Matrícula
para pagamento até 19/01/2026
Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30
Objetivo
Compreender a importância da cultura organizacional voltada à inovação. O conceito de Zeitgeist. Aplicar processos e metodologias básicas para leitura e interpretação de cenários futuros. Entender processos de leitura e análise de tendências. Desenvolver painéis de tendências.
Público-alvo
Profissionais graduados(as) de diversos setores que desejem adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos relacionados a inovação, tendências e processos de future design, digital design e concept design.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2026
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
Descontos somente sobre as 05 parcelas.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
A análise do mundo contemporâneo. Estudos de caso. Depoimentos e cases relatados por heads internacionais. Aplicações práticas por dinâmicas e análise de resultados.
Conceitos fundamentais do Cool Hunting. O papel do cool hunter. Análise de contextos. Os tipos de pesquisa e a validação na área de cool hunting. Processos de construção de painéis e relatórios. Elaboração do Trabalho Final do módulo.
As principais metodologias para estudos futuros. A sociologia e a antropologia construindo visões e leituras interdisciplinares. Fundamentos metodológicos. A construção de indicadores, elaboração de descritores de tendências e a aplicação de ferramentas e mensuração. A construção de conceitos. Sistemas de validação.
Os fundamentos do Future Design. A cultura da inovação. O espaço multidimensional do tempo, da ciência e da tecnologia. Análise de contextos e o processo de construção de cenários futuros.
Especialista em International Trend Analysis. vive entre Milão (Itália) e Antibes (França). Realiza projetos em Metatrends e mapeamento avançado do Zeitgeist que influencia diretamente o design de novos produtos. Com um Master em Gestione del Processo Creativo (IULM Milão), expertise em Trendsetting (IED Milão) e especialização em Design de Produto (UCS Brasil), Psicologia e Filosofia, possui sólido background teórico e prático que me permite atender grandes estúdios, indústrias e empresas mundialmente conhecidas nas áreas da Moda, Design, Food e Beauty.
Estudioso do Futuro, Gil Giardelli é considerado um dos principais inovadores da Indústria Digital, fundador da Gaia Creative 5era. Realizou projetos para o Conselho Nacional da Indústria (CNI), Grupo CCR, Odebrecht, Marfrig, Petrobras, BMW Brasil, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Kenwood/De’Longhi.Além disso, o professor criou, em 2018, o MBA da Gestão da Mudança e a Transformação Digital para o Conselho Nacional da Indústria, bem como, o curso “AI Economy – A era da economia da inteligência artificial e do intangível” para a Udemy Academy e IEL Firjan, em 2019. É membro da Federação Mundial de Estudos do Futuro, em Paris e da World Future Society, em Chicago. É considerado um difusor de conceitos e atividades ligadas à inovação, sociedade em rede, colaboração humana e economia criativa. E também um estudioso de Inovação e Economia Digital. Ainda, atua como professor, conferencista em centenas de eventos, empresas e instituições.
Lecture na Universidade da Pensilvânia, EUA. Especialista em comunicação com longa experiência acadêmica e também no mundo corporativo. Realiza projetos nas áreas de marketing, gestão de design, desenvolvimento de produtos e análise de tendências de consumo, fazendo a ponte entre a teoria e a prática. Com inúmeros artigos publicados, é autora do livro Zeitgeist e o Espírito do Tempo.