Matrícula
para pagamento até 19/01/2026
Segundas e quartas-feiras Das 19h às 22h30
Objetivo
O módulo Manufatura Digital e Produção 4.0 tem foco no uso de tecnologias digitais para o planejamento e controle da manufatura (discrete-batch-process), gerenciamento da produção, engenharia digital de chão de fábrica e gestão de operações. Atende vários segmentos da indústria e usa um modelo mental pedagógico para tratar a evolução da digitalização nas plataformas 3.0, 4.0 e 5.0. É o curso de entrada para a Produção 4.0 e atende todos os níveis de alunos, desde executivos e gestores da indústria até profissionais em início ou ascensão de carreira que desejam entender e aplicar a Indústria 4.0 nos sistemas de produção.
São analisados cenários de transformação digital, infraestrutura de TI/TA, novos modelos e processos de negócios, aplicações de manufatura digital, digital twin, fábrica digital, VR/AR, produção virtual, MES/MOM, PIMS/LIMS, soluções e recursos para o chão de fábrica 4.0, sensoriamento e IIoT, robótica colaborativa, colaboração e integração digital PLM/MES/ERP, automação, controle e monitoramento de processos, normas e segurança, rastreabilidade, arquiteturas cloud e recursos 4.0. O foco está na digitalização e no real entendimento Shell 4.0 para contemplar as aplicações exigidas pela produção, qualidade, inventário e manutenção de ativos de fábrica para melhor produtividade e eficiência operacional.
Público-alvo
C-level, alta gerência, diretores, gestores, consultores, integradores e profissionais das áreas de engenharia de produtos, NPI, requisitos e especificações, engenharia de processos, engenharia avançada, programas e portfólio, engenharia de manufatura, produção, lean manufacturing, qualidade, PCP e custos, gestão de operações, supply chain, compras, logística, usuários de PLM, ERP, MES, IoT, I4.0, profissionais de TI e TA, meio acadêmico e científico, pesquisa e inovação, entre outros.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2026
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2022: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
A disciplina traz os conceitos de virtualização e manufatura digital, infraestrutura necessária, respectivos processos e aplicações, para responder às oportunidades oferecidas pela Transformação Digital do chão de fábrica. Os novos recursos de IoT, inteligência artificial, realidade aumentada, automação e robótica, tecnologia aditiva e interação homem-máquina refletem na explosão de dados e na transformação da cadeia de valor. O novo cenário de conectividade exige novas formas de tratar as informações em todas as fases do ciclo de vida do produto, entre ambientes físicos e ambientes virtuais de testes e simulações, nas operações de projeto e fábrica, na cadeia de suprimentos, na gestão de ativos, nas operações de marketing, vendas e serviços e na experiência do usuário.
A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos básicos do Gerenciamento Digital do Chão de Fábrica, sua abordagem, a hierarquia de camadas PLM, ERP/PCP, MES, sistemas supervisórios e coletores de dados, processos e tecnologias envolvidos. O foco está principalmente no gerenciamento da produção em tempo real, padronizações e normas (ANSI/S-95 E ANSI/S-88) e na colaboração entre os sistemas MES/PIMS e os sistemas de Manufatura Digital. Abrange temas como: ExOp (Excelência Operacional), MPM (Manufacturing Process Management), PLM no chão de fábrica, monitoramento e controle de ordens de produção, problemas característicos de fluxos de produção, manutenção, qualidade e inventário, automação e supervisão da produção no chão de fábrica, repositórios de dados (as-built), IoT e I4.0.
A adoção das aplicações de Manufatura Digital e do gêmeo digital (Digital Twin) necessita de um planejamento bem estruturado e bem-sucedido. Esta disciplina tem o objetivo de mostrar quanto uma organização está madura para absorver e manter as aplicações de Manufatura Digital e até que ponto um processo específico está definido, gerenciado, mensurado, controlado e é efetivo para o processo de melhoria corporativa e inteligência competitiva. Vários assuntos compõe a disciplina: Manufatura de Classe Mundial, PLM e Manufatura Digital nos processos de negócio, digitalização e otimização de fluxos de trabalho de manufatura, diagnóstico para melhoria de processos (as-is-to-be), modelos de referência, métodos ágeis, análise da cadeia de valor, ampliação da visão Lean Manufacturing, integração PLM, MES/PIMS, ERP, entre outros.
