Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h
O Módulo tem como ponto de partida o entendimento que empresas fazem parte de um sistema produtivo, com entrada de matéria prima, embalagens e outros insumos que se transformam em produtos fabricados para atender aos anseios dos consumidores ávidos por inovações. Esse fato deve estar presente em todas as ações do cotidiano dos gestores de operações das empresas.
O Módulo apresenta diversas técnicas para otimizar o processo de inovação, entre elas:
Objetivo
Apresentar e desenvolver conceitos relacionados ao desenvolvimento de processos, produtos e embalagem, e práticas para identificar oportunidades de acelerar o processo inovador via Lei do Bem, apoio de Start-up’s e colaboração entre atores da cadeia produtiva.
Público-alvo
Profissionais já graduados que atuam na área de gestão de operações das organizações e vivenciam cotidianamente a necessidade de inovar para adicionar valor aos produtos e embalagens.
Aulas Híbridas
As aulas às segundas-feiras são ministradas remotamente (100% remoto síncrono) enquanto as aulas aos sábados são híbridas - ministradas presencialmente no campus de São Caetano do Sul e transmitidas online simultaneamente. Dessa forma, o aluno escolhe se quer assistir as aulas presencialmente ou remotamente
Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 22 de novembro R$ 1.420,00
Até 31 de dezembro R$ 1.510,00
Após 31 de dezembro R$ 1.780,00
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.902,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2025
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Apresentar roteiro para formar, gerenciar e reter o conhecimento como alicerce para a inovação e a vantagem competitiva. Compreender a economia do conhecimento e da inovação. Apresentar mecanismos para identificar e explorar oportunidades de inovação e ferramentas de gerenciamento do processo de inovação. Estudar casos.
Desenvolver um projeto de Inovação de Produto & Embalagem com base num briefing entregue por uma empresa do mercado. Estudar casos.
Estudar os principais conceitos de Design Thinking aplicados na inovação de produtos e de embalagens. Estudar de casos.
Classificar as atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos e de embalagem como referência o Manual de Oslo e o Manual Frascati, editados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Apresentar a visão realista do que é considerado P&D. Discutir a Lei do Bem, importante fonte para obtenção de recursos oferecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Analisar as formas de classificação dos projetos: pesquisa básica, aplicada ou desenvolvimento experimental, os pré-requisitos para obtenção do fomento, metodologia para submissão e formas de fomento oferecidas. Estudar casos.
Demonstrar que a embalagem e o conteúdo como "uma única entidade indivisível conhecida pelo nome de produto” e assim devem ser estudados, entendidos e desenvolvidos para gerarem valor às empresas fabricantes. Estudar casos.
Aplicar as habilidades fundamentais ao profissional que se interessa pela inovação sustentável em produto o e embalagem. Explorar as principais habilidades de soluções de conflitos, e aprender técnicas para influenciar pessoas a fim de obter sucesso em uma negociação para inovar. Estudar casos que colocam o participante como protagonista na construção do conhecimento para a inovação.
Identificar e analisar oportunidades de aceleração da inovação em processos, produtos e embalagem, através do estabelecimento de novas empresas ou parcerias com startups, hubs de inovação ou consultorias. Estudar casos.
Estudar as principais ferramentas de propriedade intelectual, com ênfase nas patentes. Explicitar as atividades fundamentais desde o início do desenvolvimento do projeto de P&D, com buscas de anterioridade, até os requisitos básicos para solicitação de uma nova patente. Apresentar a documentação para solicitar uma patente. Avaliar o apoio de escritórios especializados. Estudar casos.
Explicar o planejamento de experimentos, uma das principais ferramentas estatísticas utilizadas para o desenvolvimento e otimização de processos, produtos e embalagem. Estudar casos e aplicações de softwares específicos para o tratamento de dados.
Discutir as principais atividades de responsabilidade de um pesquisador: scale-up, scale-down e transferência de tecnologia, as melhores práticas para estimativas de investimentos, Technology Readiness Level (TRL) e Responsable Research Inovation (RRI). Estudar casos.
Apresentar aos alunos uma metodologia para priorização de projetos de P&D – produto e embalagem, utilizando como base a classificação dos projetos de acordo com seu tipo, velocidade de obtenção de resultados, investimentos necessários e perfil da empresa. Estudar caso com projetos que deverão ser avaliados e priorizados pelos alunos.
Apresentar de forma solene os projetos de produto e/ou embalagem desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso.
