Gerenciamento de Obras

Objetivo

Fazer com que o aluno adquira conhecimentos para praticar a arte de gerenciar empreendimentos, abordando aspectos financeiros, legais, de qualidade, com a inclusão de técnicas de negociação e tomada de decisão.

Público-alvo

Profissionais interessados na especialização técnica de alto nível que alie teoria e prática no segmento de engenharia civil - gerenciamento de obras.

Pré-requisitos

Graduação. Experiência Profissional. A seleção dos participantes será feita mediante análise curricular e, eventualmente, entrevista.

Mais Informações

Início do Curso
Março de 2020
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Segundas e quartas-feiras

Investimento - Valores já atualizados para o ano de 2020
Matrícula
Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00

Até 18 de outubro R$ 1.280,00 
Até 20 de dezembro R$ 1.380,00 
Após 20 de dezembro R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno Mauá formado em 2018: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

 

Coordenação

David Fratel

Engenheiro Civil com mais de 30 anos de experiência no gerenciamento e execução de obras. Atualmente é Diretor Executivo da KALLAS ENGENHARIA. Atuou como CEO da YEP MANAGEMENT, CEO da PATRIMÔNIO INCORPORADORA E CONSTRUTORA, Vice-Presidente de Construção da INPAR / VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA. Foi diretor de engenharia da área de real estate do PÁTRIA INVESTIMENTOS (Blackstone Group). Entre 1995 e março de 2010 foi executivo e sócio da ENGINEERING S/A (atual HILL Internacional). Graduado em Engenharia Civil, pós-graduado em Planejamento e Controle na Construção Civil na UFBA, pós-graduado em gerenciamentos de empreendimentos na FGV-SP, especializado em Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais na Poli - USP e mestrado em Tecnologia da Habitação no IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas - SP.

Disciplinas

Aspectos jurídicos de contratos

20 h

Introduzir os princípios contratuais, a estrutura contratual e alocação de riscos; entender as fases contratuais: Negociação, Execução, Cumprimento e Término; Explorar a formulação dos principais contratos em serviços de construção civil; Entender o surgimento e resolução de conflitos, através de mediações e arbitragens; decidir pelo acesso ao Poder Judiciário, quando a situação se mostra inevitável;

Gerenciamento de Obras Civis

20 h

Gerenciar é uma arte que exige do profissional conhecimentos e habilidades específicas. A disciplina tem como objetivo resumir as técnicas de gestão aplicáveis a todo o ciclo de vida do projeto, abordando situações reais e exercícios práticos.

Gestão da qualidade na Construção Civil

20 h

Fazer com que o aluno entenda os benefícios de se implementar um efetivo sistema de controle de processos e padronização dos procedimentos para conferir qualidade as serviços que constituem a cadeia da construção civil.

Gestão financeira de obras: fluxo de caixa e sistema integrado de gestão empresarial

20 h

Compreender a gestão financeira da obra, através da elaboração e controle do fluxo de caixa e sua interligação com o sistema integrado de gestão (ERP).

Métodos de Apoio à Tomada de Decisão

20 h

Tomar decisões é o que os gerentes de projeto fazem o tempo todo. A maioria não se sente confortável pelas incertezas nas decisões. A incerteza é onipresente em quase todas as decisões nos projetos. Mas quantos gerentes de projeto realmente conhecem as chances de sucesso em uma tomada de decisão? Essa disciplina tem como objetivo capacitar os alunos a tomar decisões de forma estruturada, empregando métodos de apoio, simulação computacional e análise multicritério.

Negociações Estratégicas e Resolução de Conflitos Empresariais

20 h

Levar ao aluno o conhecimento e a aplicação de técnicas e ferramentas para o alcance de um acordo, no processo de uma negociação. A metodologia tem como princípio básico a criação e a distribuição de valores com a finalidade de múltiplos ganhos.  Apesar de suportado por uma conceituação teórica, o curso apresenta exemplos práticos e reais, através da análise de cases, exercícios práticos, simulações e discussões em aula. Fará também parte do curso questionário para o conhecimento do estilo pessoal do participante numa negociação, assim como reconhecer o da contraparte para a condução mais eficaz do processo. O Professor aprecia, incentiva e coordena discussões em sala de aula sobre os temas apresentados.

