Matrícula
para pagamento até 19/01/2026
Campus São Paulo - Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30
Capacitar os participantes a projetar a construção de estruturas de infraestrutura, como pontes, viadutos, túneis e portos. Isso envolve a análise das necessidades dos clientes, a seleção de materiais e técnicas de construção apropriados e o uso de software especializado, além do cumprimento das normas de projetos. O objetivo é garantir que as estruturas sejam seguras, confiáveis e econômicas.
Público-alvo
Engenheiros, arquitetos, tecnólogos e projetistas.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.902,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2026
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Tópicos relacionados a pontes, como tipologias, aplicações, concepção e métodos construtivos; noções de implantação de pontes; ações e segurança; e determinação de TTL – pontes em seção caixão, duas longarinas e múltiplas longarinas pelo processo de Courbon/Fauchart.
A descrição da ementa que você forneceu é sobre o cálculo e distribuição de esforços horizontais nas pontes, cálculo de travessas/alas/cortinas, cálculo de pilares de pontes e cálculo de estruturas de fundações de pontes.
Tipologias das pontes, Concepção e métodos construtivos. Dimensionamento de Longarinas e Transversinas e Cálculo do Aparelho de Apoio.
Dimensionamento estrutural de túneis e escolha dos materiais adequados utilizando Normas e regulamentos aplicáveis. Estudos de casos e exemplos práticos de projetos de túneis.
Vocação das áreas portuárias de acordo com o seu Sistema estrutural. Depois será abordado as ações em uma estrutura portuária.
Utilização de programa de elementos finitos para ponte isostática em múltiplas vigas. Depois será determinado os Esforços Solicitantes em Superestruturas (longarinas / transversinas). Também será realizado o cálculo e detalhamento das longarinas protendidas, levando em consideração fatores como fadiga, ELU (estado limite último) flexão e ELU cisalhamento, bem como a introdução da protensão para garantir a segurança e durabilidade da ponte.