Matrícula
para pagamento até 30/06/2025
Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30 (Aulas remotas síncronas) e aos sábados, das 8h30 às 17h (Aulas presenciais mensalmente no campus São Caetano do Sul).
Objetivo
Apresentar e desenvolver os principais conceitos de ecossistemas de inovação e de empreendedorismo em sistemas alimentares, startups e empresas de rápido crescimento, incluindo as abordagens referentes ao financiamento da inovação e do empreendedorismo.
Público-Alvo
Profissionais já graduados que buscam inovar e empreender no sistema agroalimentar em negócios próprios ou trabalhando o intraempreendedorismo dentro de empresas.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.902,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2025
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Introdução. Quem financia a Inovação. Venture Capital. Estrutura. Estratégia de Investimento. Governança. Alinhamento de interesses. Corporate Venture Capital CVC.
Inovação e empreendedorismo em ecossistemas: Estrutura, fronteiras e Dinâmica. Introdução ao conceito de ecossistemas. Ecossistemas de inovação, Diferenças entre ecossistemas e outros tipos de estruturas, Mapa da Inovação em Ecossistemas. Ecossistemas de Empreendedorismo, O Crescimento do Empreendedorismo, Limitações e desenvolvimento. Estruturas de Inovação e Ecossistemas de Empreendedorismo: Similaridades, Diferenças, Fronteiras, Sistemas, Dinâmica, Crescimento e Performance, Direcionadores, Desafios. Sistemas Alimentares.
Introdução. Conhecimento para Prática. Startups e empresas de rápido crescimento. Alinhando soluções para as demandas de consumidores. Pesquisa de mercado. Ambiente competitivo. SWOT Análise. Das Ideias ao Plano de Negócio: Montando um plano de negócio, Visão da Empresa, Modelo Operacional, Produtos e Serviços, Modelo de Receitas, Mercado a ser atingido e concorrência, Vendas e Estratégia de Marketing, Time, Plano Financeiro. Startup e Branding: Posicionamento da Marca, Criação da Marca.
Paulo Silveira é engenheiro de alimentos formado pela Unicamp em 1982, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, em 1987. Também participou de cursos internacionais como Estratégia de Marketing - na Universidade de Columbia; Fusões e Aquisições - na Wharton University; e IMD – em Estratégia de Negócios.Foi CEO da Danisco Ingredients para a América Latina e desenvolveu o negócio de ingredientes na região. É conselheiro de diversas empresas e foi premiado com o prêmio TOP FIVE EXECUTIVOS DO BRASIL pela Gazeta Mercantil em 1999. É fundador do FOOD TECH HUB Latam, ecossistema de inovação em alimentos na América Latina, com foco em inovação aberta e investimento em FoodTech. Idealizador e Gestor do TROPICAL FOOD INNOVATION LAB, parceria público –privada entre Bühler, Cargill, Givaudan, Food Tech Hub Latam e Ital.