Matrícula
para pagamento até 19/01/2026
Terças-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h30
Objetivo
Abordar aspectos de gestão e eficiência no aproveitamento de recursos hídricos, energéticos e de resíduos industriais, dentro de um contexto de sustentabilidade, competitividade e geração de valor na indústria.
Público-alvo
Profissionais dos mais diversos setores que desejem adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos que aliem aspectos ambientais, sociais e de maximização de resultados para a indústria.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2026
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
Descontos somente sobre as 05 parcelas.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Abordagem do aproveitamento de resíduos sólidos industriais sob as perspectivas ambientais, gerenciais e de negócios.
Conceitos sobre mercado de carbono, cálculo da pegada de carbono, certificações e comercialização
A disciplina visa instrumentalizar os alunos para aplicação dos principais sistemas de apuração de custos aplicáveis na indústria e para desenvolvimento de análises críticas que orientem gestão de custos que afetam a sustentabilidade dos negócios.
Apresentação e discussão de casos de sustentabilidade industrial, com a participação de representantes das maiores empresas brasileiras.
A disciplina discute a sustentabilidade como estratégia competitiva para as empresas, a viabilidade de projetos de ecoeficiência e as fontes de financiamento.
Apresentação de tecnologias e métodos de redução e racionalização do consumo de água no ambiente industrial.
Apresentação e discussão de questões voltadas à gestão da energia e à eficiência no uso desse insumo, visando a melhoria do rendimento energético e seu impacto econômico para a indústria.
Questões práticas relativas aos sistemas de gestão da sustentabilidade, bem como as certificações de maior reconhecimento no mercado nacional e internacional.