segurança do Trabalho pela USP. Graduada em Engenharia Ambiental pela UNESP.

Disciplinas

Gerência de Riscos

20 h

Introdução a Gerencia de Riscos; Natureza dos Riscos Empresariais; Riscos Puros e Riscos Especulativos; Conceitos de Segurança de Sistemas e Subsistemas. A empresa como Sistema; Identificação e Análise de Riscos.

Gerência de Riscos II

50 h

Técnicas de Incidentes Críticos (T.I.C); Análise Preliminar de Riscos (A.P.R.); Análise de Vulnerabilidade das Instalações Industriais. Check-list; Análise de Árvore de Falhas (AAF); Análise de Modos de Falhas e Efeitos (AMFE); Hazop e confiabilidade; Administração do Controle de Prevenção de Perdas; Sistema de gestão das Condições e Meio Ambiente de Trabalho; Modelo de um Programa de Gerenciamento de Riscos; Custo dos Acidentes; Plano de Contingência; Noções Básicas de Seguro; Administração de Seguros; Exercícios Específicos.

Proteção contra incêndio e explosões

50 h

Conceito, Importância e Participação da Engenharia de Segurança na Proteção contra Incêndio e Explosão; Eventos Característicos de Incêndio; Sistema global de Segurança contra Incêndio; Fatores condicionantes do Risco de Incêndio; Plano Integrado de Segurança contra Incêndio; Medidas Passivas de Proteção contra Incêndio. Controle dos Materiais Combustíveis; Compartimentação Horizontal e Vertical. Resistência ao Fogo dos Elementos Estruturais. Rotas de Fuga e Controle de Fumaça. Sinalização de Emergência. Distanciamento Seguro entre Edifícios; Medidas Ativas de Proteção contra Incêndio. Extintores de Incêndio. Hidrantes e Mangotinhos; Chuveiros automáticos de Extinção; Sprinklers. Iluminação de emergência; Detector de Fumaça e Detecção de alarme; Prevenção Contra Incêndio e Explosões; Atribuições e Responsabilidades do Projeto de Sistemas de Proteção contra Incêndio e Explosões; Elaboração de um Projeto de sistemas de Proteção contra Incêndio e Explosões; Dimensionamento de rede de hidrantes e extintores; Dimensionamento de sprinklers; Dimensionamento da bomba; Determinação da rota de fuga; Pressurização de escadas; Exigências legais; Calculo da carga de incêndios; Dimensionamento das escadas clausura e corrimões; Detecção de alarme; Detector de fumaça; Sinalização da edificação; Iluminação de emergência; Instalação de geradores de emergência; Proteção acústica do gerador; Legislação estadual do Corpo de Bombeiros.

Corpo Docente

Ana Carolina Russo

Doutoranda em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica pelo ITA. Mestre em Tecnologia Nuclear pela USP. Especialista em Formação de Professores e Sociedade pela UNIFEI, e em Segurança do Trabalho pela USP. Graduada em Engenharia Ambiental pela UNESP.

Edison Russo

Doutor e Mestre em Engenharia Agrícola pela UNICAMP. Graduado em Engenharia Eletrica com ênfase em eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Diretor Técnico da empresa Tandra Sistemas de Controle Ltda.

>