Mobilidade Autônoma e Conectividade

O atual estágio da mobilidade autônoma mundial necessita de profissionais capacitados em novas tecnologias que envolvem inteligencia artificial, novos tipos de sensores e atuadores, softwares mais complexos e hardwares com grande capacidade de processamento. Todas essas tecnologias operam de forma integrada e o objetivo final é obter uma mobilidade mais segura com menos acidentes e menos fatalidades.

Objetivo

Com foco em Veículos Autônomos suportada pela conectividade necessária e fundamentos de Inteligência Artificial, esse módulo discorre pelas tecnologias que assegurarão ao aluno o conhecimento e domínio básico para a futura inserção destes veículos no contexto da mobilidade em vários modais incluindo a discussão dos aspectos jurídicos e princípios de Dinâmica Veicular e Cinemática com um viés em ciência dos dados e engenharia automotiva desde aplicações de automação aplicados à robótica probabilística até um veículo totalmente autônomo nível 5 segundo a SAE J3016.

Público-Alvo

Engenheiros, Tecnólogos, profissionais da Indústria automotiva interessados no domínio da inovação e tecnologia presente e em implantação na mobilidade.

Mais Informações

Início do Curso
Março de 2022
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Terças e quintas-feiras

Investimento por Módulo (120 horas)
Matrícula
O valor correspondente ao desconto por período (somente matrícula) é concedido de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00*

Até 30 de outubro R$ 1.280,00*

DESCONTOS

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2020: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Veja opção de financiamentopor módulo
Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valores praticados em 2021, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2022

Coordenação

Ricardo Takahira

Engenheiro Eletricista pela FEI, Mestrando na UNICAMP – LCV, Gestão Empresarial pela FGV, Administração Industrial pela Fundação Vanzolini, Engenharia de Computação pelo FDTE – USP-PECE. Consultor e Docente Cursos Especiais Em HEV e Software, 30 anos de experiência na Industria automotiva em P&D e negócios. Membro e coordenador de Comissões Técnicas ABNT, AEA e SAE. Ex-Diretor de pesquisa e Tecnologia da ABVE. Líder de Projetos de Fomento Lei de Informática PPB, Inovar Auto e Membro de Comitês e subgrupos do Rota 2030 pelo Promobe-GIZ DKTI no extinto MDIC.

Wanderlei Marinho

Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.

Disciplinas

Aspectos da Infraestrutura das cidades e estradas para Veículo Autônomo

8 h

Franco entendimento de Mapas Digitais (para planejamento de percurso e recursos para localização de precisão), Intelligent Transport Systems - ITS, V2X (V2I, V2V, V2G, V2E, IoT, IoTT) Telecom OTA - Over the Air, Smart Cities. Conectividade para V.A.: GSM, DSRC, 5G. Analisar Aspectos de Cyber segurança.

Fundamentos de Dinâmica Veicular para Veículos Autônomos

8 h

Entendimento e reforço para base da robótica probabilística focando na Dinâmica Longitudinal, lateral, Sistemas de chassi, freio, direção, freio, pneu. Sistemas de estabilidade: Curvas, Manobras e Frenagem.

Fundamentos de Inteligência Artificial para Veículos Autônomos

28 h

Entender os fundamentos da Inteligência Artificial, e seus desdobramentos em Machine Learning, Deep Learning e redes neurais para Veículos Autônomos. Introdução ao Phyton.

Hardware e Ferramentas para Veículos Autônomos

24 h

Focando o entendimento dos componentes de hardware do carro autônomo, muitas vezes já presente no ADAS – Advanced Driver Assistance System, Níveis de Automação SAE J3016, Funcional Safety: ISO 26262. Visão Computacional, Sistemas de Visão (Estéreo, localização de objetos), Sensoriamento: Lidar, Radar, Sonar, câmeras. Calibração de sensores: Precisão, linearidade e sincronização. Sensor Fusion. Atuadores: aceleração, Direção e freio. Modelagem de atuadores, Simulação (i.e., Simulink) Plataformas de HW: ECUs, CPUs, DSP, FPGA, GPUs. HIL - Hardware in the Loop, SIL Hardware e Software in the Loop Redes de Comunicação: CAN, LIN, Flexray, Ethernet.

Integração de Sistemas

8 h

Visão sistêmica de Integração HW+SW+IA. Uso de Simuladores (i.e. Carla, LGSVL).

Marco Regulatório e Políticas Públicas

4 h

Conhecer o cenário internacional e necessidades locais para Regulamentação: Normas Internacionais, Marco Regulatório Brasileiro (Oportunidades e Desafios). Introdução ao direito de novas tecnologias. Aspectos jurídicos dos veículos autônomos.

