Habilidades Pessoais e Sociais no Gerenciamento de Projetos na Engenharia

Objetivo

Apresentar as competências pessoais e sociais necessárias aos gerentes de projetos na coordenação da realização dos trabalhos através da equipe do projeto e de outras partes interessadas. Gerentes de projetos eficazes devem adquirir um equilíbrio de habilidades técnicas, interpessoais e conceituais que os ajudam a analisar situações e a interagir de forma apropriada. Neste módulo o profissional se beneficiará de várias maneiras, pois aprenderá a lidar como os desafios de natureza humana estando apto a gerenciar todos os processos de um projeto que envolvam habilidade de lidar com pessoas tais como Formação e Desenvolvimento da Equipe, Resolução de Conflitos, Motivação, Liderança, Comunicação, Partes Interessadas e Negociação.

Público-Alvo

Profissionais graduados que desejam adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos fundamentais para o gerenciamento de projetos

Mais Informações

Início do Curso
Março de 2020
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Segundas e quartas-feiras

Investimento - Valores já atualizados para o ano de 2020
Matrícula
Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00

Até 18 de outubro R$ 1.280,00 
Até 20 de dezembro R$ 1.380,00 
Após 20 de dezembro R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno Mauá formado em 2018: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

 

Coordenação

Luiz Henrique Tadeu Ribeiro Pedroso

Engenheiro Eletrônico pela POLI-USP. PMP - Project Management Professional pelo PMI. Mestre em Engenharia na área de Gerenciamento de Riscos em Projetos, pela POLI-USP. Professor de Gerenciamento de Projetos nos treinamentos para o exame de certificação do PMI.

Disciplinas

Competências Pessoais e Sociais do Gerente de Projeto

28 h

Apresentar as melhores práticas e as competências pessoais e sociais necessárias ao gerenciamento de projetos.  O treinamento será desenvolvido com suporte em estudos de casos, dinâmicas, apresentação de filmes e discussões das situações cobrindo os temas - Liderança; Formação e Desenvolvimento da equipe; Motivação;  Influência; Conhecimento político e cultural; Estabelecimento de confiança; Gerenciamento de conflitos; Coaching. 

Gerenciamento das Aquisições do Projeto

24 h

Apresentar os processos, aplicados ao gerenciamento das aquisições do projeto, necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A organização pode ser tanto compradora quanto vendedora dos produtos, serviços ou resultados de um projeto. Ao término da disciplina o profissional terá adquirido conhecimentos: de todos os tipos de contratações possíveis de pessoal, equipamentos e materiais para o projeto; como elaborar a documentação necessária para as contratações; os critérios para seleção de fornecedores; como controlar e avaliar os fornecedores; critérios para pagamento de fornecedores; entre outros. 

Gerenciamento das Comunicações em Projetos

20 h

"Gerentes de Projeto gastam de 80 a 90% de seu tempo em comunicações sobre o projeto."  Apresentar os conceitos básicos da Teoria das Comunicações, os estilos de comunicação aplicados aos projetos e os processos e atividades para o gerenciamento das comunicações do projeto.  A ênfase do treinamento estará relacionada principalmente em como assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente dispostas de maneira oportuna e apropriada.  

Gerenciamento dos Recursos Humanos e Partes Interessadas do Projeto

24 h

Apresentar os processos para o gerenciamento dos recursos humanos do projeto que organizam, gerenciam e guiam a equipe do projeto para melhorar as competências e a interação da equipe e do ambiente geral e também para aprimorar o desempenho no projeto. Apresentar os processos e atividades para o gerenciamento das partes interessadas do projeto que inclui identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto. Incentivar o engajamento das partes interessadas através de estratégias e planos de ações.

Negociação - Vencendo Resistências

20 h

"Não existe nada referente ao ser humano que não esteja presente numa negociação." Apresentar todos os aspectos relevantes de um processo de negociação que tornem possível a obtenção de resultados que levem em conta expectativas, emoções, desejos, sentimentos, temores, valores, crenças e necessidades das partes envolvidas. O treinamento será desenvolvido através de práticas e dinâmicas.

Corpo Docente

Marco A. Bastoni

Mestre em Administração de Empresas pela FGV. MBA em Gestão de Produção pela Escola Politécnica da USP. Especialista em tecnologia da informação. Graduado em Física pelo Instituto de Física da USP. É certificado PMP, ITIL e Cobit. atualmente é o responsável pela gestão Governança de TI do Grupo Votorantim.

Marli Barros

Mestre em Psicologia da Saúde; Especialista em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos; Personal e Professional Coaching; Qualificada nos instrumentos de gerenciamento de comportamentos: DISC e MBTI; Professora de Programas de MBA e Educação Corporativa; Palestrante; Consultora Organizacional desde 2004, com foco essencialmente comportamental; Habilidade reconhecida na condução de programas de desenvolvimento nas três esferas: estratégica, tática e operacional. Experiência no desenvolvimento, implantação e  gerenciamento de programas e processos  de mudanças organizacionais.

Paulo Mei

Especialista em gestão de projetos e portfolios com certificação PMP® desde 2005. Mestre pela FEA/USP, MBA pela FAAP e Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em finanças. Profissional sênior atuando há vários anos em projetos para empresas de grande porte em telecomunicações, Tecnologia da Informação, Energia Elétrica, Saúde e Cosméticos. Autor dos livros Gerenciamento da Integração em Projetos (Elsevier; 2013) e PM Mind Map® - A gestão descomplicada de projetos (Brasport; 2015).

Paulo Yazigi Sabbag

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas. Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP. Foi fundador do Capítulo São Paulo do PMI – Project Management Institute, em 1996, e foi diretor até 2006. Empresário, dirige a Sabbag Consultoria desde 1993 e a Zagaz Aprendizagem Digital desde 2016. Autor de 7 livros, um deles laureado com o Prêmio Jabuti 2013. Professor da Fundação Getulio Vargas desde 1988, da FIA desde 2006 e do IMT – Instituto Mauá de Tecnologia.

Ronnie Maschk

Especialista em Gestão de Projetos. USP-SP. Graduado em Administração pela Universidade Ibero Americana. Atuou como Gerente e Diretor de Planejamento. Socio-Diretor da Project Inovatti Gerenciamento de Projetos.

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