Gestão Industrial 4.0 - ERP & Digital Enterprise

Objetivo:

Este módulo tem foco na gestão de operações, administração industrial para a organização 4.0 e empresa digital na Quarta Revolução Industrial (4IR), para as indústrias de controle discreto, de bateladas (lotes) e de processo contínuo. São tratados temas como ERP Cloud, Enterprise Management 4.0, infraestrutura 4.0, tecnologias emergentes, integração de sistemas (CRM, PLM, MES/MOM, PIMS, LIMS, SCM/SRM, ERP), BI/AI, logística, serviços, marketing, vendas, Governança 4.0 e projetos de transformação digital.
O aluno aprende a trabalhar com modelos de competência 4.0, com foco nas necessidades funcionais e de infraestrutura da organização e cenários de colaboração de TI, para que líderes, dirigentes, consultores e profissionais das organizações industriais consigam desenvolver estratégias para aderir ao redesenho dos processos de negócios, com o uso das inovações de automação, controle, inteligência artificial e tecnologias digitais emergentes - dentro e fora da fábrica.

  

Público-Alvo: 

C-level, alta gerência, diretores, gestores, consultores, integradores e profissionais das áreas de engenharia de produtos, NPI, requisitos e especificações, engenharia de processos, engenharia avançada, programas e portfólio, engenharia de manufatura, produção, lean manufacturing, qualidade, PCP e custos, gestão de operações, supply chain, compras, logística, usuários de PLM, ERP, MES, IoT, I4.0, profissionais de TI e TA, meio acadêmico e científico, pesquisa e inovação, entre outros.

Coordenação

Evandro Gama

Engenheiro de Produção Mecânica, P&D Head e Advisor para a Cadware-Technology. Promove educação e assessoria em soluções CAD Cloud-based, Projeto de Produto e Fábrica, PLM, ERP, MES, Fábrica Digital e Simulação. Especialista em arquitetura de sistemas PLM (Teamcenter, Enovia, Windchill, SAP PLM, Oracle PLM, Autodesk PLM, Pro.File e outros). Mestre em Engenharia de Produção, Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos pela UFSCar. Doutor em Engenharia Mecânica, na linha de pesquisa Planejamento, Simulação e Gerenciamento de Sistemas de Manufatura pela EESC/USP. Professor Especialista no IMT - Instituto Mauá de Tecnologia.

Disciplinas

Aplicações 4.0, Tecnologias Emergentes e Integração PLM, MES e ERP

24 h

A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos básicos, conceitos e práticas das aplicações 4.0 e tecnologias emergentes. Os alunos estarão capacitados a entender as principais aplicações e avanços tecnológicos da Indústria 4.0 como CPS (Cyber-Physical Systems), robôs autônomos, sensing rental devices, integração de sistemas (CRM, PLM, MES/MOM, PIMS, LIMS, SCM/SRM, ERP), gestão de ativos, sistemas logísticos, IoT/IIoT/IoE, mobilidade, cloud computing, manufatura aditiva (impressão 3D), digital twin e simulação, realidade aumentada, big data e analytics advanced. Serão expostas aplicações para variados ambientes de negócios e serviços, P&D, educação e economia digital.

ERP e Organização Industrial 4.0

24 h

A disciplina traz os conceitos e objetivos da Indústria 4.0 (Quarta Revolução Industrial) e da Transformação Digital com base no modelo de necessidade de mudanças. Explora o modelo de objetivos, modelos e regras de processos de negócio, principais frameworks e roadmaps para que as organizações e profissionais possam entender o caminho e as vantagens da Organização 4.0. Nesta disciplina o aluno estará apto a entender desde as principais plataformas digitais de gestão (ERP) até a importância dos níveis hierárquicos e a visão por processos de negócio para atender a modelagem organizacional digital. Serão tratados temas como objetivos organizacionais, atores e recursos, regras de negócio e a captura de requisitos para a aplicação de sistemas de informação e tecnologias 4.0 que garantam a customização em massa de produtos e serviços, a flexibilidade nas diversas cadeias de valor, a agilidade organizacional e a importância do cliente na organização digital.

Gerenciamento de Projetos Industriais 4.0 - Métodos ágeis & Projetos globais

24 h

Planejar um projeto de transformação digital exige considerar todos os recursos necessários, tarefas e fluxos de trabalho adequados dentro de um ambiente de gestão de mudanças. Para isso deve existir um projeto colaborativo dos novos sistemas, dispositivos, coisas e pessoas que suportem essas mudanças com estratégias, prazos e custos definidos. Esta disciplina explora as atuais ferramentas para gerenciamento de projetos na Quarta Revolução Industrial (4IR ou Indústria 4.0), leva em consideração as premissas do PMI e capacita os alunos com as competências necessárias para gerenciar projetos de transformação digital. São explorados cenários de gerenciamento de projetos técnicos, liderança e aspectos comportamentais, gerenciamento estratégico e de negócios no contexto de projetos, programas e portfólios para suportar os atuais SLAs (Service Level Agreement) exigidos na Transformação Digital das indústrias.

