Matrícula
para pagamento até 19/01/2026
Sextas-feiras das 19h às 22h30 e Sábado, das 8h30 às 12h
Objetivo
Capacitação profissional na governança e orientação no cumprimento de métricas da gestão empresarial numa visão ASG.
Público-alvo
Executivos, empresários, mentores e coaches, conselheiros, gerentes.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2026
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Elementos estruturais de uma Cultura Organizacional, o alicerce da Confiança, os pilares Direção, Orientação e Motivação, o efeito corrosivo do Estresse. O modelo de identificação do nível de Alinhamento Organizacional.
Tratamento da informação em crise. Posicionamento com a comunicação. Gestão interna e postura corporativa. Compromissos com elementos de comprometimento.
Mentoria desafios de uma abordagem prática. Coaching confiança na aplicação e execução. Acompanhando e implementando profissionais na prática ASG. Identificando a vocação para a perenidade cultural corporativa.
Nesta disciplina o aluno terá acesso aos conceitos mais modernos de Governança Corporativa e sua aplicabilidade nas companhias de capital fechado e aberto, cujas ações são negociadas em Bolsa de Valores. Nesta disciplina, compreenderá ainda a introdução à Ética e ao Compliance como ferramentas fundamentais para manutenção e fortalecimento de uma Governança Corporativa de alto nível e que sustente adequadamente as estratégias de qualquer organização.
Do ponto de vista da meritocracia, será debatido como as organizações dos mais diversos setores, portes e origem de capital estão investindo nas operações empresariais com mais responsabilidade e como essas mesmas organizações estão mudando a forma de remuneração de seus executivos, colaboradores e também de parceiros estratégicos através de formas meritocráticas, alinhadas às expectativas e exigências de Compliance, responsabilidade social, governança e metas ambientais.
Compromissos e impactos em capital aberto nas políticas ASG. Visão de investidores e comportamento de gestores. ASG e suas consequências nos compromissos não implementados. Crises corporativas nos investimentos com cenários ASG.
ASG e marca corporativa – impactos e efeitos. Empregabilidade e efeitos do ASG na prática. Cultura ASG corporativa e visão social. Relacionamento e práticas do ASG na gestão de colaboradores.
Preparo e comportamento em relacionamento institucional. Mercado e políticas públicas ações integradas. Segurança jurídica e impactos nos resultados de governança. Gestão ASG no compromisso institucional e relacionamento social.
Métricas para medição de aplicações ASG. Visão de planos e implementações ASG. Conselho e visão nas avaliações de práticas ASG. Compromissos e comprometimentos em direção executiva nos pilares ASG.
Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Pós graduação em Marketing pela FAAP, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FIA e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Prêmio de Comunicadora do Ano pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) em 2018. Professora e pesquisadora de comunicação organizacional e sustentabilidade.
Engenheiro de Computação da Unicamp que após fundar 2 startups (Internet e Computação Móvel) e vendê-las, fundou a SmartMoney Ventures, fundo de Venture Capital que atua no mercado brasileiro. Atua também como conselheiro de 2 grupos de tecnologia e como professor de Private Equity e Venture Capital.
Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com pós-graduação em Gestão do Marketing estratégico pela HSM University, possui especializações em Comunicação Corporativa pela Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial/Syracuse University (EUA), e em Jornalismo Impresso pelo Grupo O Estado de S.Paulo e Faculdade Cásper Líbero. Há dezessete anos é assessor e consultor de comunicação externa, com passagens pelo setor público, agências de comunicação e privado, no atendimento de importantes marcas como McDonald's, Yahoo!, Syngenta, Genoa Biotech, PokerStar e a Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo. Atuou por oito anos como jornalista em diversos veículos importantes no Brasil, como grupo Folha da Manhã, Editora Globo e grupo Estado, onde foi repórter da editoria de Cidades. Com extensa experiência na área, José Pereira Neto cobriu como repórter ou gerenciou importantes crises corporativas no Brasil. Por onze anos esteve à frente da comunicação externa e de imprensa da Siemens no Brasil, ajudando a empresa a ser eleita por cinco vezes como uma das que melhor se comunicam com jornalistas. Nesse mesmo período, trabalhou para que a companhia superasse uma das maiores crises corporativas no Brasil pré Lava Jato, contribuindo para que a Siemens e seus executivos se tornassem referência em Compliance no País. Atualmente, além de consultor de comunicação, assessor de imprensa e relações públicas, ministra treinamentos personalizados para executivos e empresas. Em sua consultoria possui clientes dos setores de logística, tecnologia, financeiro, infraestrutura e do agronegócio.
Administrador de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com formação complementar em Visão Estratégica Gestão Empresarial, Sistemas de Planejamento e Controle Gerencial, Administração Financeira - Avaliação do Desempenho Empresarial, Diagnóstico da Gestão Empresarial, Gestão da Força de Vendas, Gerência de Projetos, Governança Corporativa, Auditoria Contábil, Mediação e Arbitragem e Mentoria, todos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com mais de 35 anos de experiência nas áreas de Tecnologia da Informação, Administração e Gestão de Capital Humano, sendo 26 na Hewlett Packard Brasil. Atualmente Consultor em Gestão Empresarial, Docente em MBA, Diretor do Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG), Representante Institucional e Coordenador Grupo de Excelência em Administração Estratégica de Pessoas & Tecnologias - GEAPE Tech do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP.
Mestre em Desenvolvimento Sustentável, pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB; especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; graduada em Ciências Biológicas. Há 10 anos atua como profissional de relações institucionais e governamentais; acumula experiência nas áreas de assuntos regulatório, meio ambiente e em projetos relacionados a sustentabilidade. Teve na carreira passagens por associações de classe, consultoria, indústria química e, atualmente, está como gerente de políticas públicas em uma empresa de tecnologia. Realiza trabalhos voluntários voltados à diversidade e inclusão e para ampliação da carreira de RIG (Relações Institucionais e Governamentais), através da participação nos conselhos do Coletivo Pretas e Pretos em RelGov, e das associações Mulheres em RelGov e IRelGov.
Administrador de Empresas, foi executivo, empresário e depois passou a atuar como consultor e conselheiro de empresas, com foco na construção de Culturas Corporativas capazes de Executar as Estratégias e assim obterem alta performance sustentável. É o fundador do Grupo Best In Class.