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Início
Março de 2022
Investimento
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
Horário

Sábados Das 8h30 às 17h

Inovação em Embalagem

Objetivo

Apresentar roteiro de inovação em embalagem, sob o ponto de vista sistêmico, com o intuito de vencer obstáculos frequentes na negociação entre agentes da cadeia produtiva e gerar vantagem competitiva para as organizações.

Público-alvo

Designers, engenheiros, arquitetos, publicitários, administradores, gestores, consultores, profissionais liberais, profissionais de marketing e comunicação.

Carga Horária

120

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 30 de outubro R$ 1.280,00
Até 30 de novembro R$ 1.380,00
Até 30 de dezembro R$ 1.420,00
Após 30 de dezembro R$ 1.675,00

Veja opção de financiamento
por módulo

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valor da parcela já atualizado para o ano de 2022

São Caetano do Sul

Curso In Company Mais Informações

Coordenador

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Antonio Carlos Dantas Cabral
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.

Disciplinas



Conhecimento e Inovação
20h
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Apresentar roteiro para formar e gerenciar o conhecimento como alicerce para a inovação e a vantagem competitiva. Discutir a economia do conhecimento e da inovação. Apresentar mecanismos para identificar e explorar oportunidades de inovação e ferramentas de gerenciamento do processo de inovação. Estudo de casos.

Design e Inovação em Embalagem
24h
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Desenvolver um projeto de Design & Inovação na Embalagem com base num briefing entregue por uma empresa do mercado. O projeto é desenvolvido com base no livro “Inovação na Embalagem” e apresentado à empresa apoiadora.

Inovação na Prática
20h
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Apresentar e discutir os aspectos aceleradores e desaceleradores da velocidade de implantação de ideias inovadoras na jornada desde a concepção até a execução. Estudo de casos.

Negociação para Inovação em Embalagem
20h
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Instrumentar os alunos para a aplicação cotidiana das habilidades fundamentais ao profissional que se interessa pela inovação em embalagem. Desenvolver habilidades de soluções de conflitos, e aprender técnicas para influenciar pessoas a fim de obter sucesso em uma negociação para inovar em embalagem. Estudos de casos colocam o participante como protagonista na construção do conhecimento para a inovação.

Projeto de Produto e de Embalagem 4.0
24h
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Apresentar as ferramentas tradicionalmente utilizadas no desenvolvimento de produtos e de embalagens (Design Thinking, QFD, FabLab entre outras) adaptadas aos conceitos da Indústria 4.0.  Estudo de casos.

Visão Sistêmica da Inovação em Embalagem
20h
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Apresentar a embalagem como um sistema aberto que deve ser permanente objeto de inovações incrementais, radicais ou disruptivas, de produto, de processo, organizacionais e de marketing. Relacionar os conceitos de custo e de valor sistêmicos e como eles podem ser utilizados para guiar as atividades inovadoras que permitem vantagem competitiva para a empresa. Estudo de casos.

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Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.

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Aparecido Roberley Borghi

Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.

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Ari Nelson Rodrigues Costa

Engenheiro Eletrônico pela POLI/USP, Físico pela USP, pós-graduado em Engenharia da Qualidade pela POLI/USP, em Engenharia de Embalagem pela Michigan State, e em Engenharia de Processos Industriais pelo IMT. Mestre em Engenharia Industrial pelo IMT. Doutorando em Sistemas Agroindustriais Sustentáveis pela UNICAMP. Experiência internacional em transferência de tecnologia, atuando nas áreas de automação, telecomunicações, gestão de produto, processos, qualidade de indústrias de diversos segmentos. Professor do Centro Universitário da Mauá. Pesquisador do Centro de Pesquisas do IMT no Núcleo de Sistemas Produtivos Inteligentes.

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David Garcia Penof

Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.

