Matrícula
para pagamento até 20/07/2025
Sextas-feiras das 19h às 22h30; Sábados das 9h às 12h30
Preparar os alunos para elaborar projetos e acompanhar a execução de contenções e fundações, através de exposição de métodos de dimensionamento e conteúdos práticos, incluindo visitas técnicas às obras para conhecimentos dos diversos tipos de contenções e fundações.
Público-Alvo
O curso está planejado para ser oferecido a profissionais com formação plena em Engenharia Civil. A aceitação de candidatos com formação diferente dependerá de análise pela Coordenação do curso.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.902,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2025
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Conceitos teóricos e formas de verificação de estabilidade de aterros sobre solos moles. Técnicas e cuidados executivos.
Tipos de contenções mais utilizados no mercado. Aulas de dimensionamento por métodos teóricos e aplicativos, acompanhamento de execução de contenções. Tirantes e outros.
Tipos de fundações profundas. Dimensionamento através de métodos empíricos e teóricos. Controles de execução dos diversos tipos.
Fundações rasas por sapatas. Dimensionamento e cuidados executivos. Provas de carga e controle de recalques.
Engenheira geotécnica desde 1996, formou e fez mestrado na Escola Politécnica da USP, atuando em diversos projetos para diferentes empresas. Atualmente é Gerente do Departamento de Engenharia da Huesker Brasil, especializada em soluções e materiais para estabilização de solos e aterros.
Engenheiro civil pela Escola Politécnica da UFB (1976), atuou nas diversas empresas como Este Engenharia, Geosonda, Camargo Correa, Enotec e hoje é sócio e diretor geral da Solotrat Engenharia Geotécnica desde 2002 – especializada em Solo Grampeado.
Mestre em Engenharia pela Cornell University em engenharia geotécnica e geoambiental. Sócio Diretor da M&GA Consultores de Solos. Presidente da ABEG – Associação Brasileira das Empresas de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica.
Sócio Diretor na APOIO Assessoria e Projeto de Fundações – empresa de referência em consultoria de fundações com milhares de projetos, fundada em 1977. Colaborou na fundação da Abeg – Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia de Fundações.
MsC pela COPPE-UFRJ, PhD pela University of Cambridge, Pós Doutorado ISMES (Itália) e NGI (Noruega). Professor Titular da COPPE-UFRJ, Pesquisador IA do CNPq, Cientista do Estado FAPERJ, Coordenador do MBE-COPPE Pós-Graduação Executiva em Meio Ambiente. Prêmios Terzaghi e José Machado pela ABMS. Conferencista internacional e professor visitante da Universidade de Oxford, entre tantas outras atividades acadêmicas e de consultoria.
Nelson Aoki é engenheiro civil (1963) pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro e doutor em Engenharia (1997) pela USP. Ao longo de sua carreira, atuou em obras de engenharia civil e foi diretor das firmas de fundações Estacas Franki no Rio de Janeiro e da Scac em São Paulo. No Rio de Janeiro foi professor de Equações Diferenciais no Instituto de Matemática e de Fundações, na Escola de Engenharia da UFRJ e, no Instituto Militar de Engenharia. Na USP/São Carlos foi professor no Departamento de Geotecnia até aposentar-se em 2009. É coautor de seis livros sobre fundações e detentor dos prêmios Terzaghi e Manuel Rocha da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica tendo presidido a Comissão Técnica de Risco desta entidade no biênio 2012/2014. Atualmente é consultor de fundações e professor colaborador na USP e no IMT.