ERP & Digital Enterprise 4.0

Objetivo:

Este módulo tem foco na gestão de operações, administração industrial para a organização 4.0 e empresa digital na Quarta Revolução Industrial (4IR), para as indústrias de controle discreto, bateladas e processo contínuo. São tratados temas como ERP Cloud, Enterprise Management 4.0, Digital Supply Chain, Customer Experience, infraestrutura 4.0, tecnologias emergentes, integração de sistemas CRM, PLM, MES/MOM, PIMS/LIMS, SCM/SRM, ERP, BI/AI/ML, logística, serviços, marketing, vendas, governança 4.0 e projetos de transformação digital.

O aluno aprende a trabalhar com modelos de competência 4.0, com foco nas necessidades funcionais e de infraestrutura da organização e cenários de colaboração de TI, para que líderes, dirigentes, consultores e profissionais das organizações industriais consigam desenvolver estratégias para aderir ao redesenho dos processos de negócio, com o uso das inovações de controle, automação, inteligência artificial e tecnologias digitais dentro e fora da fábrica.
 

Público-Alvo: 

C-level, alta gerência, diretores, gestores, consultores, integradores e profissionais das áreas de engenharia de produtos, NPI, requisitos e especificações, engenharia de processos, engenharia avançada, programas e portfólio, engenharia de manufatura, produção, lean manufacturing, qualidade, PCP e custos, gestão de operações, supply chain, compras, logística, usuários de PLM, ERP, MES, IoT, I4.0, profissionais de TI e TA, meio acadêmico e científico, pesquisa e inovação, entre outros.

Coordenação

Evandro Gama

Engenheiro de Produção Mecânica, P&D Head e Advisor para a Cadware-Technology. Promove educação e assessoria em soluções CAD Cloud-based, Projeto de Produto e Fábrica, PLM, ERP, MES, Fábrica Digital e Simulação. Especialista em arquitetura de sistemas PLM (Teamcenter, Enovia, Windchill, SAP PLM, Oracle PLM, Autodesk PLM, Pro.File e outros). Mestre em Engenharia de Produção, Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos pela UFSCar. Doutor em Engenharia Mecânica, na linha de pesquisa Planejamento, Simulação e Gerenciamento de Sistemas de Manufatura pela EESC/USP. Professor Especialista no IMT - Instituto Mauá de Tecnologia.

Disciplinas

Aplicações 4.0, Tecnologias Emergentes e Integração PLM, MES e ERP

24 h

A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos básicos, conceitos e práticas das aplicações 4.0 e tecnologias emergentes. Os alunos estarão capacitados a entender as principais aplicações e avanços tecnológicos da Indústria 4.0 como CPS (Cyber-Physical Systems), robôs autônomos, sensing rental devices, integração de sistemas (CRM, PLM, MES/MOM, PIMS/LIMS, SCM/SRM, ERP), gestão de ativos, sistemas logísticos, IoT/IIoT/IoE, mobilidade, cloud computing, manufatura aditiva (impressão 3D), digital twin e simulação, realidade aumentada, big data e analytics advanced. Serão expostas aplicações para variados ambientes de negócios e serviços, P&D, educação e economia digital.

ERP e Organização Industrial 4.0

24 h

A disciplina traz os conceitos e objetivos da Indústria 4.0 (Quarta Revolução Industrial) e da Transformação Digital com base no modelo de necessidade de mudanças. Explora o modelo de objetivos, modelos e regras de processos de negócio, principais frameworks e roadmaps para que as organizações e profissionais possam entender o caminho e as vantagens da Organização 4.0. Nesta disciplina o aluno estará apto a entender desde as principais plataformas digitais de gestão (ERP) até a importância dos níveis hierárquicos e a visão por processos de negócio para atender a modelagem organizacional digital. Serão tratados temas como objetivos organizacionais, atores e recursos, regras de negócio e a captura de requisitos para a aplicação de sistemas de informação e tecnologias 4.0 que garantam a customização em massa de produtos e serviços, a flexibilidade nas diversas cadeias de valor, a agilidade organizacional e a importância do cliente na organização digital.

Gerenciamento de Projetos Industriais 4.0 - Métodos ágeis & Projetos globais

24 h

Planejar um projeto de transformação digital exige considerar todos os recursos necessários, tarefas e fluxos de trabalho adequados dentro de um ambiente de gestão de mudanças. Para isso deve existir um projeto colaborativo dos novos sistemas, dispositivos, coisas e pessoas que suportem essas mudanças com estratégias, prazos e custos definidos. Esta disciplina explora as atuais ferramentas para gerenciamento de projetos na Quarta Revolução Industrial (4IR ou Indústria 4.0), leva em consideração as premissas do PMI e capacita os alunos com as competências necessárias para gerenciar projetos de transformação digital. São explorados cenários de gerenciamento de projetos técnicos, liderança e aspectos comportamentais, gerenciamento estratégico e de negócios no contexto de projetos, programas e portfólios para suportar os atuais SLAs (Service Level Agreement) exigidos na Transformação Digital das indústrias.