Infraestrutura 4.0 & Plataformas Digitais

12 h

Nesta disciplina são desenvolvidos conhecimentos da atual infraestrutura 4.0 de TI, plataformas digitais (IaaS, PaaS e SaaS), virtualização de servidores, aplicações desktop e mobility, IoT, inteligência artificial, machine learning, linguagens de programação na Indústria Digital, APIs, a transformação na modelagem de dados e análises avançadas (Big Data Analytics), evolução XML, REST, JSON (JavaScript Object Notation), OData (Open Data Protocol), para integração de sistemas, interoperabilidade de dados e informações e infraestrutura de Data Centers, sistemas de segurança cibernética (Cybersecurity), entre outros. O foco da disciplina está no tratamento da informação digital e visão de sistemas de informação para atender os novos modelos de negócios orientados a serviço, o desenvolvimento de novos produtos e serviços para a economia digital 4.0 e a melhoria contínua de desempenho operacional.

Projetos de Transformação Digital 4.0

36 h

A adoção das aplicações digitais na Quarta Revolução Industrial necessita de um roadmap (roteiro) bem estruturado e bem-sucedido. Esta disciplina tem o objetivo de mostrar quanto uma organização está madura para absorver e manter as aplicações 4.0, com base nos modelos Smart Manufacturing, ACATECH e outros, e até que ponto um processo específico está definido, gerenciado, mensurado, controlado e é efetivo para o processo de melhoria corporativa e inteligência competitiva. Vários assuntos compõe a disciplina no contexto das dimensões de mudanças: tecnologias emergentes e recursos 4.0, tecnologia da informação e comunicação, modelos de gestão 4.0, estratégias de processos de negócio e modelo da necessidade de mudanças, colaboração na empresa digital estendida e aspectos de transformação digital. Serão desenvolvidos projetos de transformação com conhecimentos de digitalização e otimização de fluxos de trabalho e processos de negócio (BPM/BPMN), soluções de inovação com Design Thinking, metodologias de assessment (diagnóstico) para melhoria de processos (as-is-to-be), modelos de referência, métodos ágeis (SCRUM), análise da cadeia de valor, ampliação da visão TIC para a Indústria 4.0, entre outros.

Corpo Docente

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Ari Nelson Rodrigues Costa

Engenheiro Eletrônico pela POLI/USP, Físico pela USP, pós-graduado em Engenharia da Qualidade pela POLI/USP, em Engenharia de Embalagem pela Michigan State, e em Engenharia de Processos Industriais pelo IMT. Mestre em Engenharia Industrial pelo IMT. Doutorando em Sistemas Agroindustriais Sustentáveis pela UNICAMP. Experiência internacional em transferência de tecnologia, atuando nas áreas de automação, telecomunicações, gestão de produto, processos, qualidade de indústrias de diversos segmentos. Professor do Centro Universitário da Mauá. Pesquisador do Centro de Pesquisas do IMT no Núcleo de Sistemas Produtivos Inteligentes.

Daniel Bio

Engenheiro de Produção pelo Centro Universitário da FEI. Possui BBA (Bachelor of Business Administration) com foco em gestão de negócios pelo Mackenzie e MBA em Logística, Materiais e Supply Chain Management pela USP. Atuou na SAP Brasil por 22 anos nos segmentos de Manufatura e Supply Chain. Possui larga experiência em desenvolvimento de negócios e análise de processos para inovação, transformação digital e soluções SAP (PLM/ERP/SCM/SRM) com foco em manufatura e cadeia de suprimentos digital. Experiência acumulada na gestão de ambientes complexos para inovação e geração de valor nos segmentos de manufatura discreta, bens de consumo e automotivo.

Evandro Gama

Engenheiro de Produção Mecânica, P&D Head e Advisor para a Cadware-Technology. Promove educação e assessoria em soluções CAD Cloud-based, Projeto de Produto e Fábrica, PLM, ERP, MES, Fábrica Digital e Simulação. Especialista em arquitetura de sistemas PLM (Teamcenter, Enovia, Windchill, SAP PLM, Oracle PLM, Autodesk PLM, Pro.File e outros). Mestre em Engenharia de Produção, Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos pela UFSCar. Doutor em Engenharia Mecânica, na linha de pesquisa Planejamento, Simulação e Gerenciamento de Sistemas de Manufatura pela EESC/USP. Professor Especialista no IMT - Instituto Mauá de Tecnologia.

Gustavo Lima

Engenheiro de Produção Mecânica pela FEI, Especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini/USP, Gestão de Projetos SAP pela Deloitte, Supply Chain Management pela Accenture/Stanford University (Palo Alto, Califórnia), Gestão da Qualidade pela FDTE/USP e Fundação Christiano Ottoni. Larga experiência em sistemas de engenharia integrada, automação, gestão industrial, gestão por processos e integração de sistemas PLM, ERP (SAP, Oracle e Totvs), MES, PIMS, IIoT, I4.0, entre outros. Coordenador e professor do Programa de Educação Continuada na FGV - Gestão de Inovação e Tecnologia para a Industria 4.0. Atuou em empresas de tecnologia como SAP, Oracle, Deloitte, Accenture, Rockwell, Siemens, Atos, TCS, Aquarius e Projeto Otimiza-SLL.

>