Planejar a produção significa controlar o processo de fabricação e recursos necessários. Para isso deve existir um projeto colaborativo do sistema de produção que suporte mudanças. Esta disciplina explora as atuais ferramentas digitais de geometria e análise para tratar as informações de produtos, processos, fábrica e recursos, que garantam o projeto de produção. São explorados cenários de controle discreto, batelada e de processos que incluem layouts industriais, virtualização 2D/3D, instruções de trabalho, ajuste da capacidade de produção, exigências de qualidade, eliminação de desperdícios e redução de custos. A disciplina aborda ferramentas de Manufatura Digital, programação avançada da produção (APS), suporte a sistemas PLM, sistemas MES, ERP, PCP e outros. Tudo para adequar, de forma rápida e melhor possível, o desempenho dos processos de produção às solicitações de demanda.
Nesta disciplina são desenvolvidos conhecimentos e projetos para sistemas de manufatura digital, fábrica digital e simulação, engenharia integrada ‘end-to-end’ e sistemas de automação 4.0. Os projetos focam modernos centros digitais de serviços e abrangem temas como: flexibilidade, mobilidade, redução e portabilidade de espaço físico, aumento da taxa de produção, análise de processos e fluxos, desempenho em tempo real, características de falhas e controle de qualidade, melhoria contínua, redução de custos, menores 'time-to-market' e ampla combinação de variantes. A disciplina Projetos de Manufatura Digital está integrada com a disciplina Modelagem Digital para Manufatura (WCM).
Engenheiro Mecânico com foco em soluções digitais. Possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Especialista, arquiteto e team leader de soluções CAD, PLM, Manufatura Digital, ERP, Indústria 4.0 e Digital Enterprise. Possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento de produtos e visão de integração de sistemas PLM, MES/MOM e ERP, envolvendo tecnologias digitais e virtuais nas indústrias de construção naval, óleo e gás e aeroespacial. Atualmente é Senior Digital Solutions Engineer na Embraer com sólida experiência em processos, visão de futuro e avaliações para aumento de eficiência operacional e introdução de tecnologias digitais emergentes. Possui liderança em gerenciamento de projetos, coaching de pessoas e grande experiência na plataforma DS 3DEXPERIENCE (CATIA, ENOVIA, DELMIA, APRISO/MES) e conhecimento nas soluções PTC, Siemens e Autodesk.
Engenheiro de Produção Mecânica, P&D Head e Learning Advisor para SAP Industry 4.0, Digital Supply Chain e Intelligent Enterprise na Ka Solution E&AS. Promove Educação e Assessoria em Soluções PLM, Manufatura Digital, MES/MOM, ERP e Digital Enterprise. Especialista em Educação para Transformação Digital (DX), Learning Assessment, Arquitetuta 4.0, IoT, Tecnologia Digital Twin e Sistemas Integrados. Mestre em Engenharia de Produção, Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos pela UFSCAR. Doutor em Engenharia Mecânica, na linha de pesquisa Planejamento, Simulação e Gerenciamento de Sistemas de Manufatura pela EESC/USP. Professor Especialista no IMT - Instituto Mauá de Tecnologia.
Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Engenharia de Produção Mecânica pela FEI e Doutorando em Engenharia Elétrica pela EPUSP. Especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini. Mais de 30 anos de experiência nas áreas de automação e controle e sistemas automáticos robotizados para diversos segmentos da indústria. Especialista em simulações e otimização de processos produtivos com foco na Indústria 4.0 e transformação digital de plantas industriais. Atualmente atua nas áreas de Manufatura Digital e Inovação Tecnológica para a SPI Integração de Sistemas com tecnologias digitais para simulações de processos produtivos e sistema robóticos. Acumulou experiência na automação de máquinas especiais e sistemas supervisórios para a Metal Leve.
Engenheiro Eletricista pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) com MBA em Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FEA/USP. Atualmente atua na Dassault Systèmes para América Latina, responsável pelas ofertas comerciais e estratégias de Transformação Digital para Manufatura e Operações para soluções MES/MOM (Manufacturing Execution Systems/Manufacturing Operations Management), APS (Advanced Planning & Scheduling) e Manufatura Digital (DELMIA DM). Atua no desenvolvimento de parceiros e clientes nos setores Automotivo, Aeronáutico, CPG, Óleo e Gás, Mineração, Equipamentos Industriais, entre outros. Acumulou experiência em TI e Automação Industrial em empresas como Siemens, Rockwell Automation, Apriso, Hidroservice, Inovare e Aquarius Software. Também atua como Diretor de Manufatura Avançada para a ISA (International Society of Automation), São Paulo Section.