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Eduardo Antonio Scalese Junior

Mestre em Administração de Empresas (MPA) pela FGV EAESP e Engenheiro Mecânico pela Universidade Metodista de Piracicaba. Formado no General Manager College pela WestRock University e Darden School Of Business. Desenvolveu projetos sobre Economic profit com Ram Charam e trabalhos sobre estratégia de crescimento com Roger Martin, autor do livro Playing To win. Mais de 25 anos de experiência no mercado e papel e embalagem tendo atuado em empresas como Suzano Papel e Celulose, Bemis e WestRock (resultado da fusão da Rock Tenn e MeadWestvaco). Nos últimos 15 anos atuou como Diretor Geral da WestRock Divisão de Home, Health & Beauty na LatAm. Responsável pela estratégia de crescimento, P&L e pela execução do plano de expansão na região. Membro do Regional Leadership Team da WestRock. Experiência multicultural, liderando projetos com clientes globais, interagindo com interlocutores de diversas nacionalidades na América do Norte, Ásia, Europa e América Latina. Professor convidado pela FGV-EAESP nos cursos de Mestrado Profissional para a Gestão da Competividade – linha Supply Chain e do Master em Administração – linha Logística e Supply Chain.

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Gabriel Lopes da Silva

Designer, professor e cientista aficionado por tecnologia. Agente da inovação, uma mente inquieta e apaixonada por desafios. Empreendedor serial que adora as borboletas no estômago e não se assusta com a montanha russa dos negócios. Empatia é uma definição da personalidade que cristalizou em seu propósito, junto com a paixão por pessoas que alimenta o crescimento de todos. Com o objetivo de desenvolver maior conexão entre todas as coisas e pessoas, abusa da transparência através da tecnologia, buscando por meio da empatia alcançar soluções e identidade própria para cada atividade desenvolvida, com foco na inovação, na prosperidade dos negócios e na conexão de alma entre os seres humanos. Membro do Smart Packaging Brasil.

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Guilherme Brammer

Engenheiro de Materiais pela Universidade Mackenzie, especialista em Marketing pela USP e em negócios sustentáveis pela FGV-SP. Tem experiência em negócios B2B em produtores de matérias-primas para indústria. Especialista em Economia Circular fundou a Boomera, reconhecida pelo World Economic Forum e revista Entrepreneur como umas das cinco startups que estão tornando a América mais sustentável. Apoia grandes empresas a transformar a forma de produção em um modelo mais circular. Foi escolhido Empreendedor Social 2016 pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Profissional do Ano 2016 pela Embanews.

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Jorge Kawamura

Engenheiro Elétrico pela Escola de Engenharia Mauá. Mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Atua como professor e pesquisador no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) nas áreas de Sistemas de Informação (processos e modelagem de banco de dados), PLM (gestão, implementação, aplicação e suporte), Gerenciamento de Sistemas Produtivos Inteligentes com foco na Indústria 4.0 e PAE (Projetos e Atividades Especiais). Experiência com implantação e integração de sistemas, programação em Java, C#, VBA e SQL e modelagem de dados com Power BI. Responsável pelos sistemas acadêmicos do IMT para as linhas Microsoft e Dassault Systèmes (Plataforma 3D Experience).

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Juarez Castro

Engenheiro Elétrico pela Universidade de Rio Preto, mestre em Administração pelo Insper, com MBA em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, é Diretor Industrial da CMP – Companhia Metalgraphica Paulista. Tem mais de trinta anos de carreira dedicados ao setor de embalagens de aço tais como: Rheem Empreendimentos, Indústria de Máquinas Kramer, Metalgráfica Iguaçu, JBS e está a 15 anos na CMP – Companhia Metalgraphica Paulista.

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Luis Fernando Dagnoni Cassinelli

Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. É conselheiro em Exercício da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Superior de Inovação e Competitividade – Fiesp (Conic). Na FAPESP, é Coordenação de Área - Pesquisa para Inovação PPP 1.

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Wanderlei Marinho

Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.