Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h
Qualificar na aplicação de ferramentas de gestão de operações e projetos para coleta, investigação, análise dos dados e descobrir quais sãos os problemas responsáveis pelas interrupções no processo, com intuito de melhorar o indicador da linha de produção de produtos cosméticos. Valorizar o trabalho em equipe considerando o impacto das atividades da área cosmética no contexto social e ambiental, com autonomia para resolução de problemas segundo as normas vigentes e regulatórias para os produtos cosméticos e de higiene pessoal.
Público-alvo
Profissionais graduados(as) em diversas formações acadêmicas, interessados(as) em atuar nas empresas do setor químico, farmacêutico e de cosméticos.
Carga Horária
120Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 30 de novembro R$ 1.420,00
Até 31 de dezembro R$ 1.510,00
Após 31 de dezembro R$ 1.780,00
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
Descontos somente sobre as 05 parcelas.
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Estudar o passo a passo da produção de cosméticos, acompanhando a cadeia desde a entrada das matérias primas em uma fábrica até a saída dos produtos acabados. Apresentar os principais tipos de maquinário e seus impactos na cadeia. Conhecer as principais rotinas e controles do gestor de produção de cosméticos.
Ética e responsabilidade profissional, legislação sanitária, autorização de funcionamento de empresas, legislação para o desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos cosméticos, classificação de produtos cosméticos (Graus 1 e 2), notificação e registro de produtos cosméticos, alterações de registro, normas para rotulagem de cosméticos, dossiê de produtos e recomendações da Câmara Técnica de Cosméticos (CATEC).
Apresentar ao estudante as principais normatizações utilizadas para simular toda a cadeia logística de embalagens desde o armazenamento ao transporte. Introdução as embalagens e seu mercado. Matérias-primas utilizadas para a fabricação de embalagens. Inovação em embalagens. Reciclagem e logística reversa de embalagens. Economia circular de produtos. Ensaios físicos aplicados em embalagens. Simulação de transporte físico em embalagens. Normatização em embalagens.
O objetivo é aprofundar os conhecimentos do aluno sobre o que o mercado de cosmético está buscando, quais as inovações em conceitos, apresentações de embalagens e aplicações. O módulo fará um overview do mercado brasileiro e global, segmentado por categorias, apresentando quais suas tendências, necessidades hoje não atendidas e quem são estes consumidores.
Apresentar aspectos teóricos e práticos para execução de ensaios de segurança e eficácia de produtos cosméticos, testes de suporte aos benefícios (claim support) e apresentar métodos alternativos ao uso de animais.
Controle de Qualidade Microbiológico em Cosméticos: meios de cultura e diluentes. Principais patógenos de interesse em cosméticos. Análise microbiológica de matéria-prima e produto acabado. Avaliação da eficácia dos sistemas conservantes (Challenge test), estudo de estabilidade e previsão de prazo de validade de produtos cosméticos.
O objetivo é apresentar os conceitos de inovação e sustentabilidade e fomentar discussões a respeito da inovação sustentável. Agenda 2030, manutenção do planeta e transformação da sociedade. As novas economias e sua relação com o emprego e consumo. Marketing Verde, consumo e consumidor consciente. Gestão ambiental na indústria cosmética. Química verde aplicada a cosméticos. Cosméticos verdes, muito além de produtos naturais.
O objetivo é apresentar informações e metodologias relacionadas ao desenvolvimento de produtos cosméticos de modo a formar um profissional que esteja apto a desenvolver novos produtos, melhorar processos e produtos existentes tornando a empresa cada vez mais competitiva. O estudante desenvolverá a sua formulação de acordo com as premissas estabelecida, avaliará a documentação requerida, aplicará os ensaios de TEP/TEA, protótipos, embalagens e homologações. Para o lançamento do produto, o estudante avaliará o processo de produção, equipamentos, materiais, tryout, treinamentos e validação segundo a legislação vigente.
O objetivo é oferecer uma oportunidade de revisitar aspectos teóricos importantes ao dimensionamento de linhas de escoamento de fluidos líquidos e gasosos, incluindo mecanismos combinados de troca térmica por condução, convecção e radiação. Os estudantes serão apresentados a recursos computacionais que permitem auxiliar o profissional da Engenharia a resolver, com praticidade, problemas que envolvam transporte de fluidos submetidos a processos de transferência de calor. Em paralelo, os participantes serão capacitados para representar a planta de produção ora dimensionada utilizando softwares CAD comerciais de alto desempenho.
Formada em química, mestre em Ciências Farmacêuticas, possui pós-gradução em Gestão Empresarial e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0. Possui certificado internacional de “Safety Assessor of Cosmetics” pela Universidade de Vrije em Bruxelas. Há mais de 25 anos, atua em grandes empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, como Davene, Colgate, Symrise, Natura e L´Occitane, trabalhando em áreas técnicas diversas como Pesquisa e Desenvolvimento, Controle de Qualidade, Análises instrumentais, tendo se especializado em Segurança e Eficácia de ingredientes e produtos, e no processo de Cosmetovigilância. Atualmente é Gerente Científico Comercial no Grupo Kosmoscience, sendo responsável pelos temas técnicos de Segurança e Eficácia de produtos de Skin Care. Durante sua trajetória profissional, já ministrou palestras e apresentou pôsteres em congressos nacionais e internacionais e teve resumos e artigos científicos publicados.
Doutor em Engenharia de Materiais pela POLI-USP. Mestre em Tecnologia Nuclear – Materiais IPEN/USP. Graduado em Engenharia de Materiais pela Fundação Santo André. Pesquisador no Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2008 a 2016). Professor dos Cursos Superiores de Tecnologia: Cosméticos e Gestão da Produção Industrial do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2016 - atualmente). Coordenador do Curso Superior de Tecnologia de Polímeros na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (2017-2019). Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Produtos Plásticos na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (2020 - atualmente).
Especialista em Gestão de Produção e Operações pela USP. Pós-graduado em Administração de Empresas pelo Insper. Black Belt em Lean Six Sigma pela Fundação Vanzolini. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Gerente Sênior de Performance Industrial na L’Oréal do Brasil.
Ricardo Pedro é especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Doutor em Engenharia de Materiais pelo ITA, Mestre em Química pela USP, Especialista em Cosméticos pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Especialista em Marketing pela ESPM, Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Fundação Santo André, Especialista em Perfumaria pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá. Orientador de mais de 150 Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Microbiologia Aplicada, Boas Práticas de Fabricação e Controle, Marketing, Cosméticos, Saneantes, Tintas, Biocidas, Biotecnologia, Perfumaria, Produtos Naturais e Sustentabilidade. Experiência de 29 anos na indústria e como docente. Atualmente, atua como coordenador do curso de Tecnologia de Cosméticos da FATEC Diadema e coordenador de curso de Especialização em Tricologia Cosmética nas Faculdades Oswaldo Cruz.
Graduado em Farmácia-Bioquímica e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP-Araraquara. Possui mais de 20 anos de atuação no mercado cosmético, com formação em Cosmetologia pela Unesp-Araraquara e Senac-SP e formação em Pesquisa Clínica pela Invitare. Atuou em empresas como Johnson & Johnson, Grupo Pão de Açúcar, EMS, Cremer e Instituto Butantan nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, garantia da qualidade, pesquisa clínica e inovação. Ministrou aulas em cursos técnicos de Farmácia e Pós Graduação em Cosmetologia. Atualmente é sócio consultor na WE Consultoria, com foco em desenvolvimento de cosméticos e ministrante de cursos na área cosmética em universidades e instituições públicas e privadas.