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Início
Março de 2025
Horário

Campus São Paulo - Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30

Projeto Estrutural para Obras de Infraestrutura

Capacitar os participantes a projetar a construção de estruturas de infraestrutura, como pontes, viadutos, túneis e portos. Isso envolve a análise das necessidades dos clientes, a seleção de materiais e técnicas de construção apropriados e o uso de software especializado, além do cumprimento das normas de projetos. O objetivo é garantir que as estruturas sejam seguras, confiáveis e econômicas.

Público-alvo

Engenheiros, arquitetos, tecnólogos e projetistas.

Carga Horária

120

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 22 de novembro R$ 1.420,00
Até 20 de dezembro R$ 1.510,00
Após 21 de dezembro R$ 1.780,00*

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Descontos somente sobre as 05 parcelas.

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

*Valores praticados em 2024, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2025

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

Coordenador

Abrir informações do corpo docente
Fábio Selleio Prado
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2009) e Mestrado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP (2013). Atualmente é engenheiro e coordenador técnico da EGT Engenharia Ltda e professor da Escola de Engenharia Mauá. Também esta fazendo o doutorado na Escola Politécnica da USP. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de concreto, teoria das estruturas, análise estrutural e dinâmica das estruturas.

Disciplinas



Introdução e Superestrutura de Pontes I
20h
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Tópicos relacionados a pontes, como tipologias, aplicações, concepção e métodos construtivos; noções de implantação de pontes; ações e segurança; e determinação de TTL – pontes em seção caixão, duas longarinas e múltiplas longarinas pelo processo de Courbon/Fauchart.

Mesoestrutura e infraestrutura de Pontes
20h
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A descrição da ementa que você forneceu é sobre o cálculo e distribuição de esforços horizontais nas pontes, cálculo de travessas/alas/cortinas, cálculo de pilares de pontes e cálculo de estruturas de fundações de pontes.

Pontes com vigas de aço e mistas em aço e concreto
20h
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Tipologias das pontes, Concepção e métodos construtivos. Dimensionamento de Longarinas e Transversinas e Cálculo do Aparelho de Apoio.

Projeto estrutural de Túneis
20h
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Dimensionamento estrutural de túneis e escolha dos materiais adequados utilizando Normas e regulamentos aplicáveis. Estudos de casos e exemplos práticos de projetos de túneis.

Projeto estrutural Portuário
20h
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Vocação das áreas portuárias de acordo com o seu Sistema estrutural. Depois será abordado as ações em uma estrutura portuária.

Superestrutura de Pontes II
20h
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Utilização de programa de elementos finitos para ponte isostática em múltiplas vigas. Depois será determinado os Esforços Solicitantes em Superestruturas (longarinas / transversinas). Também será realizado o cálculo e detalhamento das longarinas protendidas, levando em consideração fatores como fadiga, ELU (estado limite último) flexão e ELU cisalhamento, bem como a introdução da protensão para garantir a segurança e durabilidade da ponte.