Corpo Docente

David Fratel

Engenheiro Civil com mais de 30 anos de experiência no gerenciamento e execução de obras. Atualmente é Diretor Executivo da KALLAS ENGENHARIA. Atuou como CEO da YEP MANAGEMENT, CEO da PATRIMÔNIO INCORPORADORA E CONSTRUTORA, Vice-Presidente de Construção da INPAR / VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA. Foi diretor de engenharia da área de real estate do PÁTRIA INVESTIMENTOS (Blackstone Group). Entre 1995 e março de 2010 foi executivo e sócio da ENGINEERING S/A (atual HILL Internacional). Graduado em Engenharia Civil, pós-graduado em Planejamento e Controle na Construção Civil na UFBA, pós-graduado em gerenciamentos de empreendimentos na FGV-SP, especializado em Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais na Poli - USP e mestrado em Tecnologia da Habitação no IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas - SP.

Donald Mac Nicol

Administrador de Empresas pela FGV, com diversos cursos de extensão universitária, dentre estes, dois cursos de negociação no Program on Negotiation da Harvard University, tema do qual é professor, tendo ministrado cursos nas principais instituições de ensino a exemplo no Insper, por mais de quinze anos. Atuou de 1972 a 1993, como executivo comercial em bancos como o BFB e o Boston, neste último como Diretor. Participou da expansão comercial do Banco no Brasil, ao lado do Dr. Henrique Meirelles. Nos últimos 20 anos tem atuado em negociações empresariais, através do escritório MacNicol, Rocha & Zanella Negociações, nas áreas de reestruturações empresariais, financeiras e M&A. É, também, coautor do primeiro livro comentado sobre a Lei de Recuperação Judicial.

Felipe Galea

Felipe Galea é sócio das áreas de Contencioso e Arbitragem e de Reestruturação e Recuperação de Empresas, do renomado escritório BMA (Barbosa Mussnich Aragão). Possui larga experiência na representação de clientes brasileiros e estrangeiros em disputas empresariais por todo o país, com destaque para grandes fundos de investimento e empresas com atuação global dos ramos de entretenimento, veículos automotores, editoras, ferrovias, construção e incorporação e agronegócio. É Mestre em Direito - PUC (2013), pós-graduado no Curso de Especialização em Direito Contratual - FGV (2007) e graduado em Direito - PUC (2003).

Lucedile Antunes

Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI - SBC), responsabilidade social (USP - SP) e gestão para excelência do desempenho (FGV). Atua como Diretora da L. Antunes Consultoria, é Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI - Integrated Coaching Institute em curso aprovado pelo ICF - International Coach Federation. Vasta experiência em manutenção predial, canteiro de obras e consultora e instrutora de vários cursos nas áreas de Sistemas de Gestão.

Maurício Farias

Administrador de empresas e Diretor na Hill Internacional (8ª maior empresa de gerenciamento de construção nos EUA, segundo a revista Engineering News-Record). Experiente executivo de recursos humanos com uma história demonstrada de trabalhar em diversas áreas (construção, serviços de TI e governo). Hábil em liderança, planejamento de negócios, gestão de pessoas, negociação, controles financeiros e diversas ferramentas de software.

Renan Frediani Torres Peres

Advogado sênior da área de Contencioso, Arbitragem e Reestruturação e Recuperação de Empresas de um dos mais importantes escritórios de advocacia do país, o BMA (Barbosa, Mussnich e Aragão). Atua em diversos estados brasileiros em processos judiciais e arbitrais nos quais se discutem relevantes questões contratuais, societárias, imobiliárias, ambientais, dentre outras, além de participar dos principais processos de recuperação judicial que estiveram e ainda estão aos cuidados do BMA. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009)​, Mestre em ​ Direito Processual Civil- USP (2015) e LLM – King's College London (2017).

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