INSCREVA-SE
...
Início
Agosto de 2023
Horário

Quartas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h30

Fatores de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance)

Objetivo

O objetivo deste curso é capacitar profissionais para implementar fatores ESG – requisito essencial para sustentabilidade dos negócios – em especial, a variável “E” ambiental, em conformidade com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), desenvolvendo métricas para mensuração dos complexos fatores ambientais nos inputs da produção (energia, água, insumos etc.), nos processos produtivos e também nos seus outputs – que compreende a gestão das externalidades (geração de resíduos e efluentes, emissões de gases de efeito estufa e impactos sobre a biodiversidade). Fatores de ESG também são fundamentais nas decisões de investimento para aprimorar retornos ajustados ao risco.

Público-alvo

Engenheiros, administradores, economistas, contadores, matemáticos, físicos, químicos, gestores, consultores e profissionais interessados no desenvolvimento e gestão de negócios com soluções estruturadas e fundamentadas em robustas metodologias quantitativas.

Carga Horária

120

Investimento

DESCONTOS

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2022: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

São Caetano do Sul

Curso In Company Mais Informações

Coordenadores

Abrir informações do corpo docente
Ricardo Balistiero
Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.
Abrir informações do corpo docente
Carlos Alberto Di Agustini
Doutor em engenharia de produção, mestre em administração e pós-graduado em finanças pela New York University (Stern) e University of California (UCLA). Foi CEO de empresa financeira da Volkswagen, executivo do Banco Itaú e da Caterpillar. É autor de diversos livros na área de finanças e mercado de capitais, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da FGV. Atua como membro de conselho de administração.

Disciplinas



Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis
12h
Abrir mais informações da disciplina

Novas economias e sua relação com o consumo: abordagens envolvendo economia circular, economia compartilhada, economia criativa, logística reversa, insumos biodegradáveis e o papel da Química Verde na viabilização de materiais mais sustentáveis. Indústria sustentável – fontes renováveis, tecnologias verdes e energia limpa: o uso de biomassa, Biotecnologia, biomateriais, energias alternativas e Química Verde na fabricação de produtos sustentáveis. Consumo consciente – Marketing Verde e consumidor consciente: o papel do consumidor e do Marketing Verde como agente de transformação da economia, no estabelecimento e fortalecimento dos elos entre desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental.

Desenvolvimento Sustentável: Economia Verde e Economia Circular
16h
Abrir mais informações da disciplina

Aborda a relevância das práticas econômicas, sociais e ambientais e suas relações com as culturas locais e globais para a Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Como a gestão das operações pode integrar a economia verde e circular. Os desafios da descarbonização, a complexidade e a demanda por uma visão sistêmica para abarcar as diversidades regionais e todas as partes interessadas. Ferramentas utilizadas para implementar a Economia Verde e Circular. O uso de ferramentas de Simulação dinâmica para implementar a economia verde e circular.

Gestão de Modelos de Negócios e Empreendedorismo Circular
12h
Abrir mais informações da disciplina

Os principais arquétipos de modelos de negócio que podem implementar a circularidade, principais ferramentas e design circulares. A gestão empreendedora na economia circular. Como empreender com circularidade e quais as oportunidades de empreendedorismo circular.

Gestão de Operações e Cadeias de Suprimentos Circular
12h
Abrir mais informações da disciplina

Quais são os processos que podem ser implementados nas operações para promover a circularidade e atingir os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Quais são as estratégias de desenvolvimento de produtos para circularidade e desenvolvimento sustentável. Quais os tipos e configurações de cadeias de suprimentos podem implementar a economia circular. Como e quais ferramentas as empresas podem utilizar para gestão/orquestração das cadeias de suprimentos circulares.

Gestão Estratégica de Indicadores de Sustentabilidade e Circularidade
12h
Abrir mais informações da disciplina

Os indicadores de sustentabilidade: econômicos, ambientais e capital humano. O conceito e os indicadores de ESG – Econômico, Social e Governança. Os 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS. O Inventário Ambiental. Sistemas de gestão desses indicadores. A lista de materiais de produtos (Bill of Materials) como base para estabelecer   indicadores de sustentabilidade e circularidade nas empresas. Preparo da organização para implementar Normas Internacionais como a BSI 8001 (Estrutura para implementação dos princípios da economia circular nas organizações) e a ISO TC 323 (Economia Circular). Estudo de casos.

Gestão Estratégica e da Inovação para Economia Circular
12h
Abrir mais informações da disciplina

Ecossistemas de inovação para a promoção da economia circular, desenvolvimento sustentável, para gestão de bens de uso comum e ciclos de restauração e regeneração. A Difusão das Inovações por meio de estruturas de redes e sistemas complexos adaptativos na economia circular.

Indústria 4.0 - Manufatura Inteligente Impulsionando a Economia Circular
12h
Abrir mais informações da disciplina

Trabalha os conceitos de como tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como: Manufatura Aditiva (3D Printing) , Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Computação em Nuvem, Big Data Analytics, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Cloud Computing, entre outras podem promover a Economia Circular.