Infraestrutura 4.0 & Plataformas Digitais

12 h

Nesta disciplina são desenvolvidos conhecimentos da atual infraestrutura 4.0 de TI, plataformas digitais (IaaS, PaaS e SaaS), virtualização de servidores, aplicações desktop e mobility, IoT, inteligência artificial, machine learning, linguagens de programação na Indústria Digital, APIs, a transformação na modelagem de dados e análises avançadas (Big Data Analytics), evolução XML, REST, JSON (JavaScript Object Notation), OData (Open Data Protocol), para integração de sistemas, interoperabilidade de dados e informações e infraestrutura de Data Centers, sistemas de segurança cibernética (Cybersecurity), entre outros. O foco da disciplina está no tratamento da informação digital e visão de sistemas de informação para atender os novos modelos de negócios orientados a serviço, o desenvolvimento de novos produtos e serviços para a economia digital 4.0 e a melhoria contínua do desempenho operacional.

Projetos de Transformação Digital 4.0

36 h

A adoção das aplicações digitais na Quarta Revolução Industrial necessita de um roadmap (roteiro) bem estruturado e bem-sucedido. Esta disciplina tem o objetivo de mostrar quanto uma organização está madura para absorver e manter as aplicações 4.0, com base nos modelos Smart Manufacturing, acatech I4.0, RAMI 4.0 e outros, e até que ponto um processo específico está definido, gerenciado, mensurado, controlado e é efetivo para o processo de melhoria corporativa e inteligência competitiva. Vários assuntos compõe a disciplina no contexto das dimensões de mudanças: tecnologias emergentes e recursos 4.0, tecnologia da informação e comunicação, modelos de gestão 4.0, estratégias de processos de negócio e modelo da necessidade de mudanças, colaboração na empresa digital estendida e aspectos de transformação digital. Serão desenvolvidos projetos de transformação com conhecimentos de digitalização e otimização de fluxos de trabalho e processos de negócio (BPM/BPMN), soluções de inovação com Design Thinking, metodologias de assessment (diagnóstico) para melhoria de processos (as-is-to-be), modelos de referência, métodos ágeis (SCRUM), análise da cadeia de valor e ampliação da visão TIC para a Indústria 4.0.

Corpo Docente

Daniel Bio

Engenheiro de Produção pelo Centro Universitário da FEI. Possui BBA (Bachelor of Business Administration) com foco em gestão de negócios pelo Mackenzie e MBA em Logística, Materiais e Supply Chain Management pela USP. Atuou na SAP Brasil por 22 anos nos segmentos de Manufatura e Supply Chain. Possui larga experiência em desenvolvimento de negócios e análise de processos para inovação, transformação digital e soluções SAP (PLM/ERP/SCM/SRM) com foco em manufatura e cadeia de suprimentos digital. Experiência acumulada na gestão de ambientes complexos para inovação e geração de valor nos segmentos de manufatura discreta, bens de consumo e automotivo.

Evandro Gama

Engenheiro de Produção Mecânica, P&D Head e Advisor para a Cadware-Technology. Promove educação e assessoria em soluções CAD Cloud-based, Projeto de Produto e Fábrica, PLM, ERP, MES, Fábrica Digital e Simulação. Especialista em arquitetura de sistemas PLM (Teamcenter, Enovia, Windchill, SAP PLM, Oracle PLM, Autodesk PLM, Pro.File e outros). Mestre em Engenharia de Produção, Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos pela UFSCar. Doutor em Engenharia Mecânica, na linha de pesquisa Planejamento, Simulação e Gerenciamento de Sistemas de Manufatura pela EESC/USP. Professor Especialista no IMT - Instituto Mauá de Tecnologia.

Gustavo Lima

Engenheiro de Produção Mecânica pela FEI, Especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini/USP, Gestão de Projetos SAP pela Deloitte, Supply Chain Management pela Accenture/Stanford University (Palo Alto, Califórnia), Gestão da Qualidade pela FDTE/USP e Fundação Christiano Ottoni. Larga experiência em sistemas de engenharia integrada, automação, gestão industrial, gestão por processos e integração de sistemas PLM, ERP (SAP, Oracle e Totvs), MES, PIMS, IIoT, I4.0, entre outros. Coordenador e professor do Programa de Educação Continuada na FGV - Gestão de Inovação e Tecnologia para a Industria 4.0. Atuou em empresas de tecnologia como SAP, Oracle, Deloitte, Accenture, Rockwell, Siemens, Atos, TCS, Aquarius e Projeto Otimiza-SLL.

>