Apresentar as cadeias produtivas e a embalagem como sendo sistemas abertos que precisam estar permanentemente prontos para inovar. Utilizar o Diagnóstico do Sistema Embalagem Ferramenta para analisar criticamente e valorizar as inovações em agentes dos sistemas. Apresentar o projeto que será desenvolvido ao longo do módulo. Estudar casos.
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.
Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.
Graduada em Engenharia Química pela Mauá. Mestre em Engenharia Química pela USP. Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos.
Especialista em Design e Inteligência de embalagem, atualmente dedicado a projetos exclusivos na área de embalagem e a produção de livros didáticos neste tema. Diretor da Fabio Mestriner Design & Inteligência de Embalagem Ltda.
Designer, professor e cientista aficionado por tecnologia. Agente da inovação, uma mente inquieta e apaixonada por desafios. Empreendedor serial que adora as borboletas no estômago e não se assusta com a montanha russa dos negócios. Empatia é uma definição da personalidade que cristalizou em seu propósito, junto com a paixão por pessoas que alimenta o crescimento de todos. Com o objetivo de desenvolver maior conexão entre todas as coisas e pessoas, abusa da transparência através da tecnologia, buscando por meio da empatia alcançar soluções e identidade própria para cada atividade desenvolvida, com foco na inovação, na prosperidade dos negócios e na conexão de alma entre os seres humanos. Membro do Smart Packaging Brasil.
Arquiteta e urbanista e arte-educadora com mestrado e doutorado pela USP. Atualmente é Diretora de Pesquisa e Inovação do Portal de Tendências. Realizou inúmeros cursos na Universidade de Harvard (EUA), Universidade de Montreal (Canadá), Universidade de Salamanca (Espanha) e na SUNY (EUA), Inteligência Artificial pela UNICAMP (SP) e MBA em Neurociência, consumo e marketing (PUC-RS). Faz parte do grupo de pesquisa LabDesign-Mauá e InovaSign - Universidade Federal de Santa Maria. Durante 35 anos realiza projetos de tendências para empresas brasileiras e internacionais. É professora associada do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.
Sócia fundadora- diretora criativa da A10 ideias que transformam, empresa focada em estratégia de marca, design e inovação, membra da Glba- Global Local Branding Alliance com agências em São Paulo, Nova Iorque, Berlim, Shangai, Moscow, Istambul e África do Sul e premiada em vários prêmios importantes de design nacionais e internacionais. Graduada em design industrial na Universidade Mackenzie com especialização em Design e Design de Embalagem no Japão e em UX strategy na Miami Ad School São Paulo. Teve a oportunidade de trabalhar na Makoto Saito Design e Hakuhodo no Japão e como diretora de arte na DPZ e DM9 no Brasil. É Membra da Abre- Associacão brasileira da Abre e Abedesign e ex-coordenadora de design e professora da Miami Ad School São Paulo. Foi jurada de vários prêmios de design como Cannes Lions Awards, LIA London Festival Awards, Prêmio Abre e Brasil Design Awards.
Mestre em Direito da Propriedade Intelectual, pela Universidade de Turim, especialista em Gestão de Projetos e graduada em Gestão de Marketing. Possui 13 anos de experiência na área de propriedade intelectual. Atuou na criação de políticas de desenvolvimento industrial e na elaboração de estratégias para indústria visando o fortalecimento do sistema brasileiro de propriedade industrial. Atualmente é coordenadora do departamento de patentes, softwares e desenhos industriais da Leão Propriedade Intelectual.
Graduado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia, curso de especialização em projeto pela Escola de Engenharia Mauá, MBA Empresarial em Gestão de negócios, FIA / USP e mestrado profissional em gestão de projetos pela Uninove. Experiência de 34 anos na gestão de projetos industriais e atual Gerente de Engenharia Brasil na Ingredion do Brasil, Ingredientes Industriais Ltda.
Doutora, Mestre e Bacharel em Engenharia Química pela POLI-USP. Profissional com mais de vinte anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento em ambiente acadêmico e corporativo. Experiência internacional como Pesquisadora pós-doutora na ETH de Zurique em parceria com a Givaudan. Sócia-proprietária da empresa de consultoria, Recicla Engenharia – Pesquisa e Desenvolvimento.
Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.
Doutor em Engenharia Química pela UNICAMP. Mestre em Química pela USP. MBA Executivo pela Business School São Paulo e Universidade Politécnica da Catalunha. Especialista em Gestão Agroindustrial pela UFSCar e Universidades de Manchester e Nantes.