Inovação em Embalagem

Objetivo

Apresentar roteiro de inovação em embalagem, sob o ponto de vista sistêmico, com o intuito de vencer obstáculos frequentes na negociação entre agentes da cadeia produtiva e gerar vantagem competitiva para as organizações.

 

Público-alvo

Designers, engenheiros, arquitetos, publicitários, administradores, gestores, consultores, profissionais liberais, profissionais de marketing e comunicação.

Mais Informações

Início do Curso
Agosto de 2020
Horário
Das 8h30 às 17h
Dias de aula
Sábados

Investimento por Módulo (120 horas)
Matrícula
O valor correspondente ao desconto por período (somente matrícula) é concedido de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00

Até 30 de junho R$ 1.280,00 
Até 31 de julho R$ 1.380,00 
Após 31 de julho R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2019: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Veja opção de financiamento
por módulo
Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

 

Coordenação

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Disciplinas

Conhecimento e Inovação

20 h

Apresentar roteiro para formar e gerenciar o conhecimento como alicerce para a inovação e a vantagem competitiva. Discutir a economia do conhecimento e da inovação. Apresentar mecanismos para identificar e explorar oportunidades de inovação e ferramentas de gerenciamento do processo de inovação. Estudo de casos.

Design e Inovação em Embalagem

24 h

Desenvolver um projeto de Design & Inovação na Embalagem com base num briefing entregue por uma empresa do mercado. O projeto é desenvolvido com base no livro “Inovação na Embalagem” e apresentado à empresa apoiadora.

Inovação na Prática

16 h

Apresentar e discutir os aspectos aceleradores e desaceleradores da velocidade de implantação de ideias inovadoras na jornada desde a concepção até a execução. Estudo de casos.

Negociação para Inovação em Embalagem

20 h

Instrumentar os alunos para a aplicação cotidiana das habilidades fundamentais ao profissional que se interessa pela inovação em embalagem. Desenvolver habilidades de soluções de conflitos, e aprender técnicas para influenciar pessoas a fim de obter sucesso em uma negociação para inovar em embalagem. Estudos de casos colocam o participante como protagonista na construção do conhecimento para a inovação.

Projeto de Produto e de Embalagem 4.0

20 h

Apresentar as ferramentas tradicionalmente utilizadas no desenvolvimento de produtos e de embalagens (Design Thinking, QFD, FabLab entre outras) adaptadas aos conceitos da Indústria 4.0.  Estudo de casos.

Visão Sistêmica da Inovação em Embalagem

20 h

Apresentar a embalagem como um sistema aberto que deve ser permanente objeto de inovações incrementais, radicais ou disruptivas, de produto, de processo, organizacionais e de marketing. Relacionar os conceitos de custo e de valor sistêmicos e como eles podem ser utilizados para guiar as atividades inovadoras que permitem vantagem competitiva para a empresa. Estudo de casos.

Corpo Docente

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Aparecido Roberley Borghi

Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.

David Garcia Penof

Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.

Fabio Mestriner

Especialista em Design e Inteligência de embalagem, atualmente dedicado a projetos exclusivos na área de embalagem e a produção de livros didáticos neste tema. Diretor da Fabio Mestriner Design & Inteligência de Embalagem Ltda.

Guilherme Brammer

Engenheiro de Materiais pela Universidade Mackenzie, especialista em Marketing pela USP e em negócios sustentáveis pela FGV-SP. Tem experiência em negócios B2B em produtores de matérias-primas para indústria. Especialista em Economia Circular fundou a Boomera, reconhecida pelo World Economic Forum e revista Entrepreneur como umas das cinco startups que estão tornando a América mais sustentável. Apoia grandes empresas a transformar a forma de produção em um modelo mais circular. Foi escolhido Empreendedor Social 2016 pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Profissional do Ano 2016 pela Embanews.

Jorge Kawamura

Engenheiro Elétrico pela Escola de Engenharia Mauá. Mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp, na linha de pesquisa Automação com Inteligência Artificial (AI). Atua como professor e pesquisador no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) nas áreas de Sistemas de Informação (processos e modelagem de banco de dados), PLM (gestão, implementação, aplicação e suporte), Gerenciamento de Sistemas Produtivos Inteligentes com foco na Indústria 4.0 e PAE (Projetos e Atividades Especiais). Experiência com implantação e integração de sistemas, responsável pelos sistemas acadêmicos do IMT para as linhas Microsoft e Dassault Systèmes (Enovia e plataforma 3D Experience).

Wanderlei Marinho

Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.

>