Software e Ferramentas para Veículos Autônomos

24 h

Entendimento específico das ferramentas de Software para o Autônomo. Percepção, Sensoriamento: interpretação de cenários com Visão Computacional, Localização de Precisão, processamento dos sinais do Sensor Fusion pelo SW, Odometria, Localização (SLAM), Definição de Percurso (Path), planejamento da Rota Controle do Movimento, Nível de controle Básico (Low Level Control) A tarefa da direção, Modelamento do sistema, ROS-Robotic Operational System, Estrutura Básica, Robótica Probabilística, Exemplos de Rotinas com o Pacote ROS, Simuladores para V.A.

Workshop: Testemunhal de Projetos, Mentoria para o Projeto final em M.A. (Simulador)

16 h

Suporte na experimentação de conhecimento adquirido por projetos e trabalho final. Desenvolvimento pelos alunos de casos práticos relacionados à mobilidade autônoma com a mentoria dos Professores. Apresentação final pelos alunos.

Corpo Docente

Andrea Martinesco

Doutoranda em direito pela Université Paris-Saclay, vinculada ao Laboratório de Direito de Novas Tecnologias (DANTE). O objeto de sua tese – veículos autônomos, políticas públicas e direito penal – possibilitou que fizesse parte da equipe do Instituto VEDECOM (FR), no projeto da primeira demonstração pública do veículo autônomo durante o Congresso Internacional ITS Bordeaux 2015. Foi responsável pelo dossiê jurídico encaminhado para as autoridades francesas, para que o veículo fosse emplacado e pudesse circular por vias públicas em modo autônomo. É servidora do Ministério Público Federal (1999-). Foi Chefe de projeto da 1ª. Conferência Inmetro sobre veículos inteligentes (2018). É consultora da Seven Go (2019).

Claudio Crivellaro

Graduado em Engenharia Elétrica – Ênfase Automação e Controle pela Universidade de São Paulo (1993). CAEG pela Fundação Getúlio Vargas (1999). Doutorado em Engenharia Mecânica pela USP (2008). Atualmente é pesquisador da área de veículos autônomos elétricos (AMRs industriais e agrícolas). Aplica nesta área ferramentas baseadas em técnicas de “Deep Learning” e “Reinforced Learning”. Apresenta também experiência nas áreas de dinâmica veicular, identificação de sistemas dinâmicos, modelagem matemática de sistemas, teoria de controle (clássico, moderno e robusto), dimensionamento de estruturas para sistemas mecânicos dinâmicos, sistemas de suspensão ativa/semi-ativa, desenvolvimento de atuadores semi-ativos baseados em fluidos magneto-rheológicos.

Edson Kitani

O Prof. Edson trabalhou durante mais de 30 anos na indústria de autopeças. Atualmente, é professor na Fatec Santo André em várias disciplinas sobre eletrônica automotiva, também é professor convidado da FGV na área de Ciência de Dados. Faz P&D na área de condução autônoma e sistemas inteligentes, colaborando com indústrias e governo. É colaborador em pesquisas sobre condução autônoma com grupos na POLI-USP e na UFABC.

Eduardo Lobo Lustosa Cabral

Doutor em Dinâmica dos Sistemas e Controle pelo Massachusetts Institute of Technology. Mestre em Tecnologia de Reatores Nucleares pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Graduado em Engenharia Mecânica pela USP. Professor da Escola Politécnica da USP e do Instituto Mauá de Tecnologia. Atua nas áreas de inteligência artificial, redes neurais e dinâmica e controle de sistemas.

Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

Max Mauro Dias Santos

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993); Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aveiro – Portugal (2005/2006). Possui mais de 20 anos de experiência na indústria e academia. Atualmente é Professor do Departamento de Eletrônica (DAELE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa (UTFPR-PG) onde atua como Professor dos cursos de Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação. É membro sênior do IEEE, do comitê de educação em engenharia da SAE e de Veículos Autônomos. Foi coordenador de projetos de P&D com as seguintes instituições: FCA (Fiat Chrysler Automobiles) (OEM), OpenCadd (Tier-1), Chiptronic (Tier-1), CNPq (Edital Universal – Faixa C), Renault & Fundação Araucária, FAPEMIG. Trabalhou nas empresas IBM, Volvo e General Motors.  Foi pesquisador convidado do IRCCyN, Ecole Centrale de Nantes, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. Atua e atuou como consultor e instrutor das seguintes empresas: Senai/CIMATEC, ITAIPU Binacional, C.E.S.A.R, Marcopolo, RCS, USIMINAS, ACESITA, FORD, AEA, SAE Brasil, AUTOTRAC, Ciclo Engenharia, GRABER, Chiptronic, Veltec entre outras. É autor ou coautor de 8 livros, mais 130 artigos, relatórios técnicos em veículos de comunicação técnico científicos nacionais e internacionais indexados, com mais de 126 citações e h-index = 13 (Web of Science) e 289 citações e h-index = 10 (Google Scholar).

Wanderlei Marinho

Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.

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