Introdução à Análise do Ciclo de Vida de Produtos e Processos
16h
Abrir mais informações da disciplina

Introdução ao tema: formas de interações entre sistemas antrópicos e o meio ambiente. Conceito de Sustentabilidade: Triple Bottom Line (TBL): análises individuais e coletivas das dimensões ambiental, econômica e social do TBL. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): definição de objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação do impacto do ciclo de vida e interpretação. Softwares e bancos de dados de ACV. Modelagem do ciclo de vida de produtos utilizando softwares e bancos de dados de ACV.

Marketing e Consumo Sustentável
12h
Abrir mais informações da disciplina

Conceitos de marketing e mercado, marketing nas empresas e definições de marketing. O consumidor e os conceitos de Sustentabilidade (os três pilares) ESG e Responsabilidade Ambiental. Conceitos de produto, gestão B2B e B2C e estratégias de mercado, aspectos técnicos e práticos na construção de marcas que agregam valor e diferenciação ao negócio. Os impactos da sustentabilidade no negócio, no marketing e no planejamento estratégico.  Estudo de casos.

Abrir informações do corpo docente
Afonso Carlos Braga

Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”

Abrir informações do corpo docente
Antonio Carlos Braz

Doutorando e Mestre em Administração de Operações pela Universidade de São Paulo. MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos pela FGV. Especialização em Inovação pelo MIT e em Gestão de Projetos pela Universidade da California. Graduado em Química pelas Universidades de Guarulhos e UFSCar. Mais de 25 anos de experiência profissional como gerente e diretor em empresas multinacionais da Indústria Química, Automotiva e Eletrônica, atuando nas áreas de Gestão de Operações, Novos Projetos, Inteligência de Negócios e Compras. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2019 e na FIA/USP desde 2021 como professor convidado. É consultor na área de gestão de operações sustentáveis e estratégia de novos projetos.

Abrir informações do corpo docente
Carlos Alberto Di Agustini

Doutor em engenharia de produção, mestre em administração e pós-graduado em finanças pela New York University (Stern) e University of California (UCLA). Foi CEO de empresa financeira da Volkswagen, executivo do Banco Itaú e da Caterpillar. É autor de diversos livros na área de finanças e mercado de capitais, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da FGV. Atua como membro de conselho de administração.

Abrir informações do corpo docente
Giovanna Lovato

Possui graduação em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2011), é Mestre (2014) e Doutora (2018) em Ciências pelo Programa de Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Realizou parte de seu doutorado na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). Tem pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e experiência profissional em pesquisa, na área de conhecimento Engenharia de Processos Biológicos, com ênfase em processos aplicados ao tratamento de águas residuárias e biorrefinarias. Atualmente é Professora e Pesquisadora no IMT.

Abrir informações do corpo docente
Osvaldo Braz dos Santos Moderno

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo na área de Gestão de Operações, possui graduação em Engenharia Mecânica pela FEI. Pós-graduação em Administração pela ESAN (FEI) e Marketing pela ESPM. Interesse de pesquisa nas áreas de Gestão de inovação e tecnologias de processos em operações. Possui mais de 25 anos de experiência profissional na liderança das principais áreas de operações, tais como: Gerenciamento e desenvolvimento de projetos e programas, Compras avançadas de projetos e desenvolvimento de fornecedores em multinacionais do setor automotivo. Atuou em gerenciamento de projetos da FIA/USP no projeto para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério da Economia.

Abrir informações do corpo docente
Patricia Taeko

Administradora formada na Universidade Federal do Paraná, com pós- graduação em Sustainable Systems (2012) pela The University of Queensland, mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (2015) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, doutorado em administração pela Universidade de São Paulo e pesquisadora-visitante na University of Surrey. Interesse em pesquisas sobre avaliações de impacto, abordagem sistêmica, empreendedorismo inovador e sustentabilidade. Possui mais de 13 anos de experiência em auditorias e indicadores socioambientais em diversas regiões no Brasil, Equador, Austrália e Nova Zelândia. Como consultora, atuou na gestão de projetos de planejamento territorial em riscos e desastres e laboratórios de planejamento colaborativo, além da implementação de indicadores de sustentabilidade em cadeias de fornecimento. Atualmente, é professora convidada na pós-graduação em Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Senac.”

Abrir informações do corpo docente
Ricardo Balistiero

Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.

Abrir informações do corpo docente
Ricardo Pedro

Ricardo Pedro é especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Doutor em Engenharia de Materiais pelo ITA, Mestre em Química pela USP, Especialista em Cosméticos pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Especialista em Marketing pela ESPM, Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Fundação Santo André, Especialista em Perfumaria pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá. Orientador de mais de 150 Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Microbiologia Aplicada, Boas Práticas de Fabricação e Controle, Marketing, Cosméticos, Saneantes, Tintas, Biocidas, Biotecnologia, Perfumaria, Produtos Naturais e Sustentabilidade. Experiência de 29 anos na indústria e como docente. Atualmente, atua como coordenador do curso de Tecnologia de Cosméticos da FATEC Diadema e coordenador de curso de Especialização em Tricologia Cosmética nas Faculdades Oswaldo Cruz.